quinta-feira, 22 de março de 2012

Estão de olho em você



Estamos cercados. A tecnologia está vigiando a gente e tudo o que fazemos está sendo gravado e armazenado. Vocês já ouviram aquela frase que geralmente a policia americana fala pros bandidos nos filmes? "Tudo o que você falar poderá ser usado contra você no tribunal!" Então, isso é verdade.
Outro dia na tv o jornal mostrou um crime que aconteceu em frente a um prédio, o ladrão roubou a bolsa de uma mulher bem na hora que o maridão estava chegando. O maridão se atracou com o bandido e a briga se estendeu por 3 quarteirões, eles corriam, paravam e brigavam enquanto cinco câmeras diferentes mais um celular de um morador de um dos prédios gravaram tudo. Foram mais câmeras do que a Globo coloca nos estádios de futebol. O juiz quando julgar esse crime vai poder ver por diversos ângulos e só não vai apitar o pênalti e prender o bandido se não quiser!
Outro dia eu ví um delegado de polícia falando que tudo o que a gente conversa ao telefone fica armazenado por dez anos! Caraca! Tudo o que todo mundo fala? Hoje até a Frida minha cachorra tem telefone programado pra ela ligar pro disque-ração.
Eu fiquei o dia inteiro pensando se esse delegado estava falando a verdade e acabei comentando com um amigo meu que é um super gênio sabidão mestre em informática.
Esse amigo me falou que arquivos de som usam espaços mínimos das memórias dos computadores e que por exemplo se eu fosse gravar musicas sem parar usando todo HD do meu computador e colocasse pra tocar ele tocaria uns três anos ininterruptamente... Hummmmmm será? Acho que dessa vez meu amigão gênio exagerou... Mas tudo bem né, eu sou bobinho e acredito mesmo assim.
Hoje eu cadastrei meu celular no banco pra receber informações sobre minha conta e sobre meu cartão de crédito. O incrível é que no exato momento em que eu cliquei em "concluir" o meu celular apitou avisando que chegou uma mensagem. Eu fui ver e a mensagem já era do banco falando que eu havia cadastrado o celular com sucesso! Gente... não demorou nem 3 segundos!
Parece que do lado de lá já tinha um carinha só esperando eu clicar em "concluir" pra ele clicar em "enviar".
Esses dias só de curiosidade eu escrevi meu nome no Google e apareceu um monte de coisas, aí comecei a colocar nome de amigos meus e apareceu tanta coisa que não dá nem pra acreditar. A rede de informações desse Google ta quase tão completa quando da Judite minha vizinha que sabe da vida de todo mundo.
Então meus amigos esse assunto parece brincadeira mas é verdade. Até os assaltantes estão de olho nas fotos que vocês colocam nos Orkuts e Facebooks pra ver se tem alguma coisa interessante pra eles roubarem ou alguém pra sequestrar na sua casa. Então tomem cuidado com o que falam ao telefone, com o que postam na internet, com suas redes sociais, e principalmente com a Judite minha vizinha que ela é fera!

25 comentários:

  1. Realmente, temos que ter cuidado. Tuuuuuuuudo fica registradinho e está na rede...

    Belo texto e alerta!! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Dedé!
    Nossa! Você se rendeu ao celular? Me lembro direitinho de uma crônica que você postou ano passado dizendo que não tinha celular, lembra disso?
    Quanto à Judite, me lembrou a Josefa, Xerife, não é mesmo? Pior que praga, as vizinhas fofoqueiras estão por toda parte.
    Eu digito pelo menos uma vez por semana meu nome no Google, é dessa forma que descubro quando alguma crônica minha é publicada em determinados jornais ou sites, ou mesmo quando alguém pega um texto meu e publica, assim fico alerta se colocaram o meu nome como fonte, etc... acho essa dica do Google, necessária!
    Abração e um beijinho especial no Samuquinha!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Me esqueci, claro que vale como alerta. Por isso nunca publico foto da minha filhota, por exemplo, entre outras coisas.
    Abraçãooo

    Ótimo e bem humorado texto!

