terça-feira, 10 de julho de 2012

A partícula de Deus e a parte da gente


Uns cientistas sabidões aí, dizem que encontraram "a partícula de Deus". Eu que sou meio orelhudo não consegui entender muito bem o que é esse negócio. Mas depois de dar umas pesquisadas por aí, eu descobri que os caras identificaram uma partícula, que "segundo eles", torna possível a criação de todas as outras partículas. Ela torna possível a criação de todos os outros tipos de massa que existe. Sendo essa massa viva ou não!
Eu que não havia entendido nada antes de dar essa pesquisada, depois de ler uns três ou quatro textos falando sobre o assunto acabei chegando à conclusão que de fato ainda não entendi nada!
Esses dias eu assisti a um documentário que se chama "Quem somos nós", confesso que entendi 10% do que ví. O documentário fala de física quântica, de átomos, partículas, matéria, anti-matéria e mais um monte de coisas malucas.
Eu como sou teimoso e interessado nessas coisas doidas, resolvi assistir o documentário ate entender do que os caras estavam falando. Assisti umas cinco vezes e dos 10% que tinha entendido, agora acho que já entendi uns 15 ou 16%... Uai, isso é sinal de "pogresso" não é não?
Sabe, eu acho que ultimamente as pessoas estão muito preocupadas com os porquês das coisas e tentando explicar os inexplicáveis da vida. Na ciência, na psicologia, na religião, nas relações humanas e por aí vai. Muita gente está tentando explicar a religião e querendo impor as suas filosofias e doutrinas. Eles querem impor suas razões e provarem que estão certos no que acreditam. Os governos gastam milhões com experimentos e estudos científicos que no final das contas não vão acrescentar em nada na vida e no bem estar das pessoas.
Claro que muito dinheiro é gasto com coisas boas que justificam o investimento e que trazem retorno para a humanidade. Mas pelamordedeus, o que eu quero saber sobre a "partícula de Deus"? Ou se tem água congelada em Marte, ou se o deserto volta a ser inundado pelas águas a cada quinze mil anos devido a inclinação terrestre?
Eu quero saber é da gentileza humana, do bom trato, da educação, da preservação da família, da alegria nos lábios das pessoas, da paz no coração.
Eu quero ver é o povo bem alimentado, bem vestido, com todos os dentes na boca. Um povo intelectualmente evoluído.
Pra mim isso é o que importa! Eu não vou pescar em Marte pra querer saber se lá tem água! Não tô nem aí pra matéria que possibilita que apareçam mais matérias... O mundo tá cheio de materiazinhas abandonadas pedindo esmolas nos sinais de trânsito. Isso sim é o que me importa.
Acho que já está na hora da gente mudar o nosso foco, o nosso olhar, a nossa atenção, os nossos investimentos!
Me desculpem se magoei algum cientista, político, antropólogo, religioso ou inteligentão aí... É isso que eu penso. Mas como eu já disse, eu sou meio burrão!

70 comentários:

  1. Concordo contigo.Tão complicando demais as coisas e pensando demais.Descobrem isso, aquilo e a cura do câncer? Onde está? Escondida, pois a doença beneficia alguém?E enquanto isso, ainda hoje, há quem morra de uma simples gripe.Pode? Vão catar coquinhos!!!E cabe ao homem saber o seu verdadeiro tamanho diante do TODO!!abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehhehehe valeu Chiquinha! Mas tem gente aí que nçao gostou, hahahahahahahhahaha.

      Excluir
  2. Fico vendo essas reportagens, tanta badalação nessas 'descobertas', e nada de novo vemos em prol da humanidade de fato, como você bem frisou, enquanto o homem tenta negar a existência de Deus e descobrir o início de tudo, a humanidade morre à minguá com as necessidades básicas e milenares.

    Ótima observação, abração paizão coruja.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico e surreal esse negócio de particula de Deus né?

    Um beijo e boa noite!!

