quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Crise à beira do penhasco



Pedro estava triste. Profundamente triste.
Quando essa tristeza ganhava seu coração uma verdadeira guerra se travava a sua volta. Inimigos invisíveis falavam a todo momento pra ele desaparecer, pra ele ceifar sua própria vida ou simplesmente fazer alguma besteira.
Essa batalha também era travada a dois quarteirões de sua casa. Fernanda estava atolada na mesma lama. Seus problemas se tornaram monstros horríveis que criaram vida própria e agora a atormentavam todos os minutos do dia.
Os inimigos invisíveis que alguns chamam de consciência, outros chamam de demônios, outros chamam de espíritos maus ou ainda apenas tristeza profunda e desequilíbrio mental insistiam em martelar em sua cabeça idéias de morte e desesperança.
Pedro e Fernanda estavam a mercê desses pensamentos. A cada instante eles aumentavam mais de intensidade e os convenciam mais e mais que o caminho correto para acabar com seus problemas seria o fim de suas vidas.
Os inimigos invisíveis estavam ganhando a batalha. Eles se juntaram como uma multidão em seus ouvidos e sussurravam:
- Morte! Morte! Morte!
A batalha se travava e as setas inflamadas eram a todos os momentos jogadas como bombas em suas mentes. Até que os inimigos venceram. Pedro saiu de casa decidido a ir na loja da esquina comprar um pedaço de corda para se enforcar em grande estilo, enquanto Fernanda resolveu ir a mesma loja comprar munição para carregar a antiga pistola 38 de seu pai e assim meter uma bala na cabeça.
O estranho é que do mesmo jeito que existem os inimigos invisíveis também existem os amigos e esses sumiram como se tivessem abandonado a batalha.
Quando chegaram à loja Pedro e Fernanda encontraram o dono da loja feliz da vida e dando pulos de alegria.
- Está feliz hein seu Juvenal - falou Pedro com um pouquinho de inveja.
- Olá Pedro - falou o sorridente Juvenal - rapaz você não vai acreditar, mas acabou de sair daqui um rapaz que comprou todas as cordas de todas as medidas que eu tinha e todas as munições de todas as pistolas de calibre 38. Ele disse que era pra um clube de tiro onde trabalha.
Pedro e Fernanda então trocaram um triste olhar que pareceu dar-lhes o entendimento do que os dois estavam fazendo ali.
As vozes sussurrantes então pararam de falar. A frequencia dos dois por um instante mudou e os inimigos não conseguiram mais se conectar. Algo mágico aconteceu e fez com que Pedro se apresentasse a Fernanda. Nesse instante os amigos invisíveis que haviam feito uma estratégia de guerra muito mais inteligente voltaram e a vida novamente voltou a sorrir e fazer a diferença aos dos dois. "Puxa",  pensaram ao mesmo tempo "acho que viver a vida e tentar ser feliz dever ser mesmo a melhor solução".

21 comentários:

  1. Querido Amigo,

    Ontem estive no seu cantinho e quase que não consegui sair. Posso dizer que banhei-me em águas límpidas e tranquilas. Hoje, recebo de presente uma leitura capaz de propor observar o imaginário sob outro prisma. Uma vida com tantas possibilidades e caminhos que duela com a minha amiga felicidade.

    Que o seu dia seja abençoado com o carinho dos seus amigos visíveis!


    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  2. LINDO e com certeza, a VIDA é a melhor saída com suas tantas opções...Nunca escapar de problemas pela morte...abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Penso que:
    Um suicida é um doente mental, mas geralmente avisa que está planejando e não deixa de ser um covarde que não consegue enfrentar a vida.
    Para estes deve ser procurado tratamento medico psiquiátrico e muitas vezes a religião consegue salvar por suas doutrinas pecados e principalmente esperança.
    Estatisticamente 30% daqueles que tentam comprar uma corda com este intento acabam praticando o ato.
    A solidão é uma das causas mais freqüentes do suicídio e muitas pessoas rodeadas de amigos e em lugares densamente povoados podem viver uma solidão profunda.
    Uma palavra de carinho pode salvar um suicida ou adiar a decisão.
    Muito boa sua historia para alertar a todas as pessoas para prestarem atenção à sua volta.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo André, mestre das parábolas!
    Seu conto tem uma mensagem significativa sobre o valor da vida.
    Motivos para viver são muito mais importantes e belos do que de desistir de viver.
    Até mesmo este conto pode demover uma pessoa de tirar sua vida.

    Parabéns senso motivador!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amigo André!

      Eu quis dizer:

      Parabéns pelo senso motivador!

      Excluir
  5. Viver sempre é a melhor solução! E os passes de mágica acontecem no momento em que se opta pela vida!

    ResponderExcluir
  6. Oioioiiiiiiii!!!!!!!

    Seria bom se todos os tristes e infelizes que têm a companhia desses inimigos tivessem a mesma percepção que Pedro e Fernanda tiveram, né Andrezinho!? Infelizmente há mais pessoas problemáticas(com os sintomas que vc citou) do que possamos imaginar... já disseram que depressão está entre os males do século!

    Abraçãããããooo!

    ResponderExcluir
  7. Dedé, tudo bem?
    Por aqui, minha filhota está doentinha, não consigo me concentrar para ler, estou avisando os amigos, mas é bem assim mesmo...
    volto com calma.
    Abração aos três!

