sábado, 12 de agosto de 2017

Tachos Calvino






Segundo a religião cristã, haverá um dia em que você, eu tu, ele, nós, vós e eles, serão, seremos, serei, sereis, julgados!
Depois desse julgamento, se você aceitou a Jesus como seu único e suficiente salvador, você deverá segundo as escrituras, ser salvo e ir morar no céu eternamente. Mas se você não aceitou Jesus, e torceu pelo lobo mau a vida toda, certamente você vai fritar no tacho do capeta eternamente e de vez em quando ele vai te dar uma cutucada com o tridente pra ver se você já está bem fritinho, mas esse prato, onde você é a iguaria principal nunca vai ficar pronto, afinal, eternamente é muito tempo, meu amigo! Quer moleza?
Bom, tudo seria simples assim, se a gente não complicasse as coisas. Mas como nós somos pessoas, e pessoas são inteligentes pra burro, a gente complica as coisas. Um dos complicadores mais complicados, foi um cidadão chamado João Calvino, esse cidadão arrumou um jeito de dizer, baseando-se em versículos da Bíblia, meticulosamente escolhidos, que não é assim tão fácil escolher Jesus como seu salvador e pronto, você será salvo. Na verdade, ele bolou uma trama teológica, onde a simplicidade da salvação se dá apenas para um grupo de pessoas, que ele chamou de escolhidos, eleitos, ou predestinados. Segundo Calvino, Deus na marra, fará com que alguns escolham a Jesus e o aceitarem, mesmo que não queiram, como seu único e suficiente salvador, irresistivelmente, fantochemente, e pasmem, livremente.
Segundo ele, a outros, mesmo que queiram, não será dada a chance de escolher a Jesus, mesmo que o cara assista uma pregação, encontre uma bíblia em uma ilha deserta e se convença de que Deus é o caminho, e queira trilhar esse caminho; Deus vai mexer os pauzinhos para que o coração desse fulano se endureça e ele não aceite Jesus verdadeiramente, porque ele não é um dos eleitos. E pasmem, na cabeça oca do Calvino, mesmo que Deus tenha interferido pro cara não aceitar a Jesus, a não escolha, é calvinamente classificada como livre.
Esse Calvino tem milhões de seguidores no mundo, na verdade, entre as igrejas evangélicas tradicionais, esse cidadão é o mais influente teólogo. Seus discípulos são combativos, e sua doutrina tem entrado em igrejas que tradicionalmente pensavam diferente disso. Essa questão que eu coloquei aqui, é apenas um agente complicador da teologia calvinista, existem outras tantas, pois sua doutrina é calcada em 5 pontos, e cada ponto é mais polêmico que o outro.
Ainda bem que no dia do julgamento, quem vai julgar é Deus e não, nenhum calvinista, senão, não iria caber gente no tacho do capeta, na verdade, acho que o capeta teria que abrir uma fábrica de tachos! Imagine o slogan da fábrica: Tachos Calvino, eternamente esperando por você!
Eu hein... Tô fora!







10 comentários:

  1. rsssssss...Só tu mesmo...Demais! Adorei! Aproveito pra desejar um lindo e feliz dia dos papais ! Com quantos anos já está teu filhinho/Estás só com ele ainda? abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Os teus textos são maravilhosos, amigo! Digo pela maneira brincalhona de escrever e ainda mais narrando coisas sérias com tanta desenvoltura que esclarece qualquer menos letrado. Parabéns, meu amigo! Sou teu fã - teu macaco de auditório. Esse Calvino, realmente, eu nunca engoli. Sou daqueles que acha que se já inventaram o cabo do guarda-chuva, que o modifiquem deixando suas características, mas inventar um outro cheio de arestas, não dá. Mas como dizem - vamos, pois conviver com as diferenças para sermos tolerantes e não arder no tacho do cão. Parabéns! Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha obrigado Laerte!
      E arder no tacho do capeta? Tô fora!

      Excluir
  3. Querido amigo Andre, que bem escrito e o humor então, nossa, bom demais,amei ler,rsrs!
    O capeta deve estar investindo muito em "tachos Calvino"!
    Assim como a nossa amiga em comum, a Chica, também te desejo um feliz dia dos pais!
    Abraços apertados e obrigada pelo carinho lá no meu espaço, és sempre muito bem vindo! 😘

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andre! Fico feliz que tenha gostado do blog. Já estou seguindo aqui também.
    O texto está ótimo. haha

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  5. Religião é uma questão muito pessoal, não é, meu amigo? Eu também não comungo muito com as ideias do Calvino, não! E gostei muito do post. Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!