sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Encantar





Algumas pessoas se acham menores que as outras porque não tem o mesmo status social daquelas que julga, bem sucedidas, ou porque são de uma família de condições precárias, ou porque não tem o cargo dos seus sonhos em seu serviço. Por isso elas se trancam em si mesmas e se tornam pessoas tímidas e as vezes amargas.
O maior problema que essas pessoas encontram na vida, é que elas perdem o dom de encantar. E sem encanto, tudo se torna morno e sem graça. Quer coisa mais chata que uma pessoa sem graça?
Eu conheço uma pessoa que tem uma condição precária, muito precária, pois nem pessoa ela é considerada... Essa pessoa é minha cachorra Frida!
A Frida, apesar de ser uma cachorra, tem tanto poder de encantar, de demonstrar carinho, companheirismo, alegria, amizade e mais um monte de encantos, que foi elevada a categoria de “pessoa de quatro patas”.
O engraçado é que algumas pessoas que são amigas da minha família e que não gostavam de cachorro, dizendo que nunca teriam um em casa, se encantaram tanto com a Fridona, que arrumaram um companheiro canino pra trazer alegria em suas vidas!
A Frida encanta pela forma estabanada e incondicional em que ama! Ela não sabe falar, não tem escolaridade, mora numa casinha no quintal e não entra dentro de casa. Mas pra ela nada disso é problema. O importante pra ela, são os momentos em que ela pode passar perto de mim, da minha esposa, da Chambinha (minha gata), e dos amigos que nos visitam. Ela aproveita esses pequenos momentos e com sua alegria, ganha o coração e o respeito de quem a conhece.
O que eu estou querendo falar com isso?
Estou querendo falar, que se uma pessoa é triste, amarga, tímida demais e se sente inferior por vários motivos que a vida lhe impôs, ela perde o poder do encantamento, e isso joga contra ela! Pois se uma pessoa demonstra ser uma pessoa legal, amável, companheira, “pau pra toda obra” e principalmente feliz, tenha certeza que coisas boas acontecerão na vida dessa pessoa. Seu serviço vai melhorar, suas relações pessoais vão melhorar, seu nível social vai melhorar, sua auto-estima vai melhorar e “de tabela”, vai contagiar a auto-estima de quem estiver do seu lado. Quem não quer conviver ao lado de uma pessoa assim?
Por isso acho que a Frida é tão querida por minha família, por meus amigos e por todo mundo que a conhece! Por isso hoje ela subiu de cargo. Não é mais uma cachorra e sim, uma pessoa de quatro patas!
Faça você também como a Frida faz, e suba de cargo na vida e no reconhecimento das pessoas. Deixe a vergonha e o amargor de lado, seja e faça as pessoas felizes. Você só tem a ganhar com isso, e todos a sua volta também!

45 comentários:

  1. Texto gostoso esse! Grande incentivo Dé! Eu ja te disse e reputo eu amo essa dona Frila aí sem ao menos conhecer-la! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha a Fridona é demais mesmo Camilinha!

      Excluir
  2. Rapaz... Eu adorei a analogia que fez com a Frida e com as relações ditas "humanas". Há animais muito mais "humanos" em sua definição do que muitos humanos.
    Penso que temos nossos momentos ruins, de mau humor, contanto, não poderia concordar mais com você de que quando isto tende a ser um hábito, acaba afastando pessoas de pessoas e, as que cultivam estes hábitos, por vezes nem percebem o mal que fazem muito mais a si mesmas do que aos seus semelhantes, que vão seguindo adiante, enquanto as mesmas permanecem petrificadas sem ao menos perceber. E há ainda os que pensam que sendo assim se destacam, o que é mera ilusão, porque as pessoas cansam de tanto negativismo.
    Excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter momentos ruin é normal né Crhis, mas "ser" o momento ruim, não dá!!!!!

      Valeu por aparecer!

      Excluir
  3. Olá, querido Mansim! Então... Nem sempre é fácil tornar-se amável e gentil com as pauladas da vida. Mas temos que enfrentar isso... De qualquer maneira... Afinal, o isolamento só leva mesmo aos fantasmas interiores. Para quem está dentro, o processo de volta a esse mundo multicolorido é bem lento. Contudo a vida é feita de pequenos passinhos, de exemplos. A Frida [de Frida Garbo?] é um ótimo exemplo. Aliás, temos tanto a aprender com nossos irmãos animais das florestas e afins [como dizia São Francisco de Assis] - eles amam, doam-se, morrem por seus filhotes e até companheiros de manada! E nós.. Nós somos a velha história de sempre... Que estampa os jornais de psiquiatria, as receitas das farmácias, os jornais de quinta...

