sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tem explicaçãopra tudo...

Foi um matemático malucão no programa do Jô que se chama Alex, ele escreveu um livro que se chama Alex no pais dos números (ou seria no pais da matemática? Bom depois vc dá uma googlezada aí e encontra), que parece bem interessante. Mas o mais interessante é umas coisas malucas que ele falou que me deixou encabulado, ele falou que tem uma tribo de índios no Brasil que não sabe contar, eles contam um, mais ou menos dois e muito! Vê se pode isso? Já pensou uma conversa entre dois indios querendo trocar as coisas?
- Oi "Luar Vermelho" eu vir trocar galinha por porco!
- Oi "Pena de Uirapuru" eu ter só mais ou menos dois porco pra trocar.
- Tudo bem meu amigo "Luar Vermelho" eu ter muito galinha, mas mais ou menos dois porco é mais que muito galinha né?
Já pensou isso? Quem iria sair ganhando aí nessa troca? E outra coisa maluca que o maluco falou é que na Suiça fizeram uma experiência com formigas, pegaram um ponto de partida, colocaram comida a uma determinada distância, as formigas foram até a comida, chegando lá os cientistas separaram as formigas em três grupos, num grupo cortaram as perninhas da formiga ao meio, na outro grupo colocaram uns alongadores que deixou as perninhas delas duas vezes maior e no ultimo grupo não fizeram nada. As formigas que não fizeram nada voltaram certinho até o ponto de partida, as formigas que cortaram as pernas ao meio voltaram até a metade do caminho e as formigas que colocaram as extensões nas pernas percorreram o dobro do espaço que seria até o ponto de partida! Os cientistas chegaram à conclusão que as formigas haviam contado os passos até a comida por isso deu essa diferença!
Uai então elas sabem contar mas não sabem quando foram amputadas e nem quando estão de perna de pau... E tem outra elas são mais matematizadas que os indios que se fizessem essa experiência com eles certamente seriam divididos em: Uma perna, mais ou menos perna e muito perna!
Outra coisa que ele falou que me deixou maluco (por favor se você que estiver lendo for um professor de matemática me explique pra eu não pirar na batatinha), é que se você pegar vinte e três pessoas aleatóriamente por aí existe a probabilidade de 99,9% de pelo menos duas delas terem nascido no mesmo dia do ano... Mas como meu Deus! Se são 365 dias no ano e eu só peguei 23 pessoas? E o chato do Jô concordou e disse que já sabia essa conta... Ah não! Isso só pode ser pegadinha do malandro com o telespectador!
É muito interessante mesmo esse assunto de cálculos e matemática, e eu como sou um grande matemático preferi fazer faculdade de História pra fugir das contas, pelo menos eu conto estórias melhor do que faço contas...

25 comentários:

  1. Olá Andre
    Coisa de maluco mesmo, continuo preferindo a história rsrsr
    Bom fim de semana
    Abração

    ResponderExcluir
  2. To com vc,conto historias melhor do que faço contas.
    Se conseguires respostas pra tantas...charadinhas numéricas me avise...rsrs
    É por isso que digo,2+2=5...hahahaha
    Bom fds,bjka

    ResponderExcluir
  3. Rs..é meio louco mesmo..eu particularmente vivo fugindo das contas, cálculos e números! Sou melhor escrevendo e criando do que calculando!

    Po André! Já faz umas 3 vezes que comentei no seu blog e vc não comentou o meu!!!
    Aparece lá, poxa! Sinto faltados seus comentários!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, essa do índios e das formigas rachou a cara!!! Credo!!!

