terça-feira, 23 de julho de 2024

Cocô nosso de cada dia!

 



Eu assisti um documentário na Netiflix que fala sobre o nosso intestino. Véi... O negócio é muito louco.

Os americanos fizeram um banco de dados enorme, com milhões de resultados de exames de fezes e catalogaram os tipos de bactérias que as pessoas tinham na flora intestinal.

O que eu achei curioso é que todas as pessoas que tinham problemas no fígado, tinham deficiência em uma determinada bactéria, se tinham problema de sinusite, renite ou faringite crônicas, elas tinham deficiência em outra bactéria. Se a pessoa tem dificuldade em emagrecer, ela tem ausência de pelo menos 3 bactérias, e assim por diante. 

E olha só! Todas as pessoas com os mesmos problemas de saúde, tem deficiência das mesmas bactérias.

Ou seja: A flora intestinal é o que controla a nossa saúde. Pode não ser 100% ela, mas pelo que eu entendi, pelo menos 80% da nossa saúde tem a ver com essas bactérias.

E como a gente faz para cultivar a flora intestinal e deixá-la saudável? Segure-se na cadeira e respire fundo, porque existem duas soluções:

1 - Alimentação equilibrada e pelo menos 20 tipos de vegetais (frutas, legumes ou verduras) diferentes durante a semana. Isso normalmente vai alimentando e trazendo essas bactérias do bem.

2 - Tomar pílulas de cocô de pessoas saudáveis.

Isso mesmo! Tomar pílulas de cocô de pessoas saudáveis! Meu Deus... Que loucura!

Esse tratamento se chama, transplante fecal.

Eu sei o que você pensou: "Tá maluco! Vou correndo na feira comprar frutas e verduras, tô fora de comer cocô!"

Parece brincadeira né? Mas não é.

Uma moça ficou com nôjo do cocô dos outros e comprou um kit e fez pílulas do cocô do irmão, que era magro e saudável. Só que ele tinha muitas espinhas. Ela era gordinha e não tinha nenhuma espinha.

Resultado: Ela emagreceu e ganhou espinhas.

Os médicos e cientistas explicaram que as pílulas feitas no laboratório são melhores, porque se no pacote das bactérias tiver algumas ruins, eles retiram elas do cardápio.

Que doideira né?

Essa semana já contei 8 vegetais diferentes. 

Estou firme rumo aos pelo menos 20. Só tenho que ver até quando essa minha determinação vai durar.

Assistam o documentário, tem na Netflix.

É muito interessante.

 



11 comentários:

  1. Kkk , legal vou assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal mesmo, Rosa.
      A gente tem que saber se alimentar.

      Excluir
  2. Querido amigo, ainda não assisti, nem sei se irei, mas deve ser mesmo bom, porque o intestino regula todo o nosso corpo.
    Eu tenho uma boa saúde, como pouco, mas sempre cuido para que seja bons alimentos, tente e não desista, você se acostumará, alimentando bem seu corpo é tudo de bom! 😃
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone, eu até me alimento bem, viu... Mas os vegetais giram em torno de 5 tipos só.
      Vou aumentar isso.
      Um abração!

      Excluir
  3. Meu Deus, nem me fala em intestino! Tive sérios problemas com ele... Mas nunca tomaria essas pílulas pra me curar,rs... Eu Fooooooooooooooora! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o tratamento Chiquinha!
      Kkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  4. 20 vegetais por semana é impraticável. Mas vem cá, ao invés de pílulas de cocô não seria melhor pílulas de lactobacilos....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eles falam que lactobacillus não são uma cultura natural do intestino humano. Eu até achei estranho isso. Mas os lactobacillus podem morrer assim que chegarem ao intestino.
      20 tipos de vegetais contando tudo: fruta, legume e salada, dividido por 7 dá menos de 3 por dia uai!

      Excluir
    2. sei não, essa informação tá esquisita...não como 3 porções de legumes e frutas por dia. Sou mais chegado às proteínas...

      Excluir
  5. Minha avó já dizia que se fosse a cura para uma doença até cocó comia. Em Maio eu tive uma gastroenterite que me levou a uma semana de dieta de cozidos e grelhados.
    Depois para repor a flora intestinal o médico receitou-me UL250 mg. Vejamos eu como uma sopa feita com sete ou oito vegetais, mais 4 peças de fruta diferentes e mais salada de alface, tomate, pepino, e cenoura ralada. Acho que ultrapasso em muito as 20 por semana. Se calhar foi por isso que tive Gastroenterite.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elvira! Kkkkkkk. Não deve ser por isso a gastroenterite não.
      Mas que bom que come tão bem. Se todos tivessem essa consciência.

      Excluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!