segunda-feira, 23 de abril de 2012

Doutrina do esperto



Minha avó está quase dobrando o cabo da boa esperança. Ou seja, está velhinha e teoricamente está mais perto do final da vida do que eu ou você.
Minha avó é crente. Crente mesmo, porque ela é do tempo em que não se falava: "Sou evangélico" ou "sou cristão". Na época em que ela resolveu entrar e seguir a doutrina de sua igreja as pessoas chamavam os evangélicos de crentes, e é assim que ela gosta de ser chamada.
Hoje em dia minha avó está na batalha pra ser salva e entrar no céu. Esse é o pensamento dela e não adianta ninguém falar o contrário. São mais de cinquenta anos de cristandade e convicção.
Ainda bem que a igreja que ela segue é uma igreja séria daquelas que não aparecem nos programas policiais, porque se fosse o contrário fico imaginando a cabecinha dela entrando em parafuso.
Imagina você a vida inteira seguindo e acreditando na doutrina de uma igreja e de repente os pastores e líderes da igreja aparecerem envolvidos em escândalos de roubo, fraude, extorsão e formação de quadrilha?
Esses dias a rede Record fez um dociê contra o pastor Valdomiro Santiago vulgo "apóstolo" que mostrou o cara comprando fazendas e mais fazendas, com muito luxo e pompa as custas do dinheiro dos fiéis enquanto até os alugueis dos barracões que eles alugam pra servir de templo estavam atrasados. Eles usam pessoas membros das igrejas como fiadores para alugar os barracões e deixam as contas atrasadas até sujar o nome dos coitados dos "irmãos". O engraçado é que a rede Globo a uns anos atrás fez uma reportagem igualzinha falando do"bispo" Edir Macedo dono da Record!
Outro dia dando um rolê aqui pela minha cidade eu percebi um monte de igrejas novas aparecendo assim do nada. Com um monte de denominações e doutrinas diferentes. A grande maioria delas vindo de dissidências das grandes igrejas tradicionais. Gente que não concorda com algum ponto da doutrina e que então resolve abrir uma igreja e pregar a "sua" visão e interpretação da Bíblia. Muitos desses novos pastores não tem conhecimento nenhum da Bíblia e nunca fez nenhum dia de seminário. Assim não tem conhecimento além do que lê alí na Bíblia. A falta de conhecimento histórico leva a algumas interpretações erradas porque as vezes se levarmos a Bíblia ao pé da letra acabamos nos enganando por trazer para os dias de hoje um contexto e uma realidade diferente da nossa.
Muitas dessas novas igrejas são fundadas por pessoas sérias, com embasamento e bons princípios. Que realmente são fiéis a Deus e que querem mesmo fazer a coisa certa. Mas muitas dessas igrejas infelizmente acabam sendo o meio de extorquir e ganhar dinheiro das pessoas que acreditam nelas e nos seus pastores que acabam usando de meios sujos como aterrorizar pessoas com menos intelecto fazendo-as virarem quase que escravos de um deus punitivo, maldoso e rancoroso que vai cobrar você no dia de sua morte se você não for um dizimista fiel e não ajudar o pastor "no que ele quiser".
Talvez você que esteja lendo pode achar que eu estou exagerando mas não estou. Eu conheço muitas pessoas humildes que acreditam piamente em tudo o que o pastor fala e as vezes deixam de colocar o básico dentro de casa pra levar seu salário para a igreja. Aí eu lhes pergunto: Será que é isso que Deus quer da gente?
Eu acho que o governo deveria encontrar um meio legal de interferir nessa máfia e prender os pastores picaretas e falsos profetas apocalípticos que estão por aí!
Usar de má fé contra a boa fé das pessoas além de ser muito cruel acaba dando um mal testemunho e quem vê de fora acaba pondo todas as igrejas na mesma panela e falando mal achando que todo pastor é ladrão e que todo crente é biruta.
Ainda bem que a dona Dalva não caiu nas garras de um desses. Acho mesmo que ela vai pro céu porque o Deus a quem ela serve é o Deus verdadeiro!

44 comentários:

  1. Dedé, tudo bem com vocês?
    Pois é, amigo, cada coisa que se vê.
    Tenho um conhecido que, desde que eu o conheci, há uns 10 anos, acho que o cara já foi de umas 19 ou 20 "igrejas" diferentes. Desde "sara nossa coisa" haha! até "colheita profunda" e "colheita maldita 1 e 2". Uma vez perguntei a ele se ele contribuía com dízimo, ele disse: "nãoooooo" (daí eu pensei, pelo menos isso, né?), mas ele completou: "não posso dar para o Pai do Ceú só 10% do que ganho, dou no mínimo 30%" (daí, como se diz aqui no RS: "me caiu os butiá dos bolso"). Putz! E daí?