    ResponderExcluir
  4. Ola André,
    Rapaz isso que seu amigo falou é bem verdade, eu mesmo brinco aqui com isso! Você pode através de programas "empobrecer" as músicas de forma que aqueles MP3 de 5megas não chegam nem a 300k. Essa é a mesma técnica usada naquelas mensagens de powerpoint, já reparou ? E sim, todas as conversas são gravadas e ficam disponíveis se a justiça assim determinar (eu só não sabia que eram 10 anos). Por isso, quando for aquele segredo vale a pena falar ao pé do ouvido, como antigamente.

    Já reparou nas fotos do Google, cara eu vejo o telhado da minha casa - e isso é o que me permitem ver - imagine o que os militares não podem enxergar com tantos recursos?

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo,

    Você tem um conhecimento fantástico e original. Não tenho medo da teoria da conspiração e já aceitei o fato de estar sendo monitorada por câmeras, gravações ou quem sabe a mente, daqui a pouco. Lembro quando assisti Laranja Mecânica há muitos anos ou mesmo 1984 e agora os percebo tão próximos.

    É preciso estar atento, mas não dar mais para fugir dessa realidade, pois nossos desejos, hábitos já estão gravados, seja no face ou no que procuramos no google.

    Vamos ser feliz!

    Beijos em todos por aí.

    ResponderExcluir
  6. A sua vizinha, não conheço (kkkkkk). Assim, ela não é perigosa para mim.
    O lado bom disso tudo é que nada temos a temer. E quem não age corretamente será identificado, se a justiça aceitar as provas.
    As redes sociais me preocupam . Há incautos que contam fatos da vida e ainda mostram sua realidade, em todos os sentidos, sem pensar que os nada honestos estão de olho!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de me sentir vigiado. Faço muita bobagem e prefiro esconder certas coisas. Mas as câmeras não dão trégua.Parece um bbb da vida real.
    Temos que nos acostumar com isso...acredito que daqui a algum tempo as coisas irão piorar...seremos constantemente monitorados, masi do que já somos.
    ---
    texto muito interessante.
    te convido a visitar meu infinito particular.

    ResponderExcluir
  8. É verdade hoje até para coçar o saco tá difícil.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, minha nossa, eu realmente fiquei com medo da Judite! Oh, não, e este comentário armazenado aqui? ;x

    ResponderExcluir
  10. André o/
    Como vai a vida paizão? =p Curtindo muito o Samuquinha? Ti fofo ele ^^. Vou querer vê-lo com uma camiseta de banda de rock viu?
    Olha até quando se trata de um assunto sério tu não perde o bom humor hein? De fato hoje em dia anda tão perigoso expormos qualquer coisa. Mas é aquilo, todo mundo faz então..cada um com seu risco. Mas claro que tem algumas fotos que a pessoa pede pra arrumar confusão.
    Ah valeu pelo elogio á minha resenha..eu achei ela tão meia boca u.u
    bjs

    ResponderExcluir
  11. É isso aí André! Tem razão você, quando alerta pra se tomar cuidado.
    Há tantas e variadas histórias internautas e invasão de privacidades, que dariam muitas e muitas póstagens em nossos blogs...Quanto a vizinha que sabe da vida de todo mundo, quem é que não tem uma morando ao lado ?? rsss...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Andre... ainda bem que eu não sou a Judite e pode deixar vou ter cuidado com ela e a net... apesar de que eu não tenho nenhuma riqueza, a não ser meus filhos, mas não sou de postar fotos deles na net e bem, tenho que ter cuidado com meu marido e as piriguetes da net, fora isso, sou uma pessoa limpa... kkkkkkkkk... Eu acredito que te alguma maneira, mesmo que pequena, somos todos vigiados, acredito tbm que a policia só não prende bandido hoje em dia por que não quer, pois tecnologia pra isso, existe e aos montes... amei a postagem e coitada da Judite!! Rsrsrsrs... Bjs e o bebê tá crescendo rapido hein!? =D

