terça-feira, 25 de setembro de 2012

Decreto



Quando Ivan era criança, um dia seu pai lhe disse: - Você não tem jeito muléque! Nunca vai consertar na vida! Eu cansei de te ensinar as coisas e você nunca aprende, seu imbecil!
O pai estava nervoso porque Ivan, um menino hiperativo de apenas 5 anos, arrancou todas as flores do jardim numa brincadeira onde imaginava ser um jardineiro.
As palavras de seu pai entraram na cabecinha de Ivan e se alojaram no seu coraçãozinho de criança. Ivan foi um aluno repetente, se envolveu com coisas erradas na vida, virou traficante, ladrão, assassino e hoje está preso na penitenciária de segurança máxima. Seu pai de vez em quando vem lhe visitar e sempre sai se perguntando, “onde foi que eu errei?”
Carolina era uma linda menina de 15 anos. Muito bonita, era cobiçada por todos na escola, era o sonho de todos os meninos, realmente ela era linda!
Um dia sua mãe presenciou Carolina dando um beijo em um namoradinho na saída da escola. A mãe não sabia, mas aquele era seu primeiro beijo, era o primeiro momento em que Carolina descobrira algo diferente em sua vida. Mas a sua mãe não conteve sua raiva. Pegando Carolina pela orelha, na frente de todos seus amigos e amigas a mãe falou em voz alta: - Sua putinha! Vou te ensinar a ser sem vergonha com a cinta lá em casa!
Carolina apanhou da mãe fisicamente, mas o que mais a marcou foram as palavras da mãe na frente de seus amigos! Essas palavras se alojaram em seu coração, e hoje Carolina está num leito de hospital. Ela é HIV positivo. Contraiu essa doença trabalhando como prostituta em vários prostíbulos da cidade. Ela se tornou uma profissional do sexo, assim como as palavras de sua mãe a induziram naquele dia...
Renan era gordinho,gostava muito de comer, era um menino saudável, que corria, brincava e tinha uma grande imaginação. Um dia no aniversário de seu primo, Renan passou correndo pela mesa do bolo e não se conteve. Pegou um brigadeiro e comeu. Sua tia que era a dona da festa, o viu fazendo isso e gritou no meio da sala: - Renan seu gordo baleia! Deixa os brigadeiros aí seu sem educação... Os doces são pra todo mundo e não só pra você!
Renan olhou pra todas as pessoas na sala, que devido á fala de sua tia, lhe encaravam com semblantes de reprovação. Essas palavras se alojaram no coraçãozinho de criança de Renan e hoje ele está preso a uma cama, numa clínica de emagrecimento. Renan tem 298 quilos. Não consegue andar, quase não consegue respirar sem aparelhos, apenas vegeta enquanto os médicos tentam reverter a difícil situação.
Luiz era um rapazinho de 16 anos, quando conheceu alguns amigos não muito bons. Esses amigos saíram com Luiz e o levaram para roubar iogurte e chocolate no supermercado! Luiz nunca havia feito uma coisa dessas e “tremeu na base” quando pegou um chocolate e colocou dentro do calção.
Raimundo que era um dos guardas que vigiavam o supermercado, segurou Luiz pelo braço quando ele iria sair do supermercado e abaixando-se para ficar da altura de Luiz, olhou fixamente em seus olhos e docemente falou:
- Menino, eu não te conheço pessoalmente, mas já te vi aqui com sua mãe e seu pai. Eu notei que vocês são uma linda família. Vejo que seu pai e sua mãe te amam. Vejo que vocês são pessoas boas e sei que você é um menino bom! Então me devolva esse chocolate que está no seu calção! Você é um menino abençoado e nunca vai precisar roubar pra conseguir o que quiser... Eu não vou contar isso pra ninguém, só quero que você me prometa que nunca mais vai tocar em nada do que é dos outros. Me promete?
Luiz retirou a barra de chocolate do calção e entregou a Raimundo, e soluçando, com uma lágrima entalada na garganta falou: - Eu prometo!
As palavras de Raimundo se alojaram no coraçãozinho de Luiz. Hoje ele é um grande empresário, bem sucedido, bom pai de família e querido por todos!
Realmente a vida funciona assim... As vezes uma palavra que se fala mal falada e mal interpretada pode determinar a vida inteira de uma pessoa. Basta que ela se aloje em seu coração... Por isso é melhor semear boas palavras. Palavras de incentivo, de engrandecimento pessoal e que sempre vão impulsionar as pessoas cada vez mais para o sucesso em suas vidas e nas vidas de quem os rodeiam. Afinal, somos responsáveis pelas nossas palavras e principalmente pelo impacto que elas causam.
Pense nisso!

