quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cadê a arte?

Domingo a tarde eu estava mudando de canal passeando pela tv, com a maior preguiça do mundo depois de um churrasquim e umas guaranás a mais quando me deparei com um cidadão que falou a seguinte frase: "A arte hoje não tem mais importância, hoje se gasta infinitamente menos pra Madona fazer um disco do que se gasta para te convencer a comprar esse disco, tudo hoje são negócios e a gente engole tudo o que a mídia quizer que a gente engula, basta ter dinheiro!"
Engraçado isso né? E eu estava pensando... Não é que esse cara tem razão! Puxa vida, quantos cds a gente tem que nunca mais vai escutar porque são ruins e a gente acabou comprando porque todo mundo gostava, porque tinha aquela música que tocava sem parar em tudo que é lugar, porque a música estava na novela, nos carros que passavam, nos toques de celulares e depois de alguns meses a música e o cantor sumiram e ninguém nunca mais escutou falar deles... Foram abduzidos?
Vocês lembram do negão cheio de paixão que vinha te catar, te catar, te catar? Quem cantava isso mesmo? Ele não deve estar catando mais ninguém... E aqueles doidinhos que naquela "bumba" não andavam mais porque acharam um bagúio no banco de tráasss? Deve, estar andando a pé né? E as meninas do Rouge? E os caras do Broz? E o Felipe Dylon? E mais um monte de gente tosca que se eu ficar enumerando aqui nós vamos escrever um livro... Puxa como a gente é besta né?
A gente é altamente influenciável e altamente volúvel. A gente fala que é esperto e seletivo e acaba assistindo os programas que todo mundo assiste, acaba lendo os livros que todo mundo lê! Onde já se viu... Paulo Coelho é o autor mais lido do Brasil e escreve igual a um menino de oitava série, mas a mídia apoiou e o fez tão importante que até os imortais da academia brasileira de letras tiveram que engolir ele como membro...
Eu acho que a gente tem mesmo que se ligar e dar valor na "arte pela arte" e se uma coisa começar a aparecer demais na mídia a gente tem que começar a olhar com mais atenção e crítica pra isso, porque deve tem alguma coisa escondida e é certamente na nossa goela abaixo que eles querem empurrar...

Segue um vídeo de arte pura e muita inspiração, onde cantores de rua espalhados pelo mundo cantam uma bela canção, magicamente colocados juntos num vídeo maravilhoso! Ouça e não se arrependa!

21 comentários:

  1. Muito legal tua crônica e eu, não sou muito de ir atrás do que muito aparece ou se mostra. Por exemplo, não posso NEM VER uma tal de moça ajudada por Roberto Carlos. Ela vende adoidado depois daquilo e onde passamos tá lá as mesmas musiquinhas .Não GUENTO,rs...Isso pra dar um exemplo recente!

    Quando música pra mim faz "barulho interno" passo longe!

    E ando passando long d muitas... Prefiro as infantis,srrs essas me emocionam ainda!

    um abração,chica

    ResponderExcluir
  2. A cultura virou algo descartável, e pelo apelo e no afã de se faturar, não só a música como outras vertentes da arte mergulhou no consumismo descartável, o que importa não é o que tem qualidade, mas o que dá retorno imediato. Ótimo post Dedé, legal mesmo.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andre
    Felizmente sou muito resistente ao consumismo. Não anda engolindo tudo que a mídia quer. É claro que as vezes tenho uma recaída, mas são poucas.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus André!!!! Felipe Dylon??????????? uhauahuahauhauahauahaua

    ResponderExcluir
  5. Tds já fomos vítimas dos modismos mas o importante é saber se livrar disso.
    Quando a imposição da mídia. Bom, se não formos maleaveis com ela não vamos mais viver em sociedade ;D
    Abç André

    ResponderExcluir
  6. É meu fii esta cada dia mais feio e muitas vezes tem gente que briga se não gostar de Calipso, Luan Santana e um bando de méla cuéca que surge por aí.

