Faz um tempo que eu tenho pensado sobre a parábola do filho pródigo, mas com uma interpretação diferente do que todo mundo geralmente interpreta.
Eu sei que teologicamente o pai do texto significa Deus e que os filhos perdidos são os pecadores do mundo; mas eu resolvi analisar o texto literalmente sem interferência teologica e cheguei numa conclusão que vou apresentar depois desse mini-conto:
Rodrigo um adolescente filho de Lucas, estava desaparecido há três dias. Três penosos dias, onde Lucas procurou por todos os lugares possíveis em que Rodrigo poderia estar e não encontrou nem pistas sobre seu paradeiro.
Procurou nos arredores da escola, procurou nas praças vizinhas, procurou nas casas dos amigos, colocou no jornal, deu queixa de desaparecimento na polícia, foi a hospitais, colocou um comunicado na rádio e nada.
Durante essa busca, um filme passava na cabeça de Lucas. Um filme sem diálogos onde ele via seu filhinho desde bebê, crescendo, engatinhando, ficando menino e virando um adolescente. O curioso é que Lucas só via imagens do filho nesse seu filme. Ele não se lembrava de situações onde os dois estavam juntos. Ele não se lembrava de uma brincadeira entre os dois, de uma conversa de pai pra filho, de um abraço ou um beijo. Ele não se lembrava de nada disso.
No seu filme Lucas apenas se lembrava das vezes que deixou Rodrigo cedo na escola e de vê-lo trancado no quarto à noite. Dos domingos, Lucas não tinha lembrança de passeios, companheirismo, de amizade.
Esse filme começou a lhe incomodar.
Finalmente apareceu a informação de que Rodrigo estaria na casa de um traficante. Lucas foi até lá buscar o filho e quando entrou pela porta da "boca", sentiu seu estômago embrulhar, o lugar era sujo, fedia a urina. Pessoas sentadas nos cantos dos cômodos usavam crack, enquanto outras dançavam uma música inaudível, sorrindo sem motivo, e outras dormiam amontoadas, parecendo cadáveres em uma guerra.
Lucas reconheceu o seu menino deitado no chão, todo sujo, com a roupa mijada e cheirando muito mal. Sua camiseta estava dura de vômito e seus olhos pareciam transe profundo.
— O que você quer aqui? — perguntou o traficante.
— Vim buscar meu filho, aquele ali de camiseta amarela.
— Ele me deve 150 reais.
Lucas abriu a carteira, tirou os 150 reais e deu ao traficante, que os pegou e colocando no bolso e disse:
— Agora vai lá e pergunta pra ele se ele quer ir embora, — falou o traficante com um meio sorriso, apontando para o menino no chão. — Eu acho que ele gosta mais daqui do que de casa.
Lucas olhou assustado para o traficante, essas palavras caíram como uma bomba em sua cabeça! Foi só então que ele conseguiu entender por que o filme que há três dias passava em sua cabeça não tinha diálogos entre ele e o filho.
— Meu filho — choramingou Lucas se aproximando de Rodrigo — eu não estou nervoso com você. Eu tenho consciência de que eu sou o maior errado entre nós. Eu nunca fui seu amigo porque achava que só trabalhando eu já estava fazendo minha parte; mas na verdade eu estava errado. Não vi você crescer, não vi você começar a ler, a andar, a namorar, não vi nada. Por favor, vem embora comigo pra casa que eu te prometo ser um pai de verdade de hoje em diante...
Rodrigo levantou os olhos marejados de lágrimas, pegou na mão que seu pai lhe estendia, se levantou e abraçados os dois foram para casa.
Entenderam onde eu quero chegar na interpretação da parábola do filho pródigo?
Um dos filhos era infeliz na casa do pai, pegou sua parte da herança e saiu pelo mundo, e o outro diz textualmente que se sentia um empregado e que nunca tinha matado uma novilha para fazer um churrasco com os amigos, e só nesse ponto é que o pai diz ao menino que ele era tão dono de tudo quanto ele.
O pai do texto bíblico talvez tenha sido como o pai do mini-conto, um pai que não participou dos momentos que fazem a amizade crescer. Não brincou, não sorriu, não fez nada para os filhos se sentirem amados. A herança na minha interpretação, não é a questão principal, mas sim o amor de pai para os filhos, para fazê-los se sentirem filhos e reconhecerem a figura do pai.
Esse é um texto para os pais e para a mães pensarem:
Será que nós estamos fazendo a nossa parte, ou só o básico?
André, vc se confundiu, quem é o pai é quem é o filho?
