sábado, 8 de junho de 2024

À PROCURA DO CAMINHO

 


            Eu estou passando por uma fase estranha, no que diz respeito à escrita.

            O que já foi uma das terapias mais legais e assertivas que eu conhecia, agora parece um fardo. Uma coisa que sei que foi um presente de Deus pra mim, e que eu acho que tenho uma certa “responsabilidade” em corresponder com esse presente, mas que no momento não tem me deixado tão alegre ou empolgado.

            Principalmente depois que escrevi meus dois primeiros livros e conheci um pouco do que é o mundo da literatura, eu me decepcionei um pouco.

            As editoras não estão procurando obras literárias, histórias boas, enredos emocionantes, português bem escrito e desenvolvido! Elas estão procurando pessoas que tem muitos seguidores nas redes sociais, e que por isso seriam um candidato a ter mais chance de vender seus livros.

            Não é mais a arte pela arte, não é mais a literatura pura e simples...

            Outra coisa que me deixou um pouco decepcionado com a literatura, mas que eu não condeno, pois sou da opinião de que cada um tem seu sonho, mesmo que seu sonho seja pago e superficial, são as auto-celebridades-literárias, que alguns autores e agentes literários acham que são. Pessoas escrevem um texto, ou um diálogo em uma crônica e já estão fazendo parte de academias literárias, deixando-se serem chamadas de imortais!

            Eu devo ser bobo mesmo. Não concordo com esse tipo de coisa. Sinceramente eu acho que um imortal, (literariamente falando), deveria ser alguém da envergadura do Érico Veríssimo, ou Machado de Assis. Ou ainda da capacidade da Maria Jose Dupré, do Marcos Rey, do Alexandre Dumas ou Stephen King... Gente desse calibre.

            Mas, como eu disse, cada um tem o direito de pensar do jeito que quiser, e acreditar nas coisas que quiser.

            Eu então, hoje aqui, pensando sobre isso e olhando meu blog, resolvi voltar a escrever nele.

            Escrever minhas crônicas, meus mini-contos, minhas verdades e minhas bobagens.

            Foi aqui que eu comecei a treinar minha escrita, foi aqui que eu aprendi a errar e a acertar. Foi aqui que eu me apaixonei pela escrita.

            Então amigos, se escrever aqui voltar a me dar prazer, eu vou insistir e reativar essa página, que tem mais de 10 anos e incontáveis textos de épocas distintas da minha vida.

            Vamos ver!

 


10 comentários:

  1. Gosto de saber que voltou ao blogue. Eu estive ausente muito tempo e ainda estou voltando aos poucos. Perdi o amor da minha vida, o meu porto de abrigo, a minha inspiração. E tem sido muito difícil continuar sem o companheiro de 60 anos. Sinto que me falta metade de mim.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Elvira! Eu não sabia da sua perda!
      Vou orar pra Deus confortar seu coração minha amiga.
      Não deve ser fácil.

      Excluir
  2. Boa noite de sábado, André!
    Concordo sim que ganham nas vendas os que têm muitos seguidores... bem assim. Artistas então, que nem são eles os Autores de verdade... vendem horrores...
    Escrever é dom e continuamos independente de tudo. Vale a pena!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Roselia! Que coninuemos a escrever.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. André, importante que continues a exercitar teu dom! Escreves sempre muito bem e que bom vais voltar ao blog! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica! Vamos ver se dessa vez eu continuo mesmo.

      Excluir
  4. Isso acontece com quase todo mundo que escreve. Sempre tem aquelas épocas de crise, tanto de inspiração quanto de chateação. Gosto de escrever desde a adolescência. Enchi cadernos e cadernos com histórias e minha mãe era minha única e entusiasta leitora. Depois vieram alguns amigos. Sonhei em ser escritor mas depois de alguns anos e de ter optado pela carreira militar, desisti dessa ideia pois me convenci que eu não tinha talento em um nível literário. Tenho consciência que escrevo bem, acima da média da molecada de faculdade mas não chego a altura de um escritor. Você sim escreve livro muito bem. Prefiro escrever contos, qualquer coisa com mais de dez páginas já me deixa tenso. Já pensei em publicar alguma coisa do próprio bolso mas tenho uns defeitos insuperáveis: preguiçoso, volúvel (criei e deletei uns 5 blogues) e acomodado.
    Continue por aqui, as letras agradecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu, você escreve bem sim.
      Eu também comecei com contos, aí os contos cresceram e logo viraram romances... É assim mesmo.

      Excluir
  5. Andre, até em texto sério eu dou risada contigo.
    Então... concordo muito contigo em vários aspectos, mas também é um movimento diferenciado dos novos tempos, sou escritora e também trabalho no mercado editorial e literário há 15 anos e sobre a vaidade exacerbada de alguns do meio eu concordo rsrs
    Enfim, sigamos fazendo o nosso. Curti a reflexão que trouxe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... tem muito imortal por aí, que só escreveu uma linha!
      Kkkkkkkkkkk. Mas você está certa. Vamos fazer o nosso!

      Excluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!