terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O beabá das motivações



Se tem uma coisa que eu acho uma embromação total são essas palestras motivacionais de vendas. Eu já fui a tantas que até já perdi as contas. Em todas elas a gente percebe que os caras são na verdade paus-mandados dos donos das empresas que os contrataram e que querem fazer da gente um bando de máquinas que trabalham sem parar pensando assim que através do trabalho vamos encontrar a felicidade. Algumas raras vezes eu percebi que os palestrantes realmente estavam olhando para o lado do trabalhador e teve até um palestrante que disse: - Se você perceber que você é muito bom e a sua empresa está te segurando e não te deixando deslanchar, então mude agora pra uma empresa melhor!
Acho que alguns patrões que ouviram isso devem ter se remoído de raiva.
Em outros palestrantes a gente percebe fácil que os caras nunca venderam nada pra ninguém e nem sabem do que estão falando. Esses são engraçadinhos e usam de táticas velhas pra alegrar o ambiente com aquelas brincadeiras ultrapassadas e algumas falas de livrinhos de auto-ajuda e assim acabam trazendo alguns momentos de falsa satisfação pessoal para a platéia que sai falando bem do cara, mas que amanhã não acrescentaram nada a mais em suas vidas.
Tudo bem que uma coisa é verdade, em todas as palestras motivacionais pelo menos uma coisinha a gente aproveita, de tanta informação e babaquices que os caras falam pelo menos uma eles acertam, e é por isso que eu sempre vou a todas as palestras em que sou convidado.
Mas de vez em quando agente escuta cada uma que não dá pra acreditar. Uma vez um palestrante falou que era pra abraçar o cliente quando ele chegasse e falar que seu perfume era bom e se ele sorrisse era pra perguntar o nome do perfume! Eu levantei no meio da palestra e falei pra ele vir falar isso pros pedreiros que eu atendo na loja em que trabalho.
Outro palestrante falou pra gente repetir o nome do cliente em todas as vezes que a gente falar alguma coisa tipo: - Olá seu JUVENAL, tudo bem seu JUVENAL, o senhor quer alguma coisa hoje seu JUVENAL, eu estou aqui pra atendê-lo seu JUVENAL! Ele falou que fazendo assim várias vezes durante o atendimento o cliente vai se achar importante. Agora eu lhes pergunto, esse cara já vendeu alguma coisa pra alguém? Só se for pra algum bobo!
Um outro cidadão falou numa palestra que a gente tem os clientes externos e os clientes internos que são os amigos que trabalham com a gente e que por isso a gente tem que ser muito cordial com os colegas e cumprimentá-los todas as manhãs com sorriso nos lábios e amor no coraçãozinho, mas esse cidadão vem sempre onde trabalho e só cumprimenta os patrões passando pelos clientes internos como se eles fossem lixos internos...
Eu sei que muita gente ama os Godris, os Marins e esses tantos outros caras que se dizem experts em vendas e motivação, mas uma coisa eu lhes falo do alto dos meus 25 anos de vendas: Amigo, estude sempre o que você vende, saiba sobre o seu produto pra poder assim passar confiança ao seu cliente e haja a todo momento com naturalidade. Não faça do seu atendimento um stand-up, seja você e seja verdadeiro, fale a verdade sempre e conquiste assim não um cliente, mas um novo amigo!
Pronto, assim você será um grande vendedor!

21 comentários:

  1. Rssssss...Tive que rir dos conselhos sobre repetir o nome e perguntar o perfume. Sai dessa, credo! Não tem coisa mais chata!

    Adorei a conclusão final, essa sim de alguém que ,como tu, entende do ramo! O resto? Melhor esquecer,né? abração,chica

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  2. Boa tarde André!

    Isto acontence muito aqui na minha cidade, ou seja, é palestra motivacional pra cá, cursinhos esquisitos para lá mas infelizmente na prática nada muda. O vendedor mal conhece o produto que esta vendendo e se sente confortável com isso... Uma pena, pois nós clientes ficamos sempre com cara de frustrados buscando luz na concorrência.

    Grande abraço, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

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  3. André..eu fui vendedora de automóveis por 17 anos.
    E concodo com vc.
    O que vende e vc falar a verdade ao cliente, conhecer bem o produto e ser honesto. Ser educado. chamar o cliente educadamente pelo nome tb é interessante....mas não toda hora.
    Gosto muito do seu jeito informal de escrever.

    Bjkas

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  4. Bah eu como vendedor sou uma negação. Trabalhei em restaurante e desde sempre tentavam nos incentivar a "vender" os pratos o máximo possível. E eu sempre muito honesto, só queria não me estressar e falava a verdade para todos.

    Tem gente que tem tino para coisa, e tem que gostar muito para aguentar essas palestras motivacionais.