    ResponderExcluir
  7. Nunca fui de modismos, dos mesmos até sei quem são afinal é bem aquilo que vc disse uma maioria é contaminada e por não ser induzida junto a essa massa que repete as modinhas sou até questionada pelo fato de ter gosto proprio naquilo que se diz arte. Não sou ecletica musicalmente mas o video é sensacional um rock numa voz soul, adoro a musica me lembra o filme "conta comigo".
    Bj ;)

    ResponderExcluir
  8. É verdade, está cada vez mais fácil se produzir algo neste Brasil e cada vez mais difícil selecionar o que realmente queremos pra nossa vida... uma música que nos acompanhe, um livro que nos encante pela obra que é.
    Mas eu não critico a TV, os músicos e cantores, e os artistas em geral... afinal, tem público pra tudo e cada um tá buscando o seu espaço do jeito que pode... rsssss
    Cabe à gente escolher o que for melhor pra nós!

    ResponderExcluir
  9. caro andre,
    é justamente por essa razão que mário cesariny, num tom irónico (a roçar o sarcástico, diria), começa o seu "pastelaria" com
    "Afinal o que importa não é a literatura
    nem a crítica de arte nem a câmara escura"
    o advérbio diz tudo, verdade?
    um forte abraço!
    p.s. acabo de imprimir "virgem maria"; vou deliciar-me com a sua leitura logo após o jogo das meias finais do campeonato do mundo de futebol sub20, entre portugal e a frança. espera-nos uma final fratricida, não? :)

    ResponderExcluir
  10. Isto a psicologia explica como condicionamento, "somos" condicionados a aceitar a unanimidade. Se eles gostam, esta em uso... eu sou atual vou atras do trio elétrico.

    Pensar por si é irreal, vivemos em uma sociedade somos coletivos...e bla...bla...bla.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. André... menino... suas criticas e cronicas sempre tão bem colcoadas me encantam.
    Mas quero comentar sobre o video. Sabe, sou exagerada mesmo em relação a admiração que sinto quando vejo algo belo.Caiu um cisco no meu olho assistindo este video.
    Lindos cantores, linda musica..
    Isso sim ´talento.. entre tantos neste mundo do meu Deus que são artistas pelo amor a arte, não para estarem na midia onde na maioria das vezes não é talento que vale.
    Parabéns pela sua sensibilidade!!

    ResponderExcluir
  12. Pois é!
    Mas é possivel ver esses esquecidos (tipo cadê o negão)em programas da TV ,tipo esses da tarde,ou até alguns que se denominam "super pop" ,como se pop fosse sinônimo de descartável...
    Tem que aprender a selecionar,e questionar,antes de sair aderindo e repetindo o que diariamente nos empurram!
    Bjss :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Dedé!
    Meu computador anda fazendo uns "pufs", a cada "puf" ele apaga, por isso demorei para vir..., agora tenho pressa, antes que ele "puf" e deu!


    Sobre o "paulo Rabbit", putz! O que ele escreve é uma mer....., literatura, nem de longe passa por ali, mas o cara é o vigésimo autor mais lido no mundo. Já vi os livros dele nas vitrines em Praga, Amsterdan, Paris e vendendo muito o @#$%&! e a gente aqui... escrevendo nos nossos blogs... fazer o quê?
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Oi André,
    Você tem toda razão. Excelente sua crônica.
    Meu marido sempre fala isso. Frisa que somos uns
    tolos, que a mídia faz nossa cabeça. Constroem
    mitos, fazem cantores, atores , modelos , mulher melão, mulher melancia, etc etc. Tudo que passa como ventania.

    Este vídeo é maravilhoso. Adoro a música.
    Abração.

    ResponderExcluir
  15. Olha amigo André,lhe confesso que sou muito seletiva e só gosto e compro o que me toca o coração, não sou ligada a modismos mas também acho que a verdadeira arte está esquecida, a cultura desvalorizada. Hoje, qualquer porcaria faz sucesso, estamos sendo bombardeados por "músicas" de péssimo gosto e muito "talento bundal". Haja paciência!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia meu amigo desconhecodo!
    Vc nem se lembra mais de mim pq faz tanto tempo que passei por aqui,kkkkkkkkkkkk
    Menino lindo...suas crônicas são tão reflexivas que nos interroga a muitas questões...uma delas é a capacidade natural ou adquirida de pôr em prática os meios necessários para obter um resultado: a arte de viver, a arte de calar, a arte de ganhar dinheiro, escrever sem arte,arte de cronista que vc que nos encanta com seus textos para quem eu tiro o chapéu...
    Bjs de bom dia!