39 comentários:

  1. Lindo e tão verdadeiro.Palavras podem destruir as pessoas ou levantá-las. Ter consciência dessa força é fundamental e saber usá-las bem!! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Dedé, meu amigo!
    Tudo bem?

    É verdade que temos que ter muita responsabilidade sobre o que dizemos e fazemos, principalmente, com as crianças. Já li inúmeras vezes que tudo que se passa na primeira infância, até os 7 anos de idade, se grava definitivamente para sempre e determinará uma série de coisas; mas penso que, exceto um grande trauma, precisa uma sequência de mesmos fatos para determinar ao ponto em que você colocou no texto, que penso, foi uma alegoria.

    Abração para vocês e um beijo especial no Samuelzinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa, pra algumas pessoas que são mais centradas, as palavras não tem tanto impacto realmente, mas pra algumas outras elas determinam realmente a vida toda delas.
      Então não foi 100% alegoria.
      Obrigado por estar sempre aqui viu amiga!

      Excluir
  3. Esta você acertou em cheio André, verdade nua e crua se as pessoas agissem da forma deste ultimo personagem e principalmente os pais penso que em poucos anos a sociedade resolveria a maioria de seus problemas, as pessoas seriam muito mais felizes e descobririam suas vocações mais precocemente.
    Além do que os manicômios se esvaziariam assim como os presídios.
    Sem mais palavras.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, tem palavras que machucam mais do que um tapa.

    Adorei!!

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bonito Dé, parabens!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, mais uma bela reflexão! Parabéns!
    E como diz minha mãe: as palavras têm poder. Elas podem ser benção ou maldição!
    E "o mal é o que sai da boca do homem...".
    Um grande abraço, meu amigo.
    Fique com Deus.
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como sempre belos textos!! Uma ótima escolha meu camarada!! Passando pra deixar aquele abraço!!
    E o filhão está bem???

    ResponderExcluir
  8. É amigo eu acredito que realmente as palavras podem determinar o futuro de uma pessoa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Elvira, depende de cada um absorver ou não o que lhe falam!

      Excluir

  9. Olá André,

    Educa-se com amor e não com atitudes grosseiras e palavras ferinas, capazes de marcar negativamente a vida das crianças. Também não se corrige uma criança humilhando-a publicamente.

    Excelente reflexão.

    Abraço.


    PS: Às vezes temos que pensar bastante antes de "chutar o balde". Não se joga 25 anos de serviço pela janela. Também já tive muita contrariedade em serviço,
    mas nada é perfeito. Ainda bem que você esfriou a cabeça.

    ResponderExcluir
  10. Belo texto, Mansim! Por muitas vezes já vi situações assim e também, de forma mais branda, já me falaram coisas ruins, sem saber o que se passa... Coisa de família mesmo. São essas pequenas coisas que me ensinam o poder das palavras e como duas ou três palavras BEM DITAS podem salvar vidas.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Famila... familia, vovô, vovó, titia! Familia, familia...

      Hahahahaha, valeu Frankinha!