    Beijão para vocês e um beijinho especial no Samuelzinho, lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahhahahahahaha me caiu os butiá dos bolso é bom! Hahahahahahahhaha.

      Excluir
  2. Ola André,
    Você perguntou: "Será que é isso que Deus quer da gente?", eu respondo humildemente, não!

    Deus é amor, caridade, fraternidade, respeito, onisciente e onipresente, jamais concordaria com esse tipo de prática de alguns religiosos que cometem extorsão contra pessoas mais simples e que muitas vezes não tiveram oportunidade de estudo. O que me revolta, pois utilizam o nome do Mestre Jesus em seus golpes! Fiquei sabendo até que tem Igreja aceitando cartão de crédito! A que ponto chegamos? O pior é que alguns mancham o trabalho de muitos, porque ao menos aqui conheço o trabalho de vários "crentes" que trabalham nessas igrejas que surgem do nada e pregam sem ter moral, no entanto, conheço o trabalho de tantos outros que são dedicados, que fazem a caridade e seguem sua fé de maneira digna. Eu sigo a doutrina espírita de Kardec, mas até em nosso meio não é difícil encontrar aqueles que se desviam da causa em benefício próprio, ou seja, o problema está no homem que sempre adia aquilo que é mais importante: a verdadeira reforma íntima.


    Abraços Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a resposta verdadeira Flavão! Deveria ser sempre assim!

      Excluir
  3. Dedé, ....
    menino que vergonha...
    primeiro, te peço desculpas por nem ter percebido a foto, que patetice a minha, xiiiii... que dia esse que tive. :(

    Linda a tua vózinha e o Samuelzinho! Gosto muito dessas imagens familiares que expõem mais de uma geração. E a vózinha está com uma cara muito feliz com o bisnetinho no colo! Linda imagem!

    Mas você tinha postado antes só o texto, não? Tenho quase certeza que vi só o texto...

    Abração especial à vó Dalva e a filhote Samuel! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahhahahahaha quando você viu ainda não tinha foto Cissa!

      Excluir
  4. Que pena que existam tantos desses ESPERTINHOS oi VIVALDINOS por aí e penas ainda mais dos que se deixam levar pela lábia deles...Isso é triste de ver.

    Mas o lindo de ver aqui foi essa foto da vovozinha com o Samuca!!!Que grande ele está!!! Um amor!Parabéns! abração,chica

    ResponderExcluir
  5. Oi André, que coisa linda essa foto. Você é mesmo abençoado pois sua Avó estar assim, ainda tão linda,serena e toda prosa com o Bisneto - que é você em miniatura - não é para todo mundo não amigo. Seu filho está lindão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus Mr. André! Que coisa imperdoavel enganar pessoas pela fé! Que tiste ver familias com fome e mesmo assim doando boa parte do dinheiro a igreja. Isso é desumano e com certeza Deus não quer isso de maneira nenhuma!
    Excelente critica a tua! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas um dia eles vão ter que pagar isso que estão fazendo Camilinha, nem que seja aqui na terra mesmo!

      Excluir
  7. Dezinho, picareta há em todo lugar, né? Mas, acho qeu a coisa fica mais "braba"(e a decepção é maior) ainda quando usam da fé das pessoas para tirarem proveito! Nem posso falar muito sobre isso. Minha visão em relação à religião e igreja é um tanto radical(aos olhos dos outros), sabe!? MAs, eu juro qeu faço de tudo pra respeitar cada pessoa e suas escolhas. Fico mais grilada ainda quando acontece esse tipo de coisa, citada por vc.

    Ameiiii a foto!

    bjks pra todos vcs aíííí, mas em especial para o Samuquinha e pra dona Valda! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os famosos lobos em pele de cordeiro Jó!

      Excluir
  8. Para quem não sabe esta linda senhora praticava natação quando jovem lá em Mato Grosso (no tempo em que Mato Grosso ainda não era dividido).
    Ficou muito legal esta foto André, isso é coisa para guardar para a posteridade e pode crer que o Samuca ficará muito feliz futuramente ao rever estas fotos.
    O assunto sobre religião é bastante polemico e no meu caso azedou à muito tempo.
    Respeito também a escolha de cada um, estamos num país laico e todos têm o direito de ter ou não ter religião... Ainda bem.
    Só posso dizer que o poder político é ligado ao poder religioso desde o principio e um depende do outro para pastorear as ovelhas e veja bem - até para recuperá-las antes que caiam no penhasco.
    Espero que o poder não modifique a nossa esfarrapada carta magna continuando laico nosso país para que não sacrifiquem em holocausto as ovelhas negras e desgarradas.
    Digo isso porque as bancadas ditas evangélicas e religiosas nos congressos estão recheadas de fanáticos querendo transformar nosso pais em uma teocracia parecida com o Irã.

