quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pirataria na mídia

Meu tio Hugo (Tiugo) é um camarada muito gente fina, acho que é o único da minha familia que liga pras bobeiras que eu escrevo acompanhando sempre o blog ou outros textos que posto lá no recanto das letras. Ele é muito antenadão nas notícias do mundo, nas coisas importantes e interessantes que estão por aí pelo "ar" circulando nas ondas da internet ou da tv e dessa vez ele me passou um link que merece a nossa atenção! Trata-se de uma reportagem feita pela tv espanhola que fala sobre os piratas da Somalia.
Nós estamos nas nossas casas achando que os somalis estão atacando embarcações que passam pela costa de seu país, estamos aqui achando que os caras são bandidos, que estão desrespeitando as leis da navegação e estamos graças a mais uma manipulação da mídia, enganados e usados, usados na nossa ignorância e inocência de bocós que somos.
No final dessa postagem eu vou colocar o link pra você assistir essa reportagem ela está narrada em espanhol, mas tem legenda em poruguês e você lógo vai ver que ela tem 23 minutos de duração e certamente vai pensar aí com sua preguiça enorme de sempre: - Eu é que não vou assistir a um vídeo de 2o e tantos minutos mas nem morto!
Aí meu amiguim, infelismente você vai continuar enganadão e sem se ligar nas verdades do mundo e em como a mídia "internacional e nacional" é tão suja e maligna, porque eu é que não vou aqui fazer um resuminho do vídeo pra você deixar de se ligar nas coisas certas nem a pau "Juvenal".
Eu só posso te falar é que a gente tem que suspeitar muito quando a mídia está muito do lado de alguém ou de um assunto não dando margem a outras perspectivas, porque se a gente não pensar sobre o que nos empurram goela abaixo certamente a gente vai dizer amém para tudo e para os intereces daqueles que geralmente querem botar no nosso bumbum...
Então Sr. preguiça, clica AQUI e assista o vídeo e depois comenta alguma coisa pôxa! Porque até pra comentar sua peguiça te consome... Oh nhaca mardita viu...
Depois se quizer escuta a musiquinha dos Engenheiros e você vai se ligar que a letra fala do mesmo assunto. Não dos piratas da Somalia né pô! Ela fala de acordar pra vida!

16 comentários:

  1. Oi Dedé, tudo bem?
    Maravilhosa crônica, e senti por aqui um ar gaúcho, com todo respeito. Mas aqui na minha terrinha, o pessoal sempre discute muito sobre questões como massificação, alienação, o que tão bem colocaste aqui no texto. E ainda encerra com os gaúchos Engenheiros do Hawai, cuja música tem tudo a ver com a tua crônica. Perfeito! Acooorda! É isso que precisamos, acordar!

    O Hugo é teu tio? Será que ele é o "meu" Hugo que comenta por lá? Se for... ele também liga para as minhas bobeiras rsrs :)
    Abração a vocês três! Ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  2. caro amigo,
    nenhuma verdade tem um rosto só. aliás, cada homem é a sua verdade, daí que esta seja um conceito intersubjectivo. acredito, ainda assim, que é possível, na diversidade de "verdades", construir uma convergência ampla, que sirva à maioria e não desprestigie a minoria. o pior é que esta tarefa se afigura como muito difícil quando temos na imprensa verdadeiros manipuladores de consciências e raciocínios.
    um abraço!
    p.s. há dias uma fragata portuguesa que patrulhou a costa somali regressou e os marinheiros foram vistos como heróis por combaterem a pretensa barbárie dos piratas. lá está: a fabricação de verdades.
    p.s. 2. rogério ceny é aquele guarda-redes que marcava golos infinitos em lances de bola parada, verdade?
    reabraço, andré!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o video, a matéria leio mais tarde, ta bom?
    Na verdade vim conhecer aqui...
    E deixar o convite para que
    passe la no meu canto e deixe suas impressões por la.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  4. Cara, mais um baita texto teu, tu tá ficando expert nisso. Concordo Dedé, a mídia é um mal necessário mesmo, quando quer, dissimula, aliena, mente, omite, e tudo com o intuito de faturar, pq no final das contas, o que conta é o faturamento em detrimento dos sentimentos alheios. Ótima crônica, e em relação ao link do vídeo, cliquei mas a preguiça mardita não deixou continuar a ver o vídeo, então preferi, logicamente ver os Engenheiros, que é uma das minhas bandas prediletas.

    Abraço pra tu.