    ResponderExcluir
  4. Faltou só o vídeo de "Queremos Saber" cantado pela Cassia Eller.
    Tudo isso deveria ser usado pra iluminação do homem, o problema que antes de conhecimento tem gente que precisa, primeiro, de necessidades básicas.
    Concordo em gênero, número e grau contigo!
    Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  5. Dedé, tudo bem?
    Pois é, amigo, as pesquisas científicas sempre me pareceram importantes, mas tendo em vista o número de pessoas que passam fome e vivem como bicho aqui no nosso Planeta Terra, o que seria mais importante? Por que não descobrem uma forma de alimentar a toda essa gente e dar condições dignas?
    Muito oportuno teu texto.

    Abração ao povo e beijinhos no Samuelzinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pesquisas científicas são sim muuuuuito importantes desde que sejam voltadas ao bem estar do homem. Mas tem experiências que são descabidas!

      Excluir
  6. André, eu não acho que ninguém está impondo nada. É dinheiro gasto? Sim, um bocado. Mas ainda não vi um desses caras "sabidões" dizendo você tem! que acreditar nisso e deixar sua fé de lado! Ou: essa é a partícula de Deus e agora me sinto Deus... Sei lá, acho interessante que se pesquise sim. Acho lindo o homem usando a inteligência que Deus deu para entender um pouco sobre o universo. E Ele não está nem perto de ser alcançado, com ou sem partícula! Também acho que fazem muito drama só pelo nome da descoberta, se ela se chamasse "partícula do universo" não seria tão polêmica, mas não ia deixar de ser a mesma coisa.
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala, eu não falei isso no texto! Depois dá uma conferida lá!

      Excluir
  7. Bom dia meu querido amiguinho !!!!!!
    Saudadessssssssssssssssssssss
    Seu texto nos mostra o quanto temos que parar para nos avaliarmos interiormente.
    Onde estamos pensando se estamos de encontro a Deus ou acreditando no que o homem tem para comprar com palavras bonitas.Falar de Deus é polêmico e,falar no que o homem tem para nos oferecer se torna mais polêmico ainda.Só pelo simples fato vou pela Chica ;se descobre até que DEUS existe e não se descobre a cura do câncer.Que mundo é esse?
    Bjsssss saudosos!
    Beijinhos no Samuelzinho !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Grande amigo André,
    A Física Quântica e essas partículas (boson de higgs) é mesmo muito complicado, deixemos, então, para os cientistas e desocupados.
    Também creio que há muitas coisas mais simples e importantes, como a fome, a intolerância, guerras e etc., para nos preocuparmos que tentarmos desvendar a origem do Universo.
    Podes não entender de ciência, amigo, mas da vida e das questões humanas é mestre.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei admirada quando assisti uma reportagem sobre o assunto, e vi um cientista às lágrimas. Eu me emociono, na verdade, com sentimentos. Se buscam uma origem para o universo, estão perdendo a oportunidade de encontrar meios para a subsistência das pessoas e do mundo. E ainda há quem queira passear na lua. Não é melhor nos encantarmos com sua beleza? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mary! Primeiro as primeiras necessidades né?

      Excluir
  10. Sim, concordo contigo amigo, infelizmente muitas pessoas estão brincando de ser DEUS, e isso é inaceitável, vamos usar a inteligência humana em prol da própria humanidade e deixar nosso criador em paz, já que ele no deu o livre arbítrio, e que não utilizemos contra ele né...vlw, um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem botou esse nome de particula de Deus, mas não é nada disso! Eu só fiz uma brincaddeira aqui, hahahhahahahaha, uma brincadeira séria!

      Excluir
  11. Caramba!!!
    Estou te devendo essa visita aqui no seu blog a muito tempo e não sabia que justamente quando eu chegasse aqui encontraria um texto tão rico em matéria humana.
    Sua visão das coisas é simplesmente fantástica.
    Já vou te adicionar aos meus favoritos para quando eu estiver entendiado com alguma coisa.
    Ai é só vim aqui e me acalmar com seus textos.
    Parabéns amigo.
    Obs.Você não é burrão não,você é muito inteligente cara.
    Abraços e sucesso sempre...

