sábado, 30 de julho de 2011

O jovem velho punk rock

O punk está fazendo aniversario de 30 anos pelas contas dos ingleses e de 40 anos pela conta dos americanos, aqui no Brasil ele está fazendo mais ou menos trinta anos porque ele surgiu no finalzinho da decada de 70 talvez com a banda Ai5, ou com a banda Restos de Nada ou ainda com a banda Condutores de cadáver, mas diz a lenda que uma banda de Minas Gerais chamada Banda do Lixo seria a primeira banda de punk rock do Brasil, mas ninguém gravou nada e o que se tem dessa banda são apenas memórias e estórias pois eles eram de uma data inacreditável na cronologia do punk no Brasil 1974 ou 75, no máximo76...Incrivel!
Os americanos falam que o New York Dolls é a primeira banda punk do mundo, realmente foram eles que começaram com musicas rápidas de 2 minutos e usaram roupas para chocar a sociedade, só que a forma deles se vestirem e as letras de suas músicas ainda não mostrava a fúria do punk rock, pois eles falavam de adolescência, pouco de política e usavam roupas glamurosas onde se notava até um pouco de homossexualidade nos seus integrantes, mas temos que adimitir que se alguém mexeu primeiro com o brio da garotada realmente foi New York Dolls.
Já os ingleses falam que o Sex Pistols é que são os pais do punk rock... Póde até ser que a agressividade e o engajamento político e a visão "faça você mesmo" e anárquica com vontade de mudar as coisas, mudar a hipocrisia da sociedade e dar voz aos menos favorecidos tenha mesmo vindo a partir dessa banda só que antes de tudo isso existiu a banda The Stooges que eu sinceramente não sei porque é considerada uma banda pré-punk, ou uma banda punk antes do punk, talvez porque eles apareceram no final da decada de 60 e ficaram praticamente sozinhos fazendo o som punk rock por quase uma década até a explosão do movimento no mundo. Essa banda existe até hoje e seu vocalista Iggy Pop é considerado no meio underground o "rei do punk rock".
Infelismente no Brasil algumas pessoas confundiram o punk como uma oportunidade para brigar e mostrar sua violência e raiva contra o mundo, mas esses com o tempo foram sendo peneirados e deixados de lado ou acabaram formando sub-tribos urbanas que usam de muita violência e são confundidos com o movimento punk, movimento esse que influênciou tudo ou quase tudo no mundo (podem me chingar e discordar, mas depois pensem sobre isso), cinema, teatro, literatura, politica e até religião eram uma de um jeito antes do punk com suas regras e dogmas rígidos e hoje são de outro jeito, graças a coragem e urgência de mudanças do punk rock, algumas coisas ainda estão sendo mudadas gradativamente mas certamente a sementinha foi gerada lá atrás quando alguém inventou as musicas com três acordes, ou o visual radical que tanto chocava, ou os poemas concretos e diretos como um sôco no estômago... O punk está ficando velho e mesmo assim renasce a cada dia!


Segue um videozim da mais influente banda de punk rock do mundo... Ramones!

28 comentários:

  1. Aqui em Ctba eu sinto saudade lá da cena de punk de antigamente!!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha parado pra ler algo sobre o Punk Rock, na verdade se me perguntasse minha opinião, a única coisas que ouviriam era a ausência de minha voz.. kkk
    Muito bom o post, concordo contg quando diz que o punk mudou muitos modos, e mudou mesmo..

    É como você mesmo diz: "O punk está ficando velho e mesmo assim renasce a cada dia!"

    Parabens pelo show de conteúdo..
    Abraçãoo

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil o que escutei muito foi Inocentes...eu sempre adorei Ramones, mas eu tinha o London calling dos pistols e ouvia até doer o ouvido tambem. O proprio legião no começo tinha um carater meio"punk"que se perdeu no desenvolvimento da banda. acho o New york dools uma banda que tava mais para o Glam do que para o punk.

    Obrigado pela mensagem positiva de apoio, tenho certeza que sua mensagem teve efeitos poderosos em minha recuperação.

    um abraço e fica com Deus meu inestimavél amigo de blogosfera !