    Pegadinhas assim são legais mas eu não sou boa nelas!Abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. André, finalmente \o/
    Ah tá..vou fingir que acredito que você não viu a atualização da postagem.AHHASHSHS zoeira! Pegadinha do Mallandro =p
    Também gosto muitão de vc, Dedé (não,não vou te chamar assim porque me faz lembrar dos Trapalhões...não que eu não gostasse, todo mundo viu os Trapalhões na infância). Ah sim, eu sempre admiro esses cosplayers que realmente incorporam os personagens! Eu não chego ao nível do profissionalismo mas acho que pelo menos faço algo decente...
    bjs e bom fim de semana!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era sei lá que série, li um livro chamado Alice no país dos número =)
    essa das formigas seria mais óbvia pelo tempo do que pelos passos, né?! MAS QUEM INVENTOU DE FAZER ISSO COM AS FORMIGUINHAS?? "QUE DÓ, QUE DÓÓÓ DA FORMIGUINHA!!"
    e essa probabilidade ai.. sei não heim?! osaosa
    =D

    ResponderExcluir
  7. É, continue nas historias
    Essas contas são de dar nó na cabeça mesmo
    e o Jô é metido a sabichão
    Abç André ;D

    ResponderExcluir
  8. Andre, vou tentar ( veja bem ) Tentar, reunir 23 pessoas aleatoriamente só para tirar a prova dos 9!
    kkkkkkkkkkkkk
    Se eu conseguir venho aqui te dizer o resultado!
    Abraços meu querido amigo e tenha um ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  9. Texto muito legal André, é coisa de malucoo isso mesmo kkkk

    abrçãoo cara!

    ResponderExcluir
  10. Bem, a matemática é um universo bem interessante, embora eu também prefira contar histórias. Procure o livro "O homem que calculava" de Malba Tahan, é maravilhoso, vc vai adorar! Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Dedé, tudo bem?
    essa coisa de 23 pessoas aleatórias, considerando que temos 12 meses ao ano, a probabilidade de ter 2 pessoas do mesmo mês, é bem grande, mas do mesmo mês e dia, é quase 0.
    Xiiiii!!!!!
    Ótimo fim de semana!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Cara, não sou um defensor ferrenho dos animais, mas coitadinhas das formigas que foram amputadas. Muito interessante o mundo da matemática, gosto dessas curiosidades abordando a ciência, é muito legal. Também gostei da curiosidade dos indios, é incrível como eles sobrevivem sem noções básicas de números e contas. Muito legal teu post, como sempre André.

    Um ótimo fim de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  13. As formiguinhas tem que ser apresentadas aos índios, assim eles podem contratá-las como contadoras da tribo, mediante promessa de não ficar fazendo experiências nefastas com as patinhas delas. e por falar em patas, sabe o que faz um pato com uma pata num quarto escuro? ele manca, é óbvio. essa teoria ai do dia é furadaça. no meu setor tem 30 pessoas e ninguém nasceu no mesmo dia que eu.

    ResponderExcluir
  14. Fala André,
    Conhece aquela do "Onde está o um real?"
    Matemáticos......hum.....Eles disseram que o Fluminense tinha 98% de chances de cair para segunda divisão em 2009 e o que aconteceu?
    Tudo bem 1+1=2. Mas cadê aquele l real?
    E essa das formigas aí é no mínimo sinistro...
    Parei.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Grande Andre, valeu pelo teu comentário lá, quis compartilhar com vocês minha alegria pela formatura, não para me mostrar ou ostentar, mas foi sincero e agradeço tua alegria. Valeu.

    ResponderExcluir
  16. E eu, que decidi ir pra comunicação... E não é que acabei encontrando as benditas contas por lá numa matéria? heheheh... Seu texto é muito interessante e a maneira que vc o desenvolveu também...

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4.6.11

    O que são números?