    ResponderExcluir
  12. ô "burrão", sua crítica é válida, mas uma coisa não deveria impedir a outra. OU seja, as pesquisas científicas deveriam caminhar junto com o progresso humano e social.Mesmo por que, muito do progresso que temos, veio da ciência.

    Nós, como espécie, somos curiosos e desbravadores por natureza. Queremos saber o que tem além das estrelas. A ciência é fascinante para mim. Procuro ler e aprender o que tiver ao meu alcance. Se não fosse tal curiosidade e inteligência, ainda estaríamos morando nas cavernas.

    Bem, pelo menos não teríamos que enfrentar engarrafamentos...rssss

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, esqueci de dizer que a "partícula de Deus" nada tem a ver com Deus...rs

      Excluir
    2. Hehehehhehehehhe Dudu! Eu escrevi um texto bem humorado, pegando o gancho desse assunto e colocando os politicos, os maus religiosos, as más pessoas, tudo na mesma panela!
      Lógico que as esperiencias científicas são importantes pô! Mas as que trazem bem estar e resolvem os problemas REAIS são melhores ainda!

      Excluir
  13. Eu acredito na ciência e acho que ela tem grande importância... mas tem vezes que a danada deixa a gente assim ó=> :O ... com o bocão aberto e cara de desentendido!

    abço em todos aeee...

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  14. Bem, o que algum engraçadinho inventou de dar o nome de "partícula de deus" é na verdade uma manifestação de algo dito Campo de Higgs, oriundo da pesquisa de quase uma vida do cientista Peter Higgs. A hipotética partícula explica, no mais trivial das coisas, O FATO DE VOCÊ ESTAR AÍ DIGITANDO O TEXTO E EU AQUI LENDO... dentre outras coisas, ela explica como as partículas adquirem MASSA, diferenciando-as da radiação. O Universo primordial era dominado pela radiação... ALGUMA COISA fez com que surgissem as partículas,e além disso, alguma coisa atribuiu-lhes a propriedade dita MASSA que, graças à interação gravitacional permitiu a formação das galáxias, estrelas, planetas e em consequência NÓS. Esta "alguma coisa" seria então a partícula (ou manifestação) do Campo de Higgs, que como eu citei acima, algum engraçadinho deu a pira de nomear "partícula de Odin, digo,deus".

    Muita gente, talvez por não entender, não querer entender, ou por puro preconceito se indagam a respeito da realização de tamanhos feitos em nome da ciência... é importante lembrarmos que a ciência se divide em vários segmentos. Matemática, Física, Biologia, dentre outros, cada qual com suas ramificações. A Física estuda pois os fenômenos naturais em busca de conhecermos mais como funciona o mundo... graças à Física (ao estudo de algum físico) hoje conhecemos e nos servimos da radiação eletromagnética nos fornecendo energia para iluminarmos nossos ambientes, ligarmos o computador pelo qual pudemos ler este texto, poder imaginar e alcançar algo como a internet, isso sem contar nos avanços diversos em tecnologia que possibilitaram avanços na Medicina por exemplo (raios-X, tomografia, ressonância magnética).

    Se há fome no mundo, e ela existe, isso se deve a questões meramente PÓLÍTICOS. A Ciência, inclusive, é a principal ferramenta para aumentarmos a produção seja pelas técnicas de manipulação genética que nos dão plantas mais resistentes e produtivas seja por técnicas de manejo de solo 9adubação, calagem, etc) que dão suporte a tais. Se A DISTRIBUIÇÃO de alimentos não é feita corretamente, isto não é culpa da Ciência. Isto é culpa NOSSA, de nós, HUMANOS.

