sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A face real


Anderson estudou do primário até a sexta série com Paulinho. Os dois moravam na mesma rua e eram amigos inseparáveis. Anderson se formou em medicina e Paulinho trabalha como mecânico em uma oficina. Hoje os dois se encontraram num dos corredores do supermercado, Paulinho ficou muito feliz e Anderson passou por ele fazendo de conta que não o havia visto. Paulinho não entendeu...
Carla era amiga de Rebeca e Ana Luisa, elas fizeram balé, catecismo, teatro e inglês juntas. Viviam se reunindo para ir ao shoping passear, eram grandes amigas. Carla se tornou uma grande atriz de cinema e novela, Rebeca trabalha de secretária e Ana Luisa tem um pequeno box numa galeria onde vende tranqueiras importadas made in China. Hoje elas se encontraram num salão de cabeleireiro. Enquanto Rebeca e Ana Luisa ficaram muito felizes ao ver Carla, ela foi para uma sala privada do salão e fez de conta que não conhecia nenhuma das duas. Rebeca e Ana Luisa não entenderam.
Antonia era babá de Alfredo, cuidou dele desde o nascimento até quando ele completou treze anos. Ela era uma verdadeira mãe pra ele, pois a mãe biológica trabalhava o dia todo e era Antonia quem dava carinho, atenção e educação. Alfredo tem uma rede de restaurantes, e Antonia aposentada, passa a vida com seu marido em sua casa, cuidando dos netos. Hoje Alfredo saiu de um de seus restaurantes e Antonia estava em frente esperando o ônibus no ponto, ela o viu saindo e ficou feliz em vê-lo, Alfredo a reconheceu e saindo com seu carro, levantou os vidros com insufilme fumê passando por ela sem nem falar um olá. Antonia não entendeu.
Jânio começou a trabalhar desde menino na loja de seu Valter, foi seu primeiro emprego. Foi na loja de seu Valter que Jânio aprendeu a ter responsabilidade e a arte que é ser um vendedor. Seu Valter era muito generoso e ajudou Jânio a pagar sua faculdade e quando ele saiu para trabalhar numa grande indústria como gerente administrativo, Seu Valter acertou todos os seus direitos e ainda deu-lhe uma gratificação pelos anos em que o menino fora tão fiel em vestir a camisa da sua lojinha. Hoje os dois vinham pela mesma calçada, Seu Valter ficou feliz em ver Jânio de terno e gravata vindo em sua direção, ainda lembrou-se daquele menino pobre que um dia ele acolhera e ensinara tudo o que sabia na sua loja. Jânio a poucos metros de Seu Valter, olhou pra ele como se olhasse uma paisagem e atravessou a rua, virando a cara como se não o tivesse reconhecido. Seu Valter não entendeu...
Paulinho, Rebeca, Ana Luisa, dona Antonia e Seu Valter não conseguiram entender, porque eles durante todo o relacionamento que tiveram com seus amigos, sempre foram sinceros e nunca usaram máscaras. Seus corações eram puros, e eles não entendiam como uma pessoa poderia ter mudado tanto com o passar dos anos. O que eles não sabiam, é que essas pessoas que hoje os ignoraram, na verdade não mudaram nada... Apenas não haviam tido a chance "até hoje" de mostrarem quem eles eram de verdade.
Por isso eles ficaram tristes, por isso eles ficaram sem entender. Afinal eles gostavam dos amigos e possivelmente ainda vão continuar gostando, pois em suas mentes as lembranças dos velhos tempos ainda estavam vivas.


5 comentários:

  1. Um texto triste, porém real, e esse tipo de situação pode ser vivenciada ao nosso redor, e como vc escreveu, pessoas assim sempre tiveram essa índole má, mascarada, só esperam uma oportunidade de mostrarem esse seu lado negro, uma pena mesmo.

    Excelente texto amigão, como sempre, matando a pau. Parabéns.

    Abração mano.

    ResponderExcluir
  2. Que pena! Um texto triste, como citou o moço no comentário acima, mas absurdamente real. Mas Paulinho, Rebeca, Ana Luisa e Seu Valter não perderam nada por terei se doado a essas pessoas, os pobres de espírito da história.

    Beijo, André.

    ResponderExcluir
  3. Situações do dia a dia.Pergunto-me o que faz as pessoas se julgarem superiores às outras. Falta de inteligência? AQUELE que era superior a todos, lavou os pés dos seus discipúlos.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. O pior que o que mais existe , são pessoas usando máscaras o tempo todo, esperando o memento de revelarem suas verdadeiras identidades. Lamentável isso.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Bem, vou discordar do final... é possível que no período em que estes prepotentes eram "do mesmo nível" dos amigos, tbem fossem sinceros. Mas, acredito que a soberba possa mudar as pessoas(aquelas facilmente mutáveis, como as de seu texto). Infelizmente...

    Saudades daqui...

    Abração!!

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!