sábado, 17 de agosto de 2013

A salvação de Jonas

Olá amigos! Esse texto, "A salvação de Jonas", foi um texto que escrevi a algum tempo, e que de forma alegórica fala de uma coisa muito importante: A leitura, e o quanto ela ajuda no nosso crescimento pessoal. 
Quem segue meu blog, sabe que escrevi um livro, e que estava na batalha para publicá-lo. A mais ou menos um mês, eu e a Editora Habermann, assinamos um contrato para a publicação desse meu primeiro livro, de nome: "Você vai saber porquê". O lançamento ainda não tem data marcada, mas meu editor disse que é para o final de outubro ou começo de novembro.
Então eu quero lhes dizer muito obrigado por vocês virem aqui, elogiarem meus escritos e fazerem eu acreditar que poderia fazer coisa melhor. 
Graças a amizade, incentivo e apoio de vocês, uma grande parte desse livro foi escrito. 
Espero que ele ajude alguém a se divertir em algum momento de derrotismo, assim como vivia o Jonas do texto abaixo!
Obrigado amigos e seguidores, vocês são demais!





Jonas olhou a sua volta, tudo estava escuro, a lama cobria-lhe o joelho, a cada passo que ele tentava dar se atolava mais e mais. Jonas não via saída, o caminho estava difícil demais pra ele. O sol já não batia mais em seu rosto, a floresta era muito densa e as arvores encobriam o horizonte. De dentro da vegetação ele ouvia sussurros e uivos. Parece que falavam dele, mas não dava pra ter certeza pois as vozes vinham de sombras que ora apareciam por detrás das folhas e ora sumiam fazendo algazarra.
- Ei! - Gritou Jonas - vocês aí, me ajudem. Estou perdido!
Não adiantava, a cada grito de Jonas, a cada pedido seu, as vozes se calavam e apenas olhos esbugalhados apareciam em meio ao breu. Esses olhos pareciam curiosos pra saber se Jonas iria sair da enrascada em que estava mas não pareciam querer ajudar.
Jonas estava aflito, e com esforço sobre-humano ainda dava passos lentos e tentava prosseguir. Ele levantava uma perna da lama pegajosa, inclinava seu corpo pra frente e pisava mais adiante, depois repetia com a outra perna e assim ia tentando sobreviver.
De vez em quando Jonas sentia que alguém segurava sua perna e lhe puxava pra baixo, ele sentia que de vez em quando alguém colocava mais lama no meio do caminho, mas Jonas precisava vencer, Jonas precisava prosseguir, Jonas precisava respirar, Jonas precisava sobreviver.
Foi quando uma pessoa apareceu do outro lado do caminho, ela parecia conhecida. - Olá! - Falou Jonas - Você é a minha professora da quarta série?
A pessoa não respondeu mas jogou um livro para Jonas, o livro se depositou no fundo da lama e Jonas pôde se apoiar nele. Foi quando mais pessoas apareceram ao lado do caminho. Todos pareciam conhecidos de Jonas, uns pareciam antigos professores, um parecia com o dono da livraria, outro parecia o dono da banca de jornais, e eles foram jogando livros e mais livros para Jonas.
Jonas notou que essas pessoas que hoje vinham lhe ajudar, ele, no decorrer de sua vida, não havia dado muita importância a elas...
Mesmo assim elas arremessavam revistas, jornais e muitos livros para ele.  
Jonas ia usando esses livros como escada, subindo, subindo, saindo da lama até que conseguiu sair do buraco em que estava. Até que conseguiu atingir terra firme, terra sólida e sair da densidão daquela floresta negra... 
Então o sol bateu de novo em seu rosto, então as cores da vida tornaram a aparecer.
Então, Jonas sorriu!

37 comentários:

  1. Lembro bem desse teu texto,lindo! E que legal saber ter o teu sonho realizado, né? Vale tentar, perseguir! SUCESSO!! abração, fico tri feliz e sempre na torcida! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chiquinha! Sua amizade e torcida é muito importante pra mim.

      Excluir
  2. Querido Andre, é assim que acontece na realidade.
    Não me imagino sem saber ler, acho que que sofreria muuuuiito, seria igual um cego, que quer ver mais não pode, sua deficiência fala mais alto.
    Tenho uma amiga jornalista, que sempre diz: "Leia tudo, inclusive bula de remédio." Gosto desta expressão que aprendi com ela e sempre falo para os amigos, que sabem ler, mas não gostam de ler.
    Parabéns pelo livro. Estamos na torcida. Já deu tudo certo!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carlos Hamilton! Quem lê pensa melhor, fala melhor, age melhor!
      Obrigado por sua visita!

      Excluir
  3. Dé!!!
    Fico orgulhosa de te ver lançando esse livro! Com certeza será um sucesso!

    O texto é excelente tb... Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!Dedé,meu amigo
    ...estou aguardando ansiosamente a "chegada" do livro e a realização de mais um de seus sonhos.Parabéns.
    Não me lembro de ter lido...penso até que o ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a
    inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante.
    Alguns , descobrem os caminhos por conta própria , enquanto outros são incentivados...e nesse processo, por vezes, não damos total importância à muitos que tentam nos inserir no
    fantástico mundo da leitura, conseqüentemente no mundo da escrita, como foi o caso de Jonas...e por fim, creio que a leitura não é apenas um meio de decifrar palavras, mas deve sim ser uma forma de desenvolver um hábito,leitores/as assíduos/as, que realmente gostem, pois
    o aprendizado não é regido através de imposições.
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Belo domingo
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felizão!
      Rapaz, não me imagino sem ler e sem escrever. Isso é legal aqui na blogosfera, pois temos muitos amigos assim!
      Vc como já te falei, merece uma compilação e publicação de seus poemas, por isso! Fico feliz em receber sua visita e sua torcida pelo meu livro!
      Obrigado amigo!

