quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Tudo me é lícito, pero no mucho!



A gente converte, "vira" cristão; mas, talvez não tão cristão assim... Apesar de que essa reflexão, não sirva apenas para cristãos, mas para todos que acreditam em ação e reação. Nesse caso; da vida!

Porque, na nossa cabeça de novos convertidos, dizemos que Deus sabe que estamos tentando mudar, e que por isso ele tem que ter paciência com a gente, e na nossa cabeça de velhos convertidos, dizemos que Jesus já pagou pelos nossos pecados; então não tem problema dar umas mancadinhas.

Por isso, algumas coisas que gostamos de fazer e que talvez não sejam tão boas, nós acabamos cedendo e fazendo, só mais uma vez, só mais uma vez, só mais uma vez...

Todos nós conhecemos aquele versículo que diz:

12 Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine; (1 Coríntios 6:12).

É permitido que eu beba bebidas alcoólicas? Sim; é permitido, mas como diz a parte 2 do versículo: "... eu não deixarei que nada me domine." Então, se a bebida me domina, é melhor que eu não beba!

Essa é velha, já escutamos isso em incontáveis pregações, e às vezes as pregações ficam rasas porque ficam batendo na mesma tecla e focando em proibições autoritárias, que são lógicas e que todo mundo sabe. Mas vamos tentar aprofundar e pensar mais um pouco, perguntando e respondendo para nós mesmos:

Eu posso faltar do serviço sempre que não estiver à fim de trabalhar? 

Posso!

Vou para o inferno se fizer isso? 

Não, não vou para o inferno.

Que bom, então pelas leis de Deus eu não serei castigado! Mas pelas leis trabalhistas e pela lei do meu patrão, ele pode me manndar embora.

Então concluimos que é permitido que eu falte, mas não convém que eu falte. E se faltar e ficar em casa, se tornar gostoso demais e isso me dominar, aí a coisa fica pior ainda.

Entendeu?

Vamos pensar em outro exemplo:

É permitido que eu não estude para uma prova da faculdade? 

Sim é permitido.

É pecado?

Não, não é pecado. 

Ninguém vai sofrer a ira divina se não estudar para uma prova. Mas como consequência, certamente vai tirar nota baixa.

Então, é permitido ficar sem estudar, mas não me convém ficar sem estudar?

Então, num exercício de futurologia, podemos prever que, se a gente faltar muito no serviço porque ficou gostoso ficar em casa, logo, logo, seremos mais um desempregado.

Se não estudarmos para a prova na faculdade, provavelmente ficaremos de DP, ou desistiremos da faculdade.

Então pensem meus amigos e comentem o que acharam da frase: Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém... 

E não estamos falando sobre bebida!



Um comentário:

  1. Que post bem legal, cheio de verdaxdes! Há muito daquilo que podemos seim fazer, mas não devemos ou não é a melhor decisão! Belo versículo , bem explorado! abração, chica

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!