domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dois Pedreiros


Eu trabalho a 25 anos no ramo de materiais para construção. Já ví incontáveis sonhos começarem do alicerce e se realizarem no toque final quando o dono da casa finalmente gira a chave na fechadura da porta da frente da casa e num suspiro pensa: - Ufa! Esse é meu sonho realizado... Acontece que até isso acontecer muita água passou debaixo da ponte.
Geralmente as casas boas tem dois pedreiros um de construção e outro de acabamento. O pedreiro que constrói a casa é aquele que faz os alicerces, que cava os buracos, que faz a sujeira, que limpa a sujeira e que deixa o dono da casa maluco! Ele negocia com o encanador, com o eletricista, com o marceneiro, com o carpinteiro e as vezes até tem que insistir com o dono da casa que não entende muito bem mas porque está pagando acha que deve dar os seus pitacos errados e acaba tendo uma relação desgastada com esse pedreiro. Mas mesmo com essa relação desgastada esse pedreiro do serviço rústico tem que aguentar até o final porque tudo alí está sob sua responsabilidade. De cada dez desses pedreiros construtores que são bons e que fazem o serviço sujo (mas necessário), nove acabam tendo algum desentendimento com o dono no final de seu serviço. O dono não consegue enxergar que tudo o que esse pedreiro fez realmente é o que interessa, realmente é o que dá a sustentação e o funcionamento da casa. Tudo bem que a sujeira estressa, tudo bem que chega num ponto da obra em que o dono não consegue enxergar onde está indo seu dinheiro e isso vai virando uma bomba na sua cabeça. Assim quando finalmente chega a hora desse pedreiro entregar a obra pro pedreiro de acabamento só falta o dono soltar rojão e contratar uma banda pra tocar no seu quintal.
Então o pedreiro de acabamento que também é muito importante entra na obra e dá o toque da arte, coloca os pisos mais lindos e caros que o cliente tem condição de pagar, contrata o pintor, que dá os tons e as cores tão sonhadas, coloca as torneiras cromadas, tão brilhantes quanto as estrelas do céu. Geralmente arrumam a jardinagem, embelezam a fachada e transformam toda aquela obra rústica numa das sete maravilhas do mundo! O dono da casa quando vê como a casa ficou linda acaba se emocionando e dá a esse pedreiro de acabamento todos os louros da vitória se esquecendo que ele pegou uma obra correta, robusta, com as paredes sólidas e perfeitas, com o encanamento e a parte elétrica funcionando, com tudo preparado só para embelezar. O dono da casa nem se lembra mais da existência do primeiro pedreiro.
Assim somos nós brasileiros que tivemos dois pedreiros importantes na nossa recente história. Um de construção e outro de acabamento.
Seus nomes?
Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva.

33 comentários:

  1. Maravilha,André... Adorei até a parte dos pedreiro, seus trabalhos, valorização de um e outro...

    De política, tô cheia!!rs abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Perfeita explanação broder! Cada dia mais perfeitas! Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Li o texto associando o tempo todo ao nosso Criador... tão somente... e não "damos bola" pra Ele no final do obra semi acabada...
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  4. Acertou em cheio... é assim que enxergamos - mal - os feitos das pessoas. Concordo plenamente, uma análise correta e lúcida. Parabéns, poeta!

    ResponderExcluir
  5. A analogia foi de matar, heim!? Vc é danado, Andrezinho... adorei!!

    Que seu feriado esteja sendo maravilhoso!!!!

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehehehehehehe valeu Joicy!
      Um bom feriadão aí pra vcs!

      Excluir
  6. Nem todos sabem conviver com a verdade, mesmo que ela seja o alicerce perfeito de uma obra. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Sei lá, as vezes a realidade se confunde com o sonho mesmo o que parece que vai acabar mal acaba bem ou vice e versa...é a vida.


    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Andre!!! Vc arrasou!! Nossa!! Estou aqui de boca aberta né!? Olha meu marido é pedreiro profissional mesmo, pega no alicerce até o acabamento e olha vou te falar, é um trabalho duro demais e como estressa viu!! Rsrsrsrs... agora o final, vc disse tudo, todos só falam do Lula isso e Lula aquilo, mais esqueceram que antes dele veio Fernado Henrique e que ele fez muito, tudo bem que o Brasil não está lá essas coisas, mais em visto do que era, melhorou!!
    SHOW!! Como sempre me surpreendeu!!
    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jane, você é muito gentil nos comentários!