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário Frankinha, realmente a vida as vezes joga contra a gente, mas a gente se quizer, vence sempre no final!

      Excluir
  4. Anônimo21.9.12

    Amei essa postagem..... Nossa que carinho e que comparação mais significativa que vc expôs.... Parabéns...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jana! Por comentar e pela visita!

      Excluir
  5. Dedé, tudo bem?
    Essa Fridona é uma lindona!

    A lição que os animais nos proporcionam é mesmo divina,uma pena que muitas pessoas não se sirvam delas para evoluir, é fato.
    Ás vezes é difícil mesmo viver, com tantos obstáculos, o que incluem os relacionamentos diários, mas que os animais nos tornam mais gente com o convívio deles, é verdade; o que nem sempre acontece quando convivemos com a nossa própria espécie.
    Abração ao povo daí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses obstáculos afastam as pessoas as vezes né Cissa... Mas a gente tem que se superar e superá-los a cada dia!

      Excluir
  6. Oi André!
    Que legal essa postagem!
    Adorei a comparação, pois tenho um cachorro, o Bóris, ele é o máximo,
    ninguém consegue ficar triste perto dele, só falta falar..rsrs, se insistir
    um pouquinho mais acho que até consegue! kk!
    Muitas pessoas são fechadas, tímidas, fico com dó...apesar d'eu ser só um pouquinho..., mas há também aquelas que não fazem questão nenhuma de ser simpáticas, uma pena, pois o tempo passa, as pessoas vão-se embora, e perde-se uma ótima oportunidade de fazer bons amigos!
    Beijo e um final de semana cheio de alegrias!
    Mariangela

    Ah! meu filho também se chama André ...Dedé ou Dé ! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha, o Bóris deve ser assim como é a Frida! Uma pessoa de 4 patas!

      Excluir
  7. Gostei da comparação amigo. Apesar de achar que cachorro é muito melhor que gente.
    De resto eu nunca fui assim. Ou pelo menos eu acho que não. Apesar de me sentir inferior por não ter tido oportunidade de estudar. Mas aquilo que não me ensinaram eu procurei aprender sozinha, e sabe de uma coisa? Ainda tenho esperança de tirar um curso um dia. Nem que seja aos 80 anos. Vamos ver se a esperança se torna realidade.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai sim estudar e se formar! E posso lhe falar uma coisa? Você escreve muuuuito melhor que muita gente formada por aí!

      Excluir
  8. Que lindo e uma declaração à Frida! Ela é amigona e ensina com seu jeito de ser. Quem gosta de ter por perto gente ou cachorro daqueles histéricos que a toda hora estão gritando? Ninguém!

    A Frida soube conquistar a todos, convive bem e é amada. Se todas as pessoas fizessem o mesmo, seria muito mais legal. Aprendemos muito com nossos amigos. Tenho a Cuca aqui.è um doce de já senhora cachorra, mas ainda provoca brincadeiras,. não se entrega nunca.Um doce! abração,lindo fds!chica e au,aus pra Fridona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chica! E manda um abração pra Cuca!

      Excluir
  9. Amigo vim esclarecer uma interrogação sua lá no Sexta. A Seca do Bacalhau onde o Manuel morava (e eu nasci) tinha navios à pesca do bacalhau desde 1892. Os Navios partiam para a pesca em finais de Março e regressavam em finais de Agosto princípios de Setembro. A safra e o trabalho de mais de 400pessoas que descarregavam, lavavam, secavam e enfardavam o bacalhau (naquele tempo não havia máquinas era tudo feito manualmente) se estendia entre a chegada e a partida dos navios como é logico. Quando num capítulo eu digo que chegou o primeiro navio refiro-me ao primeiro da safra desse ano. Porque eram 5 e não chegavam todos ao mesmo tempo.
    Espero tê-lo esclarecido. E sim os Portugueses pescam bacalhau há mais de 500 anos. Em tempos era o prato dos pobres. Hoje custa mais um quilo de bacalhau do que de bifes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. você disse tudo! É como lei da atração, se a pessoa é feliz e encanta a todos, com certeza ela traz isso de volta para a vida dela e acaba conseguindo fazer as coisas melhorarem, tudo melhora, os relacionamentos, o profissional, enfim, agora se a pessoa só reclama da vida, que não faz nada para ajudar a si próprio ou aos outros, a tendência é as pessoas se afastarem dessa pessoa, assim como as boas oportunidades na vida também vão se afastar, afinal quem gosta de pessoas que só ficam para baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém gosta desse tipo de gente né Denise! Gente igual a Frida é bem melhor!

