domingo, 25 de julho de 2010

A mulher de César

Uma frase antiguíssima diz que : Não basta a mulher de César ser honesta, ela tem que parecer honesta . Para quem não sabe César era o nome dado aos reis do Império Romano, e essa frase era falada pela corte romana e pelos conselheiros daquele tempo .
Então se a gente for entender direitinho essa frase, a gente vai descobrir que viver de aparências como muita gente vive é uma coisa mais antiga do que a gente pensava, que se a mulher do César não fosse assim tão honestona mas parecesse honestona já estava bom demais . Ninguém falava nada e estava tudo certo !
E o pior é que se a gente for pensar mais um pouco, vai perceber que isso não é verdade, e que o legal mesmo é se a mulher do César fosse realmente honesta e ponto final . O que várias vezes acontece é que essas mentiras estão enraizadas na nossa cabeça de tanto que elas são contadas e repassadas de pessoas para pessoas . Por isso muitas pessoas não se preocupam em ser e sim em parecer ! Em encenar que são isso, ou aquilo, para serem aceitos na sociedade, e assim vão criando as mentiras e os teatros vivos, que muitas vezes nos enganam, e tiram proveito de todas essas mentiras que são tecidas como uma teia de aranha se enrolando ao redor da vida de quem mente e das pessoas com quem ele se relaciona .
Por isso que sempre a gente escuta frases assim : _ Eu achava que ele era outra pessoa, mas me decepcionei .
E quem até hoje não se enganou quando conheceu alguém e achou que essa pessoa era de um jeito, que tinha um tipo de caráter e depois quando viu, estava enganado ?
Essa mentiras que são contadas por gerações e gerações, deveriam ser abolidas da nossa cultura .
Eu estava pensando em mais algumas mentiras que sempre escutei e fiz uma listinha :
Deus é brasileiro, essa é uma mentira que explica porque a gente não precisa fazer nada pelo país e pelo povo, porque afinal Deus é brasileiro .
Nosso povo é subdesenvolvido porque os portugueses roubaram tudo o que nós tínhamos, essa é uma mentira que maqueia a preguiça e a falta de vontade política que o brasileiro tem, porque primeiro os portugueses não roubaram todas as nossas riquezas, e segundo já faz mais de trezentos anos que os portugueses não são mais donos do Brasil, será que não deu tempo de melhorar ?
Ir na igreja salva as vidas e leva as pessoas para o céu, essa é a mentira que explica aquelas pessoas que vão à igreja, dançam, cantam, batem palmas, choram e depois de sair dali dão calote nos outros, traem seus cônjuges, fazem tramóias, mas não deixam de ser considerados por quem os vê como sendo verdadeiros cristãos . O que acontece é que o que salva é a palavra de Deus, a igreja é importante para aprendermos o que a Bíblia e Deus quer da gente, mas Ele não quer só dentro das igrejas e sim na vida toda !
Outro dia eu vi duas pessoas conversando, e um falou pro outro que se ele mentisse alguma coisa, mas se ele falasse isso para todo e para ele mesmo, a mente dele iria acreditar naquela mentira e nem um detector de mentiras iria saber se aquilo era verdade ou não ... Eu então pensei : Puxa vida ... a gente ta perdido mesmo !
Por isso que eu acho que nós não temos que ser iguais a mulher de César, nós não temos que parecer, e sim temos que ser ! Ser melhores a cada dia, ser mais honestos com a gente e com os outros, e não nos escondermos atrás de mascaras .
Porque assim, tudo seria melhor e mais transparente em nossas vidas !

26 comentários:

  1. O mais engraçado quando uma pessoa tenta parecer, é que ela mesmo acaba achando que ela é do jeito que PARECE! Gostei muito do post, conheço várias pessoas que vivem fazendo coisas para esconder a verdade, vivem uma ilusão. Acho que quando o ser humano começar a valorizar mais a si mesmo e a Deus, ele vai entender o real sentido de ser quem ele é de verdade.

