segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A China e seus milagres


Ontem no mercado eu parei em frente a  geladeira dos peixes e vi escrito assim:
Filé de merluza da Argentina - 10,90 o kg.
Filé de merluza do Alaska - 8,90 o kg.
Isso me chamou atenção e eu fui ler os pacotes. O Argentino e o do Alaska parece que eram da mesma indústria pesqueira porque os simbolos eram praticamente iguais. A data de validade dos dois estavam bem distante e uma coisa que achei estranho foi o fato do peixe do Alaska ser da industria chinesa e o da Argentina ser da própria Argentina. "Caramba", eu pensei, o Alaska fica lá onde o Judas perdeu as botas, longe pra caraco e ainda por cima os chineses saem lá da China, vão com seus navios pesqueiros, pescam os peixes, voltam pra China e mandam pro Brasil mais barato que os pescados aqui do lado no nosso quintal! Como pode uma coisa dessas?
Eu conversei com uma amigo argentino o Marcelo sobre isso e ele na sua argentinidade falou assim: - Lo problema é que aca im Bracil e em Argentina nós têmo qui pagá las puta e los carro importado que las persona que tien los dindin sãn viciados. Enton essos regalia e safadeza  acaba lá nas persona que van ao supermercado!
- Mas Marcelo - falei eu - essa conversa sua não tem nada a ver. Você acha que o chinês rico também não gasta com umas putinhas ou com carro importado?
- No, no gastam - respondeu-me  Marcelo franzindo a testa vermelha - acá em Bracil e alá en Argentina os ricos san muito mas hipócritas e en la China las personas só pensan em brabajar e mas nada... Os chinês san quase uns robô, nan san iguaes la nossa chente que só pensa en festa e maes festa e maes festa!
- Mas você iria conseguir só trabalhar e não fazer mais nada?
- Eu no estô falano esso, qui eo consegueria... Eu estô falano que é êssa la diferencia dos preço da China! Ostê com essa mentalidade de bracilero no consegue entendê  lo qui eo falo?
- Ah tá... E hoje um cara que passou aqui vendendo cada calculadora bacana por cinco reais então? Como os chineses  fazem uma calculadora, mandam pro Brasil e o cara vende por cinco reais, enquanto uma daquelas fabricada aqui custa quarenta talvez cinqüenta reais?
- Eo acho que lo chinês desgraciado que fabrica una calculadora dessas se tivesse que pagá pra respirá morreria sufocado esso filho de la puta! Essos chineses san todos assim por esso que comem até rato em vez de uma churrascada con um bom vinho!
O Marcelo soltou essa pérola, me olhou de cima a baixo e falou com cara de bravo: - E eo vô me indo embora porque essa comparaçon de argentino com  los chinese só existe na cabeça de bracilero mesmo. 
Hahahahahahaha  (eu pensei feliz) esse Marcelo é um barato!

25 comentários:

  1. rsssssssssss....Como consegues fazer um papo legal assim? Gostei dos diálogos, das frases, dos sotaques argentinos, da mentalidade,rsrs
    Muito bom! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Vou te dizer uma coisa, André: esse flé de merluza do Alaska é uma porcaria!!! Seguindo o pensamento do Marcelo, deve ser pescado e embalado por um 'chinês desgraciado'. Ô troço ruim, viu?!...
    Até, André.

    ResponderExcluir
  3. oI aNDRÉ..SÓ VC VIU!!!
    nEM TENHO COMPETENCIA PRA ENTRAR NO MERITO..MAS AMEI SEUS DIALOGOS E SUA CRONICA!!

    BJ

    ResponderExcluir
  4. Dedé, tudo bem?
    "Há mais coisas entre a Argentina e a China que nossa vã filosofia!" rsrs

    Abração nos três!
    E não esquece de dar o filé para a Bonitona! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Tá zangado? Nem respondeu ao meu comentário no dia do meu aniversário,nem disse que estava com saudade dessa Vovó aqui, me ignorou solenemente. Cara de pau, eu não? Sumo, desapareço e depois volto cheia de cobrança. A terceira idade é assim mesmo...AHahah... Sem noção...
    Como vai a esposa? E a gravidez de vocês? Tá chegando....
    Gostei muito dessa postagem, seus diálogos são perfeitos e tornam qualquer assunto chatão, muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Eu ouvi falar que é verdade mesmo..os cara come rato sim. Agora eu gostei foi da comparação. Vou comparar argentino e chines em dia de jogo do Brasil !

    ResponderExcluir
  7. Boa noite meu caro amigo André!
    Acho que só mesmo eu e o Victor Von Serran para estar aqui, passeando pela blogosfera no meio da madrugada, mas então, vamos lá... Gostei do teu post, fiquei curioso para saber se relatado é um fato "venério" ou não... Legal a forma com que você brinca com a situação, de uma forma simples teu post explica uma questão bem complexa de mercado... mais ai vai uma, nunca tente discutir com seu colega quem é o melhor jogador de todos os tempos, a não que você também seja um admirador incondicional do Dieguito...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. André, brasileiro tomar puxão de orelha de argentino não dá, viu! Brincadeira, meu querido. A realidade é que o diálogo foi divertidíssimo Detalhe André, seu amigo argentino não deixa de ter razão em algumas coisas. Mas enfim, vá entender o porquê de muitas coisas na produção e fabricação de produtos que são caros aqui, enquanto os de lá, são módicos em nossa terrinha. Querido André, um grande abraço. Me perdoe pelos comentários não serem tão frequentes aqui, o que para mim é um grande prazer. É que o ano começa para mim com intensa atividade profissional e muitos projetos. Estou fazendo malabarismo para fazer o blog, mas continuo indo em frente, até ser vencido pelo cansaço ou superá-lo. Um grande abraço. Detalhe, você é mais um desses blogueiros que prazerosamente digo que virei fã.