    ResponderExcluir
  18. André \o/
    Sim, uma coisa que gosto muito no Dan Brwn é que ele sabe conduzir a história. Ele utiliza capítulos extremamente curts que sempre acaba nos incentivando a ler mais e mais. Sem façlar que ele mistura pensamentos em primeira pessoa com narração em terceira pessoa. Acho isso muito legal e tento fazer no meu livro.
    Eu já ouvi falar desse Harlan Coben, me pareceu interessante. Eu acabei de comprar (para dar de presente-claro que depois irei ler) o livro Neuromancer . Outro autor que acho muito bom é George Orwell mas esse é um clásico rs.

    www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. "Tem explicação pra tudo", esse sim é um grande texto. Cara, ao decorrer da leitura lá no seu blog (visto que estou com um problema sério que não me permite, por enquando, postar meus comentários. O que não me empede de ler os textos que g...osto) deparei-me a foto de um burro muito estranho e parei com a cara mais estranha ainda olhando para ele, parecia um espelho, pois seu texto exigiu um pouco mais de minha concentração, pois, como você, também fui para a área das humanas para não precisar fazer contas hehehheeh... Muito boa sua crônica e muito engraçada. Estou rindo até agora enquanto escrevo esse comentário. Desculpe não poder publicar minhas impressões por lá, pois, como eu disse estou com um probleminha de junta no meu blog (junta e bota fora...). Obrigado pelo seu comentário no Cronutopia e fico mais grato ainda por ter me proporcionado muitos sorrisos ao ler o seu. Valeu Andresão, estou ligado no "verdades e bobagens", continue nos alegrando e nos fazendo pensar. Quase tive um dejavù com o burro hehehehehe. Até mais, Andresão!!!!!!!!

    Obs: consegui arrumar meu blog!!! Adorei a nossa conversa no Face! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5.6.11

    Esses são testes bem banais quando "eles" explicam. Triste demais a experiência com as formigas - embora todos até gostem delas, devemos lembrar que sáo enormes transmissoras de doenças. Ai...como estou chata, só falando do lado negativo, mas gostei muito da tua postagem, afinal todos nós que por aqui estamos, te damos a probabilidade de 99,9% de termos corrido das "contas". AHahah...
    Maria Emilia

    ResponderExcluir
  21. olá, andré,
    fiquei contentíssimo pela tua viagem até às luzes e sombras da minha varanda. ainda para mais recomendado pela queridíssima cecília, que, bem o vejo, tem uma legião de amigos e fãs um pouco por toda a blogosfera - o que se compreende, ou não fosse ela uma pessoa tão especial.
    andar à volta dos números nunca foi propriamente aquilo que mais gosto de fazer na vida, mas sempre consigo comprar uma dúzia de pães não perdendo nenhum e garantindo o troco certo :)
    um abraço desde braga!

    ResponderExcluir
  22. O cara é louco.
    Perde tempo contando babaquices.
    Os indios sã burros então?As formigas iriam melhor no teste de matemática?
    Tem coisas...É cada estória...Melhor seria se falassem do que realmente interessa.Enquanto isso o telespectador fica alienado.

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

    Dá uma passada no meu blog: Atualizado com o texto: INCONSTANTE TEMPO (NAVEGAR É PRECISO)

    escarceu-pre-datado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Ai, ai, ai, André, e eu que faço Física? Ouço todos os dias que para ser um bom físico tem que ser um bom matemático antes, mas eu não sabia dessas curiosidades aí não... Eu até queria mudar a imagem que os matemáticos e físicos têm de serem malucos, mas desse jeito não dá para mudar a nossa imagem não, estou até me incluindo nessa conta... KKKKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  25. Meu amigo, matemática é de fato um terreno para doidos varridos, eu mesmo sou um, adoro quebrar a cuca até a fumacinha começar a levantar. Para o exemplo citado sobre as 23 pessoas e a possilibidade de mesma data de aniversário, veja aqui http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Birthday_problem&ei=3PgETr63M4zogQfOv7jDDQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=3&ved=0CDEQ7gEwAg&prev=/search%3Fq%3D365%2Bdividido%2B23%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D571%26prmd%3Divns porque é possível!

    Se o Jô chutou, acertou na mosca!

    Abraços e boas contas! :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!