    ResponderExcluir
  17. André adorei seu comentario..até coloquei la mesmo em comentários..pegando o gancho no que vc escreveu:
    SOBRE MASCARAS:

    Este tema é muito rico. Posso desenvolver vários trabalhos a partir dele. Aliás estou com alguns em andamento.
    As máscaras são muito usadas no teatro, onde geralmente os personagens que a usa representa aquela coisa de misério. Eas ainda podem ser usadas como disfarces, símbolos de identificação, representação de Deuses, participações em rituais etc.. Ou simplesmente como mero adereços
    As máscaras de Viena.. são lindas..
    Na Grécia elas aparecem durante as fetividades de Dionisio, Deus do Vinho, geralmente feitas com folhas de parreira.
    Em África, tanto os objectos de uso quotidiano (tigelas, banquinhos, tantãs), ou para cerimónias especiais (estátuas de antepassados, feitiços, máscaras), como as obras de arte têm sempre uma utilidade prática. As máscaras, por exemplo, utilizadas nas danças e nas cerimónias públicas, constituem um laço entre o mundo humano e o divino. Elas são esculpidas para serem «exibidas» em determinadas..
    circunstâncias da vida social e religiosa.

    e por ai vai...

    ( pesquisei no google..rs )

    ResponderExcluir
  18. Hoje vc falou a minha língua como nunca antes!
    O que a mídia faz e emburrecer o ser humano, como vc pode confiar cem por cento na televisão? No todo, há sim uma parcela artística na mídia, mas ela já é muito baixa.

    Agora, quanto a arte, enquanto houver homem ela existirá.

    ResponderExcluir
  19. Oi André!

    Excelente você ter mencionado isso! Realmente hoje em dia as pessoas vão tudo pela "onda" , pelo que a mídia coloca e o povo acha que é obrigatório a agregar essas coisas e abominar outras sem nem ao menos conhecer ou divulgar.
    Voc~e mencionou um monte de "artistas" de merda que hoje devem é estar perdidos por aí e se bobear fazendo filme pornô...afinal, tempos atrás era o que todo "artistas' fim de carreira estava fazendo...
    Também não curto Paulo Coelho e não sei por que diabos o cara faz tanto sucesso...mas ele faz porque a mídia pressiona isso e faz com que as pessoas achem "cool" gostar de Paulo Coelho...o povo é muito volúvel, muito manipulável.
    Poxa, muito obrigada pelo comentário! Fiquei muito feliz com suas palavras,de verdade! Olha eu nem sei como consigo arrumar tempo para fazer todas as coisas, á bem da verdade por estar sempre tentando fazer meus hobbys literários eu já me fudi algumas vezes na vida mas...o que posso fazer? Já foi mesmo kkkkk.
    Bom, eu costumo traçar a semana em um papel e escolher o que escrevwer á cada dia..tudo bem que dificilmente obedeço esse cronograma mas...ele ajuda a lembrar do que preciso escrever =p. Espero mesmo que eu tenha algum futuro porque a realidade atual tá dificil....sério que voc~e desenha no Paint? Como consegue?
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Andre,querido.

    Nunca fui atrás da mídia.Sempre soube que td essa galera que tu citou aí ia morrer na praia.Paulo Coelho pra mim não existe.A arte,pra mim,é aquela que me emociona,me faz chorar ou rir à valer,me faz dançar,e lembrar de musicas que tocavam quando eu era criança,que me faz pensar,e querer muito mais.
    A mídia te vende tudo,agora basta saber se vc quer comprar tudo.
    E ultimamente até as novelas viraram um PUTA comercio,de roupas,perfumes,e todas essas baboseiras pq sabem que as mulheres compram mesmo.Enfim,o consumismo tomou conta de tds.
    Não sou totalmente contra,pq está gerando bastante emprego.E a galera precisa trabalhar.
    Bacana tua critica.Bjka

    ResponderExcluir
  21. Anônimo28.4.12

    Que vídeo lindo Andre!!!!....Parabéns por postar!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!