domingo, 28 de agosto de 2011

Ufa... a festa acabou!

Acabou a festa do peão de boiadeiro de Barretos, ufa!
Essa é uma festa de extremos, de um lado existe o glamour de shows e camarotes onde míseros mortais empregados assalariados só entram se for pra trabalhar de garçom e do outro lado a festa dos pedintes e camelôs que vem com suas sandalinhas hawaianas e suas roupinhas surradas ganhar um dinheirinho pra tratar da familia (ou pra gastar com pinga mesmo).
Um outro tipo de gente que vem pra cá é um tipo de gente que não está nem aí com nada, ele quer mais é que o mundo acabe em cachaça mesmo! Pessoas que bebem, bebem, bebem os dois finais de semana da festa sem parar e acabam ficando sem saber o que fizeram, quem beijaram, com quem transaram, se era mulher ou homem e tudo bem porque tudo é festa!
Meu amigo pai de familia, se você tem uma filha e souber que ela veio pra Barretos e ao invés de ir para o estádio de rodeios ela ficou numa avenida bem movimentada chamada Avenida 43, me perdoe, mas você tem grandes chances de ser vovô daqui a 9 meses ou descobrir que sua filha vai ter que tomar um certo coquetel de remédios aí pelo resto da vida! Mas tudo bem, afinal, tudo é festa né?
Os homens que ficam nessa avenida 43 e nos seus arrebaldes acham que aqui em Barretos é praia, porque eles forram as carrocerias de suas caminhonetes com lona plastica e enchem d'agua, então eles ficam de sunga ou de cueca, com chapeu, bota e garrafas ou latinhas de cerveja desfilando pela rua e quem não tem caminhonete fica simplesmente com uma mangueira jorrando àgua o dia inteiro e jogando em todo mundo que passa! Eita que mundão bão sô!
Mas lá no estádio de rodeios não! Lá é o "must" da festa, onde os últimos dias chegam a custar até 150 reais só para entrar, onde uma latinha de cerveja ou refrigerante custa 5 reais, onde o estacionamento custa de 30 a 50 reais, isso se você for entrar para ver o rodeio ou o show, mas se você tiver "bala na agulha mesmo" aí meu amigo tem lugar pra você gastar o tanto que você quizer, desde bonés até caminhões, desde uma caipirinha até uma moça da cidade grande! Mas tudo bem afinal tudo é festa e tem gente pra tudo e com todos os tipos de bolsos!
A festa tem uma música que diz assim: "A festa não termina, um segredo ela tem, é que a gente fica em festa até chegar o ano que vem..." Que me perdoe esse autor dessa música e me perdoem os turistas, mas a festa aqui não é da gente, a gente não fica em festa até o ano que vem, e a maioria dos barretenses não fica em festa nem durante a festa! Poucos ganham dinheiro com essa festa, só o clube organizador ganha 80% de todos os lucros e os lucros gerados na cidade fóra do estádio ou são capitalizados por quem vem de fóra trabalhar ou por alguém que aluga sua casa para algum turista e esse lucrinho é irrisório se comparado ao montante de dinheiro que essa festa movimenta!
Eu não quero aqui ser hipócrita e deixar de falar que reconheço que o clube organizador da festa é uma grande empresa, muito bem adiministrada, que só cresce a cada ano e que gera vários empregos diretos e indiretos durante o ano todo, isso é fato, o que eu estou querendo dizer é que a festa do peão de boiadeiro de Barretos, não é de Barretos e sim "em" Barretos, pois ela pertence a uma empresa privada, isso também é fato!
Sabe, algum barretense que ler esse texto aqui certamente vai me chingar e falar que eu sou maluco ou chato ou revoltado... Mas a festa segunda feira acaba e a mídia vai fazer a cabeça dessa maçona de manobra que é o barretense manipulável e ano que vem tem mais!
Mais gente andando de sunga na rua, mais meninas engravidando, mais bêbados vomitando nas esquinas ou simplesmente mijando no nosso portão e mais gente passeando de ferrari e lamborguini por aí, afinal essa festa é pra todo tipo de gente e com todo tipo de bolso!

Esse é o link pra você poder ir visitar minha pagina no recanto das letras e poder ler meu conto "Virgem Maria" que é um conto de aventuras que se passa na Idade Média, acho que você vai gostar.
Clique AQUI e boa viagem!

22 comentários:

  1. Li seu conto e adorei André!
    Vc escreve super bem e a história é muito cativante. Principalmente pela ambientação. Parabéns!