    Eu li seu texto, respeito seu ponto de vista, mas discordo do mesmo. Avanços na Ciência são muito importantes SIM. Tudo que temos hoje se deve a estes avanços neste campo tão belo. Não fossem eles haveria AINDA MAIS (MAS MUUUUITO MAIS) "materiazinhas" andando por aí errantes, doentes e famintas. A ânsia por conhecimento existe em nós desde os primórdios da humanidade. Não nos devemos deixar de conhecer NUNCA. Você cita a passagem que deseja "um povo mentalmente evoluído" mas dar as costas ao progresso científico é justamente andar na contramão desta vontade.

    Consoante ao que citei acima, respeito sua opinião, mas vi seu texto como uma certa ofensa à memória daqueles que dedicam/dedicaram suas vidas em busca de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Manhatan!
      Eu adoro quando um texto meu provoca as pessoas!
      Sabe, eu acho que as pessoas não entendem muito o que leem. Alguns tem comentado como se eu estivesse falando que a particula de Deus, fosse algo religioso, outros estão comentando como se eu tivesse dito que NENHUMA esperiência científica fosse importante, outros apoiam o que eu falei, mas de uma forma muito deturpada.
      Na verdade se você ler com atenção o que eu escrevi, você vai perceber que eu estou falando de RELIGIOSOS, POLÍTICOS e PESSOAS NORMAIS QUE NÃO FAZEM NADA PARA MELHORAR O MUNDO E DE GOVERNOS QUE INVESTEM EM EXPERIÊNCIAS MALUCAS!
      Realmente, gastar bilhões pra mandar uma sonda pra saber se tem água em Marte, é o fim da picada, essa experiência da partícula de Deus também é o fim da picada, você já viu quantos bilhões foram usados nessa experiência??? Mas em nenhum lugar do texto eu falei que as experiências científicas são ruins para o mundo. Afinal o mundo só é mundo graças a esses estudiosos. Mas acho que antes de mais nada temos que voltar nossa atenção para as coisas simples que estão fora de lugar, depois sonharemos mais além! Hahahahahaha. Ou então eu estou escrevendo errado!!!!!!

      Excluir
    2. Você (e outros) se indagam a respeito dos investimentos em experimentos. O que muitos não sabem (às vezes pelo fato de NÃO BUSCAREM SABER) é que subjacente a tais pesquisas estão envolvidas tecnologias que serão aplicadas nos mais diversos setores da sociedade... ou seja: HÁ SIM RETORNO.

      Um dos exemplos que citei foram as pesquisas com radiação no século passado que hoje possibilitam exames de raios-x, tomografia, ressonância. E na época, os estudos serviam para desvendar a natureza da radiação e poucos anos depois, caçar partículas atômicas (e posteriormente outras partículas envolvidas em interações).

      Ah... e "Quem somos nós" não é base para muita coisa. Aquilo usou de conceitos inerentes da Física Quântica (e principalmente vertentes pseudo-científicas que beiram o misticismo) e tirou uma conclusão no mínimo TOLA. Em resumo o filme é uma baboseira que tenta se mostrar científico... mas é apenas TOLO do ponto de vista estritamente racional e físico. Recomendo o vídeo a seguir;

      http://www.youtube.com/watch?v=46Y4LX92TmA

      Excluir
  15. Olá André,

    Muito bom o seu texto.
    Muitas pesquisas são mesmo relevantes quando buscam melhoria na qualidade de vida das pessoas e do mundo. Mas concordo que há muitos gastos injustificáveis e sem retorno. Sem dúvida, investir no ser humano e na família é o melhor investimento que um governo digno poderia fazer.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Andre.... como eu nao sou antropologa, politica e nem cientista..adorei seu ponto de vista.
    Eu tb leio muita coisa que nao entendo...
    Como cultura geral é até muito bom..mas nem tenho com quem dividir..
    Sempre bom ler tuas sinceras cronicas...
    Um beijo a vc e a sua familia!!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Vc ñ é nada burrão, não. Sua sensibilidade é um termômetro indicador que da sua evolução espiritual... Esta preocupação com as coisas que já são "fatos", deveriam mesmo dar lugar a invenções (até mesmo a de um simples triturador que não precisássemos nos cortar para lavarmos suas lâminas) ou às preocupações com os problemas humanos, os problemas sociais mais urgentes de solução, como a fome (embora saibamos que isso parte para o campo político).