ResponderExcluirHahahahhahahaha a é verdade!
ResponderExcluirAgora tá arrumado!
ResponderExcluirSei lá, a droga está tal qual vírus, viaja no ar e pega a todos.
ResponderExcluirSó Deus para ter misericórdia.
Não são apenas os jovens tem muito velho entrando nesta de droga e Aids.
O só por hj ainda está valendo?
Abraço
Dedé,
ResponderExcluirtriste realidade. O teu final deu uma esperança, mas sabemos que provavelmente não seria assim, infelizmente.
Uma situação difícil, complicado para o pai equilibrar tudo, e muitas vezes, a situação fica irreversível.
Abração!
Te passo hoje ou amanhã, o aquele material rsrs
Infelismente essa é uma realidade!! Tenho um filho de 5 anos e procuro dedicar ao máximo o meu tempo para oferecer uma educação melhor. Todos os dias brincamos, ficamos juntos e conversamos sobre muitas coisas, ou seja, fazemos tudo juntos...é minha vida!!! Talvez falte isso dentro de muitas famílias e isso é muito triste.
ResponderExcluirjorge-menteaberta.blogspot.com
Muitas vezes os pais dão coisas materiais achando que com isso, suprem as necessidades do filho. Nada como uma conversa franca, um jogo de futebol, um passeio regado a um simples picolé ou uma pipoca. Os pais devem estar atentos, carinho, orientação, companheirismo, valem mais que grana. Ainda bem que neste caso, deu tempo de reparar. Beijos no coração
ResponderExcluirOlá, grande amigo!
ResponderExcluirSeu conto tem uma mensagem direta para os pais de hoje, por isso, é bem oportuno com o tempo moderno.
Realmente "nem só de pão vive o homem" (nem o menino). O mais importante da história é que terminou em final feliz. O pai e o filho terão uma segunda chance.
Parabéns pela sagacidade!
Abraços do amigo!
Lindo conto e tantas vezes real.TRISTE, mas lindo!!! abração,chica
ResponderExcluirAndré meu amigo, vc passou uma grande lição com esse conto!
ResponderExcluirAbraços e ótima semana!
Que lindo André!
ResponderExcluirQue lição levou esse pai, acho uqe outros deveriam passar por isso né?!
Algumas pessoa só aprendem pela dor mesmo!
o perdão é uma das atitudes mais belas porém mais difícil de conceder.
ResponderExcluirAinda mais de filho pra pai, quando a mágoa e o rancor vem triplicado.
Espero que esse pai não seja como muitos outros que só cumprem no começo e depois volta tudo ao normal, como era antes.
Abss!
Palavra Vadia:
http://palavravadia.blogspot.com
Eu achei ótimo... só estranhei a "humanidade" do traficante. Mas a gente tem de dar importância a quem está do nosso lado, seja ele pai, filho, irmão, sobrinho... é dentro de uma vida de amor que a pessoa, seja ela quem for, vai ser plena!
ResponderExcluirOlá, querido Mansim!
ResponderExcluirPerdão, palavra curtinha e tão difícil de ser empregada no seu sentido original. Como um filho poderia perdoar anos e anos de negligência afetiva? É fácil dizer que ele deve perdoar... Afinal, é o filho, tem amor e verdade em seus sentimentos. Só que na prática não é assim. Há tanto a ser fazer, a ser pensado e a ser concertado... Se assim puder ser feito.
Eu ainda acredito na família, no círculo pequeno formado pelos mais próximos, apesar de tudo e de ter motivos para não acreditar mais.
Além do perdão, devemos ter esperança, por mais utópica que possa parecer.
T.S. Frank
www.cafequenteesherlock.blogspot.com
Oi André,
ResponderExcluirEmocionante!
Traz uma boa lição aos pais que não se aproximam de seus filhos, demonstrando companheirismo, amor e proteção.
Abraço.
Dedé, tu foste fundo na coisa, e é isso que acontece na maioria dos lares em nossa sociedade, muita correria, falta de diálogo, muitas preocupações com tantas coisas, e os filhos são esquecidos. Muitas famílias vivem como um bando de estranhos no mesmo lar, como se fossem um hotel, onde só se encontram à noite para dormir, e essa é a gênese de muitos casos de filhos que tem tudo em casa, e se envereda pelo caminho da criminalidade. Ótimo texto, parabéns mano. ABRAÇÃO.
ResponderExcluirUma vez eu me perdi do meu pai, eu era pequeno...