    ResponderExcluir
  4. tudo o que é velho, renasce a cada dia, principalmente porque hoje em dia talvez já não tenha mais tanta coisa a se inventar.Infelizmente, tem pessoas que confundem mesmo o punk com agressividade, assim como todas as tribos, os punks tbm tem seus posers...mas tbm tem os punks verdadeiros. Tbm concordo que o punk influenciou muita coisa no mundo!!

    ResponderExcluir
  5. Só posso dizer que estive por aqui e li o que você escreveu rsrsrs, mas como não entendo nadica de nada disso tudo apenas posso dizer que achei manero "New York Dolls The Stooges Iggy Pop Sex Pistols Ai5 sôco no estômago" desculpe minha ignorancia kkk...véio é assim mesmo.
    Quem sabe na próxima "se houver" ou qualquer dia desses ao sintonizar aleatoriamente meu dial debaixo de um céu qualquer.

    ResponderExcluir
  6. Ramones é 10!

    Abraços meu amigão!

    ResponderExcluir
  7. Andre.. Bom..nem posso comentar direito pq confesso avc que nunca fui ligada neste estilo musical.
    Mas muito boa sua postagem.
    Esta disnmisticacao do punk.
    As vezes somos preconceituosos por pura falta de conhecimento.
    Um bj..obrigada pelo carinho la no meu blog.
    Bj
    Ma

    ResponderExcluir
  8. Não sou um seguidor desses estilos, mas os respeito bastante... Gostei muito de seu texto e das informações novas. Interessante!!!

    Obs: Vais ser papai? Se a resposta for sim, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai Dedé,
    não entendo nada de Punk Rock, ouvi algo do Sex Pistol (sid Vicius e afins), mas só.
    Mas vale a intenção, não?
    Abração, ótimo fim de semana para ti a Andréia, cuida dela, tá bom? (faz ela comer bastante peixe, é ótimo, e frutas vermelhas - todas têm licopeno, e maçã é otimo para a pele do bebê)!
    Abração aos dois!

    ResponderExcluir
  10. Exatamente, André!
    O Punk está ficando velho e renasce a cada dia!!
    Adorei o Texto, abraços e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  11. O Punk rock é americano e nasceu na segunda metade dos anos 60. Fato! Não há o que se contestar.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  12. Vim deixar um abração, já em casa e logo a rotina voltando ao normal.Bom domingo,chica

    ResponderExcluir
  13. o punk rock fez parte da minha educação,pode crer.
    digo sempre ao povo do metal que sem o punk a musica deles tbm seria diferente,Punk rock influenciou muita coisa mesmo
    punx never die rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Saudades !
    VIM TE BUSCAR PARA COMER BOLO LÁ NA MINHA CASA,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    PASSA LÁ...BJSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  15. Bicho, tu esqueceu de citar uma banda considerada proto-punk chamada Velvet Underground, dizem que eles são os primeiros lançarem as influências para o punk na década seguinte. Amo esse ritmo, e aqui no Brasil a melhor banda nesse estilo foi sem dúvida os Replicantes, mas os Ratos de Porão foram mais conhecidos.

    LONG LIVE TO PUNK ROCK.

    ResponderExcluir
  16. O Punk é uma manifestação artística. A intenção da arte sempre foi inovar, chocar.

    A violencia não faz parte da arte mas de tribos que procuram vitimas para mostrar sua covardia, tais como os que espancam homosexuais. Existe coisa mais ridícula do que espancar uma pessoa por mostrar quem realmente é e o que pensa?

    Atualmente é assim, não podemos discordar, logo vem o "cuidado"!!!!!!!!!!!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. André o/
    Parabens por esse post!
    O punk envelhece e rejuvenesce á cada dia!

    Muitos falam que os percurssores do movimento punk foiram os Ramones mas eu ainda acredito no New York Dolls...pois para eles o punk era uma brincadeira e quando eles foram fazer um show na Europa viram que lá o punk se tornou algo sério. Porque lá na Europa tinha razões para movimentos sérios contraculturais entre os jovens...ficou meio dividido entre os punks e os skins, cada um com suas próprias bases sólidas.
    Engraçado que os americanos repudiam os Sex Pistols porque eles criaram aquela visão do punk que se tem até hoje mas a banda foi simplesmente um "boom" que logo acabou. Nesse ponto o The Clash foi mais firme.