    Os avanços científicos são fundamentais para a evolução humana: não podemos negar! Faltam-nos preocupações com as "pequenas-grandes" coisas, talvez porque sejamos um povo sem governo de vergonha e sem consciência cidadã-política bem firmada...

    ResponderExcluir
  18. Olá!Bom dia!
    Amigo André!
    Mais um belo texto!
    ...infelizmente, a lógica é triste, mas verdadeira: quanto pior o padrão de vida do povo... mais o setor privado está gastando dinheiro injustificável...
    eu creio que algumas pesquisas não são realizada com o máximo de seriedade e conhecimento, para que pudessem ser evitadas discrepâncias com a realidade...dinheiro que serviria para melhorar a situação em diferentes áreas...e para finalizar, penso que as
    pesquisas são relevantes quando buscam qualidade de vida , e deveriam sempre ser analisada à luz da relação custo-benefício, ou utilidade versus problemas...
    Boa sexta feira!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse Felis! Obrigado pela visita!

      Excluir
  19. Oi amigo,

    Tudo bem? Li uma reportagem e assisti também o documentário. Penso que algumas questões científicas desafiam a fé, mas as razões devem ser instigadas porque só assim a ciência avança. Enfim, o tema é interessante e vamos ainda falar anos em busca de respostas.

    Beijos em ti e no filhote!

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema realmente é interessante, mas como falei o dinheiro tinha que ser investido em outras áreas!

      Excluir
  20. Olá André,
    Sabe meu caro, mais uma vez chego aqui e concordo totalmente com você. Afinal fez uma abordagem simples no entanto muito honesta da questão. Além disso, tenho certeza que Deus ficará muito mais feliz quando sua criação, o homem, conseguir de fato superar todos os problemas sociais, econômicos, ecológicos, etc. Tornando a vida no planeta mais justa, mais fraterna e com muito mais amor. Até acredito que conhecer a "partícula de Deus" seja interessante também, mas fico pensando no esforço humano e financeiro que uma empreitada dessas consome. Quando deveríamos focar em pesquisas para despoluir o planeta, produzir mais alimentos, cura de doenças, etc. Parabéns !

    Obs: Enfim chegaram as férias tão desejadas e aproveito para avisar que ficarei afastado da blogosfera durante este
    período. Pois moro onde todos os familiares passam as férias. Um grande abraço, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  21. Anônimo14.7.12

    Estou me lixando para os "porquês" das coisas.
    Se a gente fica nessa de descobrir, não vive.
    Os cientistas que descobriram essa partícula estão vivendo em busca de alguns "porquês".
    É a escolha deles, é o lance deles.
    O meu lance é outro, sempre foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Rebel! Existem outros lances mais importantes!

      Excluir
  22. Para o mundo dos físicos e dos geeks da física, a descoberta desta partícula é fenomenal, para nós, os comuns mortais é: O QUÊ? QUE É QUE FAZ ESTA MERDA? Ok, vamos ver, alguém notou que a partícula foi descoberta a 4 de JULHO, o dia da América? Há uma enorme carga politica nesta descoberta, e segundo alguns autores da ficção científica, também bélica. Se a partícula dá propriedades de ganhar massa a tudo, numa engenehria-reversa, pode tirar massa também, mais uns bilhoes de dólares depois, vamos ter (aliás, os americanos) uma arma que cria anti-matéria ou desintegre a matéria. alem de mais, superhipotetico, segundo alguns, é um passo para as viagens no tempo ou teleportes.
    Ainda não consegui encontrar nenhuma aplicação plausivelmente benéfica para a descoberta da partícula de Highs, no entanto, não acho que seja de todo um mau investimento, afinal se se paga milhões para uma pessoa correr atrás de uma bola e chutá-la para a baliza, por que não para uma descoberta cientifica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha olhado por esse lado Marinho! Realmente vc tem razão!

