quarta-feira, 26 de junho de 2024

Vozes periféricas

 
Eu assisti uma reportagem falando sobre a retirada de vendedores ambulantes de àreas de comércio nas grandes cidades do Brasil. Um dos vendedores, chorando, disse que não tem o que fazer a não ser vender seus produtos. Disse que já procurou emprego com carteira assinada, mas por ser analfabeto não conseguiu nada.
Aí, eu me lembrei desse texto, que escrevi há mais de 10 anos, lá no inicio do blog. Infelizmente ele está e parece que vai continuar atual, por muito tempo.



E aí irmão? Tudo beleza? Tamo junto aí, tá ligado? Se piá algum pobrema é só falá cum nóis, qui nóis tá na área e si relá ni nóis é penalti irmão, i si fô penalti, aí fudeu mano, a casa cai... 

Cê si ligô maluco? Então se liga!

Vô falá uma realidade agora aqui mano. As autoridade tá de brincadêra cum nóis aí maluco. Os hômi num qué deixá nóis vendê os produto chinêis aqui na cidade. Eles tão falano qui nóis é ligado c'os tráfico, mais nóis num semo não irmão! 

Nóis vende é produtos diferente. Nóis vende as coisa eletrônica e umas rôpa di marca. Nossas marca é igual as dos bacana e aí os cara pira, tá ligado? Porque nossas rôpa é igualzinha as que tão nas vitrine, só que é menos da metade dos preço! Isso dêxa os home maluco cum nóis. 

Os patrão tão de bronquinha ca gente e tão jogando a policia em cima di nóis, véio. Os homi não tão dexano nóis fazê as correria. Depois, os mano, comerciante alternativo daqui vira tudo ladrão e as autoridade vão falá qui ainda não tem culpa di nada. Mas como qui não tem culpa?

Vô falá a real, pega a visão! Na verdade as autoridade só lembra di nóis na época das eleição, tá ligado? Vem os bacana aqui, pega as criancinha, dá bejim nas criancinha, pága pipoca pros mano, pága docinho pras mina, pága umas garrafa di pinga pros sinhô alcólatra, i depois di eleito os cara vira fumaça. 

Nunca mais aparece na comunidade até a otra eleição. Ai eu te pergunto irmão, i as obras social qui os dotor prometeu pra nóis? I as escola boa, i as oportunidade que eles fala nos palanque? Os cara num presta irmão, é tudo uma cambada de hipócrita véio, i o pior é que na próxima eleição, os mêmo dotor aparece aqui, cas mesma cara de anjinho, beijano as criancinha di novo. E o pior é qui nóis entra na deles di novo e vóta nos mesmo ladrão.

As criancinha lá de casa tá chorano quereno leite. Onde é qui eu vô arrumá leite si eu não vendê os produto chinêis? Explica pra mim aí irmão?

Os patrão num mi contrata pra nada purque eu nem sei falá qui nem os bacana, eu só sei conversá errado em com as gíria no meio. 

Fazê o quê véio? Eu aprendi assim! 

Nas rua a gente aprendi assim... 

Mas eu num sô ladrão mano, sô genti boa e trabalhador. Quando os patrão apertá mêmo nossos comercio, e não tivé mais como eu fazê meus corre aqui, eu vô catá latinha, vô catá papelão, vô trabalhá di servente di pedrêro, eu dô meus pulo irmão. 

Eu nunca me envolvi c'os tráfico, tá ligado? E tem mais um monte de irmão aqui que também nunca se envolveu. 

Mas os bacana põe nóis tudo na mesma panela e acha qui nóis é tudo maloquero, só porque nóis num sabe lê, num sabe falá direito e porque nóis é feio... Mas se liga aí irmão, no meio dos feio também tem gente boa. 

Tá faltano é os dotor das eleição dá uma ajudinha pra nóis... Se num fô pra nóis pelo menos pras criancinha que vem vino aí na sequência... Quem sabe as próxima geração acaba melhorano aqui na comunidade e ocêis olha pra elas como se fosse gente.

Agora, vô sai fora aí irmão, tenho qui vendê uns produto e fazê meus corre! Dinhêro tá difícil, tá ligado? 

Falô irmão! Tamo junto aí! Se piá algum pobrema é só falá cum nóis, nóis é feio mais é gente boa, e já te falei maluco, nóis tá na área e si relá ni nóis é penalti!



12 comentários:

  1. Texto perfeito. Uma realidade trise descrita passo a passo. Pessoas de bem que por falta de oportunidade que querem conseguir seu ganha pão na honestidade e infelizmente não conseguem. Triste realidade. Parabéns pelo texto Mansin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, o elogoi vindo de um mestre igual a você, significa muito.
      Obrigado!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Incrível como certos temas não envelhecem. Esse é um deles. Tudo continua igual e as desigualdades escancaradas! Belo texto! abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Chica! Tem coisa que não muda nunca, né?

      Excluir
  3. Boa noite de Paz, André!
    O tema é antigo e atual.
    O que mais admiro é sua legitimidade no vocabulário falado deles.
    Nossa! É muito difícil escrever como eles falam. Já ler, fica normal, de tanto que fomos nos habituando...
    Aqui, na orla da capital, estão mexendo com os qiosqueiros que pagam impostos altos para estarem ali e vão ficar a ver navios, uma vez expulsos de lá. Uns estão assim como descreve sua crônica, há décadas. Não sabem fazer outra coisa e investiram tudo do pouco que tinham.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      É verdade Rosélia, ninguém pensa nos menos favorecidos.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Nosso país tem uma dívida social enorme e parece que entra governo e sai governo e nada melhora. Programas sociais como "Bolsa Família" ameniza mas não está longe de ir no cerne do problema. Todo país que se desenvolveu em um relativo espaço de tempo o fez via educação de qualidade para todos. Foi assim na Coreia do Sul, Singapura, etc. Os EUA são um caso à parte. O Brasil precisa investir melhor na educação pública, pois dinheiro tem e muito! E porque a escola de pobre não é igual a escola de rico?
    Usar a escrita como se fala ficou muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dudu.
      A educação deveria ser a saída, mas os políticos não querem.
      Preferem deixar o povo pobre e dependente.

      Excluir
  5. corrigindo, "Bolsa Família" ameniza mas está longe de ir ao cerne do problema...digito muito rápido e àsvez sai erru.....rs

    ResponderExcluir
  6. É tão triste que temas antigos não evoluem e deixam de existir em nosso país, músicas sociais, filmes e temas com problemas no túnel do tempo parecem tão modernos e, infelizmente, ainda são. Isso mostra o quanto somos atrasados na enorme dívida social que temos com os menos favorecidos. A roubalheira é tanta em vários segmentos no alto escalão que deixam de fazer o básico e tudo vira uma grande bola de neve que atropela os trabalhadores. Nosso país tem tanto potencial, mas teria que trocar os governantes desde o início de tudo. É só estudar história que a raiz de tudo está lá claramente para quem quiser ver. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. She, a coisa é feia minha amiga! E querem que seja assim.
      Gado da direira e gado da esquerda.

      Excluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!