    Muito obrigada pelo comentário em meu Blog.! Postei mais, se quiser passar por lá, ficarei feliz. Beijos e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Oie Andre! a tempinho que eu numpasso por aki neh?!
    mais teu blog continua mtu bom..em conteudo então nem se fala :D

    lendo teu post.. concordo com oq ele diz.. tem gente que as vezes conta uma mentirinha pra akele tal momento.. ser resolvido... e quando ela ou ele ver q deu certo essa mentirinha passa a ser contada como o verdadeiro fato.! e depois.. a pessoa que inventou nem sabe mais que issu é uma mentirinha.. que gerol uma mentirona!enfim.. de uma mentirinha sempre começa uma mentirona! ¬¬
    e no mundo de hj é quase que impossivel achar alguem que nao faça issu .."/ infelismente.. tem gente mentindo pra agradar o ego de certas pessoas.. tem gente que mente só para não magoar a outra.. e no final disso tudo.. nada vale apena..


    mtu bom teu post! adoro mtu seus posts! Autenticidade!!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com vc, André! Temos que SER e não PARECER, mas é natural o ser humano criar as suas próprias defesas. Vc deve ter ouvido que há mentiras utilizadas para a nossa própria defesa e isso faz parte da nossa capacidade de sobrevivência. Se mentimos para nos livrar das situações embaraçosas, também mentimos para ser aceitos na sociedade.
    Eu sou a favor da honestidade e concordo que o mundo seria bem melhor com ela.
    Parabéns pelo texto e obrigada por ter salvo o meu blog.
    Bjos,

    Mônica
    http://www.redenacional1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Uma mentira repetida torna-se verdade", frase dita pelo inesquecível e nem tão amado Adolf Hitler "Heil", também muito conhecido por 8, ou 88 (HH).
    Complicado não é mesmo?
    REalmente estamos em momentos semelhantes da vida, acho que estou igual fruta que amadurece no pé, nem fui pra gaveta (vida) e já estou quase podre de tanto me decepcinar com a sociedade.
    Infelizmente de 6 bilhões de pessoas que existem no mundo 2 bilhoes abrem os olhos, mas poucos milhoes realmente pregam e fazem o que pregam.
    Isso é complicado, pois ifelizmente fazer o errado é tão comum que já parece certo e até os certos se enganam no caminho.
    É por isso que Jesus disse que não iria se atrasar e iria até adiantar (se nao me engano) porque se não até os escolhidos seriam enganados.
    Que tristeza, o diabo fica sentando enquanto o ser humano apronta todas.
    atualizado la de novo ta?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo27.7.10

    Gostei muito!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27.7.10

    Pensando um pouco ainda sobre o post, agora me pergunto: "Conhecemos realmente quem conhecemos, ou muitas delas são ilusões?"
    Parabéns novamente pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. as aparencias sempre contandos mais, desde a antiguidade!

    ResponderExcluir
  8. pois é, as aparências enganam! Eu tento parecer diferente dessas pessoas, mas esse é o tipo de gente que INFELIZMENTE não falta no mundo. Já sofri muito com gente assim, é foda mesmo ...

    enfim, o post está ótimo.

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo escrito, o assunto é complicado e dói muito sentar em cima do rabo... He he he ...prefiro 'NÃO.' e tentar habituar-me a fazer uma auto-análise.
    Acho que é o que mais a sociedade carece.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo28.7.10

    Traição é um conceito cultural, pra mim não tem isso, brother, liberdade pras brabuletas mano!

    Abraços!!!

    F.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o seu blog, template muito bom e texto ótimo

    ResponderExcluir
  12. as pessoas necessitam de usar mascaras no cotidiano pra sobreviver, muitas para serem aceitas, isso significa muito para o ser humano, ser aceito, cujo deixar muitas vezes de ter as próprias opiniões para EXPRESSAR que pesam

    ResponderExcluir
  13. As aparências enganam né, cara muito bom o texto!!!
    E como de prometido estou aqui e vou seguir seu Blog tbm
    vlw por passar no meu!!!

    E gostaria de ter parceria?
    melhor forma de publicar o blog
    http://opimentahumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Muito legal seu blog. Super espontâneo!
    Infleizmente o mundo está repleto de ideologias, frases feitas, clichês.
    E poucas pessoas se questionam sobre o que é afirmado.
    Parabéns pela reflezão
    Beijos

    Isabela do "Sem travas na língua":
    http://semtravasnalingua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu blog!
    cheio de verdades! *-*
    parabéns por seu trabalho aqui!

    eu também sou são paulina
    e em relação as minhas unhas também foram
    todas roídas! OKAOSKKOS
    ansiedade a mil!