    Abraçãoo!

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

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  5. Acredita que já fui vendedora? Diziam que eu tinha tino pra coisa. Mas, minha praia mesmo é o que faço há mais de 11 anos. Lidar com outro tipo de público e de outra forma, sendo professora! rsrsrs ... foi por escolha e vocação mesmo que entrei nessa vida de sofressora!

    Sobre seu assunto, AndreZinho, eu NUNCA gostei dessa balela que gira em torno dessas palestras motivacionais. A palavra mesmo diz, motivo pra agir e isso ninguém pode colocar na gente. Ela tem que partir DA gente. Claro que os estímulos são bem vindos, como um ambiente de trabalho agradável, condições que sejam favoráveis, recursos para desenvolver bem sua função e blablabla. Sendo assim, só quem pode fazer com que o ambiente seja nota 10 é o empregador e o empregado.

    NUNCA(bem gritado mesmo, visse?) gostei de livros de auto ajuda. Vou aproveitar seu assunto pra "puxar sardinha" pra minha área. Ok? Na educação tem alguns cidadãos que fazem mega sucesso, como por exemplo os "românticos" senhores Augusto Curi e Gabriel Chalita. Sei que muita gente quer me matar quando digo isso, mas eles são dois espertinhos que acharam uma boa forma de ganhar dinheiro vendendo "fórmulazinhas" para o povo. E como ganham! Educação não se faz com papo romântico. Educação se faz com teoria embasada(não abro mão dessa) e prática diária.

    ProntoParei!! rsrsrs... sacomé, né? Eu fico empolgada!!

    E aí? como foi seu feriado? Viu que eu tirei feriadinho do blog nesses diazinhos, né? Fiquei por conta da listinha que postei.

    Bjinhos pra vcs três

    JoicySorciere => Blog Umas e outras...

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  6. Como vendedor, não posso falar nada porque não foi minha vocação, agora como cliente só posso dizer que tenho ojeriza quando percebo aquela falsidade peculiar de alguns, aquele sorriso forçado e aquela maneira de empurrar produto no cliente.
    Na loja de sapatos você pede um tipo que você gosta e cabe no orçamento o cara desce todas as caixas da prateleira e enfia no seu pé quase que na marra sendo outras cores, tipos e preços, roupas a mesma coisa e assim por diante.
    O melhor vendedor é mesmo como você descreveu aquele que sabe o que está vendendo, para que serve e procura se inteirar se o cliente conhece outras opções melhores e até mais baratas principalmente no seu ramo de atividade que sempre tem novidades.
    O vendedor deve saber que o cliente pode voltar várias vezes e acaba até se transformando em amigo porque sente franqueza e todos querem ter pessoas francas para interagir.
    Pode ter certeza que se o cliente percebe que o vendedor é um cara honesto ele vai procurar o mesmo vendedor e a mesma loja sempre, não precisa dar sorrisinho forçado, decorar o nome e nem falar do perfume e dos lindos olhos azuis porque não vai resolver nada...à não ser que o cliente seja realmente ingênuo, otário ou carente.

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  7. Olá!
    Também detesto palestra de auto motivação.Dá a impressão que somente o palestrante é capaz.
    Acho que sempre devemos dar o melhor de nós em todas as situações.
    Grande abraço
    se cuida

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  8. Somos todos consumidores e sabemos quando estão tentando nos empurrar algo de que não gostamos ou necessitamos. Sou adepta à sinceridade, à boa educação, à concessão de espaço para que possamos decidir. E quem vive de vendas sabe que mais importante que um único negócio é angariar um cliente fiel.

    Bjs.

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  9. Parabéns André, esse é um assunto que gostaria de ter abordado e que vejo ter sido muito bem explorado através de sua análise e ponto de vista. Esses caras me fazem lembrar, o comportamento de alguns pastores, que usando de táticas de persuasão, buscam mesmo é se darem bem. Perfeito! Um grande abraço.

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  10. Oi querido amigo,

    Vou falar para você que não tolero muito esses palestrantes, mas respeito o trabalho deles.

    Sou da área da educação e sem medo de errar, sou da linha da teoria e as vezes vejo que o que vende é falar besteira e não o que é correto. Quando ministro pós-graduação em disciplinas como estratégia, marketing, etc, só sou bem avaliada quando procuro utilizar vídeos e dinâmicas. Todavia, sinto que ir por esse lado é embromar e aí não é a minha linha, infelizmente, ainda penso que posso agir de forma correta. Assim, procuro dosar e não falar só o que se vende. Penso como Joicy.

    Estou chegando e correndo, logo desculpe-me se fui rápida.

    Beijos em vocês!

