Teríamos que viver bem.
Conversar sobre os problemas com sabedoria, amando e respeitando os outros, com pureza de espírito.
Teríamos que trabalhar pelo bem comum. Pela satisfação da coletividade. Pela realização dos sonhos alheios.
Mas infelizmente a egolatria está em alta! O indivíduo, sozinho, quer ser o dono do mundo. O indivíduo, sozinho, quer ser sempre o chefe. Formamos ao longo do tempo, uma grande tribo só de chefes onde ninguém mais quer ser índio... As pessoas estão olhando apenas para seu umbigo e deixando a coletividade abandonada.
A amizade verdadeira e pessoal, sem segundas intenções e com pureza de espírito, está em extinção...
Coisificamos as pessoas, olhamos e damos valor ao que ela tem e não ao que ela é.
Internetilizamos as relações, mouseficamos nossas palavras, tecladificamos nossas conversas, facebuquiamos nossas amizades... Infelismente, nos perdemos na burreza da tecnologia usada de forma errada. Cavamos um buraco e nos enfiamos nele!
Estamos sendo idiotas, pois o melhor caminho seria viver bem.
Conviver melhor com nossas esposas, maridos, filhos, tios e tias, primos e primas, avós, pais e mães.
Conhecer e conversar com os visinhos, conversar nas filas dos bancos, falar bom dia não vendo a quem, ceder o lugar aos idosos, levantar da cadeira oferecendo-a a mulher grávida... Plantar gentileza e assim gerar gentileza.
Nossa burrice as vezes é grande. Achamos que nosso mundinho fútil e esnobe é a única verdade. Nosso ego não cabe em nós... Temos que nos mostrar, e demonstrar que somos fóda!
Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo...
Talvez você tenha dificuldade em fazer a primeira parte desse ensinamento de Jesus Cristo, talvez você não acredite em Deus... Esse já é outro assunto, e qualquer dia a gente fala sobre ele. Mas a segunda parte do ensinamento não isenta ninguém! Amar o próximo como a ti mesmo...
Vamos fazer isso e assim criar mundos coletivos! Mundos familiares, mundos amáveis. Vamos criar para todos o mundo que eu quero pra mim! O nosso mundo... Um mundo muito mais feliz! Um mundo onde as pessoas são importantes simplesmente por serem pessoas... Um mundo menos burro. Menos individual.
Talvez você deva estar pensando que eu sou maluco e que esse pensamento é utópico... Mas tente! Tente a partir de amanhã, apenas mudando uma atitude: Sorria e diga bom dia para as pessoas que cruzarem seu caminho... A partir disso, você vai ver que tudo vai começar a mudar!
Olá!
ResponderExcluirBoa noite!
Dedé, meu amigo!
Brilhante texto.
Penso que todos os seres humanos são dotados de falhas e defeitos, de forma que não existe alguém perfeito, mas o que seria da sociedade sem os pensamentos utópicos, sem seus sonhos fantásticos? Tudo é possível para nós... uma sociedade igualitária que visa e zela pelo bem estar do próximo e do mundo.
Pois, infelizmente, solidariedade/união/coletivo virou artigo raro, partido polonês ou pura demagogia. E quanto tempo ainda vamos ficar parados, olhando para o nosso próprio umbigo, enquanto nossos próprios amigos, familiares, estão caindo nessas ciladas da egolatria?
E falta empatia, estar no lugar do outro, e ser o outro para sentir o que ele sente.Tenho me esforçado para fazer isso. Acredito que esta seja a melhor maneira de entender o que se passa nesse "caldeirão de egos".
ah...obrigado pelo carinho das palavras em meu blog.Vindo de vc é muito importante para mim!
Bela semana!
Abraços
Belo comentário Felizão! Obrigado meu amigo!
ExcluirNossa André, que texto ótimo e reflexivo!
ResponderExcluirÉ isso ai André, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmo!
E vamos deixar de exaltar o nosso ego, e olharmos em volta como o olhar um pouco mais humano, e maior respeito para com nosso próximo!
Assim quem sabe o mundo será melhor e mais justo!
Abração amigo!
Mariangela
E como seria bom um mundo mais justo né MARIANGELA? Um abração!
