sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como ser uma pessoa melhor




O mundo só vai melhorar o dia em que as pessoas derem valor á cultura!
Musica, dança, interpretação, pintura, artesanato e principalmente literatura, são a saída para uma sociedade mais justa e feliz.
A pessoa que se liga em cultura não tem tempo e nem disposição pra ficar inventando formas de passar o próximo pra trás! Não tem tempo de pensar em roubar, em matar, em dar golpes por aí! 
Sabem porque?
Porque a alma da pessoa ligada á arte, é lapidada e se transforma em uma alma mais sensível; que enxerga além do momento, que enxerga o outro, como um ser que necessita de carinho, amizade, contemplação e felicidade.
As pessoas tem que aprender a ler, tem que aprender a ouvir musica boa, tem que aprender a escutar uma palestra, a discutir idéias e enxergar outros tipos de ideais! As pessoas tem que ser mais inteligentes. Tem que perceber que o mundo é multi-cultural, e que as vezes, na maioria delas, é muito melhor ser feliz do que estar certo!
Estar certo é uma coisa relativa, eu posso estar certo para o meu ego, mas posso estar errado para as outras pessoas... O que ganho com isso?
Pessoas que pensam, que sonham, que admiram, e que produzem arte, não estão preocupadas e empurrar goela abaixo do outro as suas criações. Não! O mundo está aí... E o que seria do laranja se todo mundo gostasse do azul? 
O mundo é democrático, as culturas são democráticas, as pessoas tem bagagens pessoais e intransferíveis, que as tornam únicas! Por isso, quando a pessoa se liga na verdade absoluta, que é, agradar e fazer o bem, não importando a quem; essas bagagens únicas e intransferíveis, começam a se entrelaçar e formar alianças culturais, espirituais, e sociais... 
E esse entrelaçamento só é possível, quando a pessoa se liga em cultura. Não tem como aproximar povos, sem conhecer e aceitar as suas culturas. A cultura de um povo é o seu DNA, e só aceitando isso, é que vamos fazer um mundo melhor, com pessoas melhores, com sociedades mais iguais e pessoas do bem! 


16 comentários:

  1. E viva as diferenças e o respeito pela cultura alheia.
    É isso aí.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você. A arte traz para fora o que tem de bonito no artista. E o que ele vê de feio no mundo, até isso ele transforma em beleza. Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com essa ideia, a cultura é o que falta e infelizmente é a que mais está sendo podada do nosso meio, onde se prioriza através da educação homens de ação, homens que vão produzir, mas sem dar a ênfase necessária nos valores culturais.

    Abraços renovados.

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras meu amigo!!
    Gostaria de pedir desculpas pelas poucas visitas. Estou trabalhando muiiito esse mês mas prometo que em breve voltarei mais vezes.
    Grande abraço!!
    jorge-menteaberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha só, pra se ter ideia, na cultura Maia "Tempo é Arte", e dá uma olhada no tipo de civilizaçao que eles foram. Agora, para nosso mundo atual "Tempo é Dinheiro", nao precisa nem dizer né.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde André, amei a postagem, é assim mesmo meu amigo, aprender sempre, conhecer outras culturas, ler muito, aprendi com meus pais a estar sempre lendo, ouvindo músicas, meu pai curtia todo tipo de música, as clássicas eram as que ele preferia, assim aprendi também a apreciar.
    Tirar férias e viajar todo ano para enriquecer o conhecimento é também uma boa maneira de aproveitar o tempo e nunca pensar em coisas ruins!
    Abraços amigo querido!

    ResponderExcluir
  7. ANDRÉ:Boa tarde, como vai meu amiguinho?
    Assino em baixo em tudo que escreveu.Tb acho que se as pessoas olhassem para dentro do seu ser, tentando se reeducar, aprimorando mais e mais na cultura, tudo seria maravilhoso!Poderíamos viver no paraíso! Seríamos todos irmãos, sem egoísmos, trapaças, mentiras, invejas e sim, a felicidade seria plena!!

    Parabéns por mais um belo post.Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns,Andre! Foste direto e certo nas palavras! abração, de volta,chica

    ResponderExcluir
  9. Oi André, vim agradecer pelo toque que me deu lá no Coluna.
    Já coloquei o nome do cara que falou comigo , o site e o link onde está meu nome entre os ganhadores do concurso.

    Obrigada querido
    boa noite!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu também acho que a tolerância e o respeito, não só na cultura, mas em todas as esferas, são fundamentais pra evolução das sociedades.

    Caminhemos, então.

    Beijo, André.

    ResponderExcluir
  11. Tem razão amigo. E sabe porque muita gente não se liga mais na cultura? Porque muitos governantes colocam entraves à cultura do povo. Através de políticas imbecilizantes e cheias de impostos, fazem com que grande parte do povo não tenha acesso à cultura. Porque povo culto é povo informado. E povo informado é o maior perigo dos governos.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderExcluir
  12. Olá!Boa tarde
    Dedé, meu amigo...
    penso que cada um de nós nasce em uma sociedade com uma
    cultura estabelecida e é somente através do domínio dessa cultura que somos capazes de satisfazer nossas necessidades e aspirações. Mas,
    nesse processo de dominar a cultura, a cultura tende a nos controlar e fazer de nós suas criaturas. Em um sentido, ela define mesmo nossos
    objetivos na vida e dá forma aos padrões de nossos pensamentos. Isso implica que processos de mudança cultural ocorrem e podem até ser controlados e
    mesmo planejados para aí, sim, sermos cada vez mais... uma pessoa melhor...
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bela semana
    Abração

    ResponderExcluir

  13. Olá André,

    Tanto é verdade o que você afirma que as campanhas que direcionam jovens para artes variadas, como dança, música, teatro e outras redundam em grande sucesso, tirando muitas pessoas das ruas, da violência e das drogas. A sensibilidade despertada com as artes muda o foco dos envolvidos, despertando neles o que há de melhor.
    O conhecimento da cultura dos povos somente favorecerá a aproximação e o enriquecimento das relações humanas, mas tudo isso somente será viável através de um sistema governamental que priorize a educação de seu povo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Caraca meu amigo, que texto bacaba! Gostoso de ler!
    Meus parabéns pela critica! Adorei!
    Deveria divulgar esse texto!,

    ResponderExcluir
  15. Dedé,
    muito bom o propósito do texto.
    A questão da valorização da cultura, e mesmo de tudo que envolve, a pessoa inserir em seu ambiente a arte e todas suas manifestações, a ajuda a ser alguém mais 'plural', que se integra mais, respeita mais e sabe interagir com os outros de forma a que todos envolvidos evoluam.

    Abração!

    ResponderExcluir
  16. Belas palavras amigo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!