terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aparências

- Por favor garçom! O senhor já passou por mim várias vezes e não veio me atender...
O garçom olhou pra figura que reclamava, era um sujeito de pele escura, não chegava a ser negro mas era bem moreno, suas roupas estavam bem surradas e até meio sujas, seu cabelo estava grande e enrolado, parecia não ver água a um bom tempo. - Já vou te atender! - Respondeu o garçom com cara de poucos amigos.
A hora do almoço naquele restaurante era muito corrida, os empresários da cidade traziam seus clientes ali geralmente para impressionar e fechar vários negócios, por isso não economizavam nos gastos. Quanto maior o negócio a ser fechado, maior era a conta no final do almoço.
- Gente! - Reclamou de novo o cliente insatisfeito. - Ninguém pode me atender aqui nesse restaurante? Já faz meia hora que todo mundo passa por mim e desvia... Por acaso eu tô cagado?
Foi quando o garçom fez um movimento para ir atendê-lo mas no meio do caminho viu chegando dois homens muito bem vestidos com ternos de corte perfeito, sapatos de cromo alemão, cada um com uma pasta envernizada se acomodando numa mesa nos fundos do restaurante ele não teve dúvidas, olhou para a cozinha e gritou: - Jonas! Por favor, manda o novato atender aquele senhor ali na mesa 6!
Os dois homens que chegaram foram logo pedindo um prato sofisticado de frutos do mar e uma garrafa de vinho do mais caro que a famosa adega daquele restaurante servia para os clientes de bom gosto. O garçom quando viu o cliente que estava insatisfeito sendo servido pelo novato e pedindo uma comida simplesinha acompanhada por um refrigerante pensou feliz da vida  que se dera bem, e que ganharia uma boa comissão dos clientes chiques.
A hora do almoço foi passando, os clientes foram na sua rotatividade indo embora, inclusive aquele cliente que havia sido atendido pelo jovem novato. 
Os dois clientes da mesa do fundo ainda estavam pedindo lagostas e vinhos. A conta deles já estava altíssima e o garçom feliz porque dois caras tão alinhados e bonitos daquele jeito, com uma educação finíssima certamente lhe iriam dar uma bela gorjeta além de uma bela comissão.
Foi quando um dos rapazes chamou:
- Garçom por favor!
O garçom prontamente se instalou na frente da mesa deles e disse: - Pois não amigos?
Um dos rapazes então abriu a pasta retirando dela rapidamente uma pistola pra em seguida apontá-la para o rosto do garçom enquanto o outro também pegou uma arma e dando um tiro pra cima gritou:
- É um assalto! Todo mundo encostado nas paredes com as mãos pra cima! Você aí do caixa encha as nossas pastas com todo o dinheiro.
Os dois rapazes usaram o garçom como refém, roubaram o dinheiro do restaurante e mais umas garrafas de vinho. Pegaram a chave do restaurante e o trancaram por fora, fizeram tudo isso com o garçom sob a mira da pistola. Depois de trancar o restaurante deram uma coronhada na cabeça do garçom que caiu desmaiado.
Depois disso foram embora tranquilamente se misturando com a multidão e sem causar nenhuma suspeita, afinal quem iria suspeitar de dois rapazes tão bonitos, finos e bem vestidos desse jeito?

25 comentários:

  1. Puxa, essa história é real..Acontece mesmo. De um lado, bem feito pro garçon e dono aprenderem a RESPEITAR todos os clientes.

    Mas isso é duro, não?
    Ótimo, como sempre! abração,chica( hoje estarei pensando em vocês. ligadona, pois estou saindo pra comprar o que quero pro Samuelzinho,rs)
    ab ração,chica

    ResponderExcluir
  2. São os preconceitos:
    Pobre muitas vezes não gosta de pobres, raças muitas vezes desdenham as suas próprias até as idades muitas vezes fazem a diferença tanto do mais jovem para o mais velho e vice versa, vestimenta para muitos é o padrão de inteligência, marca do carro, sapato, tênis, endereço e tantas outras coisas levam as pessoas ao preconceito e a superficialidade no que tange julgar o próximo.
    Isso é lamentável, mas penso que 99% da sociedade agem assim.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhh... eu queria saber o que o homem simplesinho deu de gorjeta ao novato! rsssssss

    Mas sabe isso me fez lembrar o filme "Uma linda mulher", quando a personagem de Julia Roberts entrou na loja chique, foi desprezada e gastou muito em outras, voltando à anterior para mostrar o que tinha comprado na concorrência...rssss

    E é bem isso: quando as pessoas vão aprender que o "hábito não faz o monge!".

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo,

    Excelente o texto!

    O termo "aparências enganam" nunca vai cair de moda. A grande questão é que de uma forma ou de outra a sociedade valoriza a aparência. Pense em uma seleção! Ainda que exista uma certa tolerância aos "estilos", o mundo é míope e preconceituoso.

    Tenho uma colega que passou há pouco por uma cena constrangedora devido a sua cor. Ela é professora universitária, já com uma aposentadoria de universidade federal e etc. Foi olhar uma joia e logo depois barraram a sua saída, afirmando que ela tinha pego a joia. Ela estava de havaianas e uma camiseta Hering. Hoje ela tem um processo em andamento, mas são poucos casos dessa natureza e digo que apenas o fato dela ter formação, permitiu o seu posicionamento.

    Mas voltando ao assunto, gosto de pensa na frase de Renato Russo: "As pessoas julgam a aparência, mas esquecem que o mal da sociedade são as pessoas sem caráter".


    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. andré, meu bom amigo,
    a ideia das profusão de máscaras a revestir o rosto humano é-me cara por a entender absolutamente verdadeira. e, não, não me refiro apenas aos exemplos maiores, pela evidência, como este que aqui relatas; falo, em especial, daqueles pequenos venenos que todos (todos) destilamos, em doses diversas, nos pequenos ilícitos do dia a dia.
    julgo que a diferença está em sermos capazes de refletir retrospetivamente sobre o que fizemos para tornarmos conscientes essas nossas falhas de formação e as corrigirmos; desvalorizá-las significará empedernir o coração, mirrar e tornarmo-nos em meros figurantes com as máscaras apropriadas ao momento.
    um forte abraço, de alguém que admira profundamente esse teu olhar clarividente.

    ResponderExcluir
  6. André, a mensagem que você procurou passar nesse texto se encaixou perfeitamente a realidade dos fatos cotidianos, onde situações assim ocorrem com freqüência. Infelizmente André, essa é uma situação que jamais deixará de existir. Mas apesar da realidade, não podemos parar de deixar os alertas importantes, como tão bem seu texto aqui retrata. É interessante como nós esperamos sempre um desfecho que possa nos surpreender em histórias como essa. Assim como a Bel, fiquei esperando um desfecho entre o novato garçom e o simples cliente. No entanto, a mensagem que o André, brilhantemente procurou passar, não deixou a desejar em nenhum momento. André, sei que nos blogs, por algumas vezes, alguns comentários podem suar como falso lisonjeio, porém, sempre que algo de alguma forma me encanta, gosto de externar isso em palavras. Não sei se já te disse isso, mas o amigo é um dos blogueiros que tenho a satisfação de dizer que sou fã. Seus textos têm uma inteligência de senso crítico, como boa dosagem de humor, que nos prende a sua leitura. Parabéns, amigo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Luciana Souza7.2.12

    E aí André! Eu só posso dizer mais uma vez, muito bom! Vcs (blogueiros) são ótimos, eu me delicio com seus textos. Eu já passei por constrangimento, como moro numa cidade praiana e me arrumo de uma forma bem simples, só que eu me lembre, duas vezes, uma vez, eu entrei numa loja de calçados caros, a moça olhou prá mim como se eu não tivesse dinheiro prá comprar o calçado (kkkkkk), eu quase mostrei meu holerih prá ela, mas saí andando e comprei em outra loja. Recentemente fomos à praia de bicicleta, eu, meu marido, e meus dois filhos pequenos, daí decidimos almoçar fora, num restaurante em frente à praia. Eu perguntei prá moça onde eu poderia deixar as bicicletas. Ela fez uma cara, como quem não conseguiria pagar a conta (kkkkkkkk), daí veio um rapaz e nos atendeu super bem, a gente comeu, eu reclamei prá esse rapaz. Nesse restaurante não se cobrava os 10% na conta, mas eu fiz questão de dar gorjeta pro garçom, pque ele nos tratou com dignidade, ele me respondeu o óbvio, que o nosso dinheiro era o mesmo de quem chegava de carro importado. Abração. Continue assim nos deliciando com seu bom humor.

    ResponderExcluir
  8. O velho preconceito... E assim a vida vai, nada muda, só o tempo mesmo que vai passando. Aparência, a bela casca por fora... E por dentro, a maçã envenenada. Há, claro, o caso das minorias que se aproveitam da discriminação que ocorreu/ocorre para impor suas vontades. Não posso citar, pois poderei ser processada... Aff!!!

