segunda-feira, 1 de julho de 2024

A plantação do homo sapiens

 


O mercado mudou, dizem os entendidos.

Daqui a 30 anos, metade das profissões que existem, não existirão mais.

Até os bancários estão perdendo seus empregos, que antes eram sinônimo de segurança e estabilidade, para as maquinas!  Pois tanto as agências físicas quanto os homo sapiens, estão sendo substituidos pelos bancos digitais.

Não tem uma profissão que a gente pense que não possa ser substituida por uma máquina, a não ser prestador de serviços. Advogados, médicos, psiquiatras que aliás, nós sabemos, que grande parte desses aí, já recorrem ao Google para ver uma lei, dar um diagnóstico ou receitar um remédio. 

Eu acho que até matador de aluguel (que no fundo é um prestador de serviço), também é uma profissão que vai acabar, sabia? Porque hoje em dia, muito pior que morrer, (para algumas pessoas), é ser cancelado.

Logo, logo vai ter o cancelador de aluguel! Que na verdade, não  necessariamente vai ser um homo sapiens...

Eu sou vendedor e muita gente compra as coisas que eu vendo pela internet. Pedem hoje pelos sites e amanhã de manhã seus produtos estão batendo na porta de suas casas. Tudo bem que aqui na loja eles sempre levam o que realmente escolhem e que pela internet as vezes vem alguma surpresinha. Uma pegadinha do malandro.

Esses dias uma cliente comprou uma torneira que veio da China e que não era de medida nenhuma existente no Brasil. Aí ela disse que era para eu resolver o problema dela. 

Eu respondi:

— É simples! A senhora vai em Pequim, na rua, Xin Ling Xang Tong, número 171 e conversa com o dono da loja, o senhor Jong Xiao Xiang, que ele resolve seu problema.

Essa história parece inventada, mas é verdadeira.

Uai? Eu vou resolver problema de quem comprou na China? Tô fora!

Mesmo assim, tem uns caras de pau, que vem até a loja, pedem pra ver algum produto, perguntam tudo sobre ele e nem querem saber do preço! Depois de ver, eles dizem que vão comprar na internet que é mais barato... Acreditam?

O mundo está mudando mesmo.

Eu voltei a treinar em uma academia depois de mais ou menos uns 15 anos, e gente! Ninguém na academia, conversa com ninguém! As pessoas colocam uns fones de ouvido enormes e ridículos, e ficam entre uma série e outra de exercícios, mexendo em seus celulares.

Tipo: Não estou aqui!

Meu filho, que eu luto para que não entre nessa loucura de digitalização da vida, acha mais legal jogar on-line com alguém do que jogar pessoalmente e brincar pessoalmente.

A gente vai perder essa guerra.

O mundo vai mudar cada vez mais. 

Vai ficar cada vez mais chato e mais impessoal.

Os homo sapiens plantaram e agora vão colher.


12 comentários:

  1. É um fato. Cada vez mais nossa civilização será digital e mecanizada. Isso vem de longe, lá do século 19 com a revolução industrial. Não tem com parar a evolução do conhecimento e da tecnologia. Eu tenho muito medo da IA mas acho DaHora eu escrever um poema e ela musicar...sim, muitos empregos vão sumir (como aconteceu ao longo da história) mas o homo sapiens vai sobreviver porque ele é bom em se adaptar, e quem se adapta e quem sobrevive segundo Darwin, e ele estava certo.
    Loja física? Ainda existem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho medo que aconteça igual nos filmes de ficção. A inteligência artificial perceber que o problema do planeta somos nós.

      Excluir
  2. voltou a malhar é...em academia...?? hahhhhh
    sempre malhei, desde a adolescência, e nunca pisei em uma academia. Nunca gostei do ambiente. é chato. Esperar para usar um aparelho? Uns bombados se achando? Outros frangos querendo virar bombado? Ainda mais que em academia tem sempre umas gostosas se agachando em sua frente, e comigo isso não dá certo...melhor nem ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu, eu voltei a academia porque não sou disciplinado.
      Pagando eu vou.
      Kkkkkkkkkkk.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá, André!
    Com o uso da IA, as coisas vão ficar ainda pior...
    O diálogo e o olho no olho estão em extinção.
    Os blogs estão mais humanos do que muitos relacionamentos reais. Pelo menos, os que visito são de amigos há anos e alguns até já nos conhecemos no real.
    Também têm uns que nos dizem sem falar:
    "Não estou aqui!"
    Enfim, o homem de origem está devorando o da era moderna.
    Quiçá não seja por isso que alguns exploram vida em outros planetas ..
    Tenha um julho abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Rosélia, o olho no olho, abraço e aperto de mãos está sumindo.
      Vejo pela geração do meu filho.
      Triste isso.

      Um abraço! Deus te abençoe!



      Excluir
  4. Um texto muito bom. Na verdade as máquinas vão tomar conta de tudo e espero eu com muita preocupação o homem não vire escravo da IA.
    .Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,André e a chatice impera cada vez mais! abração,chica

    ResponderExcluir
  6. Um texto que é um alerta e que é real mesmo.
    Acho que tudo mudou, mas as pessoas também.
    Já ninguém conversa com ninguém, a não ser pelo telemóvel.
    Muita coisa mudou e está mudando, neste mundo que me parece do avesso.
    Uma boa crónica.
    Boa semana.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!