ResponderExcluir... até hoje estou perdido.
pra mim tá aparecendo "1 dia atrás" :P
ResponderExcluirAndré o/
ResponderExcluirQue texto hein! Cara, vc tá se saindo bem com esses contos! Tocam na gente!
Ah nossa quando você fala assim, parecendo bravo e decepcionado com o fato de eu não comentar em todos os seus posts eu fico triste u.u Queria poder comentar mas então porque vc não posta pelo menos duas vezes por semana? kkk se eu tivesse tempo iria comentar...mas acho legal que você gosta de ler meus comments....eu sempre acho eles vagos 0_0.
Então, com relação aos cosplays do Roy Ustang todos estão muito bons, mas eu confesso que os japoneses, principalmente o primeiro ficou muito parecido porque eu olho pro personagem e imagino um japonês.
bjs e uma boa semana pra ti! Imagino que agora seu trampo fica tenso nessa época de Natal.
Boa noite meu querido amigo!
ResponderExcluirAinda bem que vc passou por lá e aprovou tudo...mas nem sei se realmente aprovou,´pois ainda deixou cair uma gargalhada,vc não existe André ,kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas gosto de ler seus contos e admirar sua criatividade...
bjsssssssssssssssssss
Um conto... uma realidade. Construir essa relação de amizade, de cumplicidade, de respeito, nada tem a ver com dinheiro, comida na mesa, escola paga...
ResponderExcluirMuito bom!
Bjs.
Τhat is a good tip particularly to those new to thе
ResponderExcluirblogosphere. Simple but veгy precіѕe
informatіon… Thаnks fоr shаring
this onе. A must read post!
Feel frеe to suгf to mу wеblοg www.sfgate.com
My webpage :: v2 cigs
Hі! I'm at work browsing your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!
ResponderExcluirmy web page; http://edhaiti.net/
Good way of describing, and nice pіеce of writing to obtain informаtion аbout my
ResponderExcluirρresеntation ѕubject, ωhich і am going to deliver in institutiοn of
higher education.
Loοk at my website ... v2 cigs
Amazing! This blog lookѕ exаctly lіκе my old
ResponderExcluironе! ӏt's on a entirely different topic but it has pretty much the same layout and design. Superb choice of colors!
Feel free to visit my page ... Http://www.prweb.com/
Ѕimply want to say youг article is аs astoundіng.
ResponderExcluirThe cleагnesѕ in уοur pοst іs simplу coοl and that і can assumе you're a professional in this subject. Fine together with your permission let me to clutch your feed to stay up to date with impending post. Thank you a million and please carry on the gratifying work.
My web page :: v2 cigs
Аԁmіring the tіmе and energy you put into уour blog аnd in dеρth infοrmation you ρresent.
ResponderExcluirIt's awesome to come across a blog every once in a while that isn't the ѕame unwantеd rehаshеd matегial.
Exсеllent read! I've saved your site and I'm including your
RSS feeds to my Goοgle аccοunt.
Мy site ... www.caratbingo.com
Also see my site: Replace Your Harmful Cigarettes With Harmless V2 Cigs
I love "Green Smoke" thе best one sο faг.
ResponderExcluirafter Exρeriencing atleаѕt Half а dozеn diffеrent tуpes, My partnег аnd i κеpt having issueѕ
with possibly the battery pаѕsing аwаy to soon, οг leakаgеs in
thе catrageѕ. Not forgetting, you cоuld never determіne ωhat
thе pгoblеm ωas with the Thrее pіeces,
therefоre i pгobly wanԁ upωarԁ throughing out kinԁs that ωeге nеvеrtheleѕs goοd, howevеr, nοt knоωing.
Take a look at my webрagе ... green smoke promo Code
А fasсіnating diѕcussion is worth comment.
ResponderExcluirI think that you ought to publіѕh moгe about this subјect matter, it may not bе а
taboo ѕubject but typiсallу pеople do not discuss
theѕe issues. Тο thе next! Best wіshes!
!
My webpage http://beerfactory.org/
Τhanks Јim, as Ι possеsѕ said beforе, nіcotіnе
ResponderExcluiris not exaсtly healthу but elеctronic cigаretteѕ aгe a lot
bеttег for уou thаn сigaretteѕ.
If you pгeviouѕly smoke thiѕ can be much better unlеss уou alгеаdy smoke DON"T START not with these issues!
Feel free to surf to my page - Skinconsortium.Com
Thank уou Siг.... Am ρleasеd yоu lіke it and wοuld certainly buу
ResponderExcluironе for me personally.
Here iѕ my pаge; Green Smoke Yahoo Answers
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir