sábado, 5 de abril de 2025

Fã de direita não é bem vindo? Então vou lá vaiar um pouquinho...

 


Me desculpem por voltar ao assunto que tratei aqui no blogue numa postagem recente: Artistas que usam seus shows para fazer propaganda de suas ideologias políticas.

Eu tinha que voltar ao assunto, porque a notícia do momento é que o vocalista Nasi, da banda Ira! (que eu citei na minha postagem), mandou as pessoas de direita irem embora de seu show.

Ele disse que as pessoas que são de direita não entenderam a banda, que não deveriam mais ir aos shows, nem comprar seus discos; e que fã de direita ele não quer, pois, segundo ele, esses não fazem falta.

Esse fato mostra duas coisas:

Primeiro, é que o blogue está antenado com o que está prestes a acontecer. Parece que estou sabendo “ler” a aura dos dias em que vivemos.

Segundo, é que infelizmente o Brasil está chato mesmo.

As pessoas não podem mais nem ir a um show desopilar dos problemas do dia a dia, que são bombardeados com mais problemas.

O cara sai de casa para curtir a arte de alguém que admira, e acaba ouvindo um discurso político, que muitas vezes nem concorda, e ainda é maltratado.

Será que não dava para colocar no ingresso do show uma nota explicativa, tipo: Venda proibida para pessoas de direita.

Se o ingresso viesse assim vários problemas seriam resolvidos. O vocalista não seria vaiado, o público teria mais espaço para dançar, pois pelo menos metade do público não iria, e os shows seriam mais espaçados, pois muitos contratantes deixariam de contratar a banda, assim os integrantes teriam mais tempo de descanso entre um show e outro e não ficariam tão irritados.

Eu não ri com o episódio, apesar de parecer uma cena de comédia. Não ri, porque gosto da banda. Gosto realmente. Já fui a vários shows e escuto as músicas sempre. Conheço todas as músicas e sei cantar todas as letras. Mas infelizmente o vocalista disse que eu não faço falta e disse que pessoas como eu não deveriam ir mais a seus shows.

Bom... Como o rock é antes de tudo uma atitude rebelde; ele que se dane! Eu vou aos shows, vou cantar, e se ele fizer propaganda política eu vou vaiar! Talvez até leve um tomate podre para jogar nele.

Jogar bem no meio da testa... mas com muito carinho! Afinal, eu sou fã do Ira!

Já que ele tratou os fãs de direita como persona non grata, pelo menos essa minha ironia do tomate lava minha alma no texto, já que pessoalmente eu não teria coragem de maltratá-lo, pois minha mãe não me ensinou essas coisas feias.

 


16 comentários:

  1. Anônimo5.4.25

    Eu sempre gostei do Ira!, do Nasi em especial. Quando ele teve problemas com a família, juntei uma galera pra ir aos shows dele. Convidava todo mundo pra ir vê-lo, fazia propaganda de graça só pra melhorar a imagem dele. Cheguei a ganhar convites grátis das casas onde ele se apresentava pra levar mais gente, enfim.
    Já sabia do posicionamento dele sobre a esquerda e sabia que um dia o chilique ia acontecer e me afastei. Continuo gostando e ouvindo as músicas do Ira! Mas em shows? Nunca mais. Meu nome é Elze Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elze, pela resposta eu sabia que era você.
      Também estou sentindo o mesmo que você minha amiga.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Anônimo6.4.25

      E mais, a esquerda ganhou com maioria dos votos, eles podem lotar o show deles. Igual pra Ivete, Daniela Mercury, e Titã s em geral

      Excluir
  2. J.H.5.4.25

    Ir a um show para ver discurso político, independentemente de lado, eu ia querer meu dinheiro de volta. Absurdo.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, rock'n'roll é rebeldia. Já que Nasi não me quer mais em seus shows, agora é que fiquei com vontade de ir!
    Agora que, muito mais que cantar junto Envelheço na Cidade, quero me unir ao coro de vaias ao seu extremismo, muito maior que o daqueles que ele acusa de serem extremistas.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8.4.25

    Também sou fã do Ira!.. e do Nasi ... mas se ele é da esquerda foda-se, eu sou da direita e não vou mudar minha ideologia só pq curto as musicas do Ira e da sua carreira solo. Tem que haver respeito. Isso que importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você!
      É o que sinto também.

