segunda-feira, 12 de março de 2012

Daytripper



Acabei de ler aqui uma obra de Fabio Moom e Gabriel Bá chamada Daytripper! Posso lhes dizer que fiquei surpreendido positivamente. Daytripper é muito bom!
Eu que estou num momento de férias e neném novo em casa, sem dormir muito à noite, e dando uma de chef de cozinha aqui em casa posso lhes dizer que esse livro me ajudou nas horas em que o tédio deu as caras por aqui!
Eu sei que alguns pseudo-intelectuais aí vão falar: - Ah... Mas é estória em quadrinhos...
E daí que é estória em quadrinhos? Isso não deixa a obra menos bela e nem menos criativa. Daytripper é na verdade uma puta duma estória em quadrinhos, com um texto e um enredo digno dos melhores livros que já li!
O livro fala de sonhos que vivemos acordados enquanto a vida passa e da própria vida que um dia chegará ao fim implacavelmente... O livro fala quase poéticamente sobre o que fazemos até que esse dia fatal chegue.
Só sonhamos e fingimos que vivemos ou vivemos tristemente sem sonhar?
Uma coisa que o livro fala nas entrelinhas e que pra mim foi a mensagem mais importante é que o fim pode estar alí na outra esquina te esperando de braços abertos enquanto você ainda não fez nada por sí mesmo e pela sua própria vida.
Acho que o personagem conseguiu no final dar uma equilibrada entre o que era sonho e o que era real e o que ele queria para sua vida. Ele conseguiu sair do marasmo que vivia e realizar algo a mais.
Acho que o Fabio Moom e o Gabriel Bá conseguiram aqui criar uma obra que se não é a melhor é uma das melhores já feitas aqui nessa terra verde e amarela. Basta a gente dar valor aos nossos artistas. Basta a gente deixar de criticar demais e dar uma chance pra essa arte chamada estória em quadrinhos. Acho que se você se permitir apreciar esse livro, certamente você vai desfrutar de um mundo diferente e impactante, além de emocionante e inteligente chamado Daytripper!

16 comentários:

  1. Que dica legal! Deve mesmo ser bom, pois entendes do traçado...

    E agora, nessas funções e muitas tarefas, nda como ler bons livros, relaxar, pensar coisas boas e depois ir olhar a carinha linda do Samuquinha e da mamãe, que precisam de ti e do teu sorriso.

    abração,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi André!

    Concordo quando vc diz para valorizarmos outras coisas, outros artistas. É preciso ceder espaço para coisas novas e boas é claro!

    Passando pra desejar uma semana de paz...!

    Beijo no Samuquinha.

    Sil

    ResponderExcluir
  3. Ola André,
    Pois é, não entendo porque muitos gostam de desmerecer os quadrinhos. Tem muita coisa boa e com grande qualidade neste seguimento. Muitas vezes ficamos em transe vendo a vida passar.

    Abraços, Flávio.

    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  4. Te vi divulgando o livro, lá na Blogosfera, e vim correndo pra dar uma olhadinha, e vc falou tão bem que me deu vontade de ter esse livro. Há muito, muito tempo atrás eu adorava histórias em quadrinhos, depois , esse mesmo tempo encarregou-se de me trazer outras leituras...
    Mas, outra coisa me chamou a atenção por aqui, o senhor de férias, cuidando da casa, do seu povo , por causa do bebê? ...Que lindo! Parabéns, e felicidades pra todos aí....
    Tô te seguindo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Grande André! A vida de papai pelo visto tem inspirado bastante o amigo. Que bom! Muito boa dica. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Tudo que se lê e se tira algum proveito, é válido, não importando a forma como nos é apresentado. Não podemos ser preconceituosos (rss).
    Espero que, logo, logo, se adapte à nova rotina. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi André,

    Gostei de suas colocações, pois as endosso plenamente. Boas lições nos são passadas através deste tipo de leitura.

    Bjim no Samuelzinho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Daee Papaizão!

    Cara, quadrinhos é foda. Apesar de eu só gostar da turma da mônica hehehe.