    ResponderExcluir
  9. Amigo querido,

    Tudo bem? Essa foto está maravilhosa e esse menino está lindão. Beijos para todos.

    Quanto a igreja, sou membro de uma muito séria, mas sei e percebo que hoje existe a possibilidade de extorquir e usar a boa fé das pessoas. E por isso que penso que só a formação vai possibilitar as pessoas possuírem um maior esclarecimento sobre a questão. Enfim, é dureza se tirar de quem já não tem, mas só com orientação.

    Beijos e boa terça.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está corretíssima Luciana! Quanto menos letrado a pessoa é, mais manipulável!

      Excluir
  10. Oi André,

    Como o Samuelzinho está grande! E lindo! Parabéns! Pode fazer mais que a forma é boa-rsrsrsrsrs. A vovozinha está muito bem.

    Fico impressionada com a falta de caridade e sentimento cristão destes pastores
    que exploram a boa-fé de seus seguidores. Com certeza, eles desconhecem o poder
    da lei do retorno. A atitude desses pretensos religiosos acaba prejudicando a
    imagem da Igreja em si, pois leva a maioria a julgar todas as religiões e/ou
    dirigentes religiosos com a mesma medida.
    Há muitos religiosos sérios e bem intencionados, que procuram exemplificar o bem, conforme recomenda a lei divina.
    A religião é muito importante, pois acaba funcionando como "freio" de más ações
    na sociedade.
    É preciso que haja maior conscientização das pessoas para que procurem uma fé raciocinada, que as levará ao caminho reto e ao seu crescimento espiritual.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o grande problema Verinha. Eles estão correndo atrás do vento e não do verdadeiro sentido de ser cristão!

      Excluir
  11. André note você que, o poder dessa gente que corrompe e engana as pessoas em nome da fé, mas com segundas intenções é muito grande. Quanto a reportagem da Record, numa boa, não levei a sério em nenhum momento; não por que faltava verdade, muito pelo contrário, porém, quem é um pouquinho inteligente, sabe que ali, no mínimo, é um lobo querendo de volta aquilo que o outro lobo está devorando. O resto é o que se sabe. Claro que quando a Globo denunciou o bispo, havia seu interesse ali, só que pelo aspecto comercial, ou seja, com isso tentar de alguma forma enfraquecer o canal de televisão da concorrente. Não estou defendendo a Globo, pois os fins não justificam os meios, mas pelo menos ali, havia mais coerência, se é que me faço entender. Detalhe, para que não me venham com aquele velho papo de perseguição, sou a favor de uma investigação geral em todas as entidades religiosas desse país, e puna-se quem tiver de punir, independente de qual denominação religiosa seja. Desse jeito, se pegaria esses espertalhões no mesmo laço. Um grande abraço André. Boa observação seu texto faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa a sua visão PC! Apesar de que eu acho que tudo o que se faça sob segundas intenções está errado do mesmo jeito!
      Valeu amigo!

      Excluir
  12. Oi André
    Como sempre um texto muito bom, que não ofendeu em nada os verdadeiros cristãos, até porque sua vó, como vc disse, é uma verdadeira cristã. Quanto a esses homens que estão abusando da fé de milhares de pessoas, eles vão ter de prestar contas a Deus, e Deus é amor, mas é justiça também. Seu filho tá uma gracinha, aproveite muito, porque passa rápido essa fase.
    Bjos. e um ótimo resto de semana.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lú! A idéia era essa, não ofender os verdadeiros cristão e dar um toque nos enganados!

      Excluir
  13. Caro Dedé, não me impressiono com isso, aliás, pra quem tá habituado a ler a Bíblia sabe que isso já havia sido profetizado, tanto por Jesus como pelo apóstolo Paulo (esse sim era apóstolo) de que nos últimos dias viriam falsos mestres em nome do Evangelho, mas a galera tá passando dos limites, tá uma palhaçada só na TV, e o que mais me entristece é que as pessoas que não professam a fé cristã, veem isso na TV e joga na vala comum tudo quanto é de evangélicos e crentes, pensando que em toda igreja evangélica rola essa fuleragem.