    Lu

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  11. OI André, beleza? ainda estou em compasso de de volta da viagem do feriado de carnaval...rssss

    Olha, eu nunca trabalhei como vendedor, creio mesmo não ter vocação pra coisa(talvez, é claro, por extrema necessidade, pois a necessidade faz a vocação..rss) mas se você diz que as tais palestras são chatas, então devem mesmo ser. Esse negócio de se comportar como um robô pré-programado é muito ruim, por que os clientes acabam percebendo a artificialidade.

    Suas recomendações são bem sensatas. Seja natural, atencioso e faça do seu cliente um amigo.

    abraços

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  12. Eu acho que toda a profissão, quando a gente gosta e entende do que faz, traz muita compensação e não é preciso guru algum dizer como fazer...

    Mas sabe, em uma das vezes que levei meu carro à concessionária para fazer a revisão, o consultor chegou pra mim é disse: "que perfume bom estás usando!"... ahahahahahahahaha... será que ele tinha assistido ao mesmo palestrante que tu, André??????

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  13. Andre falou com sabedoria, trabalhei como garçonete e meu patrão dizia assim: Jane o cliente tem sempre razão, não importa o que, ele tem sempre razão. Perguntei a ele, que comigo não seria assim. Ele me disse que se eu fosse boazinha eu iria ganhar muitas gorjetas. Durei dois dia no trabalho, pois vc não sabe o que passa uma garçonete, é cliente querendo te passar a mão, é cliente dizendo que já pagou e não pagou, é cliente bebado que derruba a cerveja e diz que a culpa é sua, olha e em todas elas, eu não dei razão por cliente não, não fui mandada embora, eu que sai por conta propria, percebi que aquilo não era pra mim!!
    Rsrsrsrsrs... se vc falar com meu marido o nome dele varias vezes ao vender alguma coisa, no minimo ele vai te perguntar se vc está com algum problema e se for atendente mulher e falar assim com meu marido perto de mim, no minimo vou encarar ela pra perguntar se ela gostou do nome dele.
    Acho que é como vc disse, seja o mais natural possível e conheça bem o que vc vende!! Daí a venda é garantida!!

    Toda boa esposa tem que dar atenção ao seu marido, principalmente se ele for um homem trabalhador e honesto, que faz tudo pela família.

    Andre o site é este aqui: http://www.biginformatica.com.br/pesquisa/?p=mesa+digitalizadora&s
    Estou de olho em uma aí que custa 151 reais, me parece ser muito boa, eu preciso comprar uma pra ir me acostumando a desenahr no PC, tem umas carissímas, mais preciso ser modesta!!
    Depois olha com calma.
    Valeu pelo programa de converter DVD, vou ver se faço isso, preciso aliviar meu PC e os videos enchem demais o HD!!
    Obrigada!! Beijos
    Artes dos Anjos

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  14. Olá Anderson, tudo bem comigo e com vc? Agradeço a visita e digo que será uma alegria te receber por lá outras vezes! Seu lugar é incrivel e vc escreve muuito bem!

    Tenha um magnífico finalzinho de semana,

    abraço

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  15. Dé, quanto vc cobra pra dar uma palestra de auto-ajuda aqui na empresa? kkkkkkkkkkkkkkkk

    Tuas palavas são bem mais realistas, é assim que deve ser! kkkkkkkkk

    bjos

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  16. Meu amigo, trabalhei como vendedor de sapatos/ tênis e planos de saúde, tinha que dar pingo em gota de água, cheguei a treinar outros vendedores. Creio que a mágica é aquela citada no final do seu texto: acreditar no que está fazendo, ser auto-motivado e acima de tudo, conhecer de fio a pavio o produto que se vai comercializar.

    Abraços meu amigo!

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  17. Gente!!!!...agente ñ sabia destas particularidades da gente. Ñ gente que gente boba neh?

    Abraço

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  18. Ser natural. Esse é mesmo um bom segredo!
    Detesto vendedor artificial! Principalmente aqueles que deixam exalar pelos poros, sua verdadeira essência: a de um ser explodindo de má vontade!

    Texto bem bacanão! (gargalhei com sua situação perante os pedreiros... kkkkk).

    Abração,

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  19. Esses Godris da vida (sem ofensas a quem gosta deles, eu não gosto e nem desgosto), muitas vezes apresentam palestras que só servem para arrancar dinheiro do povo.Não estou falando que sejam ruins, acredito que tenham coisas interessantes que eles falam tbm, mas a chave do sucesso da venda acredito que seja isso mesmo, conhecer bem o produto e mostrar o como pode ser útil para o cliente.
    E concordo com o comentário ae em cima do JG Costa, ser auto-motivado.Mas tbm ter que gostar de vendas.Eu nunca gostei de vendas, essa não é minha praia, mas admiro quem tem dom para isso.

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