terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Limpem os túneis





            Todo dia era a mesma coisa!

            Eles nem se lembravam mais, qual foi o primeiro dia em que eles começaram a trabalhar naqueles tuneis. No começo o percurso era menor e os tuneis eram novos e fáceis de trafegar, mas com o passar do tempo o percurso só foi aumentando e os túneis cada vez mais foram ficando cheios de obstáculos.

            O serviço deles era de vital importância nesse sistema. Eles tinham que levar oxigênio para o controle central, e de lá, esse oxigênio era distribuído para todos os departamentos por esses túneis.

            O problema, é que com o passar dos anos, o gerente dessas instalações não tomou as devidas providências para manter os túneis limpos e fáceis de trafegar. Esse gerente deixou muito lixo se aglomerar nas paredes dos túneis, o que infectou e degradou todo o sistema com produtos tóxicos que estragaram quase todas as vias.

            Assim, os funcionários responsáveis pelo transporte de oxigênio estavam com muita dificuldade de executar o seu serviço, o que exigia que o comando central mandasse cada vez mais energia nos túneis, em uma tentativa muitas vezes inútil, de fazer com que o fluxo de oxigênio continuasse correspondendo as necessidades. O descaso com a malha de túneis era tanta, que o controle central não conseguia socorrer em todas as direções, e por isso, o processo e o sistema inteiro estava sofrendo, e poderia até, entrar em colapso.

            O setor responsável pela filtragem da água não filtrava direito e mandava impurezas para todos os lugares, o setor responsável pela renovação do oxigênio dos túneis não conseguia sugar e nem transferir esse ar para o sistema, o setor responsável pela inteligência do comando central e pela mecanização do todo, começava a falhar e tudo estava desencarrilhado, como engrenagens que não se encaixavam mais... Até que um dia; o sistema todo parou!

            — Vamos tentar mais uma vez — falou o médico na ambulância!

            — Carregando! — respondeu o enfermeiro com os olhos arregalados. — O senhor pode colocar os eletrodos no peito dele.

            — Pronto!

            — Então vamos. — falou o enfermeiro olhando para o médico. — Um, dois, três, lá vai!

            O corpo estrebuchou e o coração deu novamente sinais de vida.

            — De novo! — gritou o médico.

            — Um, dois, três... Lá vai!

            O corpo estrebuchou de novo e o médico começou a fazer massagem no peito do paciente e respiração boca a boca. Depois de mais de quinze minutos de luta, finalmente os socorristas conseguiram salvar o paciente.

            Ele foi internado na UTI e por lá ficou mais de uma semana. Quando saiu, o médico lhe passou um regime, um plano de exercícios e alguns remédios. O médico falou que seu corpo estava muito descuidado e debilitado e que se ele não se cuidasse fatalmente não teria muitos meses de vida.     — Ainda dá pra recuperar, — advertiu o médico — só depende de você!

            Assim as coisas foram melhorando para as células que eram os funcionários dos túneis. Agora eles poderiam levar oxigênio para todo o corpo e assim continuar a semear a vida. As placas de gordura foram sumindo das veias, as artérias foram se limpando, o sangue conseguia levar vida a todos os órgãos e por isso, o sistema conseguiu uma sobrevida melhor e com mais qualidade.

            O controle central parecia que estava mudado. Parecia que tinha entendido que as engrenagens necessitavam de cuidado constante... Os funcionários dos túneis agradeciam.

            A vida melhorou para todos




14 comentários:

  1. Dedé, tudo bem?
    Pois é amigo, esses tais de tuneis e as células deles são de vital importância para nós.
    Muitas vezes é difícil, pelo tipo de vida, sedentarismo, falta de tempo ou mesmo dedicação a outras coisas, que acabamos nos colocando em segundo, terceiro plano.

    Dedé, seguinte, fica né?
    Tá todo mundo pedindo um tempo menino! Viu?
    A gente pode combinar assim, qualquer coisa..., você comentar no meu, e eu venho aqui, assim garantimos pelo menos um comentário! rsrs

    Abração para os três!

    ResponderExcluir
  2. Cara, tu tem um estilo (mal comparando, pq comparações são sempre dispensáveis) do paulo coelho. Tipo, um lance de auto-ajuda, sem ser auto-ajuda. Com uma moral bonita no final e que sempre nos leva a pensar em melhorar e que nem tudo está perdido!

