terça-feira, 21 de abril de 2020

Economizar é fácil








Nesses tempos de pandemia a coisa não está fácil! Eu trabalho em uma loja de materiais para construção, e apesar de ser considerada uma necessidade essencial e estar funcionando desde o começo do “distanciamento social” até hoje, as vendas caíram muito, e é por isso que eu estou em fase de economia. Atualmente eu não estou gastando meu dinheirinho com bobeira, estou dando mais valor ao meu salário e por isso parece que o dinheiro está rendendo.
Como eu tenho que sair para trabalhar, combinei com minha esposa e minha mãe, que elas ficam em casa e só eu saio pra fazer tudo o que é preciso, e por isso, eu tenho ido muito ao mercado.
Sabe que indo ao mercado eu aprendi uma coisa bacana! A gente, quando está com dinheiro na mão, acaba sendo engambelado pelas propagandas e gasta muito, pagando mais pela "marca" do que pelo produto.
Alguns exemplos:
Maizena x amido de milho:
A Maizena na verdade é um amido de milho, sem nada a mais de um produto para o outro, e a diferença de preço entre eles pode chegar até a 5 reais.
Azeites conhecidos tipo Andorinha, Gallo, etc x azeites desconhecidos:
Se a gente ver a origem e ver que ele foi envasado nesse país de origem, que pode ser Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Argentina ou Chile, e confirmar que a acidez se enquadra na categoria extra virgem, podemos comprar sem medo, e a diferença de preço pode chegar a 6 ou 7 reais.
Macarrão grano duro importado x macarrão grano duro nacional:
Aqui eu confesso que foi difícil pra mim que sou macarãozeiro, e que adoro um macarrão de origem italiana, mas mesmo assim eu comprei pra fazer um teste e me surpreendi, pois a qualidade do macarrão é idêntica, e a diferença de preço pode chegar a 10 reais.
Outra mentira, as vezes, são as tais embalagens econômicas, que de econômicas não tem nada, eu andei fazendo as contas e muitas vezes a gente confia que está pagando menos, mas está pagando bem mais.
Divida o preço da embalagem econômica pelo peso, e multiplique pelo peso da outra embalagem, e veja o quanto a gente é besta!
Esses são alguns exemplos, por isso, dá para economizar muito na hora da compra. Basta a gente não ter preguiça, não ser levado pelo lado emocional e prestar atenção.
Pense nisso.





5 comentários:

  1. Bom em Portugal todos os supermercados têm aquilo que chamamos a "marca branca" produtos da marca do próprio super. Que são contratos que eles têm com as mesmas marcas a fim de terem uma certa parte da produção com a sua marca. São produtos muito mais baratos e se virmos a composição são iguais.
    Pessoalmente eu opto sempre pela marca branca.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querido amigo Andre!
    Temos de cuidar bem do nosso dinheiro que ganhamos com o fruto do nosso trabalho, pois não cai do céu e nem dá em árvores né mesmo?
    Vamos indo, vivendo e aprendendo esperando que saiamos melhores de todo esse pandemônio da pandemia!
    Abraços bem apertados com todas as boas energias e continue se cudando!

    ResponderExcluir
  3. Segue o link Hojerizah
    http://www.mediafire.com/file/f499qy9j8jh79rz/Hojerizah_-_%25281987%2529_Hojerizah.rar/file

    Pirata

    ResponderExcluir
  4. Bem isso, André.. No dia-a-dia a gente acaba não analisando direito, e cai em algumas armadilhas de consumo.. Com mais consciência e tendo de vigiar fica mais fácil e essencial pesquisar.
    Que consigamos atravessar esta fase terrível e sairmos melhores dela.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!