quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Limpem os túneis




Todo dia era a mesma coisa, eles nem se lembravam mais qual foi o primeiro dia em que eles começaram a trabalhar naqueles túneis.
No começo o percurso era menor e os túneis eram novos e fáceis de trafegar. Mas com o passar do tempo, o percurso só foi aumentando, e os túneis cada vez mais foram ficando cheios de obstáculos.
O serviço deles era de vital importância nesse sistema. Eles tinham que levar oxigênio para o controle central e de lá, esse oxigênio era distribuído para todos os órgãos por esses túneis.
O problema maior, é que com o passar dos anos o gerente dessas instalações não tomou as devidas providências para manter os túneis limpos e fáceis de trafegar. O gerente deixou muito lixo se aglomerar nas paredes dos túneis e deixou-os infectar por produtos tóxicos e nocivos ao sistema. Assim os funcionários responsáveis pelo transporte de oxigênio estavam com muita dificuldade de executar o seu serviço, fazendo com que o comando central mandasse cada vez mais energia nos túneis, tentando fazer com que o fluxo de oxigênio continuasse correspondendo as necessidades. O descaso com a malha de túneis era tanta, que o controle central não estava conseguindo executar o processo, e o sistema inteiro estava sofrendo.
O setor responsável pela filtragem da água, não filtrava direito e mandava impurezas para todos os lugares, o setor responsável pela renovação do oxigênio dos túneis, não conseguia sugar e nem transferir esse ar para o sistema, o setor responsável pela inteligência do comando central, e pela mecanização do todo, começava a falhar e tudo estava caminhando para um colapso, até que de repente, o sistema todo parou!
- Vamos tentar mais uma vez. - Falou o médico na ambulância.
- Carregando, - falou o enfermeiro - pode colocar os eletrodos no peito dele; um, dois, três, lá vai!
O corpo estrebuchou e o coração deu sinais de vida.
- De novo! - Falou o médico.
- Um, dois, três... Lá vai!
O corpo estrebuchou de novo e o médico começou a fazer massagem no peito do paciente e respiração boca à boca.
Conseguiram salvar o paciente e o internaram na UTI.
Quando saiu, o médico lhe passou um regime, um plano de exercícios e alguns remédios. O médico falou que seu corpo estava muito descuidado e debilitado e que se ele não se cuidasse, fatalmente não teria muitos meses de vida.
Ainda dá pra recuperar, - falou o médico em tom autoritário, mas carinhoso - só depende de você!
Assim as coisas foram melhorando para as células, que eram os funcionários dos túneis. Agora eles poderiam levar oxigênio para todo o corpo e assim continuar a semear a vida. As placas de gordura foram sumindo das veias e o sistema conseguiu uma sobrevida melhor e com mais qualidade.
Assim... O corpo inteiro sorriu por dentro.

17 comentários:

  1. Por que outra chance dessas não haveria de ter, né? Ou se cuida dos túneis e demais "setores", ou tudo se lasca, o corpo padece e morre. É a verdade.

    Pensei, até metade, que eram túneis de verdade, viu?
    O senhor me pegou.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. André, lindo texto reflexivo, engraçado, pensei literalmente em túneis, enquanto lia fui pensando em nosso sistema político, depois por fim a surpresa, um corpo humano em decadência por falta de cuidados do próprio, que não estava nem aí com a saúde e com certeza muitos passam por isso, só vão se cuidar quando algo está quase que completamente comprometido, pois meu amigo ,os médicos costumam dizer que as gorduras acumuladas nas veias não saem, mas se se cuidam não acumulam mais, pois é, somos um linda máquina que bem cuidada pode continuar a funcionar muito bem até depois de velha!
    Abraços meu amigo, gostei do post,cuido e tenho uma boa saúde, ainda bem isso aqui não me preocupou, mas vai preocupar muitos, que se cuidem então!

    ResponderExcluir
  3. Uma metáfora, que nos obriga a refletir nas asneiras que fazemos com o nosso corpo.
    Muito bem escrito.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. É temos que cuidar da máquina e de suas entranhas seus túneis e canais antes de entupir porque desentupi-los é doído e perigoso.

    ResponderExcluir
  5. Legal! O final é surpreendente mesmo!
    Gostei do modo como vc falou de saúde, bem estar. Bem criativo!
    Um grande abraço, meu amigo!
    E vamos cuidar dos nossos "túneis" né!
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. analogia perfeita que comove nessa luz a apontar à vida-vida.

    abraço, caro amigo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!Bom dia
    Dedé, meu amigo
    Belo texto/analogia...
    penso que o corpo humano é uma máquina complexa, com diversas funções e muitas peças que se encaixam....e tal como ela, necessita do cuidado adequado, que o sedentarismo deixou afrouxar, para a engrenagem funcionar. Com o tempo , várias mudanças acontecem e o desgaste é previsível e natural, mas todas as questões relacionadas a estilo de vida dependem apenas de nós. E isso significa jogar fora tudo o que você não usa mais, não precisa ou não gosta. A livrar-se daquilo que já não lhe serve mais...
    Agradeço pelo carinho da visita
    Belos dias
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Bacana a crônica, André.
    Percebi, logo no início da leitura, que você se referia ao corpo humano.
    A vida estressante, o acúmulo de lixo emocional e o sedentarismo andam comprometendo o perfeito funcionamento desta máquina. Precisamos ficar alertas e cuidar com carinho dela para não chegarmos a uma situação de risco e também para desfrutarmos, com saúde e disposição, das belezas da vida dentro do tempo que o Pai assinalou para cada um de nós. O descaso com os cuidados da saúde nos levam a antecipar este tempo e, provavelmente, seremos cobrados em nosso acerto de contas 'lá em cima'.

    Ótimo final de semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Muito inteligente este texto.
    De uma maneira divertida passou um recado relevante.
    Muitos túneis estão obstruídos porque não há manutenção preventiva.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, André.
    Uma narrativa que alerta para cuidados essenciais com nosso bem estar.
    Um texto providencial!
    Grande abraço. Em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  11. ANDRÉ:Interessante e reflexivo seu texto. Vejo o "túnel" como a nossa própria vida. Por isso que temos que ser cautelosos e compromissados conosco!Beijos amigo e um fim de semana cheinho de paz e alegrias.

    ResponderExcluir
  12. Estar atento aos "entulhos" dos túneis é preciso. manter a máquina saudável e funcionante e que bom que houve outra chance!! abração,chica

    ResponderExcluir
  13. Olá André,

    Um texto realmente muito inteligente e reflexivo...

    Abçs

    ResponderExcluir
  14. Mas na maioria das vezes orecisamos de um colapso antes né? !

    Adorei a comparação que vc fez, muito criativo! Bjs Dé

    ResponderExcluir
  15. Bela leitura. Texto muito interessante e inteligente.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  16. Mais uma crônica maravilhosa! As engrenagens que se comunicam e dependem entre si para que tudo funcione bem. Gostei do suspense,pois no começo não associei ao corpo e no final,me surpreendi! Excelente msg!bjs,

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!