quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que há de real num reallity show?


Eu fiquei vendo aquele Big Brother ontem e me indignei... O que tem de real em programas daquele tipo? O que tem de real na Fazenda da Record? Será que a gente é bobinho ou é a mídia que quer fabricar um país de faz de conta? Que realidade é essa?
Bom, pode até ser que para 1% dos brasileiros que ficam o dia inteiro à beira da piscina, malhando em academia particular, dançando, bebendo, comendo do bom e do melhor, fazendo festas todos os sábados, e transando debaixo dos edredons (é assim que se escreve isso?) até pode ser real. Mas para o cidadão comum isso é real? Aquele cidadão que acorda cedo, pega três "buzão", uma van e ainda anda 20 quarteirões pra chegar no "trampo". O cidadão que na hora do almoço esquenta o marmitão com ovo, salsicha e tomate em cima de dois tijolinhos na obra usando como fogareiro uma latinha com álcool. O cidadão que na hora de ir embora sai 7 horas do serviço pra chegar em casa 10 da noite. Que quando chega encontra esposa irritada com os filhos pequenos que chegaram com piolho da creche e estão dando trabalho pra raspar a cabeça. Ela cuida dos meninos e por isso deixa a janta queimar no fogão porque tem que fazer tudo ao mesmo tempo, e por isso ela nem nota que está engordando, ficando com varizes, cabelo descuidado, esmalte lascado, olheiras enormes. Suas roupas não são de marca, nem as do marido, nem as dos filhos, isso tudo junto ao ver o mundo da fantasia dos reallitys cai como mensagens subliminares na cabeça dela dizendo: - Veja boba como você é pobre e feia. Seu marido nem liga pra você!
Mas como o cara vai ligar pra ela se ele chegou um bagaço do serviço e não vê a hora de jantar e cair na cama?
Mas como o cara vai ligar pra ela se ele chegou e ela ainda está sem tomar banho, com a casa ainda desarrumada, com feijão queimado, com as crianças gritando... O cachorro fez cocô bem na porta de casa e ela não teve tempo pra limpar porque além de tudo isso que ela está fazendo agora ela ainda é diarista em 3 casas, lava roupa para 5 famílias, passa roupa para mais 4 famílias, tudo para ajudar o marido que ainda se vê no direito de chegar cansado!
E enquanto isso na Fazenda o povo está deitado em volta da piscina tomando refrigerante diet junto com o Max. Um cachorro que nunca faz cocô na porta da casa. E se você mudar para a Globo o povo do BBB está escutando as baboseiras do deus Bial. Que na sua arrogância de pseudo-intelectual, chama os brothers de heróis e viajantes da nave! Até parece que eles vão resolver os problemas das enchentes no Rio, que vão resolver o problema da falta de hospitais, de escolas, de honestidade política, porque segundo o deus Bial, eles são "os aventureiros da casa mágica". Aventureiros esses que na verdade passam o dia tomando o refrigerante diet da marca concorrente do da Fazenda, comendo brioches e tomando shakes proteicos, ou malhando na academia da casa enquanto conversam como a vida é muito dura ali dentro! Uma pressão terrível
E o povão assiste. Assiste e se frustra.
Assiste, se frustra e vai dormir depois que as crianças já mamaram ou comeram seu arrozinho com feijão para cair de sono no sofá. O pai e a mãe os levam para a cama que muitas vezes é ao lado das suas.
Enquanto a mãe vai dar um trato no banheiro arrumando o cabelinho maltratado, escovando os dentes e pensando: - Será que hoje tem? O pai já está no terceiro sono. Deitado pelado ou com aquela cueca bege, peidando e roncando feito um porco...
Mas amanhã o reallity vai continuar e a vida que ninguém quer mostrar na televisão também. Toda a rotina do povão e toda a dureza da realidade real.
Ah ... Mas se você perguntar ao povão sofrido se o marido e sua esposa são felizes, eles vão dizer que sim e que amam um ao outro. Porque a vida é assim mesmo e que um tem que dar força para o outro viver e continuar lutando.
Mas se você perguntar ao povo da realidade virtual dos reallitys se eles são felizes, eles vão dizer que não! Afinal de contas...  
Tudo não passa de um jogo !!!

30 comentários:

  1. O show é de quem faz, otário quem assiste.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. rsssssssss.... Tu és demais.E tá cheio de gente que assiste e gosta! Não tenho mais paciência pra assistir. Mas nas primeiras edições já dei espiadinhas e torci,srsr.