    Vc citou bandas nacionais que eu não conheço mas mencionou esse lance de brigas entre a subcultura pq dentro dela tem vários "grupinhos", cada qual defendendo determinada coisa ou arranjando motivo para brigar. É triste mas isso acontece.

    Tenho 2 obras que você iria adorar conhecer se já não conhece e que fala muito bem do punk:
    o livro Mate-me Por Favor e o documentário brazuca Botinada.
    Fica a dica!
    HAHASHAS que isso! Não sou enciclopédia coisa nenhuma! Tõ muito longe disso..tem gente que realmente é enciclopédia...eu só sei um pouco e gosto de glorificar as obras que aprecio.
    Acho que só através dos meus textos eu sou capaz de transmitir alegria rs...

    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Anônimo31.7.11

    Às vezes me sinto como um "punk-hippie" fodido.
    Com minha jaqueta fedida e meu cabelo comprido.

    ResponderExcluir
  19. PASSANDO PARA AGRADECER SUA IDA LÁ NO MEU CANTINHO,EU E A MA FICAMOS FELIZES COM A SUA PRESENÇA...BJSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  20. Este foi O POST... li pouca coisa sobre punk rock mas vc sintetizou tudo com maestria. parabens!

    ResponderExcluir
  21. ilma de castro2.11.14

    OI Meu nome é Ilma . Convivemos muito com Luís Sacramento ...era lá no Horto. Minha foi aplicada por ele no punk, ela foi teatro Marília ver show deles, muito bom. Gostaria muito de ter de notícias.]abraços

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1.7.15

    LEMBRO DE UM SHOW DA BANDA DO LIXO EM BH E UM EM CONTAGEM - ELES JOGAVAM LIXO PRA TODO LADO - TINHA UM VOCALISTA MUITO DOIDO '' EMERSON ROQUE'' E UM TAL DE ''NEGÃO'' NA GUITARRA '' A POLICIA SEMPRE ACABAVA COM A FESTA ... BONS TEMPOS EM PLENA DITADURA - DEPOIS VEIO A TURMA DA COGUMELO - NA AVENIDA AUGISTO DE LIMA - ISSO FOI EM 1979 OU 1980....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADALBIO GOMES ZIKAO21.1.16

      ERA SIM BONS TEMPOS , EU OS CONHEÇO ATÉ HOJE E SOMOS AMIGOS AS VEZES A GENTE SE ENCONTRA PRA FAZER UM SOM FAZEMOS UM PUTA ROCK N ROLL EU JÁ TENHO 55 ANOS DE IDADE E AINDA FAÇO O MEU SOM.
      ADALBIO GOMES ZIKAO ROCK

      Excluir
  23. Anônimo11.8.16

    Sem querer acabei achando esse blog e voces não vão acreditar que eu converso com o Zé Capeta todos os dias que tambem era da Banda do Lixo.Ele é ainda um cara de muita atitude e com essa informação e com a ajuda de qualquer pessoa eu queria retribuir de qualquer forma o legado que esse cara deixou no Brasil.(31)25683365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulão5.5.17

      Boa tarde...achei esse post por acaso. Lembro também da Banda do Lixo, vi umas duas ou três vezes no bairro Eldorado em Contagem - MG . Se não me engano o Zé Capeta era o negão guitarrista que tocava uma strato branca, tocava muito. Na minha opinião o som da banda era mais hard rock com letras e visual mais pro punk.

      Excluir
  24. bacana tudo isso, viva o punk na bahia tambem tem punk,!!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo8.12.17

    Realmente a banda do lixo existiu aqui em Contagem é BH no nos anos 74 e 75 , quando adolescente fui em alguns shows deles que durante o show jigavam lixo na platéia.

    ResponderExcluir
  26. A Banda do Lixo voltou em 2017/20181

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!