      Excluir
  23. Eu também não conheço quase nada sobre a tal partícula André, mas o que estão dizendo que as experiências seguintes confirmarem o mesmo resultado esta poderá ser a descoberta do século. Não, mas esta descoberta pode acarretar avanços práticos, o que também é importante. Talvez o problema esteja na abordagem que a mídia dá para o caso, um tipo de abordagem que pouco nos explica do que se trata a tal descoberta... O que me chamou a atenção quando vi uma das reportagens sobre o assunto foi a comoção de um cientista que defendeu a existência da partícula nos anos 50 e foi tomado como tolo...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. OI André, juro pra você que não fazia ideia dessa partícula, particularmente sou igual a você, "burrona" rsrsrs... estudo, estudo, estudo porque a regra da vida pra vc ter um futuro confortável ne?! Mas tem certas coisas como vc retratou que acho tão,tão... desnecessária! Porque gastar tanto dinheiro em uma pesquisa? Só para justificar que a "razão" do mundo estar em algo pra se culpar? Eu sei lá... oq me importa mesmo e a civilização. São as pessoas que estão vivas e precisando de ajuda, pra que correr perigo em uma coisa incerta?? Eu sei lá viu?! Eu admito que sou muito religiosa, acredito que o mundo foi criado pelo Deus vivo,mas em relação a essas pesquisas malucas, acho que deveriam investir mais na humanidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. André, toda e qualquer coisa que venha, mesmo que por mais insignificante que possa parecer, contribuir para o conhecimento humano, é maravilhoso. Mas também devo concordar com você que há no meio disso tudo muita coisa que não nos interessa. No que tange as boas relações humana meu caro, independe de qualquer tipo de conhecimento, pois essa está no caráter e na boa formação de cada um. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio seria peneirar melhor o que se faz né PC?

      Excluir
  26. André \o/
    Como você está cara? Tudo bom por aí? Hohohohohoh. Rapaz acho que foi uma boa idéia desistirmos da Blogagem Coletiva sobre Espiritualidade (eu não te falei? Na última hora desisti de postar para evitar problemas rs).

    Olha sobre seu texto, eu até concordo com alguns pontos de vista aie sua posição..mas sabe quando vi essa noticia eu realmente fiquei empolgada. Empolgadap orque talvez surja algumas respostas que façam as pessoas reverem conceitos.
    Mas claro como alguém ai em cima falou, essa noticia tem um interesse político muito ,maior.v Porém não creio que esse "poder" ficaria nas mãos dos norte-americanos. A Seele é sediada na Europa então o que penso é que se essa anti matéria for útil para fins militares (o que certamente será) ela vai praticamente leiloar e leva quem dar o melhor lance. Claro que os EUA tem mais chance devido á favores que a Europa lhe deve...os EUA agora está determinado a recuperar o poder sobre o mundo que tinha...
    Gozado..o nome SEELE foi usado no aclamado mangá Evangelion que retrata a destruição do mundo por "anjos" e diversas referências bíblicas..nessa obra a SEELE tem um programa chamado instrumentalização da humanidade...
    Agora pesquisas em Marte e no espaço é para fins militares...imagine se um país tiver uma base militar em Marte/ Nenhum outro pais ousaria enfrentá-lo!

