sábado, 13 de julho de 2024

Depois de nós




Hoje eu vi um vídeo no Instagram onde um senhor disse que o tempo não existe, que ele não passa, e que somos nós é que passamos por ele.

Segundo o velhinho, o tempo é tudo uma coisa só! Os dias, as horas, semanas, meses, os segundos, tudo isso é invencionice nossa, que queremos contar o tempo para ter a falsa impressão de que controlamos alguma coisa. Mas o tempo na visão dele, é uma coisa contínua que existe por si só, contemos nós ou não.

Ele não disse com essas palavras, eu é que pensei sobre o que ele disse e cheguei nessa conclusão.

Outra coisa que ele disse e que achei interessante: A gente vive para juntar as coisas, mas tudo que a gente conseguir juntar, um dia, alguém vai espalhar!

Olha só, que velhinho filho da... Mãe!

E não é que ele tem razão?

Salomão já dizia na Bíblia, que tudo é correr atrás do vento. E se a gente for entender mesmo a nossa situação de simples “passadores pelo tempo”, de matéria finita e vida terrestre curta, tudo não passa mesmo de correr atrás do vento.

Tem uma música do Ramones que a letra é apenas isso: A vida é um gás.

A vida é um gás! Um sopro divino! Ou, pra quem não acredita em Deus: A vida é apenas um agrupamento de energia que ao mínimo descuido, se esvai...

Mas então nós somos idiotas de trabalhar, correr, resolver problemas, brigar dia após dia, matando um leão por dia?

Sim e não!

Nós devemos mesmo tentar viver da melhor e mais confortável forma enquanto estivermos por aqui. Mas todas as nossas conquistas, um dia vão ficar por aqui, e por isso, não podemos nos assoberbar e achar que somos os donos do mundo ou que valemos mais que as outras pessoas. Porque um dia, vão espalhar tudo o que conseguirmos juntar. E de nós, o que vai sobrar serão histórias para contar. E me desculpe se agora eu serei duro com você, mas os seus bisnetos não saberão nem o seu nome inteiro.

            É meu amigo e minha amiga! Vamos viver de forma leve. Não vamos pegar os problemas dos outros para carregar e vamos cuidar dos nossos enquanto estamos aqui... Depois de nós, só vai sobrar o tempo.



 

21 comentários:

  1. Uma leitura que nos traz reflexões e verdades. O velhinho sabe das coisas... E cabe a nós, vever o melho que der, pois de repente o sopro se acaba...Daí nada levaremos que não seja o que vivemos!
    E eu,com 75, já com um pé na cova,rs... abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica! Você tem a idade da minha mãe.
      Ela está muito bem. Parece que tem saúde pra mais 75. Kkkkkkkkkkk.
      Um abraço minha amiga!

      Excluir
  2. Parabens pelo belíssimo e reflexivo texto. Apesar de corrermos atrás do vento o que aprendemos na vida o vento não leva.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo André, a vida é uma benção, aprendemos e seguiremos em frente, mas algumas vezes vacilamos e como dizes, viver da melhor forma enquanto estivermos por aqui é o melhor, só não envelhece quem morre cedo,então vamos vivendo, estou com a idade da Chica e da sua mãe, fiz em março, com saúde e agradecendo!
    Amei ler aqui, deixo abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone! Você também tem 75? Eita! Uma menina!
      Obrigado pela visita e por ser tão gente boa!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Gostei muito do texto. Às vezes pergunto-me. Para quê tanta canseira, tanta labuta. Nascemos sem nada e nada levamos para a sepultura. Estou a um mês dos 77. Como creio em Deus, acredito que vou vivendo até que ELE entenda que chegou a minha hora.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Eu acho que temos que viver bem, mas tem gente que sofre porque não consegue coisas além disso.
      Um abraço!

      Excluir
  5. O velhinho tá certo, muitos físicos dizem isso: o passar do tempo é uma ilusão, já que o tempo enquanto entidade física não existe. O tempo não passa, a matéria passa. Eu acho que é isso mesmo. Dia primeiro de janeiro de cada ano não começa um "ano novo", é o mesmíssimo ano velho...é isso, viver a vida de forma mais leve possível e fugir sempre de problemas, essa sempre foi a minha filosofia de vida. As questões metafísicas perturbaram minha mente durante anos: Deus existe? O universo, a vida, tem algum sentido último? Olhando para a vastidão do universo, a Terra, nosso sistema solar e até nossa galáxia não é nada em comparação com o universo, imagina nós...E eu sei o nome do meu bisavó. Só o materno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o nome inteiro? Você é um bom bisneto.
      Kkkkkkkkkkkk.
      Estas questões fisicas e filosóficas são mesmo intrigantes.

      Excluir
    2. sei mas devido a uma publicação sobre meu avô onde ele aparece...vai, tá valendo.

      Excluir
  6. Nossa eu fiquei aqui viajando na reflexão que você trouxe...
    O tempo tem passado muito rápido e é um correr diário para dar conta de tudo, sem conseguir, não sei mesmo como vivíamos antigamente com as mesmas 24 horas que temos hoje e não damos mais conta. Este ano faço 50 anos e confesso que estou assustada com isso. Claro que prefiro fazer, mas levo um susto. Como assim 50? kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho 51 e não achei que foi tão ráoido assim. Kkkkkkkkkkkkk.
      Mas que os ias estão menores, estão.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Llego a tu blog de forma casual, y he disfrutado enormemente con el texto que nos dejas, ....
    Dicen que no existe el tiempo, pero ¡que rapidez lleva! cuando te vienes a dar cuenta has vivido muchas primaveras..¡uff! hay que reflexionar para saber acumular buenas experiencias y dejar recuerdos importantes en los que queremos
    Me ha gustado leerte
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stella!
      Que legal que me achou. Eu fico feliz com isso.
      Seja sempre bem vinda!

      Excluir
  8. Boa tarde de Paz, André!
    "Tudo que a gente conseguir juntar, um dia, alguém vai espalhar!"
    É certo e eu já vi onde morei ai no RJ um filho colocar praticamente tudo na lixeira do edifício, as "reliquias" dos pais... uma vez eles terem ficado impofovilitsdo de cuidar de tudo e os levou à casa dele em outra cidade.
    Sem dó nem piedade, tudo...
    Entupiu a lixeira.
    "Não podemos nos assoberbar e achar que somos os donos do mundo."
    Outra grande verdade de sabedoria imensa.
    A humildade é nossa aliada em prol da felicidade.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosélia!
      A humildade realmente é uma aliada da felicidade! Isso funciona até no nosso íntimo.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  9. Cada vez mais valorizo essa ideia da vida leve, caso contrário nem desfrutamos da viagem!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde André
    Um texto muito pertinente.
    Os velhos são sábios e todos os dias aprendemos com eles e com quem nos acompanha no dia a dia.
    E acho que devemos valorizar sim uma vida co mais leveza e menos canseira.
    Afinal não somos donos de nada nem do tempo. É tudo emprestado. E tem prazo de validade.
    Boa semana com saúde.
    :)
    -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver com leveza é o que eu tenho tentado.
      Um dia aprendo.
      Kkkkkkkkkkkkk.
      Um abração!

      Excluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!