segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Resenha do livro: Antes que o café esfrie

 


Antes que o café esfrie, do autor Toshikazu Kawaguchi, é o primeiro livro de literatura japonesa que eu li. Apesar de uma ou outra coisinha que achei estranho, no balanço final, eu gostei.

Imagine um café antiguissimo que fica em uma pacata rua de um pequeno bairro de Tókio e que tem a particularidade de ter uma cadeira que serve como um portal para uma viagens no tempo. Essa ideia maluca e ótima, teria tudo para ser a ideia central do livro, mas por incrível que pareça, não é.

O livro fala sim de viagens no tempo e de curiosas regras para se fazer essa viagem, tipo: Só dá pra viajar no tempo de uma determinada cadeira e depois que é servido uma xícara de café. Tudo o que for feito ou falado durante a viagem não mudará o presente. É proibido levantar da cadeira durante a viagem e, o mais importante, a pessoa tem que voltar antes que o café esfrie.

Essas regras prendem a atenção, despertam o interesse e servem de pano de fundo para a verdadeira sacada do autor, que é usar as viagens para falar dos pequenos e grandes problemas da vida e o que você faria se tivesse uma oportunidade para rever alguém que ama e ter a chance de se acertar com ela. 

O autor oferece quatro lindas histórias, que falam de amores mal resolvidos, relacionamentos machucados por atitudes intempestivas, problemas de saúde, luto e culpas que carregamos por ter magoado alguém.

Essas histórias são independentes, mas fazem parte de um todo que acontece dentro do café e interagem com a vida dos personagens que trabalham ali.

Uma coisa que estranhei e que não sei se é da literatura japonesa ou se é do autor, é que todas as personagens têm nome. Mesmo os figurantes que aparecem em uma única vez, têm nome. Isso as vezes confunde um pouco, mas nada que a gente não se acostume.

A Editora Valentina fez um ótimo trabalho editorial. O livro ficou bonito e agradável de ler.

Devorei "Antes que o café esfrie", em pouco tempo e me diverti bastante. Confesso que em alguns momentos cheguei a me emocionar e em outros eu ri alto, parecendo um bobão.

Nota 8,5 de 10. Apesar de bom, a ideia é tão interessante que eu acho que poderia ser mais explorada.

O livro tem mais duas continuações, mas as histórias desse primeiro volume se fecham nele. Acho que cada livro pode ser lido independentemente de ter lido os outros.

Recomendo!



9 comentários:

  1. Uma ótima crítica..Nota 8,5 dada por ti, vale muito!
    Tu entendes disso!
    abração, linda semana, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk, vou acabar acreditando nisso!
      Um beijão Chica!

      Excluir
  2. Andre, que sugestão de leitura incrível!!
    Eu também ainda nunca fiz a leitura de um livro da literatura japonesa, mas sou ávida consumidora das séries e filmes que tratam do tema. Antigamente eu assisti o último Samurai e adorei. Atualmente estou devorando a primeira temporada da série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão. Está fantástica, seja a fotografia, a história explorando o universo mítico dos samurais e das gueixas em um Japão dividido por religiões e políticas e também, as grandes navegações. E o melhor, terá segunda e terceira temporada e já não vejo a hora de assistir. Eu recomendo!!

    Amei a análise do livro, sei que agora será uma leitura muito agradável. A ideia central é ótima, pois viagens no tempo sempre são incríveis. Há muitos temas e livros que tratam sobre isso também. Tem a série Outlander, não sei se já ouviu falar! :)))
    Você tem um jeito muito simpático de escrever e explicar!! Agradeço por isso!!
    Aproveito para desejar uma semana maravilhosa Andre!!!!!! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana! Essas séries aí estão na minha lista, mas eu acabo assistindo outras e elas vão ficando. Mas vou assistir.
      Obrigado pelos elogios à minha escrita! Nem mereço.

      Um abração!

      Excluir
  3. Great article and good review. Have a nice day ok

    ResponderExcluir
  4. O único japonês que já li foi o Haruki Murakami e gostei muito da trilogia 1q84 que ficou na lista dos mais vendidos no mundo por muito tempo e só no Japão vendeu 4 milhões de exemplares. Esse aí eu não conheço mas pela dica, pretendo conhecer, mesmo porque adoro histórias com viajem no tempo.
    Dos japoneses eu conheço mais os animes, por conta das intimações que meu filho me faz para eu assistir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também conhecia só os animes. Até mangá eu tenho dificuldade pra ler.

      Excluir
  5. Pareceu-me uma ideia interessante e original.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!