      Excluir
  5. Fiquei sabendo da pendenga por alto, não me interessei porque o Ira não é um grupo que eu acompanhei, já ouvi uma entrevista com o Nasi mas realmente não conheço a obra. Sei lá, ele pode dizer o que quiser no show dele quem não gostou não vá mais. Os roqueiros de todos os tempos sempre tiveram críticas sociais. Aliás, o rock desde seu nascimento, sempre foi rebelde. Rebeldia não combina bem com conservadorismo, não se admira eu sempre ter ouvido nas igrejas de antigamente que o "Rock era do Diabo". Quando grupos evangélicos começaram a cantar rock gospel foi um pricopó tremendo. Como eu gostava de rock (mesmo sendo crente) comecei a acompanhar a carreira dos grupos de rock cristão dos anos 80 e 90 como Rebanhão, Actos 2, Sal daTerra, Oficina G3, etc. Todos anátemas para as irmãs do círculo de oração e para grande parte dos pastores...

    Hoje é difícil artistas não se posicionarem politicamente. E talvez o Ira nem soubesse que tem fãs conservadores e de direita...o que convenhamos, é (seria mas o mundo é doido) um contrassenso. Conservador de direita tem que gostar de bossa nova....hahhh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí ferrou Dudualdo, o povo da bossa nova e sa MPB é mais de esquerda que o rock.
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      A lei Ruanet que o diga.

      Excluir
    2. A turma original da Bossa Nova(assim como da Jovem Guarda) não se meteu muito em política, a turma que veio depois, os da MPB sim, quase todos críticos à ditadura militar, acertadamente, diga-se. Aliás, a ditadura dos generais com suas censuras estúpidas foi quem mais fez florescer a nossa boa música...

      Excluir
    3. viu que o Ira cancelou os shows depois do babado?

      Excluir
    4. Na verdade o Ira! não cancelou nada. Os patrocinadores desistiram de patrocinar, o publico não comprou ingressos antecipados e os que compraram pediram o dinheiro de volta.

      Excluir
  6. Que coisa não é André?
    É uma pena que roqueiros tão inteligentes como o Nasi da banda Ira estejam se posicionando desta maneira...É lamentável... É claro que é ótimo misturar política com rock apenas para debates, mas quando chega neste ponto crítico de dizer que fãs de direita não são bem-vindos, realmente há algo extrapolando por aí.
    O importante é curtir o bom e verdadeiro rock sem essas palhaçadas que não levam a nada, ao contrário, aumentam ainda mais as divergências entre os grupos, querendo elevar ainda mais o nível de discórdias, que já não é pouco e que pode acabar muito mal.Realmente uma pena!!
    Mas eu vou continuar curtindo o bom e velho rock do meu jeito mesmo, porque a minha mãe me ensinou assim também, que RESPEITO é tudo!!
    Abraços amigo, e um ótima continuação de semana!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga!
      Sim... Eu fiquei triste com essa situação.
      Gosto muito do Ira!, já fui a pelo menos 7 shows deles, inclusive quando eles estavam no ostracismo, na época de discos como Clandestino, que sí vendeu 1200 cópias e eu tenho uma e Musica Calma para pessoas nervosas, que só vendeu 1100 cópias e eu tenho uma.
      O Nasi tinha que entender que as pessoas de esquerda curtem Anita, Pablo Vitar, Ivete Sangalo, Funk.
      As pessoas de direita curtem as bandas de rock, ainda mais porque as bandas antigas como é o Ira! antigamente se posicionava contra governos corruptos.

      Um abraço minha amiga!!!

      Excluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!