domingo, 25 de agosto de 2013

Festa do peão... De Barretos?




A festa do peão acabou. Ufa!
Muita gente aqui acha ruim comigo porque eu não gosto da festa. Uai... Mas eu tenho esse direito não tenho?
Eu vou continuar torcendo pelo cavalo, até que a cidade cresça e se desenvolva. Que tenha um povo com mais chances de trabalho, com mais opções de levar a vida, com uma prefeitura que olhe para os pobres, que tenha creches de qualidade para seus filhos, hospitais para seus cidadãos. Enquanto essas coisas não acontecerem, eu vou continuar torcendo para o cavalo!
Barretos vive em função dessa festa, que de retorno dá muito pouco em troca. Meia dúzia lucra e o restante chupa o dedo.
Não que eu ache que os promotores da festa estejam errados! Eles são competentes e por isso estão crescendo a cada ano e ficando milionários. Apoio eles nisso.
O que eu não apoio é a cidade ficar babando ovo para essa festa em vez de procurar se desenvolver.
Pra começar essa festa deveria pagar algo pelo uso do nome da cidade, pois ela é conhecida como: Festa do peão de Barretos. Mas na verdade ela é a festa do peão do clube os Independentes. O barretense se orgulha de ser daqui e diz que é da cidade da festa. 
Eu me orgulharia se fosse possível falar diferente: Eu sou da cidade que tem empregos sobrando em várias fábricas que se mudaram pra cá, eu sou da cidade que tem asfalto bom nas suas ruas, eu sou da cidade que tem muita cultura, que tem eventos populares para todos e a preços justos. Eu sou da cidade de gente inteligente e desenvolvida, que tem faculdades federais de qualidade, que é um pólo literário, que tem uma sociedade ágil de distribuição de renda igualitária! Ah... Também sou da cidade que tem um clube particular que faz a melhor festa do peão do mundo!
Ai sim... Acho que daria orgulho...

28 comentários:

  1. Olá!Boa noite
    Dedé, meu amigo
    conversei com meu tio Paulo, que mora em Barretos e ele me deu uma informação para a sua "alegria"... este ano o investimento na estrutura da maior festa de peão do país foi de R$ 17 milhões.Quanto de asfalto novo, hein? Pelo que soube há trechos quase intransitáveis em razão dos inúmeros remendos feitos no asfalto um sobre o outro.
    Destarte, eu creio que só será possível falar diferente, se a sociedade e o Governo se unirem e deixar de ser reativa aos problemas sociais, urbanas, de infraestrutura e prioridade necessárias e passar a ser proativa, como é esse clube particular que faz a melhor festa do peão...pois creio que Barretos tem que ser para habitar, trabalhar, divertir, circular– cada função em seu lugar. Tudo previsto, tudo resolvido, todos felizes...
    ah...pareceu depoimento a minha postagem?hehehe...foi nada, mais um conto fictício.
    Obrigado
    Bela semana
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felizão!
      Rapaz, eu não sou contra a festa. Eu sou contra a alienação que existe nessa cidade e o valor exagerado que dão a ela!
      Obrigado por aparecewr!

      Excluir
  2. Olá!
    Sou da mesma opinião que você!
    Tantas coisas melhores que poderiam ser feitas, mas enfim...
    há sempre outros intere$$e$..
    beijos e excelente semana
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehe gostei desses interesses, hehehehehehe.

      Excluir
  3. Não sou engajado, mas não gosto de ver animais sendo maltratados e explorados. Torço para o cavalo também.

    ResponderExcluir
  4. Tens toda razão.Gastos excessivos poderiam reverter pra coisa bem mais legais e uteis pro povo todo! abração,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  5. É sempre assim. O povo que põe o seu dinheiro na festa, nada lucra a não ser umas horas de farra. Os Promotores vão engrossando a conta bancária.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até aí em Portugal Elvira??????

      Excluir
    2. Aqui? Mais do que em qualquer outro lugar do mundo André.
      Um abraço

      Excluir
  6. Anônimo26.8.13

    Sem ofensas, nunca fui a esta cidade mas o maior exemplo disso tudo é que simplesmente não conheço nada além dessa festa, nunca ouvi falar de nada desta cidade...só recentemente ouvi uma campanha no rádio sobre o hospital do câncer que tem aí e dizem ser mto bom, porém se diz prejudicado por não haver aeroporto, o q pra ser honesto na minha cabeça não teve como evitar o pensamento de "pra fazer rodeio tem grana, mas pro aeroporto não e se fizerem na verdade o rodeio que vai ser mais beneficiado..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hospital é uma coisa boa que a festa angaria fundos de vez em quando. Nessa eu tiro o chapeu pra eles!

      Excluir
  7. Oi menino
    Verdadeira inversão de valores. Circo sem qualidade de vida, não adianta nada.
    Abraço

    ResponderExcluir

  8. Olá André,

    É uma festa muito badalada, mas se não traz benefícios para a cidade e o seu povo não há mesmo razão para se gabar dela.
    No caso, como você, também vou torcer para o cavalo-rsrsrs.
    Legal a charge.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehehhe. E olha que o cavalo sempre ganha!

      Excluir
  9. Aê, André! Apoiadíssimo! E eu nem sabia que a cidade não se beneficiava tanto com a tão famosa festa, achei mesmo que lucrava um bocado, com grana muito além da fama.

    Eu sempre torço pelo boi e pelo cavalo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. ANDRÉ:Infelizmente, há àqueles mais espertinhos!Este tipo de coisa geralmente acontecem nas cidades. A minha então...nossa!
    A festa é uma lindeza, mas se não traz benefício para a cidade, desaprovo.
    Bjs amigo e um maravilhoso e lindo dia.Relaxa, viu? As pessoas só precisam acordar para a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espertalhões e nós, os bobões! Hahahahahahaha.
      Um abração Adê!

      Excluir
  11. Também pensava que a cidade lucrava com a realização da festa, tão prestigiada. Nunca me interessei em ir porque os comentários noticiavam situações que não me agradavam. É preciso colher algo de bom com esses eventos, ou nada os justificarão. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi André
    Acho que vc tem toda razão de expor sua opinião o blog é seu, e vc escreve o que quer nele! Eu também fico bem cheia com cidade entupida de turistas, pois não tem estrutura no fim de ano, é horrível, mercados cheios, fila para tudo, prefiro minha cidade assim, bem calma kkkkkk.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Dé, concordo com vc...
    Essa valorização de coisas erradas está me cansando um pouco! Se já estivéssemos com tudo certo na saúde e educação para depois investir nessa festa eu até ficaria orgulhosa, porque é grande mesmo hein?!

    ResponderExcluir
  14. Andre,o que não gosto dessa festa é a questão dos cavalos e touros.Acho uma judiação fazer isso com os bichos e deveriam tentar dar outro foco á festa,com um touro eletronico por exemplo...rss...é uma pena tb que por trás dessa festa haja interesses escusos e o lucro não é usado em beneficio da cidade.Sempre um texto excelente!bjs,

    ResponderExcluir
  15. Pois é, Dedé.
    Sempre torço para o cavalo, o touro e todos os amigos animais que tem que aturar o tal de ser humano. E para quem é de fora da cidade, como eu, só ouvimos falar de Barretos, realmente, em função do rodeio. Bom que fosse diferente.
    Abração!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!