    Eu tinha certeza que você ia apreciar a sessão Sonoridade afinal tu já foi punk rs...e conhece muito bem a forçado som e ideologias...mas claro que não vou falar só de punk até tentarei evitar um pouco porque isso é meio complicado nas cenas urbanas..muitas distinções. Espero que meu gosto musical agrade uma parte da galera =).
    Ai não! Cihnelada não kkkk....tamanho 44? Aí vai me deixar com tatuagem rs. Acho que só a ameaça já resolve...
    Poxa valeu pelo incentivo! Aos poucos vou fazendo as coisas á medida que o tempo permite. Acho que o cansaço e principalmente a falta de tempo é o que me impede de colocar todas as idéias no papel e ficar com várias obras inacabadas....
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehe, legal Tsu! Muito bom quando vc vem aqui!

      Quanto ao seu novo quadro no seu blog, acho que tem tudo pra dar certo!

      Excluir
  27. Se empregassem esse dinheiro a tentar descobrir uma esperança de vida para quem morre de fome.
    André andei pondo a leitura em dia.
    Gostei muito da sua Matilde.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  28. André, este texto tem ligação com o anterior (ou melhor, posterior, estou lendo em ordem decrescente) quando uma crônica é (mal) interpretada de diversas formas.
    Eu entendi perfeitamente o que você quis dizer. Ou somos muito burrões ou estamos avaliando o que são as prioridades mais urgentes.
    Todo avanço da Ciência é válido, mas certas coisas poderiam ser deixadas para depois das mais urgentes, como é o caso da cura de doenças. É um fato que a ressonância magnética tenha sido uma grande descoberta, não subestimaria isto. Mas obviamente poderiam ter ido mais além, afinal, a ressonância descobre doenças que, em sua maioria, não serão curadas. Contudo, onde ficaria a indústria farmacêutica nesta história? É mais conveniente procurar água congelada em Marte.
    Assino aqui meu atestado de burrão.

    ResponderExcluir
  29. Quem sou eu para entrar nessa 'discutição' ! Como diria o minerim he he he.
    Será que a cachaça pode ser produzida desse trem o tar do Bozzom ?
    Eu também não entendo nada mesmo porque não tenho formação para entender, mas porque eu iria desdenhar dos cientistas que se esforçam para avançar cada dia mais na ciência sendo que a própria "religião" coloca o homem em imagem e semelhança ao deus que ela respeita e ainda mostra geralmente dentro de suas doutrinas que a ciência se multiplicaria?
    Se você André mostra em seu texto que acompanha também a ciência já mostra que tem discernimento e que 'uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa'quem quer acompanhar a ciência tem todo o direito de acompanhar a ciência, quem quer acompanhar a ciência e a religião também e quem quer acompanhar só a religião idem idem.Como diria uma poetiza nossa contemporânea : Cada um no seu quadrado.
    Você que esta em constante aprimoramento de suas idéias e perguntando os porquês das coisas podes crer que é um cara inteligente que a cada resposta ganha um degrau na escala do conhecimento.
    Agora aquele que pensa saber tudo realmente deve continuar feliz e sabendo tudo até o dia do sepultamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor é inteligentão tio pode entrar em qualquer discussão! Hehehehehehehe.

      Excluir
  30. confesso que tbm nao entendi nada do "Quem somos nós", rsrs e esse negócio de particula de Deus, na verdade eles colocaram a palavra "Deus" mais para chamar a atenção, se tivessem colocado outro nome, não iria chamar tanto a atenção das pessoas para leitura das matérias relacionadas a isso (estratégia de marketing talvez...)
    Mas eu até gosto dos estudos da ciência, principal se for para melhorar questões ligadas à medicina.
    Sobre questões relacionadas à galáxia e outros planetas, também acho interessante, isso vem da curiosidade do ser humano de explorar o universo, e descobrir outra coisas por ai afora.
    Mas claro, que antes de tudo, o que vc falou sobre gentileza, paz interior educação, tudo isso tbm deve ser valorizado, pois o mundo está ficando cada vez pior nesse aspecto e de nada adianta ter cada vez mais avanços na ciência e tecnologia se questões simples do dia a dia, como ser álguem mais educado e saber ajudar as outras pessoas, não são valorizadas.
    De nada adianta investir dinheiro em estudos e viagens espaciais, se no mundo há tanta gente sem estudo, crianças fora da escola e morando na rua...Há um grande desequilíbrio por ae...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Denise! Será que é tão dificil assim entender esse nosso ponto de vista?