    Abração pra ti mano, e continua firme na fé, e um abração pra tua vó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fuleiragem da grossa né Chengão! Ainda bem que a gente sabe pemeirar um pouco né? Hahahahahhahahaha.

      Excluir
  14. Bom André por aqui também proliferam as novas igrejas, Aqui em Santo André meio pequeno existem duas . Fundadas por compatriotas vossos. Curiosamente não existe igreja católica, vai ser lançada a primeira pedra para a sua construção no dia 23 de Junho. Nas 3 km mais abaixo na cidade do Barreiro existem 4. Uma delas do séc.XV e as outras duas do séc. XVI. Depois existe outra muito maior que as outras e totalmente diferente consttuída pouco depois da revolução de 74. Mas dizia eu que graças aos milhares de brasileiros e angolanos que por cá vivem cada dia há mais igrejas de outras fés que não de outro Deus. Nunca entrei em nenhuma. E tenho várias amigas brasileiras. Mas eu respeito a sua religião elas respeitam a minha e está tudo dito. Fala-se muito nos erros de quem está à frente das igrejas, sejam elas de que religião for. Os homens que as compõem poderão errar. Afinal somos humanos e como tal falíveis. O que nunca deverão fazer é aproveitar-se da boa fé dos seus fieis para enriquecerem à sua custa. Até porque para isso já temos os politicos, não precisamos de andar sempre na igreja, vamos às urnas de 4 em 4 anos.
    Sabe de uma coisa. Eu estou como a sua avó. A caminho da viagem final. A verdade é que estamos todos, mas devido à idade e à ordem natural das coisas uns estarão mais perto do que outros.
    A senhora sua avó decerto ganhará o céu. Não por ir à igreja ou pagar o dizimo. Mas por aquilo que fez na vida em prol do bem do seu semelhante. É assim que eu entendo Deus e a sua Justiça já que foi isso que Cristo nos ensinou várias vezes. "Ama o teu próximo como a ti mesmo" ou "Se estiveres junto ao altar para fazer a tua oferta e te lembrares de que o teu irmão tem queixas de ti, deixa a tua oferta e vai primeiro fazer as pazes e abraçar o teu irmão"
    Acredito que o que nos condena é o nosso egoísmo e a indiferença pela dor alheia.
    Um abraço amigo. E tudo de bom para si e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Elvira, e esse último ensinamento de Jesus aí, é o mais importante!

      Excluir
  15. meu querido amigo,
    em portugal há uma tradição religiosa, apesar de tudo, muito cristalizada e as novas igrejas são apenas nichos residuais. mas vou acompanhando, pelas notícias, alguns relatos, sobretudo no brasil, de episódios como os que aqui expões, em que a desgraça e a fragilidade dos crentes é explorada para benefício individual. a xico-espertice é a pior das características humanas e é reveladora da pior forma de egoísmo e da mais grotesca falta de sensibilidade.
    de novo, nenhuma ferida deixa de ser tocada por esses teus dedos agudos e argutos. admiro imenso a tua escrita.

    abraço!

    p.s. bela foto do teu rebento com a decana da família! parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorginho, um comentario seu é um prêmio. Ainda mais quando é positivo assim!

      Excluir
  16. Bommmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaa meuuuuuuuuuu amigoooooooooooooo !!!!!!!!
    Saudades desse menino grande !(Parece mentira)
    Sua vozinha inspira uma figura de amor e de paz!!!!!!!!!
    Seu filhote está tão lindoooooooooo,que dar vontade de dar um amasso bem grandeeeeeeeee!!
    Me embelezei com a imagem e,perdi o comentário,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sou assim e vc já sabe...
    Falar de religião dentro do contexto que apresentas,tenho uma filosofia que todos nós vamos ghegar ao Pai,sem importar a crença e nem o credo.Pois todos nós somos filhos dele,vamos está com ele sempre,aqui ou em outro plano.
    Agora os homens divergem o que deveria ser transformado em Amor.Inventam e jogam dinheiro para comprar à alma dos inocentes...
    Sua vovó é mais uma sábia que ocupa nosso planeta...Bençãos para ela!
    Bjs prá ti e familia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahhahahahahhahhahahaha Severa! Você é um barato! Obrigado por ser tão presente aqui no Blog!

      Excluir
  17. Querido irmão. Tuas palavras foram muito sensatas e verdadeiras. É uma pena ver estas coisas acontecendo em nome do nosso Deus. Mas é o joio sendo semeado no meio do trigo. Vejo muitas igrejas começando bem e depois "o poder corrompe" e vira esta festa ai que você descreveu. Infelismente para aqueles que não conhecem a Deus tudo parece ser igual. Em meio a tudo isto temos que ser a luz deste mundo para que as pessoas possam ver em nós um poudo deste Deus amoroso que não esta em nada interessado em dinheiro (pois ele não precisa, não é mesmo) e sim interessado em nosso carater e em nos abençoar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabião! É isso aí mesmo... Ser luz em meio a tanta treva!