    ResponderExcluir
  5. a mídia se deixarmos, nos impõe muitas coisas, temos que tomar cuidado e desconfiar quando fica muito do lado de alguém...porque se bobear, somos levados pela manipulação da mídia rapidinho...

    ResponderExcluir
  6. 'Gentem !' assim titio fica encabulado rsrs.
    Sou eu mesmo Ana eu gosto do que é bom e você escreve muito bem também.
    Muito bom André você ter falado no assunto em seu blog porque pelo menos desperta um pouco mais o pessoal sobre as falcatruas e as armadilhas da mídia.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. LInda tua crônica e se bobearmos, nos engolem mesmo...Linda música e bem sugestiva ao post! abração,chica

    ResponderExcluir
  8. André, André, André... Vou ter que colocar esse post na pasta dos meus favoritos que se chama: PRECISA DE SOM. Porque como castigo, tiraram minhas caixinhas de som aqui do serviço, então volto mais tarde. bjos!
    hehehe

    (maldade né?)

    ResponderExcluir
  9. Com certeza a mídia se torna generalista e traiçoeira em determinados assuntos...
    O triste é que assim acaba se gerando uma opinião vazia e "universalista" ;P

    Belo post!

    ;D

    ResponderExcluir
  10. Ah... e estou baixando o vídeo...

    ;D

    ResponderExcluir
  11. Oi Andre, você estava sumido lá do meu blog, que bom que apareceu.
    O bom e o ruim estão em toda parte, nós temos só é que saber filtrar.
    Abraços.
    Pirata

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito da música. Gostei muito do vídeo e até compartilhei no facebook. A imprensa será respeitável quando parar de passar os atentados de 11/09 como o grande atentado da história. Quando ela noticiar coisas como essas, terá meu respeito e, talvez, eu acredite na democracia. Graças a Deus pela internet. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente essa é a nossa realidade: cada qual mostra aquilo que convém. A mídia não fica atrás: divulgam e enaltecem aquilo que, de algum jeito, vai favorecê-la e reverter em benefícios (sejam lá quais forem!).A sociedade nem sempre tem discernimento para separar o joio do trigo e, até mesmo inocentemente, acaba embarcando na balela que a mídia prega. Cresce a mídia; o povo se fode...

    Até, André!

    ResponderExcluir
  14. André!

    Nossa, eu conheço esse caso dos Piratas da Somália..é surpreendente vermos que em pleno séc XXI uma coisa dessa estirpe ainda existe. A vantagem deles é que estão no mar e lá não é "terra" de ninguém, de modo que fica dificil de aplicar as leis.

    E mais importante; a mídia é falsa e traiçoeira sim1 Por isso que não devemos acreditar na primeira manchete que jogam na gente. Sensacionalismo para ter dinheiro é o que o jornalismo virou...foi por essa razão que abandonei o curso de jornalismo...não suporto ter que deturpar noticias...
    Claro que eu assisto todos os animes dos quais falo no blog! E o mesmo vale para os filmes! Não faz sentido eu escrev er sobre algo que não vi, certo? Assisto tudinho (dependendo da obra vejo mais de uma vez antes de escrever sobre) para depois elaborar o artigo. Assim posso dar certeza ao leitor de que meu parecer sobre a obra é com base no que eu vi e entendi =).
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. MUITO BOA ESSA SUA CRÔNICA AMANSIM. REALMENTE TEMOS QUE ACORDAR PARA O QUE ACONTECE AO NOSSO REDOR. MAS VIVEMOS INFELIZMENTE EM UM PAÍS DE PESSOAS ACOMODADAS. SORTE NOSSA QUE A IMPRENSA AINDA ESTÁ DO NOSSO LADO E NOS INCENTIVA BASTANTE, MOSTRANDO AS SUJEIRAS QUE ESSE GOVERNANTES FAZEM COM NOSSO DINHEIRO. EU VI O VIDEO E REALMENTE ISSO É DEPRIMENTE!

    TEXTO NOVO NO BLOG. ACESSE, LEIA E COMENTE:

    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/09/o-tempo.html

    ResponderExcluir
  16. Poxa André, ótima crônica, gostei muitoo.
    Lamento minha faltta de tempo, mudei de cidade e tá td mt complicado por aqui, tenho tempo pra nd mais...
    Só agora tive tempo de visitar meu Blog favoritos..
    Bem, parabens, seus textos continuam muito bons..
    Um grnde abraço

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!