quarta-feira, 3 de junho de 2026

O olhar e a vida...



Eu olhava e não via.
Pensava e não percebia.
Ou não pensava?
Só sei que não entendia.
Não sabia que o mundo era assim...
... tão mundo.
E nem que as pessoas eram assim...
... tão pessoas.
Até hoje sou meio bobo.
Ainda não entendo esse ego.
O ego é maior que as pessoas?
Sabe com quem está falando?
Hã...? Seria com uma pessoa?
Igual a todos?
— Todos não são todos, rapaz!
Depende de quem seleciona.
Seleciona alguns, diz que são todos e separa os feios.
Mas quem disse que o feio não é bonito?
Quem ama o feio, bonito lhe parece.
Dizem que a vida é bela.
Será que ela é feia?
Ou é apenas vida...



13 comentários:

  1. Adoro o jogo de palavras e gostei dessa reflexão/questionamentos...
    A vida é boa, mas estranhos tipos passam por ela e nos deixam assim como tu, a pensar! Adorei! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica!
      Você é sempre a primeira a comentar.
      Obrigado pelo carinho!

      Excluir
  2. Eu sou lindo e laranja, meu amigo Kojak. rsrsrsrs

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo André!
    Que lindo e reflexivo poema, "O olhar e a vida...", vida é vida e feliz são os que conseguem ver, sentir, perceber e viver a Vida como ela é, pra mim sempre há beleza a ser vista e percebida!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone!
      É isso amiga. Temos que tentar entender.

      Excluir
  4. Bom dia, amigo André!
    Há uma sabedoria rara em quem continua olhando o mundo com estranhamento. Essa poesia nos lembra que muitas das certezas que carregamos são apenas convenções repetidas tantas vezes que deixamos de questioná-las. Entre o belo e o feio, entre o ego e a simplicidade, o texto nos convida a enxergar a vida sem rótulos. E talvez a vida seja exatamente isso: não bela nem feia, apenas profundamente humana.

    Abraços fraternos
    Daniel
    https://gagopoetico.blogspot.com/2026/06/por-que-e-proibido-gostar-de-flores.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel.
      Esse é o problema. Olhar pelos olhos de outros que dizem que tem que ser assim.
      O questionamento é fundamental.

      Excluir
  5. Rapaz, sábias palavras em tons de leveza. Espero que esteja em algum livro ou em outros lugares na Internet, assim mais pessoas terão a oportunidade de conhecer.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, André! Muito bom o poema. O feio e o bonito é apenas a perspectiva de quem enxerga, não é mesmo? Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano!
      Isso é o que deveria ser.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. A vida é bela.

    A vida é feia.

    Dependendo como se diz, se sente diferente.
    Ou seria só condicionamento?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!