terça-feira, 6 de agosto de 2024

Jogos olímpicos? Tô fora!


 


Eu não assisti nada das Olimpíadas. Pela primeira vez eu não me empolguei com isso.

Na verdade, eu nem sei quem são os melhores atletas brasileiros e nem em qual modalidade nós estamos bem.

Eu não sei o que está acontecendo comigo em relação a representantes brasileiros no esporte.

Acho que cansei de torcer e ver o país ficar lá atrás no quadro de medalhas.

Até a seleção brasileira de futebol não tem me empolgado em nada. 

Nem ligo!

Desde que os meninos começaram a sair muito cedo dos nossos times para irem jogar na Europa, eu parei de torcer.

Eu nem conheço os jogadores... Não acompanho campeonatos europeus. Não assisto Champions League e não me importo com campeonatos de futebol de outro pais.

Eu sou são-paulino. Torço pelo São Paulo Futebol Clube. Esse eu acompanho todos os jogos, conheço todos os jogadores, fico bravo, feliz, choro e dou risada. 

O São Paulo é uma das paixões que eu tenho na vida; mas essa crônica são é sobre paixões e sim sobre desilusões.

Eu ando desiludido com atletas, cantores, cartunistas, humoristas, escritores e mais um monte de gente famosa, que deveria abrir os olhos do povo para as barbaridades do poder, mas que acabam se vendendo ao sistema e abocanhando uma fatia do dinheiro público.

A lei Ruanet, que privilegia artistas que já são ricos, enquantos os artistas iniciantes não conseguem emplacar seus projetos, na minha opinião, é uma sacanagem monstro! 

Esses artistas, que sabem de onde vem a corrupção que os abraça com carinho, viram cabos eleitorais na época das eleições, esquecendo seus escrúpulos... Isso é, se eles tiverem algum escrúpulo ainda, né?

O Brasil tá muito louco! Na verdade, o mundo tá muito louco! Essa loucura maligna se infiltrou em todos os lugares e apodreceu o que eu achava que era mais puro na nossa sociedade: o esporte e a arte.

Isso me deixa triste, e por isso nesses jogos olimpicos eu resolvi me abster. 

Privar-me da função de torcedor. 

Sumir na braquiara, como se diz aqui na roça! 

Dar um perdido, como se diz nas cidades grandes.

E apesar da minha consciência as vezes me falar que eu estou sendo muito exagerado... Eu resolvi assim.  

E vocês? Conseguem separar o joio do trigo e ainda torcer de forma pura e infantil? Tipo com o coração?

Eu... Só pro São Paulo.


12 comentários:

  1. Eu só me empolguei e assisti a REBECA!
    Adorei! Bem merecida!
    Ah, e o Medina !
    O resto nada de assistir,mas Kiko aqui adoooooora e gosta de tudo!
    Mas tens razão nas tuas colocações!

    abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava muito Chica!
      Mas dessa vez passei longe
      Obrigado pela visita.

      Um abração!

      Excluir
  2. Confesso que também não tenho prestado muita atenção!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós e muita gente, Teresa!
      Infelizmente.

      Obrigado pela visita!
      Um abração!

      Excluir
  3. Pelo acompanhamento que tenho feito pelas notícias televisivas, o Brasil tem-se evidenciado nos Jogos Olímpicos de Paris e obtido algumas importantes medalhas de ouro.
    Lamento que, sendo brasileiro, não tenha acompanhado estas vitórias.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juvenal.
      O problema é que o esporte aqui virou política.
      Eu queria um esporte sem partidarismo.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Eu nunca torci para time nenhum mas gosto muito (ou gostava) de ver os jogos da seleção. Cresci apaixonado pelas seleções de 78,82,94,98,2002..e até nas seleções que não conseguiram ganhar a copa mas que jogaram muito bem como a de 82. Mas de fato, o declínio do futebol brasileiro é visível. Hoje não acompanho o campeonato brasileiro, não sei quem vai ganhar ou quem vai cair. Só sei que o Vasco todo ano luta pra ficar na série A....olimpíadas eu sempre acompanho os esportes que eu gosto de ver: tênis, volei, natação e o atletismo. Se eu tiver com tempo vejo até ping pong...o Brasil poderia ser uma potência olímpica, o número de medalhas que o país ganha não se altera muito de uma olimpíada a outra. Este ano acho que ficará aquém de anos anteriores. Mas os dois últimos jogos da seleção feminina de futebol me empolgaram. Eu estava certo que não passariam da primeira fase e quase não passaram, mas, estão na final.

    Quanto ao Brasil, meu amigo, sempre foi o que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre foi o que é... Infelizmente meu amigo.
      Mas nós vamos conseguir piorar as coisas! Estamos lutando pra isso.

      Um abraço, Dudu!

      Excluir
  5. Olá, André!
    Acompanho com gosto as vitórias dos nossos brasileiros, embora saiba da "política" que existe por trás de tudo hoje em dia...
    Paciência!
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico feliz quando um brasileiro ganha.
      Seu da precariedade que é o esporte aqui.
      Infelizmente aqui funciona assim: Quanto pior, melhor.

      Um abraço, minha amiga!

      Excluir
  6. Andre!!!
    Comungo do argumento do seu
    texto. Podem me criticar
    mas não invisto meu tempo
    em nada disso, me sinto
    roubada e as vezes traida.
    Mas, aqui em casa só eu sou assim, o
    esposo assiste tudo e todo tempo.
    Quando os filhos estão em casa, o
    que é raro porque trabalham viajando
    pelo Brasil com a arte circense, mas
    quando estão assistem tudo e quando
    não é Olimpíada ou Copa do Mundo ou
    seja Esporte, é Politica e Noticias.
    E todos 3 tem o costume de ligar a televisão
    nas noticias locais e nacionais bem
    cedinho...
    Ainda bem que tenho meu canto.
    Mas em fim.
    Adorei sua publicação.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!