    ResponderExcluir
  8. É muito triste quando as pessoas de fato se deixam levar por essas vozes sedentas de sangue e destroem aquilo que é o mais precioso: a vida.
    Puxa, vc tem razão no seu comentário lá no meu blog, rs. Eu queria muito conseguir escrever, mas ultimamente está bem dificil.
    Estou envolvida com o trabalho do meu próximo livro, com o curso que estou fazendo, e não estou conseguindo pensar em mais nada, hahahahahahaha.
    Mas prometo que vou consertar essa situação ;)
    Beijos
    http://www.giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. André o/
    É...sabe nó seres humanos são seres tão complicados..acho que o desespero, as vozes sussurantes que nos incomodam provém do fato que o ser humano, por mais que queira negar, na verdade é incapaz de suportar viver sozinho.

    AHSAHSSH meu papo-furado é um código? Hum....que nada cara! Infelizmente não sou agente da CIA...grnades poderes requerem grandes responsabilidades e esse não é o meu caso. Seria legal porque eu saberia vários segredos cabulosos da sociedade mas...poderia arriscar minha vida. Bom no último parágrafo confesso que eu tentei deixar tudo mais ou menos nas brumas..se bem que deixei BEM nas brumas, acho que só eu entendo...kkk sabe que gostei sdesse lance? Me permite explorar bem a escrita e quem sabe a manter suspense em minha tentativa de livro. Aliás, como anda aquela idéia que vc e o Chengão estavam tendo?
    Que isso! Pode passar informações que eu mantenho sigilo absoluto u.u
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi André,

    Excelente!

    Parecia que eu estava lendo um romance espírita!

    Que bom que as forças do bem venceram, proporcionando a Pedro e Fernanda um novo recomeço em suas vidas.

    Optar pela vida é reconhecer o seu valor inestimável.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ola André,
    Acredito que a primeira coisa que devemos aprender a usar a partir da adolescência é a peneira, devemos aprender a filtrar tudo aquilo que escutamos e ter consciência de que nem tudo é aceitável nas nossas vidas. Quando estamos tristes, baixamos a guarda, e ficamos influenciáveis, as vezes os pensamentos obscuros ocupam nossa mente, nos desmotivando e descontrolando.
    Felizmente o acaso salvou a vida de Pedro e Fernanda, porém outras milhares de almas não terão a mesma sorte, a não ser que busquem ajuda ou se fortaleçam mesmo antes que a tristeza lhes ataque.
    Abraço
    Jeferson Barbosa
    Eterno/Cine Eterno

    ResponderExcluir
  12. André,teu texto me fez imediatamente lembrar daquela música do Lobão ...
    "A melhor expressão da angustia,pode ser a depressão,algo que vc pressente...indefinivel,mas não tente se matar,pelo menos essa noite,não!"
    Faz mais de 20 anos e as pessoas continuam enlouquecendo,com seus sonhos absolutamente tortos!

    ResponderExcluir
  13. Dia desses li em algum lugar: "Dos quilos que preciso perder, metade é o peso de minha consciência...", pois é meu caro, e ela pesa, ninguém mais tem o poder de lançar uma sentença tão irrevogável quanto nossa consciência, às vezes tentamos a ludibriar, dizendo: "Só mais um sorvete não vai me tornar obeso", "só mais um cigarro não vai me fazer voltar a fumar", mas não adianta, ela nos revela nosso próprio erro e dai vem a culpa e o pior é que o final nem sempre é igual ao da história...

    http://www.sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/stanley-kubrick-imagens-de-uma-vida.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Dedé, obrigada pela preocupação amigo!
    Minha filhota está melhor, mas com dificuldades para comer, está com muitas aftas (estomatite).
    Domingo volto aqui, sem falta! Ler teus textos é sempre muito bom! Vou tirar o sábado para ficar com ela.
    Abração para vocês três!

    ResponderExcluir
  15. Oi André,

    Passando para desejar a você e familiares um ótimo final de semana e esclarecer que o livro é mesmo da Ana Maria Braga, da TV.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Amigo, estive afastada por motivos pessoais, mas agora estou de volta. Muito bom "rever" amigos. Beijosssss

    ResponderExcluir
  17. Oi amigo. O que está havendo com seu Blog? tentei entrar ontem eo comentário não abria de jeito nenhum e hoje só agora - que já é amanhã - é que consegui. Dá uma olhada no seupois já deinomeu e ele está OK.
    Adorei esta postagem, como sempre bem legal sua verve. E,como estou sumida ainda não sei se será menina ou menino ou se vocês preferem surpresa. Bjs. na família. Ah,o bebe gosta mais de Chopin ou Verdi?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo21.1.12

    Puxa velho. Muito bom esse texto aqui. Meio ilusão, meio sério... Muito bom.
    Tenha um bom final de semana.

    Henrique.

    ResponderExcluir
  19. a vida conta com cada um de nós para ser inteira, verdade, andré?
    o nosso inimigo maior está dentro de nós na maior parte das vezes...
    abraço, meu querido amigo!

    ResponderExcluir
  20. olá meu amiguinho!
    Estou rasteirinha,passando devagarinho para vc não ver,kkkkkkkkkkkkkk
    Menino do céuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não dar para chegar aqui e sair calado,vc tem se desenvolvido e engrandecido tanto com seus contos que merece nossa admiração,
    Sabe que estou vendo a hr meu amiguinho que construi com tanto sacrificio me abandonar,kkkkkkkkkkkkkkk,ficando famoso,sei que com certeza não me reconhecerá mais...
    bjs e um final de semana fenomenal!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!