    Então, Barretos é igual ao Rio. Eu não fico no meo dessa festa insana q é o carnaval, mas quem vem pra cá acha q é o paraíso. O pessoal vai fazendo besteira como se não houvesse amn.
    O jeito é ficar dentro de casa quando for essa época mesmo.
    Abç André ;D

    ResponderExcluir
  2. Odeio essas festas que enriquecem as custas do sofrimento dos animais, bando de gente ignorante que em vez mostrar talento de qualquer outra forma vai sentar no lombo do animal pra mostrar força e talento. Desculpa inojo!
    http://www.correiosantafe.com.br/site/noticia/geral/14073/morte-de-bezerro-em-barretos-vai-parar-no-mp.html
    Passa lá tbm...
    http://www.estigmaangel.blogspot.com/
    Bj e boa semana ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu não fazia ideia de que as festas aí em Barretos eram essa pouca vergonha toda...
    Parece baile funk megazilionário...
    E o pessoal que mora aí só fica com o prejuízo financeiro e moral.
    Lamentável.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Andre!
    Não acho a necessidade dessa festa sabe!
    Castigando os animais para certos humanos lucrarem em cima do sofrimento deles.
    Mas com a mente bitolada q esse povo tem vai ter mais e mais!
    Isso é uma "tradição" local ultrapassada até!
    Comparo essa "festa" com o Circo.
    Não vejo necessidade de animais em circo o palhaço por si só já faz a festa!

    Espero q essa palhaçada acabe um dia!

    Abraços e Ótimo Domingo =*

    ResponderExcluir
  5. Oi Dedé, tudo bem depois da tal festa?
    Sobreviveu, amigo? :)
    Uma mistura de velho oeste, surf e cachaça! Fora... funk y otras cositas!!!
    Muito boa tua crônica, a gente assistindo aqui de fora, não sabe da metade...
    Tem que vir aqui em Viamão participar do nosso rodeio, juro que é bem mais pueril! rsrs E tem também a festa do Arroz com Leite! Hummm... uma delícia!
    Abração amigo, para ti e a Andreia! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, com uma propaganda dessas, ninguém vai mais,rssrs Adorei tua crônica e cheia de verdades e não bobagens...abração,chica

    ResponderExcluir
  7. Deve ser o inferno morar ai nessa época né?!
    Fui lendo teu post e me arrepiando com a narrativa, que horror isso e depois criticam roqueiros... ai ai!

    ResponderExcluir
  8. Nunca em minha vida irei a uma festa assim. Detesto multidão descontrolada e feliz à base da pinga. Lamento por você que tem que suportar isso.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Menino do céu!
    Cada Estado tem suas tradições.No meu Estado temos a corrida do Jegue(jumento)corrida do cabrito,a festa da cachaça(que se bebe dentro de num cocho de madeira)e muitas outras por ai.
    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. caro amigo,
    já no lirismo trovadoresco, vivido em plena idade média, quando o próprio deus assumia um rosto severo e castigador, as romarias confundiam os valores e convidavam o profano a acasalar com o sagrado; mais tarde, com torga e outros prosadores, essa ambivalência ficou bem mais nítida. presentemente, quando os limites do prazer coincidem com o abismo onde se afogam as consciências, nada mais me surpreende. quantas avenidas 43 não haverá, já, pelo mundo?
    um abraço, amigo de olhar clínico!

    ResponderExcluir
  11. Dedé, vi essa reportagem ontem a noite e concordo que essa farra do boi tem que acabar. É uma crueldade o que eles fazem com os bois, isso deveria dar cadeia nesses piões.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  12. Por falar em festa
    Aqui em Jundiaí tem duas festas que se revezam, este ano foi a festa do morango no próximo será a festa da uva, é até gostoso porque tem alguns shows, mas o que manda mesmo é a comida Italiana, Japonesa e as tortas além da exposição dos frutos, flores e até orquídeas.
    Não é tão badalada, acho que por isso e uma festinha até legal.
    Na festa Italiana da ponte São João é gostoso tem crustules, nhoque, macarronada, porpeta, lasanha, risoles, polenta, canelone tudo regado a muito vinho e tarantela rsrsrs.
    Lógico que tudo depende do bolso de cada um, mas uma vez por ano da para participar.
    Agora eu vou te dizer... Se um individuo resolver ficar de sunguinha jogando água nos outros ou ficar tentando laçar a mulher alheia pode não se sair muito bem por aqui.
    Eu acho que a festa de Barretos era muito mais legal quando era no antigo recinto Paulo de Lima Correia no centro da cidade e havia mais respeito entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  13. Hum, essas festas "populares"... Na verdade, sempre servem pra encher os bolsos de uma meia dúzia e fazer da cidade um espetáculo de bizarrice total... A gente lê e quase nem acredita! Por aqui, também tem a Oktoberfest, que também causa certas incomodações (bom, lugar onde se estimula o consumo exagerado de bebida, sempre dá nisso!)