      Excluir
  9. O pior é que com essa massa popular corrupta recebendo benefícios em muitos casos sem necessidades participando das eleições, essa bagunça que aí está vai continuar por muito tempo.
    Meu abraço. Gilson.

    ResponderExcluir
  10. André o/
    Meus parabens por esse texto. Eu ia falar sobre pedreiros sacanas que enrolam no trabalho (vi muito disso quando minha mãe fazia a casa dela0 mas ai quando vc falou dos grandes pedreiros do pais...
    O caso é que vejo muita gente criticar o FHC mas para mim ele foi um dos melhores presidentes que o país teve.
    Opa minhas resenhas de anime são perigosas porque despertam o interesse das pessoas em assistir? Mas é essa mesmo a intenção! kkk Fico fleiz em saber que dá certo XD. Na verdade eu simplesmente coloco o que achei e o que sneti quando vi...e a mesma coisa acontece quando faço resenhas de filmes e outros tipos.
    Uma resenha de giló frito? Ah então eu quero ver! Vamos ver se vc consegue me convencer a comer isso kkk. Olha que sou bem enjoada e não gosto de jiló!
    Olha deixa eu falar..sabe porque eu não coloco os links para baixar os animes? Porque sabe como é..esse lance da lei anti-pirataria, o Google tá monitorando e tempos atrás muitos blogs que continham downloads foram deletados sem dó e nem piedade! Já pensou se isso acontece como o meu pq disponibilizei alguma coisa/ Assim só posto o artigo para ficar livre de problemas. Mas se vc quiser ver a série (que eu recomendo) entra nesse site afiliado aqui, o Kanzen Animes: (http://www.kanzenanimes.net/home)É só digitar no campo de busca Noir que certamente vai aparecer os links pra baixar os capitulos. Eu to com uma idéia na cabeça acerca de disponibilizar em dvd esses animes para o pessoal da blogosfera...vamos ver se dá certo.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Luciana Souza19.2.12

    Eu adorei mais uma vez o seu post, e concordo com vc, todos se esquecem que quando o FHC pegou o Brasil a gente precisa de mil cruzeiros prá comprar um doce! Só não gostei de uma coisa, vc foi muito sério (kkkkkk). Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo ainda bem que apareci por aqui hoje! Que texto! Essa visão desgastada do primeiro pedreiro porém muito necessária é sempre deixada de lado, pois vivemos no país das aparências onde por exemplo muita gente tem a "coragem" de comprar um imóvel pensando apenas na sua beleza e no conjunto exterior. Passado algum tempo, aparecem as rachaduras e se torna evidente a obra falha e ai vem as consequências. FHC fez coisas erradas, mas estabilizou a economia e conteve a inflanção galopante, coisa que os antecessores não conseguiram! A partir da obra robusta, Lula tocou o barco e colheu os frutos....

    Rsrsrrs, nem me fale, estou tocando uma obra aqui em casa sinistra, coisas de casa muito antiga! Mas certamente, aqui, o primeiro pedreiro foi muito eficiente nos anos 60-70, já os de hoje aqui na minha região.... Putz.....

    Grande abraço, Flávio.
    Agora com novo projeto: A telinha Critica

    ResponderExcluir
  13. Dedé, meu querido amigão!
    Te peço 1000 desculpas, li o texto, mas estou super na pressa, vim aqui para deixar um abração em vocês três, como você sabe estou entrando em férias, e pela primeira vez em meses, não vou comentar em alguns posts por aqui, mas será exceção, você sabe que sou muito fiel, não é? rsrs
    O que precisar dá um grito, se eu estiver com internet te respondo, ok? Muitas saúdessss para vocês três! Você é uma amigão muito querido que conquistei aqui na internet, e se não vou comentar por alguns posts, é pelas férias mesmo (que será para descanso e colocar uma pá de coisas em dia!)rrrrr
    Um abração, fiquem com Deus! Um beijão especial na Andréia e dá muita força para ela e calma, a reta final é barra mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Analogias a parte que chuvinha einh?