    ResponderExcluir
  13. É, acho que a Judite é o problema hein! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Oi André
    Vc me fez me lembrar minha mãe, ela é preocupada com tudo, mas ela vive assistindo o Datena (kkkkkk), mas esse lance de postar tudo no facebook, uma amiga já tinha me dado a dica, eu falo pro meu marido não colocar fotos de viagens e coisas assim, porque vai saber, e também postar que tá saindo de casa, eu trabalho em Fórum e sei que os bandidos estão cada vez mais atualizados, não dá prá dar mole não, mas a gente não pode ficar muito bitolado, senão a gente fica trancado em casa, igual a minha mãe (kkkk), tudo por causa do Datena (na tela Paletó)!
    Bjos. um ótimo final de semana.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. a tua crónica faz-me recordar aquele reverendo papagaio, da história do gato e da andorinha, de jorge amado, que, perante as pretensas tropelias do gato, fechava os olhos: assim, não via, não tendo de testemunhar contra o gato, o que poderia custar-lhe a vida.
    selva tecnológica; cárcere humano.

    abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  16. Dedéeeee!!!!
    Vim agradecer o comentário duplo, lá no Chengão e no meu blog.
    Pois é, a serra gaúcha fica a uns 80km aqui de casa, Viamão. E a região dos vinhedos, um pouco mais.
    Mas já convidei vocês e convido novamente hahaha!
    Abração para vocês e um beijinho no Samuel!

    ResponderExcluir
  17. Vc tem a Judite e eu tenho a Lúcia! Duvido que alguma rede de computadores tenha mais informação que ela.
    Eu tento postar apenas coisas que gosto mas nada muito pessoal. Tem gente que publica cada passo da vida, isso realmente é perigoso.
    Grande abraço André!

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Uma verdadona com super pitada de humor, Dezinho... estou me acabando de rir aqui. Pô, sua vizinha é CNN??? Caramba, essas são as piores! ahahahahah

    Enfim, o jeito é se prevenir, né!?

    Desculpe demorar a aparecer... sacomé, né!? Essa semana foi punk! Aff

    bjks pra vcs três JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  19. Já comecei a seguir essas regras, meu amigo!

    Certas coisas estou ocultando...

    Por enquanto, dou-me por feliz que eles somente gravem o que eu digo, pois geralmente o que sai da minha boca não magoaria ninguém. Agora, quando começarem a acessar nossos pensamentos, se isso um dia for possível (e se a tecnologia continuar avançando na velocidade em que está, isso logo sairá da ficção) ai sim devemos começar a ficar preocupados!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo24.3.12

    Sociedade de controle de merda.

    Ai que nojo eu tenho das câmeras.

    ResponderExcluir
  21. Pois é... eu tbm. sou critica dessa vida que vivemos hoje, não que seja totalmente ruim, o mundo mudou...e a gente não sabe lidar com isso, é´difícil pra minha geração que cai de paraquedas num mundo assim, imagine as próximas, imagine as outras que aqui já estavam.

    ResponderExcluir
  22. rsrs... Vivemos hj em dia pressionados com a tecnologia obrigatória e o medo que td essa facilidade nos traz.
    Bjo

    ResponderExcluir
  23. Brincando, brincando focou um assunto muito sério. Verdade que não foram essas camaras muito crime ficaria impune. Mas também é verdade que deixamops de ter privacidade. A policia portuguesa, tem-se fartado de fazer avisos para não se colocar no Facebook quando se vai de férias, ou fotos de coisas valiosas que se tem em casa. Mais há dias diziam na TV que não se devem escrever determinadas ideias, que muitos dos atuais empregadores vão ver o FB do candidato ao emprego e que muitos são excluídos apenas por aquilo que o futuro patrão vê no Facebook.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderExcluir
  24. Pior q é Verdade, Andre!
    Tudo que fazemos hj tem uma câmera para filmar ou um celular para fotografar!
    Não temos mais a privacidade q tínhamos!
    Beijaum e eu não sumi não, heim! rsrs'

    ResponderExcluir
  25. Boa noite meu querido!
    Seu post é uma alerta para todos que estão vivendo desse mundo virtual...boa reflexão,é um grito de socorro quando caimos numa dessas,mas fazer o que se o mundo se globalizou e, dependemos do celular até prá comer,kkkkkkkkkkkkkk
    bjs de boa noite!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!