    Tudo muda mesmo. Hoje não aguento ver e acho apenas futilidades por lá! Tens razão no teu texto! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá André,

    Há quem goste. Eu mesma costumo dar "uma espiadinha". Acho bobeira, uma "zorra", mas gosto de ver como os participantes vão se revelando à medida que se acostumam com as câmeras.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho paciência para ver programas do gênero. Talvez, porque não entenda essa forma de auto promoção. Apesar das tristezas que assolam o mundo, prefiro a realidade, as pessoas que caem, choram, riem,
    sofrem, são felizes... e nada ganham para fazer isso. Mas seu texto é muito bom.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. O povo passa necessidade mas também gosta do BBB... rsssss Como diria o saudoso Joãozinho Trinta: "quem gosta de pobreza é intelectual, o povo gosta é de luxo".

    É uma realidade virtual a dos reallities shows? Claro que é! Mas por isso são "shows", ou seja, entretenimento. É apenar para ver, divertir-se se conseguir, mas não para "comprar" a ideia ou o que é dito lá.

    ResponderExcluir
  6. É a forma mais moderna de cuidar da vida dos outros!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk'
    Não curto essa parada de espiar nem a minha vida imagine a dos outros!
    Beijaum André!

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente de boca aberta!! Sem mais o que dizer, tu é um fera e já disse tudo, parabéns.
    Agora eu já fui essa dona de casa aí, só não tinha o cachorro, passando uma pedenga pra construir nossa casa, comemos muitas salsicha, arroz e feijão, mais graças ao nosso trabalho, meu e do meu marido, hoje nossa vida é melhor e mais calma!! OXÉ!! Amei!! Bjs Andre e te cuida povão da Blogosfera pois Andre Mansim disse tudo aqui!!
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sou OBRIGADO a dar uma olhada vez em quando porque a Landa não perde, é pobrinha coitadinha só gosta de luxo.
    Você sabe quem mais gosta de luxo é pobre não é mesmo?
    Só que ela não faz nenhuma ligação para votar porque sabe que com nosso pobre dinheirinho as prioridades são outras e não ajudar a sustentar a malandragem da globo e seus apadrinhados.
    Você já imaginou quanto que a emissora fatura fora os comerciais de todos os produtos que são mostrados e mencionados e além da venda especial do programa e os milhões de ligações a cada votação?
    Os caras faturam horrores em cima do povo e eles estão certos porque é isso que o povo quer, sonho, utopia e ilusão.
    O mundo gira em torno de fofoca e se não fossem as fofocas tudo seria muito chato, porém se dependesse de minha ligação para alguém ganhar alguma coisa no BBB ficaria sempre zero a zero meu caro sobrinho.
    Saiba que enquanto os mercadores de ilusão gritam na minha sala e mostram seus dotes e suas bumdas eu estou fazendo palavra cruzada ou dormindo "sem peidar" é claro...mas dou uma espiadela hora ou outra.

    ResponderExcluir
  9. Sou OBRIGADO a dar uma olhada vez em quando porque a Landa não perde, é pobrinha coitadinha só gosta de luxo.
    Você sabe quem mais gosta de luxo é pobre não é mesmo?
    Só que ela não faz nenhuma ligação para votar porque sabe que com nosso pobre dinheirinho as prioridades são outras e não ajudar a sustentar a malandragem da globo e seus apadrinhados.
    Você já imaginou quanto que a emissora fatura fora os comerciais de todos os produtos que são mostrados e mencionados e além da venda especial do programa e os milhões de ligações a cada votação?
    Os caras faturam horrores em cima do povo e eles estão certos porque é isso que o povo quer, sonho, utopia e ilusão.
    O mundo gira em torno de fofoca e se não fossem as fofocas tudo seria muito chato, porém se dependesse de minha ligação para alguém ganhar alguma coisa no BBB ficaria sempre zero a zero meu caro sobrinho.
    Saiba que enquanto os mercadores de ilusão gritam na minha sala e mostram seus dotes e suas bumdas eu estou fazendo palavra cruzada ou dormindo "sem peidar" é claro...mas dou uma espiadela hora ou outra.

    ResponderExcluir
  10. Dedé, tudo bem amigo?
    Se fosse só para divertir, mas acrescentasse em algo como incentivo aos esportes, música, cinema, boas ações..., mas praticamente não acrescenta em nada, e ainda chamam de "heróis" uns caras confinados atrás de $$$... para mim, herói é o cara que tem que sustentar a família com 1 salário mínimo, às vezes, nem isso.

    Abração aos três! Adorei a charge :)

    ResponderExcluir
  11. Não sei se as pessoas se frustram, André. Muitos assistem justamente para desfrutar daquilo que foge as suas realidades. A frustração pode até acontecer depois, ao darem-se conta de que é, de fato, uma realidade alheia, adversa até; mas existem os que sonham em frente à TV com 'aquele carro', 'aquela TV de 3D', 'aquele corpo sarado', etc... De certa forma, há que se respeitar o gosto do povo, uma vez que a realidade mesmo (aquela de feijão com arroz e pão com manteiga) é tão sofrida.
    Até!