    Beijos, querido Mansim!

    Ticyana

    ResponderExcluir
  9. Pois é, andré, como dizem, "quem vê cara, não vê coração"..rsss

    muito bom!

    abraços

    ResponderExcluir
  10. André o/
    Tudo blz por ai futuro paizão?

    É..triste realidade essa que vc colocou no conto. Realmente não pra julgar alguém pela aparência.

    Ah tudo bem...eu respeito sua opinião e é fato que ás vezes a gente não vai concordar com alguma coisa isso é normal. Mas sabe valeu sua crítica! Abosrvi ela e vou tentar ser mais branda em alguns assuntos da próxima vez. Agora quanto á falar palavrão, me desculpe mas é que ás vezes sai sem querer rs. E falei aquilo no começodo post porque quando publiquei esperei uma avalanche de pessoas revoltadas por eu criticar o 3D.
    Ainda hei de fazer um artigo criticando o gênero yaoi de mangás e quando isso acontecer se prepar: pois você lerpa indignações verborrágicas com direitos á muitos palavrões e criticas pessoais feitas á minha pessoa por conta das fãs do gênero.
    Espero que por conta do meu artigo vc nao abandone meus comentários kkkkkk.
    Mas é isso a gente ás vezes se diverge mas é de boa...o/
    bjs e bom domingão pra vc!!!

    ResponderExcluir
  11. Então André, belo texto e triste realidade.Já passei uma situação parecida, indo comprar sapatos numa loja de grife na minha cidade e estava com um tênis esculachado, acho que pensaram que eu não tinha grana ..rrsr
    Eu e meu marido fomos vítimas de preconceito ao tentarmos alugar uma casa, por ele ser negro o dono disse que a casa estava alugada, qd meu marido disse que estávamos cientes de que a casa estava desocupada ele disse na nossa cara que não alugava para negros e nem para casais com filhos, mas dessa vez processamos o maledeto \o
    Enfim, o mundo tem essas mazelas,que nos faz ainda tão pequenos.
    Beijinhos
    Razão e Resenhas
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/promocao-o-d-livro-guardioes.html

    ResponderExcluir
  12. Já está longe o tempo em que se podia distinguir quem tinha boas ou más intenções. Amei seu texto porque julgar já é péssimo, pela aparência, então, é desolador. Infelizmente, essa ainda continua a ser a nossa realidade. Basta que observemos o comportamento das pessoas, seja em que lugar for.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Dedé, tudo bem amigo?
    Estava pensando nisso mesmo, muitas vezes já me senti como aquele que é julgado pela aparência, ironicamente o nome do perfume que uso é "Allure" de Chanel (que significa aparência):)

    E expandindo um pouco o foco, quando temos, por exemplo, apenas palavras digitadas para mostrarmos quem somos verdadeiramente, sem o olho no olho, a coisa complica, pois qualquer nuance de texto pode fazer uma pessoa desacreditar em ti. Ou simplesmente não ter contado tudo, e já se geram desconfianças, etc... e pode até perder-se "amigos" (os entre aspas), porque amigo de verdade pergunta: "o que você quis dizer com isso?", antes de tomar uma conclusão precipitada.
    Abração aos três!
    Ah! Feliz aniversário de casamento!

    ResponderExcluir
  14. OH!! Realidade viu, quando eu era catadora de latinha na praia, só faltavam me bater pra me tirarem dos restaurantes, que eram abertos em plena beira mar... é o que eu digo, nem sempre o belo é bonito, bom!!
    Vivo dizendo isso ao meu marido e olha que eu tenho um olho, que minha nossa, só de olhar eu sei se presta ou não, e vou dizer nunca errei, meu marido diz que sou bruxa... hahahahaha... pode até ser, mas aprendi a confiar em meus sentidos e eles são muito agusados viu!!
    Show o texto, rapaz eu fui ler ali em cima seu perfil e tive que rir, "Sou lindo mas sou casado" é isso aí, tem que divulgar que é casado mesmo, nós mulheres não escondemos os maridos, por que homem cisma em esconder as mulheres? Rsrsrsrs... publiquei hoje o texto que me concedeu, obrigada mais uma vez, vc foi muito humilde em me deixar publicar ele, depois passa lá!! Bjs
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  15. RSRSRSRSRSRSRSRSRS...

    Hoje em dia todos são suspeitos. A aparência já não é tão transparente!

    Na verdade, ninguém deve julgar pelas aparências, pois elas não revelam o que se passa dentro de cada um.

