quarta-feira, 19 de junho de 2024

Embalagem ou qualidade?

 



     Não adianta você falar que não! Porque eu sei, que você também é bobão igualzinho a mim, e sim... Você escolhe as coisas pela embalagem!

     Se o molho de tomate tiver um macarrão lindo e gostoso na embalagem, você prefere comprar esse, do que aquele que tem só um tomate na foto do rótulo.

     É assim mesmo!

   Um livro com uma boa capa, tem mais possibilidade de vender do que o que não tem uma capa chamativa.

    Um menino bonito igual eu era, tinha menos possibilidades de arrumar uma namoradinha, porque na verdade a minha beleza era interna, e ninguém quer saber de beleza interna!

     Quem arruma namorada ou namorado pela beleza interna?

     Tudo bem que depois, a beleza interna acabe contando para a duração da paixão e a transformação dessa paixão em amor... Mas no começo? Beleza interna??? Ah vá... Duvideodó!

     Uma sorveteria aqui da cidade vende um sorvete ruim. Horrível! Pura gordura e gosto sintético. Mas eles enfeitam o sorvete com corantes bem chamativos, colocam em taças de cristal, enfeitam com chantili, com castanhas picadas, jogam caldas de chocolate, morango e kiwi, que escorrem pela taça. Fica lindo! Aí eles tiram fotos desses copos maravilhosos, postam no instagram e racham de vender. Enquanto outra sorveteria, em que o dono é mestre sorveteiro, que faz sorvetes artezanais deliciosos, com frutas de verdade, leite de criadores de gado leiteiro da cidade, com baixo nível de açucar e qualidade infinitamente superior, mas que não maqueia seu produto com essas caldas e fotos e mentirinhas, vende muito menos.

      Aí está o problema.

     Nós somos "zóiudos"! Compramos pelo visual. Mandamos essas imagens para o cérebro, que manda para o estômago e geralmente nos ferramos.

    Até com as namoradas muito bonitas. Ops! Não que não existam mulheres e homens lindos e fiéis, honestos, educados, sinceros, gente boa etc... Mas é mais difícil para os lindos serem fiéis, porque eles são muito cobiçados e alguns são narcisistas. Infelizmente em alguma época da vida, onde o indivíduo ainda não chegou à maturidade, eles se comportam como lindos e malvados. Infelizmente é verdade.

    — Ah... — você deve estar me cornetando — Então eu tenho que escolher livro de capa feia, namorados feios, preodutos de rótilo feio?????

     Não, meu filho! Não é isso que eu estou falando. Eu estou falando sobre saber escolher e dar valor à qualidade. 

   Se a qualidade vier em uma embalagem linda, aí é felicidade plena, mas se ela vier em uma embalagem mais ou menos, nós temos que optar por ela! 

     Optar pela qualidade é sempre o melhor a se escolher.

    Entendeu?

     Ainda bem que minha linda esposa não ligou muito pra embalagem...




16 comentários:

  1. Que tema legal trouxeste nessa crónica., André.
    Pra mim, não adiantam as maquiagens em potes de sorvetes com isso, aquilo ...Gosto do essencial, ou seja, um bom sorvete ou salada de frutas...

    Na hora do cafezinho idem..Gosto deles bonitos, mas com coisas que eu goste de aproveitar...Assim, não coloquem chantilis...Prefiro apenas um gostinho bom!

    Quanto aos livros sim, sou implicante com capas...Se ela não me chamar, pode ser escrito pelo maior escritor que nem compro.

    E, quanto às pessoas, lembro que não escolhi pela embalagem meu maridão de já 55 anos juntos. E, a maior prova disso é que ainda anestesiada , no nascimento da nossa primeira filha, preocupada com o grande nariz italiano do Kiko, perguntei ao médico: ela é nariguda? rs...

    E não me arrependi da escolha pelo coração!
    Adorei te ler!
    abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk. Que legal Chica!
      Adorei a parte do nariguda! Você é um barato!

      Excluir
  2. Olá, André!
    Meu filho lê tudo de uma embalagem e é até chato pois não deixa passar nada. Ele está certo.
    Prefiro um bom capuccino sem chantyly, mas a Nutella, uma vez por mês, eu não resisto...
    Já faço dieta de muita coisa pela saúde equilibrada e preciso de um pouco de serotonina vez por outra.
    Anelinas eu procuro dispensar...
    Pessoas não têm culpa de nasce de um jeiro ou de outro, mas o que conta mesmo, de verdade, é o que disse em sua crônica:
    "Saber escolher e dar valor à qualidade."
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Um docinho de vez em quando é bom mesmo Roselia!!!
      E seu filho está corretíssimo!
      Obrigado pela visita! Deus te abençoe também.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Bom dia, André
    Passando por aqui para conhecer o seu blog, gostei muito, ótima crônica. Gosto muito de olhar a validade dos produtos, mas prefiro a qualidade, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Também gostei de conhecer o seu blog, André. Ótima crônica, falou com humor e realismo. Tudo com equilíbrio é melhor, até nas escolhas p relacionamentos e compras. As pessoas são muito superficiais e vão pelas aparências, é verdade.
    Ontem, comprei duas barras de goiabada, cada uma c 300 g, sendo que, da mesma em embalagem de lata, com 600 g, era muito mais do triplo da que comprei em tabletes plastificados. Que horror!
    A vida com as suas discrepâncias...
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete! Então menina, é assim mesmo.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Olha, isso é fato. O Marketing sempre embeleza embalagens para atrair sua atenção e desejo. Nós é besta mesmo e julgamos livros pela capa...mas eu já sei de longe dessas artimanhas do mercado. nunca compro livro pela capa, e sim, pelo título, pelo autor(existem os medalhões já estabelecidos) e pela sinopse. Produto alimentício embalado eu compro pelo rótulo, geralmente levo os menos empesteados de corantes, solidificantes, antiexpumantes, broxantes, lubrificantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse assunto surgiu em um grupo de autores em que uma autora disse que o livro dela não vendia bem.
      Eu alei que deveria ser pela capa.]
      Aí veio a inspiração para essa crônica.
      Você está certo no que comentou. É isso mesmo.

      Excluir
  6. A embalagem tem mesmo um enorme efeito no comprador.
    E mesmo nos produtos de grande consumo, não testam as diferentes marcas para comparar a sua qualidade/preço.
    Um tema interessante, gostei de ler.
    Boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado poeta! Fico honrado com a sua visita!

      Excluir
  7. Uma crónica muito bem escrita e muito real.
    A embalagem tem sempre muito impacto na venda.
    O produto pode ser mau, mas a embalagem se fôr chamativa e bonita, vende sim senhor.
    Gostei de ler.
    Boa semana.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pity! Que legal que apareceu aqui.
      Obrigado!

      Excluir
  8. Fato! Para venda o externo vale muito mesmo, quanto à beleza... Acho que a gente muda muito esse olhar com a maturidade, claro que a beleza chama a atenção, mas a partir dos 40 anos não é ela que norteia na sedução não. Além disso tem os que preferem charme à beleza, e nem sempre eles andam junto. Quanto aos livros, minha praia, sim, as capas bonitas e criativas são uma sacada de mestre que poucos autores entendem a potência disso. Tem muita capa parecida no mercado. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade She! Tem muita capa igual mesmo. Os livros policiais então, todos se parecem.
      Um abração! Obrigado por aparecer.

      Excluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!