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá, grande amigo André!
    Realmente o autor das estruturas é mais importante do que o da faixada, mas, nós, brasileiros, temos fama de ser ingratos com as figuras históricas e importantes tanto para nós quanto para o País.
    E muitos, recebem, sem merecer, todo o mérito da questão ou seja, "periquito come o milho, mas o papagaio é que leva a fama".

    Belo texto!

    Abraços do amigo!

    ResponderExcluir
  16. Meu caro cabeçudo, há controvérsias!!! Bem, é interessante a analogia, mas lembro bem que o FHC se demorasse mais um pouco privatizaria o Brasil todo, inclusive a cidade de Barretos, kkk. No que tange à Lula, concordo mesmo, o cara fez o que deveria ser feito há muitos anos atrás e acho que se ele se reeleger vai ganhar fácil outra vez, tá com crédito na casa.

    E teu bebê, já está perto de nascer? Tás ansioso? Deve ser uma expectativa grande não é? Estou orando por isso.

    Abração pra ti e valeu pelas dicas lá no blog, na verdade não consegui fazer aquilo que gostaria, pois a estrutura blogger não ajuda muito, mas bola pra frente, por esses dias retomo com as postagens e quero alguns texto teu para postar por lá, inclusive com charges, se possível, beleza?

    ResponderExcluir
  17. Colocamos o pelego lá e sua patota de corruptos (e fui um deles) e pelo andar da carruagem lá ele se perpetuará "mesmo depois de morto".
    Arrependo-me de ter contribuído, mas os caras pensam muito à frente e ludibriam até os que pensam ser inteligentes e ter discernimento.
    Porém esta é a ‘curralcracia’ travestida de democracia e nossa colcha de retalhos que chamam de constituição (remendada ao bel prazer do interesses da maioria.
    Desculpe-me se estou sendo incisivo, porém não consigo ficar em cima do muro.

    ResponderExcluir
  18. Colocamos o pelego lá e sua patota de corruptos (e fui um deles) e pelo andar da carruagem lá ele se perpetuará "mesmo depois de morto".
    Arrependo-me de ter contribuído, mas os caras pensam muito à frente e ludibriam até os que pensam ser inteligentes e ter discernimento.
    Porém esta é a ‘curralcracia’ travestida de democracia e nossa colcha de retalhos que chamam de constituição (remendada ao bel prazer do interesses da maioria.
    Desculpe-me se estou sendo incisivo, porém não consigo ficar em cima do muro.

    ResponderExcluir
  19. Vejo o FHC como o pedreiro que vende os materiais de construção que você comprou e o Lula, como o pedreiro que junta material dos vizinhos e lhe da a impressão de que o que você comprou tá rendendo... Traduzindo, FHC ferrou o país com as privatizações, a administração dos grandes elefantes brancos não iam bem, mas esta não era a solução... Já o Lula tinha ao seu favor o seu carisma inerente e o contexto favorável para que o país se sobressaísse, curiosamente durante o período mais grave da crise em 2008, o país fio amparado e socorrido por algumas das empresas que detêm capital público, que não foram privatizadas na era FHC (leia-se Petrobras, BB e Caixa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Bruno. Apesar de saber que FHC é um cara muito inteligente, afinal não podemos esquecer que foi ele o criador do Plano Real, e que sem este Lula não teria alcançado o sucesso que alcançou em seus mandatos. acho que esse é o sentido da ilustração não menos brilhante do meu amigo André. Entretanto, o lance das privatizações, como lembra tão bem o comentarista J. Bruno, tirou o brilho de FHC, e causou prejuízos incalculáveis ao Brasil, prejuízos não apenas de ordem material, mas feriu a alma dos brasileiros.

      Excluir
  20. Anônimo20.2.12

    Quem reforma nossa casa somos nós.
    Texto bom.
    Obrigado pelos coments no me blog. É bom saber que alguém ainda se interessa por ele.