    Beijos, volte quando quiser.

    ResponderExcluir
  16. Seria assim, eu divulgo seu Blog e vc Divulga o meu, simples, vc coloca Banner meu e eu um seu... olha no meu Blog que eu tenho alguns parceiros lá, seria igual o exemplo que está lá, e tipo podemos fazer tbm uma troca de matérias vc pega um post meu acrescenta diminui como queira e eu igual com o seu e no final link para o Blog do outro...
    simples né? vlw

    ResponderExcluir
  17. infelizmente o que conta para muitas pessoas é somente a aparencia... ainda acredito que isso possa mudar!

    Post muito bem escrito.
    Parabéns

    Beeeijos**
    Nanikiiita

    ResponderExcluir
  18. Belissimo texto! Muitas pessoas que lerem vão encontrar em alguns trechos situações na qual já passou.
    "E quem até hoje não se enganou quando conheceu alguém e achou que essa pessoa era de um jeito, que tinha um tipo de caráter e depois quando viu, estava enganado."

    Como diz o texto - Temos que "ser melhores a cada dia, ser mais honestos com a gente e com os outros".

    Muito bom o blog! Ta de parabéns!

    Ob.: Coloquei um comentario no meu blog falando sobre o tempo de vida e época do acasalamento dos Louva-a-Deus para esclarecer suas duvidas.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  19. é, o bom seria se todos fosse os mesmos desde o inicio ao fim. Sem máscaras de boa moça ou bons rapazes. Pq a sinceridade é o bem maior e nela vemos quem realmente importa termos por perto!

    ótimo texto, parabéns!

    http://meuceuparticular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Andréée muitooo bom e realmente verdade. As pessoas parecem que necessitam de uma máscara, tem vergonha de suas verdades, de suas raízes, e acabam mentindo, criando, iludindo e isso detona com a imagem dela... descobrir uma mentira é bem pior do que aceitar uma verdade.

    seu blog como sempre, ta de mais. desculpa não ter vistado nos ultimos dis, mas estava cheia de problemas.
    Beijo grande fique com Deus.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito!
    Parabéns pelo blog!

    =)

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo texto e como diz a filosia: Existe o que é e o que aparenta ser.
    No fim, é melhor dar à César o que é de César hehehe...

    ResponderExcluir
  23. Ninguem merece viver de aparencias,
    a pessoa pode se esconder e não mostrar aos
    outros quem é de verdade, mas sempre será acusado pela sua consciencia,
    você nunca será feliz de verdade se viver de aparencias para querer agradar aos outros,
    a felicidade consiste em ser exatamente o que você é e fazer aquilo que quer, isso não é uma desculpa pra ser irresponsável e sair por aí fazendo todo tipo de loucura que vier a cabeça, mas você tem que entender que Deus te criou para ser livre , LIBERTE-SE!
    pare de usar essa máscara, seja você mesmo!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5.8.10

    gostei muito do seu blog !!!

    ResponderExcluir
  25. Incrível! Realmente, o mundo de caras e bocas no qual nós estamos mergulhados é duro. Duro, frio e cara-de-pau! Não é de hoje que a hipocrisia quase reina em todo mundo, e acho que fora uma coisa que surgiu com o próprio desenvolvimento do homem. Do tipo, um meio de "sobrevivência", quase um instinto animal involuntário.

    Mas a globalização deixa isso cada vez mais horrível. Basta ver nossos queridos EUA "lutando contra o terror" para defender seu querido e amado líquido negro gerador de energia. Mas, tudo do ser humano vem de uma mesma origem. Tanto as vantagens e as desvantagens, tudo surge porque nós temos uma mesma característica: Temos sentimentos.

    E afinal, sentimentos geram a harmonia e a discórdia. Geram a felicidade, a bondade e a solidariedade. Assim como também criam a cobiça, o orgulho otário - porque nem todo orgulho é de todo mal - e o ódio. Acho que, no fim, é algo com que temos que conviver.

    Muito bom!
    Atenciosamente, Tadashi Katsuren.
    Contos e poemas, escritos por mim, em:
    let-me-fly-with-you.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!