    Pessoas de aparência simples podem ser bem de vida e não gostarem de ostentação. Já conheci pessoas assim. Assim como também já conheci assaltantes muito bem vestidos.

    Ótimo texto!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Eu vou ser sincera e não ficar me fingindo de anjinha. Todos cometem este erro. Já vi em diversas formas e cores. Inclusive parentes e conhecidos que se fingem de anjinhos e depois vc descobre que o anjinho usava máscara.

    Eu já me enganei e creio que continuarei, quem mal não faz mal não pensa.

    Mas creio que seu texto fala sobre ganancia e parcialidade, tbm mais normal do que andar pra frente.

    Não se preocupe tudo o que fazemos Deus devolve em dobro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Nós nos guiamos sim pelas aparências. Mas nem tudo o que parece é. Aí está nosso erro. Não só em casos de "bandidos engravatados" e de "fala difícil" está o engano. Está também nas decepções que temos com pessoas - que aliás, são naturais: decepcionamos e somos decepcionados durante a vida, porque o outro têm expectativas em relação a nós. Mas somos humanos, não somos perfeitos. Por vezes, nos enganamos, nos sentimos magoados e ferimos em dobro. Não são as máscaras que sempre imperam. Por vezes, tentamos ser transparentes, mas nossa humanidade não agrada. Muitos talvez prefiram pessoas artificiais, bonecos que sempre façam o que lhes parece verdadeiro e justo. Mas as coisas não são assim.

    Belo texto André, me fez viajar em mil reflexões...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Olá, grande amigo André!
    Aqueles que se vestem bem são os piores bandidos: veja o exemplos daqueles sujeitinhos de Brasília, insuspeitos no modo de se vestir, mas usurpam nosso erário sem serem punidos.
    Nossos estereótipos mascaram a realidade.
    Esse é mais um magnífico conto.

    Abraços do amigo!

    ResponderExcluir
  19. Sua historia me lembrou na hr de uma situação parecida com meu pai no caso numa loja de eletro vestindo uma bermuda e chinelo, foi de certa forma ignorado qdo um vendedor se aproxima dele por estar vendo um aparelho razoavelmente caro e pergunta mas o senhor quer levar um desse, ele responde dinheiro eu tenho e só pago a vista mas eu esperei um vendedor vir me atender só pra pra eu mandar tomar no C...Então meu amigo da mesma forma que não podemos julgar pela aparência eu ainda acho que algumas pessoas são exatamente aquilo que aparentam! Saca?
    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  20. As aparencias enganam mesmo, quantas vezes fui em lojas de bermuda e demorei para ser atendido. em compensação não compro em mais nenhum lugar assim. Desculpa a demora pra responder Dézão, mo correria meu !

    ResponderExcluir
  21. Pois é!
    As aparências são só isso,aparências...e como enganam !

    ResponderExcluir
  22. Ahhhh, Andrezinho, as aparências realmente enganam e muito. Como sempre, excelente postagem. Uma história cheia de realidade, viu!?

    Ah, se tiver oportunidade assista mesmo "Riscado". Vc não vai se arrepender.

    bjinhos pra vcs três! ;)

    ResponderExcluir
  23. Que legal seu texto!! *-*
    As aparencias sao bem traiçoeiras mesmo.

    Seguindo, inté! (:

    Anna Oliveira
    Cumprindo Minha Missão! - http://salvandoosperdidos.blogspot.com/
    Primeiros Esboços Ruins - http://primeirosesbocos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Ahhh mas aparência conta e muito no na nossa sociedade. Uma vez li um artigo que dizia qeu pessoa bonitas era mais respeitadas! É o fim do mundo né?!
    Conhece o Stephen Howking? O cara é tetraplégico, feio pra burro, mal fala, todo torto e é um dos físicos mais inteligentes do mundo, imagina se não tivessem deixado o cara trabalhar?!

    Me dá raiva isso!

    ResponderExcluir
  25. Dizer que "as aparencias enganam" é mais que dizer um ditado e sim uma verdade universal que se aplica p/ tudo e p/ todos. é a famosa expressão "lobo em pele de cordeiro" ou entào "quem vê cara não vê coração". Infelizmente essa história que vc contou na sua crônica se repete tds os dias pois o que importa hj em dia é o que a pessoa tem ou aparenta ter, a aparencia conta mais do que a personalidade só que as aparencia nem sempre corresponde ao que realmente a pessoa é pois mt usam mascaras. falando nisso, adorei foto que vc ilustrou o post, mt bem bolada. Parabéns

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!