      Excluir
  5. OI André que boa notícia, vc finalmente conseguiu seu sonho, obaaaaaaaaa!

    PARABÉNS MEU AMIGO E ME AVISA ASSIM QUE PUBLICAR!
    beijos

    Lu C.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andre, não conhecia seu blog, encantada.Boa leitura ,texto solto e inteligente.Obrigada pela visita ,volte sempre por lá e já sou sua seguidora.
    um ótimo domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yasmine!
      gOSTEI MUITO DO SEU ESPAÇO TAMBÉM, PARABÉNS!

      Excluir
  7. Fala, Mansim!!

    cara, a capa ficou muito legal, parabéns pela vitória, que de certo, será a primeira dentre muitas que virão. E você estará fazendo sua parte para salvar outros Jonas em suas caminhadas pela vida!

    valeu, camarada, tô feliz por você. Abraços

    ResponderExcluir
  8. ANDRÉ:Como sempre, meu grande amigo, seus textos emocionam-me!As vezes, até lágrimas caem!!!Verdade,viu?Quão maravilhoso e abençoado este contrato entre vc e a editora! Amiguinho, eu sabia que vc iria conseguir! Seu potencial é imenso!!Dar para ver pelos seus escritos.São sábios, valentes,dinâmicos,
    criativos,harmoniosos!Sempre trazem uma grande lição de vida! Este relato de JONAS, meu Deus!!!Hoje é a segunda vez que vejo falar dele!Acho que é Deus falando comigo!
    Também procuro aprender mais nas leituras de livros, vídeos,orações,hinos,e tudo que levam-me para o alto!Também irei sorrir de verdade ainda! Te digo:A leitura está contribuindo e muito na minha vida! Estou aprendendo e implantando dentro de mim.
    Sucesso hoje e sempre!Vc merece tudo isso!Vá com força, Deus está contigo e estará abençoando-lhe!Bjs, lindo domingo e abençoada semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adeladia!
      Puxa, como é bom ler seus comentários... Muito obrigado minha amiga!

      Excluir
  9. Oi André, meu amigo!
    Então vc conseguiu. Parabéns!!
    Estou feliz por vc!! Que Deus continue te abençoando!
    O meu tb está vindo por aí...
    Gostei muito do texto tb. Muito criativo!
    Um grande abraço, e um ótimo fim de semana.
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Adê!
      Estou na espera do seu livro também!

      Excluir
  10. É pelos livros, ou seja, pelo conhecimento que eles trazem e podem nos oferecer, é que se é possível libertar-se da negra floresta do desconhecimento e brilhar numa vida plena de conhecimento e descobertas. André; maravilhoso meu caro poder saber que o amigo está prestes a realizar um sonho. Os que te incentivam e elogiam o seu trabalho, principalmente aqui no seu blog, não fazem isso por uma falsa gentileza a você, mas sim por reconhecerem o talento que em você existe. Talento esse, refletido nas publicações que faz aqui nesse espaço. Parabéns desde já e sucesso meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PCzão! Meu camarada! Suas considerações sobre as coisas que escrevo sempre me ajudaram muito, e eeu vejo sinceridade nelas. Obrigado meu amigo!

      Excluir
  11. André, cara, que ótima notícia, e essa realização só foi consequência do teu amadurecimento como escritor através do teu blog aqui, e pude acompanhar in loco esse teu crescimento, e fico muito feliz por isso, e quando sair, quero dois livros autografados, um pra mim mesmo, o outro vou sortear no meu blog, e mais uma vez parabéns pra ti. E lembro muito bem do texto ai em cima, excelente.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chengão! Vc é meu parceirão das antigas!

      Excluir
  12. Os livros trazem conhecimento e abrem portas. Seu conto é muito bom e estou certa de que seu livro será apenas o primeiro de uma série. É muito criativo e vemos, por suas publicações, que tem talento. Parabéns!!!!!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mary! Esse elogio vindo de uma menina tão inteligente e talentosa como é vc, é muito importante!

      Excluir
  13. Oi Andre!Que legal vai ser seu novo livro!Quero adquirir assim que sair!Adorei a sua ideia e como temos Jonas espalhados pelo mundo,a começar por mim mesma!Seu blog tb já faz parte dos blogs favoritos!Não esqueça de dar um toque no lançamento do livro,ok? Quero ajudar a divulgar tb.Bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Anne! Vou precisar de ajuda para divulgação mesmo!
      Valeu!

      Excluir
  14. A capa ficou massa e instiga a vontade de abrir imediatamente a primeira página. Um passarinho me disse que são páginas boas demais de se ler. Que venha loguinho.

    Beijo, André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha, esses passarinhos faladores viu!

      Excluir
  15. Oi menino
    Gostei da analogia. Realmente a leitura nos tira da lama do desconhecimento. Vamos aguardar o livro que com certeza será uma sucesso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Olá André,

    Parabéns pelo livro! Sou candidata a lê-lo. Desejo-lhe muito sucesso. Seus textos são muito criativos e envolventes.
    Já tive oportunidade de ler este seu ótimo texto sobre 'A Salvação de Jonas'.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Adoreeeei a capa do livro! *__*
    E, parabéns! hahahah.

    Raí ~ http://raiwrites.com

    ResponderExcluir
  18. Dedé,
    lembro desse texto! Mas bha tchê! demoro para vir e quando venho tem texto que eu já li hahaha
    Parabéns pelo livro e é sim um sonho teu, meu, de muita gente, ver nossos textos em papel e que as pessoas leiam.
    Muito sucesso!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Verdade???
    Parabéns pelo livro, é realmente um sonho para quem escreve!!!!!
    Vou, com certeza, querer tê-lo!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!