      Excluir
  11. Texto magistral e palavras muito bem ditas! O tipo de texto que deveria ser repassado para pais, educadores e todos que lidam com crianças.
    Palavras têm um efeito devastador, há muitas pessoas que tem sua vida literalmente estragada por causa de uma palavra que ouviu há tempos atrás. Por isso há o verbo chinês que diz: Nem o cavalo mais rápido consegue alcançar a palavra dita com raiva.
    Abraços e parabéns pelas reflexões em seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, seu comentário me deixou muito feliz!

      Excluir
  12. Lidar com seres humanos é complicadíssimo, principalmente quando se trata de educação, as palavras machucam, assim como as ações, por isso, algumas palavras ou ações, podem repercutir negativamente na vida de uma criança pelo resto de sua vida.

    Belo texto, como sempre, abração pra ti mano.

    ResponderExcluir
  13. Amigo,

    Adorei, mas estou sem net ate para ver o comentário se foi publicado. Passo quando voltar para casa no domingo.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo27.9.12

    Viva a imundície!

    E a incompreensão...

    Boss çal.

    ResponderExcluir
  15. Olá!Bom dia!
    André...meu amigo!
    ...sim...concordo, principalmente com a parte final de seu belo texto, tudo o que dizemos marca de forma indelével tanto o outro como a nós mesmos. Muitas vezes uma simples palavra nossa, era a gota que faltava para transbordar o copo. Sempre existirão pessoas se espelhando em nossas atitudes, usando o nosso exemplo e só de convivermos em grupo somos observados e analisados pelos outros e nossas palavras e atos podem servir de inspiração, podem direcionar atitudes e pensamentos, modificar uma vida. Outro aspecto interessante é que é preciso educar com o coração, porque o cenário
    de violência que se instalou no mundo inteiro é proveniente da falta de
    amor nos corações humanos.
    Obrigado pela sua amizade e carinho!
    Boa quinta feira!
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Felisão! Seu comentário foi muito correto!

      Excluir
  16. Oi André!
    Que texto ótimo e que sirva de alerta para muitos, pois uma boa palavra edifica, mas uma má pode causar severos danos, repercutindo pra sempre na vida de alguém!
    Um abração amigo!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto, Andre!!

    Palavras são carregadas de energia e podem influenciar para o bem ou para o mal, sem dúvida. O mundo foi feito "pela palavra" de Javé, o "Verbo" se fez carne...a palavra é um poderoso instrumento de criação e de destruição.

    p.s estou divulgando o blog http://culturapop2.blogspot.com.br/.

    "Outro, Eduardo, você não tem jeito, você é um fanático maluco que faz e deleta blogues como troca de roupa..."

    se você me disser isso, essas palavras tão negativas, eu vou acabar num sanatório para os malucos virtuais...kkkkkkkkkkkk

    abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi André
    Seu texto realmente me tocou, vc sabe que tenho dois filhos, e tenho que refrear a lingua, na hora do nervoso, já viu kkkkkk, mas como vc escreveu, é isso mesmo, se os próprios pais já falam coisas ruins para os filhos, sendo que na vida já temos muitas pessoas que fazem isso conosco, nós como pais temos que ensiná-los, mas sempre com palavras frutíferas e produtivas.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Antonio, vou visitar o seu espaço com certeza!

    ResponderExcluir
  20. Já tinha lido este texto, faltou apenas comentar.
    O que eu penso é que existem dois tipos de pessoas que reagem às palavras.
    O primeiro tipo é aquele que se acua diante disto, deixe que lhes esmaguem a auto-estima e acaba por se tornar um ser humano amargo e frustrado. Porque aceitou tudo o que lhe foi atirado.
    O segundo, é o que se revolta e, portanto, nem toda revolta é ruim. O resultado desta revolta é lutar para reverter o quadro e tentar provar, não somente a quem humilhou, mas principalmente a si mesmo, o quanto é capaz.

    ResponderExcluir
  21. Gostei do texto André, a reflexão que ele propõe é bem interessante, às vezes não medimos o peso de nossas palavras, mas a verdade é que elas podem arruinar vidas de uma forma irreversível...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!