      Excluir
  11. Oi meu amigo, bom dia! Adorei o texto!
    A Fridona é muito linda! rsrsrs
    É verdade: os cães têm o dom de encantar! Eu adoro a minha cachorrinha Serena e todos os cães de minha família.
    E infelizmente, também é verdade: alguns cães têm mais qualidades do que muita gente amarga que existe por aí...
    São pessoas recalcadas que se fecham em seus complexos e não enxergam que têm muito a oferecer às outras pessoas!
    Bela reflexão!
    Um grande abraço, que Deus o abençoe.
    Adelisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelisa, obrigado por aparecer e ser tão presente aqui nos comentários.

      Realmente, alguns cães tem qualidades que deveriam ser humanas! Mas um dia a gente aprende, hahahahahahha.

      Obrigado!

      Excluir
  12. RODRIGO NSILVA 8222.9.12

    Fala AMIGO ANDRÉ!!

    É por isso que até hoje os cães reinam absolutos como os animais mais companheiros e fiéis, qualidade esta considerada essencial e que falta em boa parte dos seres humanos.

    Os animais não tem ambiçoes, preconceitos nem distinguem ou discriminam pobre de rico, negro de branco, feio ou bonito... e quando ''matam'' é apenas pelo instinto de sobrevivencia, pela alimentação comoaconetce com os animais selvagens. Nunca matam por causa de ciúme, herança e etc.

    Lógico que a maior dadiva que Deus deu ao homem tambem como tempo e a evolução humana, tornou-se seu pior algoz que é o raciocínio, a capacidade de discernir.
    Isto fez os homens deixar de observar seu próprio Eu interior, seu próprio universo interno e começaram a reparar o dos outros e ao invés de se perguntar porque o do outro é melhor, se esquecem de que o seu próprio pode ser tão bom quanto.
    Basta querer de verdade, ter fé e se esforçar.
    Penso eu, que Deus em sua infinita sabedoria tenha criado os animais realmente com esse propósito: mostrar como é possível ser feliz enxergando a simplicidade das pequenas coisas e gestos.
    Lembre agora da feição da Fridona quando alguem retribui seus carinhos e alegria...Certamente ela se comporta como alguem que está feliz DE VERDADE! apenas porque ganhou um gesto de carinho...
    Eu tambem tenho meu cachrro Billy que tambem já foi promovido à pessoas de 4 patas, rsrsrs...

    Sempre escolhendo os temas certos hein amigo? Parabens e um ótimo fds!!
    Nesse momento, lembre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahha valeu Rodrigão! Seus comentários são sempre muito bons, e só dão mais crédito as minhas postagens! Valeu!

      Excluir
  13. Oi André! Olha eu aqui outra vez! É que me lembrei de um post da minha irmã em que ela fala do seu cachorrinho Amadeus (que era da minha sobrinha Júlia).
    Ele é um fofo!
    Segue o link abaixo:
    Um grande abraço e um ótimo fim de semana.
    Adelisa.

    http://saudadedajuju.blogspot.com.br/2012/09/apenas-um-cachorro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá... Puxa o textp é um pouco triste! Ainda bem que o Amadeus faz a sua parte né?

      Excluir
    2. É... a história é triste...Mas a minha irmã é uma guerreira!
      Ainda bem que ele tem esse companheirinho de 4 patas para alegrá-la!
      Abçs!

      Excluir
  14. É André feliz da Fridona é desprovida de complexos.
    Confesso que luto contra eles porque o racional e mais complicado e somos um emaranhado de sentimentos e emoções negativas e positivas.
    Feliz daquele que pode contar com o divã (não confunda com Odivã do vasco rsrsrs))ou daquele que se formou ou se formará em um ambiente de paz, com carinho e amor na medida certa.
    É bom que faças estas analogias também para alertar para a formação dos filhos porque cada tijolo do templo humano deve ser assentado no nível e no prumo desde a base para que não desmorone ou que tenha que estar sempre passando por reformas até o fim.
    Não sou um poço de angustias, mas penso que grande parte da humanidade deve ter momentos de reflexão para entender que não ser o centro das atenções e nem um ser insignificante relegado a segundo plano.
    Nem inferior e nem superior.
    Parece fácil he he he, mas é aí que nem Freud explica.
    Quem sabe a Frida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha esse meu tio é o cara!!!!

