sábado, 28 de novembro de 2015

Deixe seu vendedor vender


Amigos, esse blog é nosso, e vocês são importantes pra mim. Então vou propor aqui um assunto que pode demorar algumas postagens, e por isso, quero que nos comentários, vocês votem, se acham que eu devo continuar com esse assunto na próxima postagem ou não. Essa interatividade vai ser importante. 





Hoje resolvi falar sobre vendas e o relacionamento do vendedor com a empresa onde ele trabalha.
Na verdade, estou esboçando um livro sobre esse tema a algum tempo, mas no momento, estou envolvido escrevendo outras histórias, por isso esse projeto está temporariamente suspenso.
Mas sabe, a cada dia que passa, eu me convenço mais e mais, que esse assunto é urgente! As empresas não entendem, mas o que atrapalha a vida dos profissionais de vendas, não é a concorrência externa que essas pessoas tem, nesse mercado competitivo e desumano, que nós chamamos de capitalismo. Uma das coisas que mais atrapalha o vendedor vender, por mais incrível que possa parecer, é a concorrência interna, que esse profissional encontra dentro da própria empresa onde trabalha.
Geralmente o vendedor é tido pelo restante da empresa, como “o chato”, o cara que está na empresa para atrapalhar, cobrar, exigir, dar palpite e se intrometer onde não é chamado.
As pessoas que tratam o vendedor assim, em quase sua totalidade, pensam que não necessitam das vendas para sobreviver. Eles tem a ideia errada, de que, as vendas só fazem falta para o vendedor. Esses funcionários, não conseguem captar, que se o vendedor não vender a empresa não terá dinheiro pra comprar, não terá material para entregar, não terá prateleiras para organizar, depósito para controlar, nota fiscal para fazer. Esses funcionários não percebem que se o vendedor não vender, e não tiver a melhor condição possível para isso, certamente o restante da empresa vai parar.
“Ah... Mas o vendedor é chato mesmo! – pensou alguém que está lendo, e que não é vendedor. - Ele reclama que não tem mercadoria, ele reclama que os entregadores estão lentos, que o almoxarifado é descontrolado, que o estoque da empresa nunca bate, que a separação de mercadorias é devagar demais, que os compradores não dão feedback, que os montadores não cumpriram os prazos combinados com os clientes, eles reclamam de tudo!”
Realmente, os vendedores reclamam de tudo, em algumas vezes sem razão, mas em muitas com razão.
Mas cabe aqui uma pergunta: Porque os vendedores são reclamões?
Eles são reclamões, porque quase sempre, são o para-choque da empresa. São eles que recebem as reclamações vindas dos clientes, reclamando que comprou e não entregaram, ou que o entregador não foi gentil, ou que ficou na fila da retirada de mercadorias trinta minutos e que todos passavam por ele e nem lhe davam atenção, ou ainda que o crediário não fez a nota da forma que ele pediu, ou que deveria ter um café com açúcar e um sem açúcar, pois a empresa não está pensando nos clientes diabéticos.

Continua...




8 comentários:

  1. Sei não André, eu não estou muito dentro do assunto, para mandar "bitaites" como se diz em Portugal.
    A relação mais perto do vendedor, deu-se enquanto eu trabalhava. Era eu que recebia os pedidos do vendedor, e verificava se havia em stock. Se havia passava a nota de encomenda para o armazém e desligava. Se não havia, tinha que ser feito e isso era feito por nós na fábrica. De resto, se ele tinha queixas, decerto as comunicava no escritório.
    Lamento não poder ser útil.
    Um abraço e bom fim de semana

    À margem, no Sexta está o final de Folha em branco. Se puder passar por lá e deixar a sua opinião sobre ele ficar-lhe-ia muito grata.

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  2. Oi André,
    Se cada um fizesse o seu trabalho em tempo hábil, o vendedor não reclamaria, outra coisa que atrapalha o vendedor é má qualidade do que se é vendido.
    Então, se cada um fizer seu trabalho bem feito em tempo marcado todos sairiam bem.
    A empresa tem que ter um bom coordenador de bom senso para que a empresa lucre e todos em comum acordo façam direitinho a sua parte, o sucesso é de todos.
    Continua...
    Beijos
    Minicontista2

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  3. Amigo André, já estive aqui e não deu para comentar, portanto voltei e agradeço o seu carinho lá no meu espaço!
    Vamos lá, acho que deves continuar, pois esse é um assunto complexo, há vendedores bons e honestos, trabalham com afinco e com o interesse e isso é natural, mas dependem do desempenho de outros, pois é, acho que o que falta é boa organização e reclamar é o que ele pode fazer, seria bom se não precisasse né mesmo?
    Abraços e continuarei lendo!

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  4. Amigo Andre: Agradeço a sua visita ao meu blogue. Foi um grande prazer.

    Quanto ao texto aqui escrito, devo acrescentar que faz todo o sentido continuar. Relata um realidade do dia a dia, muito útil para todos nós.

    Parabéns!

    Abraço e boa semana.

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  5. Oi Andre, bom dia!
    Acho que vc deve continuar
    com esse assunto sim!
    O sucesso de uma empresa,
    deve-se e muito a esse profissional (vendedor),
    que muitas, recebe cobranças por resultados,
    mas nem é tão valorizado,
    além de não possuir boas condições de trabalho.
    Abraços \o/

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