    ResponderExcluir
  12. Olha, concordo com a Barbara em partes. Acho que para uma parte dos telespectadores do BBB, assistir a um modelo de vida inexistente - para si - não é um problema. E os que não assistem, podem substituir o BBB por novelas, por exemplo, que proporcionam a mesma ilusão.

    O problema maior é quando as pessoas só assistem televisão... Não leem jornais, livros, não vão ao cinema, não assistem bons filmes, não vão a teatros... Aí qualquer um pode manipular suas cabeças à vontade, como vem acontecendo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Ei seu malandrinho, pegou meu gancho no texto pra fazer esse seu aqui hein? kkkkkkk

    Cara, até que vc estava inspirado pra tecer um texto desse tamanho sobre o Big Bosta Brasil, até que tentei escrever mais no meu texto, mas a coisa é tão patética que me faltaram palavras de escárnio e desprezo, trocando em miúdos, tudo aquilo é uma bosta, e seus telespectadores precisam urgentemente fazerem uma lobotomia.

    Abração pra ti mano de fé.

    ResponderExcluir
  14. Bem, esse grande lixo que é o BBB resume-se no que o Boni disse esses dias no Altas Horas para o Bial:

    [Antes - Bial disse que gosta de ver programas ruins]

    - Então você gosta de BBB!

    Perfeito!!!

    Beijos, Mansim!

    ResponderExcluir
  15. Belo alvorecer amigo querido!
    Esses reallity nos empresta sua beleza para que nos sentimos parte dele tbm...particularmente,não assisto,mas só existe pq dar audiência...se dar,alguém tá lá assistindo...
    Menino encrenqueiro!Estou aguardando a música que vc prometeu me dar para eu colocar lá...enquanto não hega vc vai ter que aturar aquelas que passa por lá,kkkkkkkkk
    Bjs meu lindo!Fica na paz...

    ResponderExcluir
  16. Meu caro André!

    Antes de deixar meu comentário deixa eu te desejar um feliz Ano Novo, juntamente com toda família, incluindo a simpática Frida!

    Bem, em relação ao post do Big Bosta Brasil, você se supera sempre. Realmente a realidade anda é longe desses programas. Ainda mais que sabemos com realmente é feita a "seleção" dos participantes. E pense num time caprichado! Nada educativo, com altas doses da mais deslavada sacanagem, o BBB, de modo muito especial, faz a tal viagem narrada por Bial na cabeça dos alienados. O combustível da nave? sexo! A cada edição a tal nave ganha mais novidades, e cada vez mais vem despertando o desinteresse do público.

    ResponderExcluir
  17. Dá-lhe, agente Carequinha!!!
    Vc tá lá no meu blog. Clique aí:
    http://1bloguinhokin.blogspot.com/2012/01/brasil-meu-brasil-brasileirooooo.html

    Abraço na "barrigudinha" e mande foto pra gente ver, viu?

    ResponderExcluir
  18. É isso aí, concordo plenamente com vc...pena que não podemos fazer nada em relação a isso que passam pela TV. Eu apenas faço minha parte: NÃO ASSISTO!

    ResponderExcluir
  19. André! o/
    Rapaz, concordo com tudo o que vc disse! Eu não suporto esses malditos REALLITY SHOW!! O que é pior é ver a importância e consideração que as pessoas dão para um programa tão ralé, vulgar, imbecil..quem gosta disso, me desculpem,mas é RALÉ! Nem adianta tentar justificar (como se houvesse justificativa plausível) para valorizar esse bando de burro, puta e o escambau!
    Mas é ó ver o nível de pessoas que assistem esse programa..massa homogênea da sociedade, facilmente maleável pela mídia e suas "modas".
    Como se não bastasse é o cumulo ver pessoas estudadas gostando de BBB..por isso que para mim ser ralé é algo que vem da pessoa, não importa se ela seja rica ou pobre.
    Pedro Bial é um imbecil...um velho babaca que não se toca...se acha o cara mas na verdade só presta pra fazer o que? Apresentar BBB..ah fala sério....e o cara ainda vem dizer que é jornalista.

    Então aqui as coisas vão indo, como sempre. E por aí?
    Bom, admito que a sessão cosplay que coloquei é de um personagem cujos trajes são meio simples então perto de alguns cosplay que já coloquei no lbog ele é, digmaos, simples. Claro que existe cosplays da Hanna Barbera! Quando você falou, eu dei uma pesquisada e pretendo fazer uma sessã ode uma das séries que voê citou!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Comédias da vida real é o mínimo para não falar de uma grande ópera bufa.