    ResponderExcluir
  21. Gostei do seu texto mas como portuguesa não me sinto habilitada para falar dos "pedreiros" do Brasil.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. Pelo pouco que vi aqui percebi que você é muito bom nessas crônicas modernas, que tratam do cotidiano do homem atual, porém quando faz essas contos que tratam de histórias antigas você não é muito feliz em suas escolhas principalmente com relação aos nomes escolhidos para personagens e lugares. Mas quero ressaltar sua talento colossal quanto ao domínio do leitor e a linha narrativa.

    Abraço.

    F. Otávio M. Silva
    http://www.surfistadebanzeiro.com/

    ResponderExcluir
  23. Bom, não vou entrar na seara política, pois tenho uma visão diferente no que se refere a política do FHC e do Lula. Prefiro mesmo é elogiar a maneira alusiva que deu a construção e o país. Absolutamente integrada com o procedimento das duas realidades. Um grande abraço querido André. Detalhe: meu querido, não tenho visitado os blogs amigos com frequência nesses dias de carnaval. Feriado, já viu, como é, não é? Estou na região dos Lagos, litoral do Estado do Rio; entro mais para publicar, pois não queria deixar o blog abandonado nesses dias. Graças ao velho amigo Notebook. Quinta-feira volto a intensa bateria, mas não é de blocos, e sim de trabalho. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Acredito que todos nós temos um pouco de pedreiros e construtores.Afinal nossa vida é reconstruída a cada instante.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  25. André o/
    Uhu! Viva! Finalmente postei uma sessão cosplay que você gostou =) Melhor sessão até hoje? Nha, eu gostei mas axcho que já escolhi sessõescosplays melhores u.u Aguarde que to tentasndo caprichar nas outras que virão..vai ter cosplay mais simples e mais elaborado.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Interessante analogia, André; apesar que esse segundo pedreiro ter me dado muita dor de cabaça, muito mais que o primeiro...rs

    Quanto aos pedreiros "de verdade", não tenho boas lembranças dos primeiros nem dos segundos(que no meu caso foi quase sempre o mesmo). Acabei por ter a impressão que todo pedreiro é enrolão, sacana, comete muitos erros e cobra muito caro.

    ResponderExcluir
  27. Primeira vez que vejo alguem defender nomes como vc fez!
    Sabe, concordo com vc, mas acgo que o segundo pedreiro aqui citado, faz trabalho de primeiro tb!

    O povo reclama do lula, fala poucas e boas dele, mas foi o unico presidente a olhar para os pobre e vamos ser realistas, quem movimenta a economia é o pobre, é ele que ai nas casas Bahia e faz a casa toda e divide em 12 prestações! Rico compra nos STATES kkkkkkkk

    Sem defender tanto! Adorei sua referencia! bjos!

    ResponderExcluir
  28. PERFEITA ANALOGIA!

    Simplesmente adorei o modo como conduziu o texto e, principalmente, como finalizou-o. É exatamente dessa maneira que vejo e analiso os governos FHC e Lula. Ambos tiveram a sua parte de peso, na história política, no desenvolvimento do País.

    Lula não teria feito o que fez, sem ter recebido um Brasil com bases bem assentadas e bem feitas, para a construção das primeiras paredes e posterior embelezamento, das mãos de FHC.

    Temos de parar com essa síndrome do esquecimento, porque é isso que os petistas querem e estão conseguindo: um apagão de história e demonizando o tucano. E não é bem por aí!

    Defendo o legado de FHC, porque não foi qualquer legado deixado ao Lula, foi uma herança bendita que rendeu frutos e um Brasil que melhora, a cada ano, AGORA. Sem FHC, talvez o país não estivesse do jeito que está, nesse momento.

    André, tiro o meu chapéu a você! Texto brilhante e revigorante. Peço a permissão de divulgá-lo no Seu Anônimo, posso?

    Um abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  29. Detalhe: a Dilma tem sido muito mais coerente do que o Lula, reconhecendo a importância de FHC. Algumas cartinhas foram encaminhadas ao ex-presidente, em seu aniversário de 80 anos. Alguém se lembra disso? É bom pensarmos um pouco, para avaliar que, FHC foi o cara, também. A própria Dilma reconheceu.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!