    Vou ler seu conto e no próximo post comento, André. Abração!

    ResponderExcluir
  14. Andre,muito obrigado por seu comentário no blog Juventude Informada!
    http://juventudeinformada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Anônimo29.8.11

    André, é isso aí, e tem mais: o clubinho promotor da festa do cowboy (peão de boiadeiro nenhum se reconhece nessa festa) que dia partilhou com a cidade, que lhe berço, um tostão q fosse dos altissimos lucros q obtém a cada ano? Cidadania? Qual; só ganância, vaidade e superficialidade!!!
    Rubão

    ResponderExcluir
  16. Anônimo29.8.11

    André, certinho! O clubinho só quer faturar. Barretos que se dane!!

    ResponderExcluir
  17. Muita gente vai me xingar aqui também meu caro André.

    Há uns meses atrás, estava eu atrás de um ingresso para o rock in rio. (Sou muito fã do guns n' roses, apesar de a formação atual ser uma boa merda). Então, não consegui. Só agora vejo o quanto eles tão lucrando com isso. Estão vendendo de tudo "do" rock in rio: camiseta, camisola, bolsa, blusa, tênis, botas, biscoitos(?), bicicleta(?), copo, guardanapo, prato, garfo, ventilador (sim, ventilador), carro...Tudo "do" rock in rio...Até camisinha rock in rio tem.

    O que é mais interessante, é que os organizadores do evento perderam completamente a noção do que é ROCK, alguém precisa conversar com eles e explicar que Ivete Sangalo, Lady Gaga, Jay-Z, Katy Perry e Rihanna, NÃO SÃO ROCK.

    Mas o que acontece, é que eles não querem um show, eles não querem fazer o rock in rio. Eles querem VENDER o rock in rio, seja de qual forma for. E se a garotada gosta de Katy Perry e compra Katy Perry, é Katy Perry que eles vão ter. (Me desculpem os fãs desses artistas que eu citei, inclusive, gosto muito de alguns deles) Mas estão usando a sua imagem pra um capitalismo sujo que só cresce.

    Mas vamos lá, tudo é festa, vambora pro rock in rio galera.

    Beijos, Misunderstood.

    Ah, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  18. hahahahaha... Eu ri demais depois que li seu comentario!!!

    ps.: vou te contar um segredo..rs.. não li novamente... estou no meio da aula de MBA..rs..

    Juro que volto pra comentar..rs..

    Abraço,
    Preguiça Alheia

    ResponderExcluir
  19. André,
    Sua crônica está excelente.
    Já fui a uma festa dessas, por acaso, quando minha irmã morava em São Paulo e eu estava passeando por lá.
    Confesso que não gostei.
    Acho um disparate o com que fazem com os pobres dos animais.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Sem dúvida alguma que essa é uma festa que muita gente gosta e participa. A cidade deve ter uma arrecadação enorme com isso.
    Deveriam gastar o dinheiro que recebem em campanhas para acabar com essa porcaria de rodeio. Utópico eu sei. É apenas um comentário.
    Várias outras cidades estão infestadas com essa baboseira, enfim...tem quem gosta.
    Abraço e bom dia.

    ResponderExcluir
  21. desnecessario!!!
    E quem concorda sem conheder oq realmente e a festa de barretos esta falando atravez de um comentario xucro e demasiado!!!
    Antes de opinamos ou concordamos temos que conhecer.
    A festa gera minhares de empregos diretos e indiretos para a cidade e regiao
    Pousadas e hoteis ficam lotados,tem morados que ate alugam parte dos seus dormitorios em suas casas!
    varios expositores vendem seus suvinis em estandes alugados
    Odeio quem maltrata os animais mais dai dizer que assalariados so entram se for para trabalhar e um bobagem pois sou empregado e como milhares de outros assalariados cutro a festa de barretos!!!
    Porisso muito cuidados leitores antes de concorda com oq e postado em bogs

    ResponderExcluir
  22. Anderson! Que bom que vc comentou isso aqui, afinal as pessoas tem que ver os dois lados das coisas, eu com a min ha visão e vc com a sua.
    Isso é democracia meu amigo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!