Eu sei que vocês malvados blogsféricos, não comentam muito e talvez nem gostem quando eu resolvo falar sobre literatura.
Quando coloco uma resenha de um livro, as visualizações mantem a média, mas os comentários diminuem.
Eu fico pensando: Como é que autores de blogues (que teóricamente são escritores), não comentam sobre o que deveria ser fundamental para quem gosta de escrever?
O Stephen King diz em seu livro: Sobre a escrita, que o bom escritor, tem que necessariamente ser um ótimo leitor. Ninguém consegue escrever bem, sem ler bastante.
Vamos lá...
Estou lendo um livro infinito, chamado: O coração de nanquim, que é do autor Robert Galbraith, que na verdade é o pseudônimo da autora, Joanne K. Rowling, que é a autora de Harry Porter.
Porque as pessoas escrevem sob pseudônimos? Tá aí uma coisa que eu nunca entendo... Na minha cabeça não faz sentido, a não ser no caso do Fernando Pessoa, que dizem as más línguas, era maluco, tri-polar e que cada dia acordava diferente e se comportava como um de seus personagens internos.
Ah... Uma fofoca literária: Vocês sabiam que o Fernando Pessoa morou junto com Aleister Crownley, que é considerado o papa do satanismo? Um "filósofo" com muitas aspas, que escreveu um livro chamado A lei de thelema, onde ele prega que o homem só vai alcançar a maturidade espiritual se fizer tudo o que quiser sem ligar para consequências. Inclusive sexualmente. Homem com homem, mulher com mulher, poligamia, pedofilia e até ser humano com animal.
Então, eles moraram juntos e dizem que eram até amantes. Mas no fim o capetudo roubou o Fernando Pessoa e sumiu no mundo, voltando para a Inglaterra.
Sei que essa fofoquinha não tem nada a ver com o assunto, mas eu não resisti.
Bom, o livro O coração de nanquim tem mais de 1000 páginas, é bem escrito, tem uma trama cativante, tem personagens bem desenvolvidos, mas não tem um bom ritmo. Ou melhor; tem um ritmo lento, muito lento.
O problema é que o livros tem muitos personagens secundários, terciários, quarternários e insignificanntes para a história, mas a autora de vez em quando encasqueta que tem que escrever três ou sete páginas, sobre um personagem passageiro que não vai acrescentar nada! NADA!!!!
A gente então, fica preso nessas divagações, querendo que ela retome a história principal, e as vezes ela demora para retomar.
É chato; mas eu não vou desistir da leitura! Na verdade, quase nunca desisto. Até hoje só desisti de duas leituras, mas que pertendo retomar.
Se tudo correr bem, acho que em 2029 eu acabo de ler O coração de nanquim e prometo trazer a resenha aqui pra vocês.
Agora, pra terminar o nosso bate-papo literário, comentem aí duas coisas:
1 - Porque vocês não comentam muito nas resenhas, ou quando o assunto é literatura?
2 - Vocês abandonam livros pela metade, ou são insistentes?
Agora para acabar de verdade: Quem quiser ler meu último livro em PDF, é só falar no comentário que quer, e deixar seu e-mail, que eu vou enviar de presente de ano novo.
O livro se chama Contagem regressiva e conta a história da investigação do sequestro de uma garotinha.
A versão fisica está disponível para compra no site da editora Uiclap. Mas se você quiser o e-book, é só falar e deixar o e-mail.
Boa tarde de paz, André!
ResponderExcluirPode deixar seu e-mail no meu blog, então, que tem comentário moderado e não o publico, já que me pediu o meu lá no blog num comentário. Aí enviarei o meu.
Sabe, já tem tempo que não leio o que não me agrada... tenho um tipo de leitura que me cativa e percebo que muitos blogueiros só fazem resenhas de livros também do seu estilo preferido ou que sejam muito famosos para parecerem intelectuais talvez?...
Digo isto porque recebi já, ao logo dos anos de blog, inúmeros livros de amigos blogueiros e faço resenha de todos, com muito gosto, mesmo que não façam dos meus que também envio. E olhe que lá se vão mais de dezena de anos.
Creio que resenha não agrada muito aos leitores...
Conforme lhe disse, não abandono livros porque só escolho ler o que me agrada o estilo ou para fazer algum trabalho.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos
Vou deixar lá minha amiga!
ExcluirRecebi, obrigada.
ExcluirAh! Escrever sem ler é como dizer e não fazer...
Divirta-se, Rosélia!
ExcluirConfesso que não sou muito de ler e comentar resenhas e muito menos me atrevo a ler livros grandes demais, cheio de páginas . Foi-se o tempo! Economizo os meus olhos atualmente,antes que eles também reclamem.... abração, chica
ResponderExcluir