ExcluirUm verdadeiro alerta nos dias de hoje. Vivemos em um mundo que atualmente as pessoas pensam somente em si e isso é muito triste! Tenho em Mente que nosso objetivo nesta vida é aprender e evoluir sempre e assim podermos passar adiante tudo o que aprendemos. Hoje na empresa em que trabalho somos treinados a formar novos líderes e isso não tem preço. Quando conseguimos ajudar outras pessoas a crescerem fica aquela sensação de dever cumprido. Um grande abraço meu amigo!!
ResponderExcluirSuas idéias estão certas Jorginho, e vc sempre contribui pra isso nas suas postagens!
ExcluirFala Mansim, beleza?
ResponderExcluirInfelizmente é assim mesmo que algumas pessoas estão caminhando não é de hoje: pro individualismo, pro irracionalismo, pro egocentrismo...
Ainda bem que existe sempre um outro lado, e são pessoas que buscam o bem comum, que pensam no bem estar dos outros e tentam levar uma vida baseada no humanismo. Nem tudo está perdido.
Um grande abraço!
Egocentrismo é a ruina da sociedade! Valeu Almirzão!
ExcluirAndré, não estás nem maluco, nem burro! Todos podemos querer isso e fazer nossa parte pra isso! abração praiano,chica
ResponderExcluirHahahahahahhaha, valeu Chiquinha!
ExcluirCachique ou pajé, o negócio é entrar na dança da chuva pra se secar.
ResponderExcluirRebel... Seus últimos comentarios andam meio malucos... Vc está bebendo gazolina???
ExcluirOlá!Boa tarde!
ResponderExcluirDedé,meu amigo
Obrigado pelo carinho da visita!
Bela quarta feira!
Abraços
Nós não pudemos ter a pretensão de querer mudar o mundo sózinhos, mas se cada fizer a sua parte então sim fica bem mais fácil.
ResponderExcluirUm abraço
Verdade Elvirinha!
ExcluirTudo que disse é verdade. A comunicação está cada vez mais artificial e distante.E há tantas pessoas por perto! Bjs.
ResponderExcluirObrigado Mary!
ExcluirAh, não me diz que a amizade agora é bicho quase extinto, eu não saberia viver sem. E incluo aí a amizade tecladificada, que eu considero imensamente importante. Consigo tecladificar, sem perder a vontade do abraço.
ResponderExcluirEssa maldita urgência dos tempos modernos que leva o sujeito homem (nós) ao caminho da absurda individualidade. É preciso acreditar e agir pra que tudo não se esculhambe de vez.
Beijo, André.
Quase extinto MíLi...
Excluir
ResponderExcluirSem dúvida que é uma utopia possível, André. Depende unicamente de cada um de nós. Mudando nossas atitudes e exemplificando vamos gerar uma cadeia de mudanças.
Adorei seus termos criativos : "internetilizamos", mouseficamos , tecladificamos e facebuqueamos -rsrsrs.
Excelente texto reflexivo.
Abraço.
olha, sinto muito em dizer que tal utopia não é totalmente possível. Nós, humanos, somos essencialmente egoístas. A solidariedade é algo que temos que aprender contra nossa natureza(é, acho que temos uma natureza). Então, um mundo completamente solidário e sem egoísmos é impossível. eu e você somos ambíguos, não somos só preto nem só branco; somos cheios de tons cinzas...mas a grande questão é: podemos melhorar nosso modo de ser. podemos aprender a amar e a ser solidário; mas o egoísmo estará sempre lá.
ResponderExcluirp.s - já tá pronto o livro? é só mandar e-mail? é de grátis??? eduardo42@ig.com.br
teria prazer em comprar a edição em papel se for lançada.
Belíssimo texto André. E digo, sem precisar discordar do amigo, que você tem toda razão. As palavras a reflexão que o texto propõe é uma realidade que não vamos viver, já estamos vivendo. Um mundo com tantos avanços e mentes atrasadas. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirAcabei de pensar: sou uma coisa.
ResponderExcluirDedé,
ResponderExcluirTudo bem? tinha lido o texto na semana, mas só hoje consigo vir aqui comentar. Não tenho dúvida que a vida está indo e se findando quando não conseguimos olhar para o nosso irmão e dedicar o nosso bem precioso que é o tempo para o que realmente vale na vida.
Beijossss
Um dos seus textos mais verdadeiros!
ResponderExcluirGostei demais e concordo com vc!