      Excluir
  31. Anônimo15.8.12

    sem neura meu amigo cientista inteligente nao perde tempo lendo eses blogs meia boca so nos mesmos ignorantoes grato pela informaçao ajudo
    livre99

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo anônimo! Nós somos meia boca!

      Excluir
  32. vilmar9.12.12

    SAudações a tds. Bem eu acho q deve haver o equilibrio em td. acho q oq o autor falou doq acha importante, é realmente importante, mas tbm o avançar da ciencia tbm o é, senão ainda estariamos na idade media. Com o avanço do conhecimento, as mentes humanas vao evoluindo ate chegar ao ponto de entender q o mais importante nisso td, é o ser humano. Deixo uma grande citação de um grande filosofo:"o maior premio por ter feito algo grandioso, é tê-lo feito" Emerson. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário Vilmar! Bem equilibrado!

      Excluir
  33. Anônimo2.3.13

    Olá!

    Sou cristão praticante e tenho firme a minha fé! Mas deixando de lado isso, quero te parabenizar pelo texto, que fala simples e diretamente o que falta na nossa sociedade. Eu posso falar que tem muitos religiosos por ai se preocupando demais em aparecer e mostrar um Deus completamente deturpado, quando na verdade Deus é tudo isso ai que você escreveu, é caridade, é paz, é amor ao próximo e é justamente isso que falta na nossa sociedade hoje!

    Mais uma vez, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo! Ainda bem que existem os anônimos bonzinhos também!

      Excluir
  34. Anônimo7.5.13

    Bem... diante de toda esta discussão, entendi que o Sr. André Mansim, gostou e elogiou às pessoas que pensam como ele, é até diz que eles entenderam seu texto, porém como Dr. Manhattan foi bem claro em seu texto e acredito que ele entendeu sim, o seu texto, pq eu entendi da mesma forma que ele. Tb respeito sua opinião, mas discordo dela, pq como o Dr. Manhattan foi bastante claro em suas 02 respostas, os responsáveis pela situação em que se encontra o planeta, é do próprio ser humano (os gananciosos que pensam apenas em beneficiar a si e sua prole). E acredito que a ciência não pode ser ignorada, por mais banal ou PARECER que não nenhuma utilidade para humanidade, deve sim ser realizada, pq ela pode não ter no presente, mas com certeza no futuro terá. Somos seres inteligentes, e a medida que o tempo passa esta inteligência evolui e essa evolução não pode parar nunca, pq a sobrevivência de nossos netos, bisnetos, trinetos, tataranetos.... dependem destas pesquisas científicas.
    Ah!!! e caso vc diga novamente, que eu tb não entendi o que vc escreveu, da mesma forma que vc disse a todos que foram contrários ao que vc escreveu em seu texto... e foram poucos, acredito que seja melhor vc ser mais claro da próxima vez, pq muitas vezes a pessoa não enteder algum texto, o problema pode estar na forma que a outra pessoa escreveu. Sem ressentimentos ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehehehe, existem mesmo os que não sabem escrever, mas existem também os que não sabem interpretar um texto!
      Se ninguém tivesse entendido aí eu acharia que vc estava certo. Mas mesmo assim eu vou me esforçar para ser mais claro da próxima vez!

      Ah... Uma coisa que achei engraçado é que todo mundo que foi contra era anônimo, inclusive o Manhatan, porque seu perfil é fake, hahahahaha que coisa né?
      Gente, vamo dar a cara a tapa! A discussão é sempre sadia e faz bem!

      Um abração seu anônimo e como vc disse: Sem ressentimentos!

      Excluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!