      Excluir
  15. Olá!Boa tarde!
    Amigo André!
    ... É uma busca eterna, quase ofegante, verdadeiras manobras pontuais para ser feliz a toda a hora e a todo instante...porém temos que sempre nos lembrar que se alguém está em um momento ruim e nós reagimos, também de forma ruim, estamos fazendo parte da mesma sintonia durante o tempo que ficamos envolvidos, e o bem deixou de estar presente em nós, porque nossa sintonia tornou-se repleta do mal pensado e sintonizado. Assim sendo não daria gozo.Este é o desafio que temos , buscar dentro de nós mesmos o poder do encantamento, ver o mundo mais cor de rosa. É difícil ,mas só assim viveremos encantados e encantaremos quem estiver em nossos caminhos...
    A Frida está muito linda e certa, tanto que já foi promovida... eu tenho 3 gatos ( Zé Bigode, Gorducho e Zorro, e muitas vezes quando SOU o momento ruim, eu os procuro...e zefini!
    VaLEu?
    Obrigado pelas palavras, e sou eu que tenho q te agradecer pela gentileza de sempre!
    Bom final de semana!
    aBRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahhaha vc é bom pra arrumar nome pros seus gatps hein Felisão! Hahahahaha, valeu!

      Excluir
  16. Fala Dedé, concordo com a Cissa, os animais, que são considerados 'irracionais', em alguns momentos, são mais racionais que nós, somos especialistas em reclamar, murmurar, pedir, chorar, sempre nos fazemos de vítimas para mendigar atenção e misericórdia, é por isso que a humanidade sempre vai ter dificuldade de se relacionar de forma madura, alegre e despretensiosa.

    Ótimo texto, abração pra ti mano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço Chengão, tenha uma ótima semana!

      Excluir
  17. Oi amigo,

    Tudo bem? Estou sempre aprendendo com o Dante, o cachorro do meu filho, pois percebo atos de extrema fidelidade. Aqui em casa, é filho do meu filho e para todos sou a avó. Então concordo com tudo que descrevesse da Frida.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahhaa avó do Dante! Hahahahaha isso mesmo!

      Excluir
  18. Quem dera aprendêssemos esta preciosa lição. Singelo e motivador.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo23.9.12

    O pior é quando temos animais humanos ao nosso redor e eles não nos passam nada que preste.

    ResponderExcluir
  20. André o/
    Tudo blz? Ah que bom que vc curtiu o coslay do Mãos de Tesoura =)
    Esse texto vc disse tudo! É aquele velho lance de tudo o que vc fizer voltará para ti: então seja uma pessoa boa que coisas boas lhe acontecerão!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Tsu... A lei do retorno!!!!

      Valeu por aparecer!

      Excluir
  21. Anônimo24.9.12

    Oi André
    Obrigada pela visita e pelo comentário deixado em meu blog. Muito bonito e verdadeiro seu texto. E a Frida com essa carinha meiga que ela tem, deve ser realmente "uma pessoa de quatro patas" encantadora.
    abraço
    Ricardina(irmã da Adelisa)

    ResponderExcluir
  22. Olá André, eu concordo que os animais têm muito a nos ensinar, principalmente sobre a simplicidade da vida e como vivê-la da melhor forma possível. No entanto, penso que eles t~em uma vantagem, eles t~em a liberdade de ser eles mesmos, sem precisar desempenhar os papéis que são cobrados de nós, animas de duas patas, na sociedade na qual estamos inseridos...

    Ótimo texto meu amigo, abração e ótima semana pra ti!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/girls-serie.html

    ResponderExcluir
  23. Bela mensagem, rapaz!!!

    ah, mas a felicidade...quem poderá conceituá-la...?

    abraços.

    E a Fridona tem uma carinha muito simpática. Eu tenho 5 cokies.

    ResponderExcluir
  24. Meu amigo André, um grande abraço. Falar de cães pra mim não é difícil, afinal, sou apaixonado por eles. Aqui em casa tenho dois. Os animais, caro amigo, nos ensina muito. Veja o exemplo aí da sua Frida. A ilustração que você faz com o ser humano é perfeita.

    ResponderExcluir

  25. Ótima mensagem, André.

    Uma pessoa amarga nunca será boa companhia para ninguém. Uma pessoa quando se gosta e tem uma boa auto estima é capaz de transmitir uma energia doce e de encantar, como a Frida.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!