    ResponderExcluir
  9. André, voltei aqui só pra dizer que te admiro ainda mais depois deste comentário postado em outro blog: "Eu sou roqueiro daqueles que gostam de Ramones, Inocentes, Garotos Podres, Cólera, Ira!, blues, B.B.King, Erick Clapton, Stevie Ray Vaughan, gosto do Zéca Baleiro, do Zé Ramalho e de gente assim..."

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/american-horror-story-serie.html

    ResponderExcluir
  10. ahahahahahahahahahahahahaha... venhamos e convenhamos, André, nessa história de colocar sotaque em história escrita tu és imbatível!!!!! Ótimo!!!!!

    O pior, ou melhor, não sei... é que temos de dar o braço a torcer para o argumento do teu amigo argentino (bahhhhh... dar razão pra argentino é... "piiiiii"... rssss), sem contar que os impostos que as empresas pagam são muitos. Não que produto chinês "legalizado" também não pague esses mesmos tributos, mas lá eles trabalham num regime praticamente escravocrata, onde as leis de trabalho ainda são utopia... ou melhor, os trabalhadores não pensam nelas porque sequer sabem que elas existem!

    ResponderExcluir
  11. Oi André,

    Ri demais desse diálogo. Você foi sensacional com o texto. Uma afinidade de opiniões entre argentinos e brasileiros é quase utópico, né? A rivalidade acaba falando mais alto.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Durante decadas o ocidente lutou para que a China se abrisse ao resto do mundo, mal sabe o ocidente (que está descobrindo agora) que quando ela se abrir totalmente vai engolir tudo começando pelos grandões.
    Aquele povo é determinado e inteligente além de proliferar como a areia do mar mesmo contra o poder.
    Muito bom seu texto.

    ResponderExcluir
  13. Isso não é para entender (heheheheh). Quanto mais procuramos respostas, mais nos estressamos. Poderíamos tentar copiar, não acha? Se eles conseguem, porque os outros não?
    E você ainda vai "trocar" figurinhas com um argentino!!!!!!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Deliiiiicia ter amigos de outras nacionalidades... Tenho vários e me esbaldo com eles!
    Sai cada conversa divertida né?!
    Argentino conheci um uma vez e achei um barato.

    Saudades daqui Dé! Tô de volta!

    Bejos

    ResponderExcluir
  15. Caro Mansim, primeiro, o desenho ficou show, muito bem feito, e esse papo foi meio louco, e uma verdade saltou dessa conversa, os chineses não são só a maior população mundial, mas será a maior potência do mundo em poucos anos e acho que vai permanecer nesse lugar por um bom tempo e o quadro mundial vai mudar drasticamente, veja só, o nosso Brasil, terra do futebol, do samba, do carnaval e da corrupção já ultrapassou o Reino Unido, a terra dos Beatles, cara, nada mais me surpreende hoje em dia.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  16. Dedé,
    voltei!

    Gostei sim do sotaque do argentino!
    Achei que tinha comentado ali em cima, e justo ia te sugerir que fizesse mais charges, o teu traço é muito bom, e está devendo aos fãs rsrs no que me incluo, mais charges, tá bom?
    Dedé, você é muito bom em crônica, diria que é a tua especialidade, investe nelas.

    Abração aos três! Cuida bem da Bonitona, a reta final é dura.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite meu amigo querido!
    Trago minhas desculpas pelo atraso em seu cantinho que merece respeito e atenção especial,sim!Pq vc é um ser especial,e eu te gosto muito...
    Vc tem uma veia de escritor menino,sabe desenvolver qualquer texto.Veja o que vc fez num diálogo entre a China e a Argentina,kkkkkkkkkkkkkkkk,e ainda deu panos prá mangas...
    Bjs de saudades e saudades de tuas encrencas...

    ResponderExcluir
  18. Cara, fantástico!! Difícil entender realmente.
    Um grande abraço!!
    jorge-menteaberta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. André,excelente e divertido texto!Eu adorei seu amigo argentino!...rss...perfeito sotaque vc fez!E ele tem razão!Acho que é bem por aí a explicação para os preços menores dos produtos chineses!Seu desenho encanta demais tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
    Mas eu ri foi alto!
    Beijos André!

    ResponderExcluir
  21. não é totalmente desprovido de senso o que o marcelo diz. por alguma razão a economia chinesa é quase tentacular, no presente.
    abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  22. Bacanão hein, hermano brasileño? Bueno!!! Hilário!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo31.3.12

    Eu acho que eles enchem esses filés de água prá pesar mais e empurram em nós com esse precinho camarada.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo21.8.12

    Olá. Vou te dizer uma coisa. Peixe quanto mais barato mais água.Mas quando a água.no planeta estiver acabando vão por o que no peixe hein?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!