    Mas sério, faltou eu ter me criado um pouco mais dentro do mundo dos quadrinhos. Tava lendo esses dias sobre o Alan Moore, porra, o cara criou o V de Vendetta, muito foda. Tá ligado né, que quadrinhos é a nona arte?! Merecidamente. Muito foda. Falando nisso, só por curiosidade, vou colar aqui as 11 artes. Esses dias pesquisando quadrinhos (do alan moore) me deu vontade de saber todas as artes, já só só falamos que o cinema é a 7º arte.

    Abração. E energia aí pra cuidar do garotão e da esposa.

    1ª arte - Música;
    2ª arte - Dança;
    3ª arte - Pintura;
    4ª Arte - Escultura;
    5ª Arte - Teatro;
    6ª Arte - Literatura;
    7ª Arte - Cinema;
    8ª Arte - Fotografia;
    9ª Arte - Quadrinhos;
    10ª Arte - Videogame;
    11º Arte - Digital

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo,

    Bom dia! Espero que o Samuel esteja maravilhosamente bem.

    Quanto ao seu post, penso que não é necessário uma obra clássica para revelar verdades. Afinal, apenas estar disposto a viver já revela que o mundo está passando. Penso que a mensagem do livro é importante em tempos de não querer olhar para a única que certeza que teremos: que em longo prazo todos estaremos mortos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Papai, Dedé!
    Menino... te cuida! Um dia vamos provar essas tuas delícias culinárias! hahaha!

    Acredita que não conheço essa HQ? Aliás,... muitas... e fico devendo nesse sentido, até porque sou designer gráfica.
    Imagina! Quem desmerece as HQs não entende nada de artes e cultura, entre outras coisas...

    Beijão aos 3, um especial ao Samuelzinho lindo!

    ResponderExcluir
  11. Engraçado, quase ninguém dá nada por estorias em quadrinhos, mas algumas delas são dignas de um enredo espetacular, e esse que vc leu me parece muito legal. Nunca fui muito fã de HQ, nem quando era pequeno, mas tinha alguns da Marvel, mas depois deixei pra lá.

    Cara, que reviravolta na tua vida hein? Como muda a rotina uma criança em casa. Mesmo sendo estafante, é um prazer indescritível, e único na vida, essa fase é só uma etapa da vida do Samuka, ele vai crescer rápido, mas esse inicio é ímpar, e quando ele estiver bem maior, vcs vão sentir saudades desta fase inicial dele.

    Um abração pra essa família abençoada.

    ResponderExcluir
  12. Pelo visto está indo bem como papai...está conseguindo tempo pra postar...rsrsrs
    Que Deus abençoe seu filho!!
    Passa lá no menteaberta.
    jorge-menteaberta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Acho que quem critica histórias em quadrinhos, não conhece nada sobre o gênero e está sendo extremamente preconceituoso. Existem histórias em quadrinhos maravilhosas... Apenas para citar: Mafalda, de Quino, com conteúdo político e social de alta qualidade e Calvin e Haroldo, de Bill Watterson que expressa com poeticidade a mentalidade e o desenvolvimento de uma criança.
      Gostei bastante da tua crítica e me interessei pelo livro - parece muito interessante. Gosto de obras que falam sobre questões da vivência humana.

      Abraços e parabéns pelo filhote!

      Excluir
  13. Quadrinhos é muito bom tanto para crianças e jovens como também para adultos.

    ResponderExcluir
  14. Eu diria o contrário, DeZinho... HQs são obras belas e super criativas! Não diria que sou uma super entendida do assunto, mas curto algumas obras e sei o valor que elas têm.

    Não conheço os dois que vc citou, mas já achei super bacana vc indicá-los e está anotado. Temos que valorizar mesmo.

    Eita, então vc está se saindo super bem como pai de primeira viagem, heim? Cozinhando, cuidando do baby e ainda tendo tempo para ler um cadim? Que lindo ver seu empenho nesse momento tão marcante da vida de um pai. Samuquinha agradece, viu? É bom para a mamy Andréia ter vc ajudando-a em tudo o que for possível. Parabéns!!!

    bjksss pros três

    ResponderExcluir
  15. Se permitir?!
    Caramba, quadrinhos são maravilhosos e não me chamem de nerd por favor! As pessoas tem preconceitos até com isso e perdem coisas boas!
    Fiquei curiosa por esselivro! Deve se melhor que o meu kkkkkk
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!