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  21. andré, meu bom amigo,
    se há crónica tua que arrepia pela verdade que expõe, pela dureza que sugere, pela noção de realidade que desfia, é esta. é incrível como os media fabricam produtos que vão ao encontro dos sonhos das pessoas: quem, no seu perfeito juízo, não desejou ser james bond, ou princesa de inglaterra, ou cantor rock? a diferença de glamour, sedução, encantamento e falsa beleza cruza galáxias de distância relativamente às rotinas, às discussões, ao cansaço, à degenerescência física e emocional do dia-a-dia das pessoas reais. como impedir que o povão veja programas desses se eles apelam exatamente àquilo com que sonharam e que lhes escapa, irreversivelmente, por entre os dedos durante anos a fio? desonestidade, digo eu. mas às produtoras interessa o lucro fácil, a manipulação, a letargia ideológica e o adormecimento intelectual. depois de assegurados, o povão é todo seu.
    enfim...
    um grande abraço, amigo andré!

    ResponderExcluir
  22. Meu querido André, suas colocações foram perfeitas e bem definidas nas comparações que fez. É isso tudo que disse mesmo. Assino por baixo. Eu entendo que a televisão não tem a obrigação de retratar nas telas o tempo todo a realidade de nosso povo, nem é essa a ideia, afinal, televisão é entre outras coisas, entretenimento. Por essa razão quando critico determinado programa procuro fazer dentro de uma logica a qual se propõe o programa. Por tanto, critico o BBB pela logica que vejo, ou seja, entretenimento e não realismo, como muitos podem pensar. O BBB retrata com realismo o que se passa dentro daquela casa, o que evidentemente não se pode aceitar como realidade aqui fora. Feitas essas ressalvas, concluo o seguinte, esses Reality shows na sua maioria não acrescenta rigorosamente nada para o telespectador, tanto como entretenimento como realidade retratada. Grande abraço, André.

    ResponderExcluir
  23. André... Eu nasci poucos anos antes do primeiro Big Brother Brasil ( 3 anos antes ), e como fui criança em pelo menos metade das edições nunca cheguei a lembrar de outros BBB ( Só comecei a acompanhar em 2006 ).
    Concordo que o BBB já virou algo esgotado e sem novidades, mas não podemos ser hipócritas ao ponto de falar que é uma porcaria, ou que não presta, ninguém assiste mais, famosas frases como :
    '' Eu odeio o BBB e nunca assisto''
    '' Ninguém mais assiste o BBB ''
    Quando na verdade o Big Brother de 2010 bateu recorde mundial em votação em Reality-Shows/Obvio que para ele ter tido quase 200 milhões de votos, alguém está votando e assistindo, por isso temos que acabar com essa Hipocrisia de falar mal de algo que Assistimos.
    Poha! A Galera assiste e depois fica falando merda com frecurite !!!
    Adré, sigo seu blog a bastante tempo e gosto muito de seus textos.


    PS : Caso não tenha me expressado bem só queria deixar claro como as pessoas são Hipócritas ao falar do BBB quando estão votando !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi sua posição Iago fica tranquilo!

      Excluir
  24. Dedé, tudo bem com vocês?
    Vim te agradecer pela parte "Julia Roberts" do teu comentário rsrs
    Iahuuu!!!! rsrs

    Muito obrigada! Alguém dizer que sente orgulho de mim, é o auge!
    E te digo:
    também sinto orgulho de ti amigo!

    Em especial pelas crônicas e charges!

    Abração aos três! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahhahahahaha que isso Cissa! Nem precisa agradecer!

      Excluir
  25. É, meu amigo, um jogo caro e pago com o dinheiro de quem?

    Bela crônica!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  26. De reality show, BBB e cia. ltda. não têm nada, nem mesmo os participantes são reais, meu caro. Mas o povão gosta de circo, gosta de ilusão e de se iludir, curte uma novelinha aqui, uma minissérie lá, uma Fazendinha aqui, um Big Brother lá. O povo não apreciaria ver o real num reality, pode ter certeza.

    Um abraço,
    "Seo" Anônimo!

    ResponderExcluir
  27. Oi, amigo André!
    Neste shou de horres, o que é mesmo real é somente a baixaria e a hipocrisia e vaidade movidos pelo egoísmo e gana de cada um para ganhar o sonha prêmio.
    Ganhamos muito mais se mudarmos de canal, sobretudo, se for o History ou o Discory.

    Parabéns pelo senso crítico!

    Abraços do amigo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!