    Massa mesmo. Só queria que tu postasse de vez em quando teus cartoons, acho muito ducaralheo. Esses tempos eu e a patroa ficamos catando aqui pelo teu blog hehehe

    Abração

    Palavra Vadia:
    http://palavravadia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6.12.11

    Mais uma vez uma história muito bacana!! Tú é o cara!! Ótima semana meu camarada.
    jorge-menteaberta.blogspot.com.br
    Obs: São paulino????

    ResponderExcluir
  4. Oi André,
    Você entende bem do funcionamento dos sistema, hein? Que bom, pois assim você se cuida direitinho.
    Você deu o alerta muito bem dado.Resta-nos ficar atentos e cuidar para que nossos túneis permaneçam limpinhos. É de vital importância.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Cara, teu post foi uma aula bem legal sobre medicina preventiva, e como precisamos cuidar do nosso corpo para termos uma qualidade legal de vida e envelhecermos bem.

    Dedé, recebi o e-mail e amei o texto, muito profundo e reflexivo, se vc me permite quero postar lá no site, valeu mesmo, muito obrigado mano.

    ResponderExcluir
  6. É verdade!Todo cuidado é pouco!!! E nem sempre o temos...abração,chica

    ResponderExcluir
  7. Nossa Andre, amei o texto, devemos realmente cuidar do nosso corpo como se fosse uma empresa, uma casa, um lugar sagrado. A saude bem cuidada só nos trará beneficios, minha mãe vai fazer um teste e esforço prra ver como anda o coração, mais a véia tem saude de ferro.

    PS: Andre eu não falei que o homem não pode jogar futebol, eu disse que tem homem que quer sair pra se distrair e a mulher dele não pode, não pode por que o seu marido que quer ir jogar bola não deixa. Se vc quer jogar sua bola, mais sua mulher pode ter uma tarde toda com suas amigas, beleza, direitos iguais!!! Haaa... te peguei viu!! Bjs e é de comentários como o seu que eu quero no meu Blog!! Seguindoooo com este também!! =D
    http://direitosdesermulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Viagem Ao Centro Do Corpo.
    Haja túnel.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite meu menino querido!
    Ainda bem que vc está de bem comigo,nunca mais resmungou do meu blog.Foi hj lá ,derramou todos os confetes e ainda disse que estava lindo,kkkkkkkkkkkk,será que está mesmo,kkkkkkkkk
    Bela lição vc deixou neste post...aplausos...
    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. AMNASIN... VIAJEI NESSE SEU TEXTO AGORA E PAREI PRA REFLETIR SOBRE A MINHA JORNADA DE TRABALHO DE DOIS TURNOS, E O TERCEIRO PARA ESTUDOS. MINHA QUALIDADE DE VIDA CAIU BASTANTE, MAS ESSAS FÉRIAS DE VERÃO DA UNIVERSIDADE VÃO ME SERVIR PARA VOLTAR A FAZER ATIVIDADES FÍSICAS. BELO TEXTO.

    DEPOIS PASSA LÁ:

    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/12/adolescencia.html

    ResponderExcluir
  11. Olá André, grato pela vista do amigo no nosso blog. Volte sempre que achar necessário. Será sempre bem-vindo. Me permita nessa oportunidade que tenho em estar no seu blog para comentar sua publicação. De fato André, você fez uma perfeita e sabia alusão da vida com grandes operários numa determinada modalidade de trabalho. Sua analogia foi perfeita e muito inteligente. Ao mesmo tempo que foi consciente. Um grande abraço meu amigo, me permita nesse primeiro contato assim tratá-lo. Em outras oportunidades espero está por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Hey!

    Eu estou aqui! hehehehehe...

    Sumi não, tô gostando muito dos teus textos... Crônicas, analogias... Demais!

    Então, esse aqui foi demais! Caramba! Um alerta e tanto, em um texto flexível e que flui. Sabe, cuidar do corpo é vital, porém como é difícil enfrentar os vícios...

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ai, querido amigo, esta tua alegoria pôs-me, de repente, aqui a cismar. é que acabo de fazer umas análises clínicas (já não fazia exames desse tipo há bem mais de um ano); tenho os resultados comigo e resisto a abrir o envelope. mas, entretanto, ponho-me a fazer uma retrospetiva deste último ano e confesso que não tenho contribuído em grande medida para que os resultados sejam bons. enquanto isso, aguardo com a (falta de) serenidade (im)possível :)
    forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi André!
    Passando p conhecer o seu espaço e gostei muito! Adorei os textos. Estou te seguindo e sempre virei aqui dar uma espiada!
    Grande abraço.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!