segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Nesse momento




Nesse momento:
Um beduíno cruza com seu camelo a imensidão do deserto, pedindo a Alah que o próximo oásis apareça logo, pra que ele mate sua sede e descanse na sombra de uma tamareira.
Um pirangueiro do Piauí sai com seu barquinho de madeira para alto mar, para buscar alguns peixes que são o sustento de sua família; sua mulher e seus dois filhos tentam ajudar, colhendo caranguejos no mangue para serem vendidos na feira do dia seguinte.
Um nativo de uma tribo do Congo é forçado a trabalhar sem proteção alguma numa mina de diamantes. Quase nú, apenas com uma velha camiseta e uma bermuda, ele respira o ar úmido e tuberculoso dos velhos túneis da velha mina.
Uma senhora de sessenta anos, trabalha numa roça de algodão na China. Ela colhe quarenta quilos por dia e ganha alguns trocados que lhe servem para comprar arroz e batatas no mercado de sua vila.
Alguns garotos em São Paulo, brincam nadando em um córrego, onde se escoa o esgoto da COHAB vizinha.
Uma menina na Itália trabalha ajudando na colheita da uva, que servirá para fazer vinho. A produção de vinho sustenta sua família à oito gerações.
Um boiadeiro no Pantanal, atravessa a boiada num vale alagado. O caminho que normalmente seria feito em oito horas, depois das chuvas que castigaram o lugar, será feito em três dias.
Um caminhoneiro no Canadá, leva uma carga de colchões de espuma ao hospital de um vilarejo no Alaska. Ele atravessa o mar congelado com seu caminhão, e corre o risco de que a estrada se quebre e ele se perca para sempre na imensidão do mar gelado.
Um comerciante em Bangladesh negocia a venda de alguns carneiros que seu primo cria nas montanhas vizinhas.
Uma criança nasce na Indonésia, um velho morre na Costa Rica, uma mulher é atropelada na Inglaterra, um homem faz um bem sucedido transplante de coração em Porto Alegre, um casal reata namoro na Austrália, um casal se separa no Cazaquistão.
O mundo se mexe!
As coisas acontecem.
As horas passam.
E a gente...?
A gente envelhece correndo atrás do vento...
Afinal... Tudo no mundo, a não ser o amor que se ganha e que se dá, não passa de vento!

14 comentários:

  1. Vixi! Quanta coisa acontece no mundo enquanto nesse momento te leio e comento. O mundo não para, é agitadinho,rs Vamos aproveitar bem cada minuto pois o tempo, como o mundo, vooooooa! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Nesse momento há uma pilha de papéis imprtantes para serem digitalizados aqo lado da minha mesa, do outro lado minha assistente (deficiente auditiva) trabalha com documentos de importação, na minha frente 2 funcionários meus procuram notas fiscais de mais de 21.000 carros importandos em 1996... e assim vamos que vamos...
    Tambem faço parte da história da humanidade.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  3. Quase ao mesmo tempo meu vizinho que fazia quimioterapia e 'com razão' de forma otimista se vangloriava de que o câncer havia sido curado, na mesma madrugada deu seu último suspiro recostado ao colo de sua carinhosa mãezinha. Por isso sempre me lembro e tento viver como aquela velha frase de efeito: (viva cada segundo da vida como se fosse o último).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, André, e muito verdadeiro. O mundo acontece a cada segundo.

    ResponderExcluir
  5. Pois André, em tempos de internet, tudo acontecendo em tempo real e nem mesmo assim é possível estar atento sobre tudo que ocorre no mundo a todo momento. A impressão que tenho é que o tempo está passando mais depressa e a gente, logico, envelhecendo mais rápido. Um grande abraço meu caro. Saúde e paz para o amigo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!Bom dia
    Dedé, meu amigo
    Belo texto...realidade pura...e o mundo "gira"
    ...Vento sopraVento cantaVento assobiaO mundo giraE lá vamos nós ganharO pão nosso de cada dia.... o sistema nos compele a competir de maneira selvagem e inescrupulosa, é porque esta é a viga mestra da arquitetura de nossa sociedade, a principal regra do jogo... e esquecemos que a ordem se cumpre, e nada será antes ou depois, mas sempre no instante preciso.Estamos envelhecendo e cada dia, hora e minuto são especiais, e não sabes se será o último, por isso não proteles nada daquilo que torna a vida em sorrisos e alegria...o amor!
    Agradecido
    Bela semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Interessante, é que seu sensível e inspirado texto, no final menciona fatos corriqueiros no mundo, mas ao falar da luta para se sobreviver, em todos os cantos do mundo, os únicos que não trabalham são os meninos brasileiros, a nadar num córrego cheio de esgoto.

    Falando em vento, conhece esta, prezado André?

    Poeira No Vento
    Eu fecho meus olhos
    Apenas por um momento
    E o momento se foi
    Todos os meus sonhos
    Passa diante dos olhos uma curiosidade
    Poeira no vento
    Tudo que eles são é poeira no vento

    A mesma velha música
    Apenas uma gota de água
    Em um mar infinito
    Tudo o que fazemos
    Desmorona sobre a terra
    Embora nós nos recusamos a ver
    Poeira no vento
    Tudo o que somos é poeira no vento,

    Agora, não fique esperando
    Nada dura para sempre
    Apenas o céu e a terra..
    Isto escapa
    E todo o seu dinheiro
    Não comprará outro minuto
    Poeira no vento
    Tudo que somos é poeira no vento
    Poeira no vento
    Tudo é poeira no vento
    O vento(Kerry Livgreen)

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo,André! No mesmo momento tanta coisa acontecendo e de fato, a única coisa que fica é o amor que a gente plantou. Eu adorei! Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Oi André, tudo bem? Então fiz uma TAG e indiquei seu blog para participar dessa brincadeira, espero que faça =) http://abcddolivro.blogspot.com.br/2013/10/tag-1-as-5-melhores-capas-da-sua-estante.html Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá André, fiquei muito satisfeita ao ler seu comentario, é uma pessoa sensível.
    Gosto de escrever de maneira quase visual, quero que as pessoas possam suspirar.

    Sim, SEMPRE EXISTEM AS ENTRELINHAS!

    beijocas

    ResponderExcluir
  11. Que poético Dé!
    Esse fluxo do mundo é inevitável!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. RODRIGO N SILVA9.10.13

    Fala André , meu amigo , há qto tempo...
    Como sempre mais um texto que nos faz refletir sobre o tempo, como ele é tão curto e tantas vezes desperdiçado por nós com nossos caprichos e vaidades humanas!
    Estou sumido porque estava nos preparativos de meu casamento e agora que a poeira baixou posso voltar a visitar os amigos, seja os velhos amigos ou os virtuais.

    Gostaria de te mandar por e-mail alguns textos que escrevi e, caso vc goste de algum, poderia por favor mostrar aqui no blog ou para seus amigos blogueiros das antigas? Dependo da avaliação dos ''veteranos'' ( rsrsrs..) para finalmente criar coragem e blogar agora qe minha vida se estabilizou.

    Um grande abraço!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigão! manda nesse e-mail que aqui do lado! Eu verei com muito carinho!

      Excluir
  13. Olá!Bom diaaa
    Dedé,meu amigo
    passando para agradecer o carinho de sempre!
    Obrigado!
    Belo dia de quinta feira!
    Abração

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!