      Excluir
  18. Concordo, plenamente, com você. A vontade de obter graças leva incautos a crer em promessas feitas por quem sequer deveria usar o nome de Deus, por completo desconhecimento de Sua verdade. A Bíblia não é de fácil interpretação para quem não tem os conhecimentos necessários. Isso leva muitas pessoas a seguirem passos equivocados, levados por esses falsos "pastores".
    O bebê está fofíssimo!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema Mary é interpretar para seu próprio lucro. E tá cheio de gente assim!

      Excluir
  19. Amigo André, Se..isto é "se" o evangelho tivesse um outro dono além de Jesus Cristo creio que a lei dos homens poderia interferir. Deus está no controle de tudo e o que vemos atualmente já foi profetizado a muito tempo. Portanto, creia Deus sabe e conhece os que são dele.



    "E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles” (Jó 1.6; 2.1).

    http://www.estudosgospel.com.br/a-biblia-responde/satanas/o-diabo-continua-na-presenca-de-deus.html


    Abraço André... espero encontrar não só sua vó, mas vc tbm no céu...rs

    ResponderExcluir
  20. André..lindinha sua avó..e o bebezinho é o seu filho?

    Parabéns pela seriedade da sua cronica.
    É um assunto muito sério este. O usar da boa fé das pessoas em prol de beneficios próprios.
    Infelizmente é isso que muitas igrejas fazem.
    Não acho errado o dizimo se a igreja é séria, se tem um projeto sopcial e se este dizimo é voluntário.
    Mas a impressão que em alguns discursos de alguns destes ditos "religiosos" é
    que temos que pagar o nosso pedacinho no céu antecipado.

    Triste..mas muitos no seu desespero acabam acreditando.

    Mas enfim....

    Um beijo.parabéns de novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Má!
      Você tem razão quando fala que o desedpero influência nesse povo que acredita em tudo... Infelizmente é assim mesmo!

      Excluir
  21. André o/
    Olha gostei muito do seu post. Embora vc seja evangélico vou dizer que vc é um dos poucos evangélicos que eu respeito. Vc disse tudo nos últimos parágrafos..tem tanta igreja sacana, com pastores sacanas que roubam tanto, que lobotomizam a cabeça das pessoas (eles levaram meu melhor amigo embora >.<) e fazem tantas falcatruas que qualquer um vai pensar isso! Sem falar que eu sou do pensamento de que: DEUS NÃO É SURDO, PORRA! Então não precisa ficar berrando na igreja no domingo de manhã e acordar a vizinhança ¬¬
    E outro ponto é que a Record adoooora criticar a Globo. A Globo não pode falar nada do bispo Deus-NA-Terra Macedo que a Record faz um programa jornalístico inteiro contra a "emissora Espírita".
    E é certo..surge tantas igrejas porque cada um quer que a bíblia e a doutrina religiosa siga o que eles querem seguir, não o que devem seguir. Acho que o povo que montou a bíblia deveria ter em mente que o pessoal é meio lesado e não ia interpretar corretamente as coisas...eles poderia ter escrito de forma mais simples né não? =p
    Ah do cosplay da Luxúria vc gostou né? Depois que vc disse que alguns cosplays que coloquei estavam simples agora fico caçando os mais chamativos kkk.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahhaha beleza de comentário hein Tsu! Ficou até uma postagem a parte! Hahahahahahhahahahaha. Valeu minha amiga!

      Excluir
  22. a cada esquina há uma igreja sendo aberta porque igreja para muitos virou sinônimo de "negócio" para gerar lucros e arrancar dinheiro dos outros... Inclusive há muito tempo atrás eu tinha até visto em uma dessas revistas empresariais como montar uma igreja e fazer dela um negócio!! Infelizmente há aqueles que usam a boa fé das pessoas para roubar, que nem os políticos!

    ResponderExcluir
  23. Andre sou suspeita de falar sobre religião!
    Mas vou falar da tua avó! *-*
    Sabe Andre, Vó é a mãe 2 vezes!!
    No caso da tua vó já é pela 3ª vez!
    O Samuka ta enorme o.O'
    E vou comentar tbm e vc vai ficar zangado, tua avó tem mais cabelo q vc! hahahahahaha'
    Beijos meu amigo e ótimo final de semana! =*

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!