sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dois meninos


Zéquinha chegou da escola correndo, jogou sua mochila na cama e apressadamente voou até o fogão. Colocou arroz, feijão, bife, ovo frito e um pouco de abóbora. Sentou-se no sofá da sala e matou seu pratão com um grande copo de laranjada, pra ajudar a empurrar tudo. Em minutos ele já tinha dado um beijo em sua mãe e estava gritando na frente do portão de Osvaldo seu amigo:
- Anda Osvaldo, "vamo" logo!
Quase que instantaneamente, Osvaldo se materializou na rua com uma bola debaixo do braço e os dois foram correndo pro campinho onde seus amigos estavam esperando pra começar a pelada.
Wilson Júnior chegou da escola, abriu a porta devagar, limpou os pés, entrou e colocou sua mochila em cima da escrivaninha do lado esquerdo, encaixadinha entre a parede e o computador.
Depois disso, Wilson lavou bem as mãos enquanto a empregada esquentava o marmitex no forno de microondas. Wilson mastigou a comida bem mastigadinha. Tinha arroz, lasanha, batata frita, salpicão e bife à role, tudo acompanhado com um copo de refrigerante. Ele estava meio amarelo ultimamente, e o médico da família receitou uma vitamina que devia ser tomada logo após o almoço. Wilson acabou de almoçar, escovou os dentes e foi para seu quarto ligar o computador.
Zéquinha estava empolgado, seu time estava bom! Estavam ganhando do time da rua de baixo, e quem perdesse iria pagar tubaína e paçoquinha pro outro time.
- Toca a bola Roliço - gritou Carlinhos - toca logo!
Roliço tocou a bola pro Carlinhos, que tocou pro Zéquinha que chutou pro gooooooolllllllllllllllllllll!
- Hahahahaha - gargalhou Zéquinha - ganhamos a tubaína e paçoquinha!
Wilson Júnior conversou um pouco no facebook com alguns amigos virtuais e depois abriu uma página de jogos on line, pra jogar em rede com outros amigos que não conhecia.
Depois da partida emocionante, Zéquinha e os moleques foram roubar manga no quintal do seu Argemiro. Eles fizeram escadinha com as mãos e pularam o muro. Os meninos deram sorte porque seu Argemiro tinha saído e havia prendido os cachorros no quintal da frente de sua casa. Foi uma festa só!
Wilson Júnior era bom em matar os soldados inimigos no computador. Matou, correu, jogou bomba, dirigiu helicóptero e submarino. Ficou sentado em frente ao jogo, das quatro da tarde até as oito da noite quando sua mãe e seu pai chegaram do trabalho.
Zéquinha voltou das brincadeiras por volta das cinco horas. Comeu um pedação de bolo de fubá com leite e foi fazer a lição de casa.
As sete horas jantou, e se sentou na calçada junto com seus pais e os pais dos seus amigos num grande bate papo. As dez morto de sono Zéquinha tomou um copo de leite quentinho que sua mãe preparou e desmaiou até o outro dia... Sua mãe foi ao seu quarto, deu-lhe um beijo no rosto, e o cobriu com carinho. Então ele sorriu mesmo dormindo e sonhou com os anjos.
Enquanto os pais de Wilson Júnior estavam checando seus e-mails, ele ficou mais um tempo no facebook. Depois disso desceu com cuidado a escada, foi até a cozinha, tomou um copo de refrigerante, abriu um pacote de bolacha recheada, e passando pela sala, falou boa noite aos pais e foi dormir.
Os pais responderam sem levantar e nem tirar os olhos do computador. Wilson teve pesadelos... Sonhou que o exército inimigo o havia capturado e que ele estava encurralado num beco sem saída...




5 comentários:

  1. Que beleza de texto. Essa diferença entre os dois meninos, tão bem ressaltada, tão bem mostrada. Zequinha com sua liberdade dá de DEZ a ZERO na vida de Wilson Junior que, coitado, nem se dá conta, mas é um infeliz! Adorei! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Tão comum isso hj né?
    Pela falta de segurança nossas crianças acabam ficando presas, e a tecnologia vem roubando a atenção delas. Se vc pergunta para uma criança o que ela quer ganhar ela poderá lhe responder: tablet, computador, notebook, celular.
    Natal passado fui pegar as cartinhas no correio só tinham esses tipos de presentes.
    Ninguém pede bola e bonecas.
    Precisamos ficar atentos o que andamos fazendo com as nossas amadas crianças.

    Um lindo dia pra vc =)

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo querido Andre, amei ler aqui, logo nas primeiras linhas pensei em meu filho, rs, hoje adulto e com filhos adolescentes(sou velha,rsrs), ele fazia como o Zequinha, cresceu forte e saudável, hoje bem sucedido na vida.
    Meus netos, ah, eles estão indo bem, estudam, vão bem nas escolas, mas nenhum deles sentem o prazer de viver assim como o Zequinha, pelo menos é o que penso, eles se mostram felizes...
    Duas vidas bem diferentes que muito bem descrevestes, texto reflexivo, mas meu amigo, ainda bem que existem muitos "Zequinhas", pelo menos longe das grandes cidades!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  4. Nem sempre ter uma melhor posição social, faz uma criança feliz. O principal, é o amor dos pais , e a sã convivência com as outras crianças.
    Claro que hoje em dia a vida está muito complicada os pais têm que trabalhar muito para criar os filhos. Chegam à noite cansados e sem vontade para nada. Logo a tendência é colmatar a ausência e falta de tempo, ofertando aos filhos, brinquedos electrónicos.
    Há pouco tempo a minha neta disse-me que gostava mais de vir para a minha casa do que ficar com a outra avó. Pensei que era logico, já que ela foi criada comigo até entrar para a escolinha. Mas ainda assim perguntei-lhe porquê. E ela respondeu-me. "porque a avó Elisa nunca tem tempo para brincar comigo. A avó Elisa , anda sempre a limpar a casa, a passar a ferro, a fazer comida lavar a loiça. Quando acaba diz que está muito cansada e senta-se a ver TV. E eu levo o dia a ver TV, ou a jogar no pc. Aqui tu vais comigo ao parque, brincas comigo, contas-me histórias. Logico que eu antes quero vir para a tua casa"
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo
    Infelizmente hoje existe muito mais Wilson(s) do que Zéquinhas. Na maioria das cidades já não sobraram espaços para brincadeiras de rua.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!