Amigos, esse é o último capítulo dessa saga de três postagens sobre vendas, que dei o título de: Deixe seu vendedor vender. Talvez um dia, esse assunto seja muito mais esmiuçado, e eu monte sobre ele, uma palestra ou quem sabe escreva um livro. Mas para o blog está bom. Obrigado a todos que comentaram por aqui, ou no facebook.
Os clientes, cada vez mais “interneticados”,
acham que conhecem todos os produtos e serviços do mundo, acham que sabem como
tudo funciona, e acham que não necessitam de especificadores, ou de alguém que
venha lhe “ensinar”, alguma coisa. Mas o cliente é o cliente, e desde que ele
tenha razão, a ele seja dada essa razão. Por isso, os vendedores de hoje, estão
cada vez mais pisando em ovos ao atender as pessoas, porque as pessoas, de uma
maneira geral, estão cada vez mais melindrosas, e qualquer fala errada, ou mal
colocada, pode ser usada contra o vendedor.
Por isso, uma empresa que fala a mesma
língua, e joga como um time, todos atacando para o mesmo lado e defendendo em
bloco, é muito importante.
Algumas empresas costumam pagar palestras
sobre vendas e atendimento ao cliente, para seus vendedores. Isso é bom! Na
verdade, é ótimo. Mas seria melhor ainda, se essa palestra se estendesse a
todos os setores da empresa. Porque, uma palavra atravessada, que a menina do
caixa fale para o cliente, pode acabar com uma venda em que o vendedor
trabalhou dias, semanas ou até meses.
Outra coisa: é importantíssimo que os
vendedores saibam tudo sobre os produtos que eles estão vendendo, mas também é
importante, que os outros colaboradores e funcionários da empresa, saibam pelo
menos o mínimo de cada produto. Se esses colaboradores e funcionários não
souberem nada sobre esses produtos, eles não devem dar palpites na base do
achômetro, pois esses palpites também destroem as vendas.
Então, resumindo as três postagem dessa série, uma empresa que quer crescer,
que quer vender, e que não quer atrapalhar seu vendedor a vender, tem que fazer algumas coisas básicas:
- Manter o estoque em dia, não deixando
que faltem as mercadorias, principalmente as que vendem mais.
- Não inverter os valores das
informações, procurar ver, mesmo que isso custe o orgulho de alguns patrões,
quem está certo nas questões que chegam até a direção.
- Treinar os colaboradores,
mostrando-lhes que cada setor da empresa depende da área de vendas, para sua
subsistência.
- Treinar os vendedores para que
enfrentem esse novo tipo de cliente, melindrado e sabe tudo, trazendo para eles,
cursos, palestras e demonstrativos sobre vendas e principalmente sobre os
produtos que vendem.
- Capacitar todo o quadro de
funcionários para que saibam pelo menos o mínimo possível sobre o que a empresa
vende.
Obrigado, a todos que acompanharam essas três postagens. Se você for vendedor, ou algum colaborador, que viu essas situações acontecendo na empresa onde trabalham, espero que essas postagens lhe ajude em alguma situação. Quem sabe, em uma mudança para melhor!