quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Doidos, mas gênios!







Ontem eu fiquei sabendo de uma coisa muito interessante!
Vocês sabiam que se a sua cidade estiver por exemplo, a 700 metros do nível do mar, e se você for tirar agua de um poço, com uma bomba que funciona criando vácuo dentro do encanamento, essa bomba pode ser a melhor do mundo, feita pela Nasa, ou pelo xinguilingui, que o máximo que ela consegue mandar a agua é a sete metros de altura?
Se você estiver a 500 metros de altitude, a bomba manda no máximo a 5 metros, se estiver a 1000 metros a bomba manda a 10 metros. Pode usar a mesma bomba que o resultado é sempre esse: um metro para cada 100 metros de altitude.
Para retirar a agua de poços profundos, temos que utilizar bombas submersas, ou que tenham agua no encanamento, não pode ser por vácuo!
Rapaz, que maluquice!
Agora se segurem ai: O cidadão que fez os cálculos de tudo isso, é um tal de Arquimedes, que viveu numa época que nem tinha eletricidade, nem bomba, nem poço profundo e muito menos artesiano. Ele descobriu esse esquema em um dia em que foi tomar banho em uma tina com agua, e ai observando o que aconteceu com o nível da agua, formulou sua teoria, também chamada de lei do empuxo.
O Arquimedes fez cálculos observando a gravidade, peso do ar, peso do corpo submerso, altitude e outras coisas que via na natureza.
Não é doido isso? Parece que tem uns caras malucos, que vieram no nosso mundo com a missão de ajudar a humanidade a evoluir. Essa teoria de Arquimedes até hoje é usada para cálculos de engenharia, de física, de projetos complicadíssimos, e é base para um monte de explicações que usam essa teoria como ponto de partida.
Eu juro pra vocês, que quando estou dentro d’agua, tipo em uma piscina, eu não penso em nada que não seja um churrasquinho ou uma cervejinha bem gelada. Será que é por isso que eu não inventei teoria nenhuma?
Acho que minha missão aqui é escrever crônicas e inventar histórias... Puxa!




9 comentários:

  1. Faltou contar a história do «Eureka! Eureka!»
    Foi uma boa oportunidade humorística que desperdiçou...
    Eu aprendi, menina, com os meus 14 aninhos em aulas de física
    e jamais esqueci...
    Então, sonha com churrasco... seu glutão!
    Li o seu comentário na Chica e vim espreitar...
    Temos muitos amigos comuns...
    Saudações blogosféricas.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  2. E escrever histórias é um trabalho meritório. Além de que na prática também é uma invenção. A menos que a história seja uma biografia ou uma reportagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Então jundiaí está a 762 metros acima do nível do mar e Barretos a 530 metros, então se Barretos fosse perto do mar estaria 232 metros (na serra) para chegar na praia, dava pra fazer um Cooper toda manhã. salgar as partes e voltar. tomar uma ducha e ir pro trampo com a mesma pressão atmosférica numa boa. hahaha abraço .

    ResponderExcluir
  4. Um professor meu defendia a ideia de que na antiguidade os homens foram muito mais desenvolvidos do que imaginamos, mas isso é contrário ao senso comum. Já outros preferem a teoria dos alienígenas do passado. Abraço e bom churras!

    ResponderExcluir
  5. André,que bom que existam gênios e também os que, como nós, apenas vivam...Eu também não me preocupo com nada além de curtir a água quando nela estou...Cada um na sua,né? abração praiano,chica

    ResponderExcluir
  6. Andre,
    Eu também prefiro escrever
    e ler e ler
    todo conhecimento em publicações
    geniais como essa sua.
    Hoje é sexta feira e por falar
    em água, churrasco e cerveja,
    por aqui hj é dia de
    praia, até porque moro ha 3 ruas
    do mar.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  7. Olha, André! Meu filho cursa engenharia metalúrgica ele vem com uns cálculos doidos que eu nunca imaginei que pudessem existir, não sei como as pessoas podem parar para criar esse tipo de coisa, eu também só sei escrever, às vezes, vou curtir uma praia, mas como é longe prefiro ficar por aqui mesmo...

    Bjim, querido!

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  8. Rindo muito com a sua colocação final... eu também jamais levaria meus pensamentos para essa direção. Mas fico feliz que existam pessoas que tenham esse dom!
    A cada um a sua mestria! E você é fera na escrita! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Tudo dá, tem quem fique rico com o lixo, cultural, comercial, é por isso que a natureza tá aí, é só observar, assim nasceu a ciência...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!