quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Viajar feliz


Você tem que nascer, tem que crescer, estudar, brincar, adolescer, aprender a amar, aprender a trabalhar, continuar a estudar, não magoar ninguém, não se magoar com ninguém, ser inteligente, interessante, descolado, casual, legal!
Você tem que orar, rezar, batizar, crismar (ou não), ir à missa, ir ao culto, acreditar em Deus, acreditar na vida, nas pessoas, no coração das pessoas, nos políticos, nos patrões, nos padrões... da vida, da moda, do culto ao corpo, do culto ao "ter" e também tem que "ser".
Você tem que plantar uma arvore, fazer uma casa, escrever um livro, adotar um animalzinho, um cãozinho ou um gatinho, tem que ser gentil, sorrir, falar bom dia, boa tarde, boa noite, durma com Deus! Falar "saúde", quando alguém espirrar perto de você, e falar obrigado se alguém falar "saúde" quando você espirrar.
Você tem que ser competitivo, tem que dar lucro, tem que se adequar aos padrões da empresa, tem que faturar em prol do grupo, tem que vestir as camisas, do seu serviço, da família, do casal, do bairro, da cidade, do país... Você tem que ir à palestras motivacionais, pois apesar de todas serem iguais sempre alguma coisa é diferente e você tem que se diferenciar!
Você tem que se emocionar com pequenos gestos, tem que fazer grandes gestos, tem que entender pequenos problemas e resolver os grandes sem se descontrolar! Tem que se manter "zen"... Se alimentar direitinho, de 3 em e horas no máximo, não comer muito carboidrato à noite e beber pelo menos 2 litros d'agua por dia!
Você não pode se embriagar, não pode brigar, não pode discutir, não pode partir pra a agressão, nem verbal e nem física. Você tem que ser gentil mesmo onde não cabe a gentileza, você tem que ser sábio mesmo nas horas de burrice.
Você tem que viver feliz, ser feliz, fazer os outros felizes, seus pais, irmãos, amigos, parentes, conhecidos e desconhecidos... Você tem que envelhecer feliz e viver bem... Amar seus pais e fazê-los orgulhosos de você existir, amar seus filhos e fazê-los orgulhosos de serem seus filhos, amar seu cônjuge e fazê-lo orgulhoso de ser seu cônjuge!
Essa é uma fórmula muito simplificada do que você tem que ser, conquistar e viver, mas no final de tudo, quando você for viajar daqui pra sempre, no final da sua vida, existem ainda mais duas coisinhas que são muitissimo importantes e que você não vai poder se esquecer de fazer:
Não esperar reconhecimento de ninguém e morrer...






10 comentários:

  1. Parabéns, aplauso repetidos daqui!" Falaste tudo ,sem retoque! Valeu! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei.
    Na vida muitas vezes vivemos para agradar os outros, e qdo não fazemos as pessoas viram a cara.
    Ai que a ficha cai e a gente percebe, que se vc não age segundo os padrões muita gente se afasta.
    Na verdade o ser humano só tem que se preocupar com o que Deus pensa a respeito dele, e procurar viver da melhor forma.
    A certeza que temos é que desta vida nada se leva...

    Um lindo dia pra vc =)

    ResponderExcluir
  3. Um belo texto que que lido e relido nos leva a uma só conclusão. Amigo, você está certíssimo.
    Um abraço
    À margem:
    No Sexta está uma mulher muito sofrido. Se quiser conhecê-la...

    ResponderExcluir
  4. Bicho, adolescer, o bom de ser escritor é brincar com neologismos, rs, mas o texto resume toda a trajetória de nossas vidas, não que façamos tudo isso à risca, mas todos esses comportamentos nos são impostos nas sociedades para uma boa convivência, e no final, só resta isso mesmo que vc finalizou. Ótimo texto, e terminar com o Violeta, uma bandaça que curto demais, muito legal.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Andrezão meu caro!
    Brincou com as palavras agora hein? Muito legal e muita criatividade!

    Cara, de fato somos cobrados e nos cobramos muito o tempo todo! Alguns consomem o que tem de vida com esses questionamentos! Por isso, temos que entender que somos falhos em muitas coisas e não podemos nos cobrar a perfeição, oras somos humanos! Portanto, temos que enxergar isso nos outros, pois são como nós, cheios de imperfeições. E assim, para não nos decepcionarmos conosco e com os outros temos sim que fazer tudo o que pudermos e quisermos, por nós ou por todos, e nunca esperarmos reconhecimento, elogios, etc. Apenas temos que seguir fazendo...

    Vale lembrar que muitos dos grandes pintores só tiveram esse reconhecimento muitos anos depois da própria morte! Enfim...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Esperar retorno é abraçar frustrações. Muitos deveres nos são impostos. Os que propiciam convivência harmoniosa merecem crédito, mas nem todos. Creio que viver sem prejudicar ninguém já é uma grande vitória. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, André Mansim.

    Você, escreve um texto grandioso, enorme, grande,maravilhoso. Mas sobretudo, humanístico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto. Já nascemos carregados de obrigações, conceitos e valores, que nem sabemos se os queremos, mas acabamos assumindo como nossos. Isso enche o saco.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Perfeito André. O encerramento de seu texto resume bem o que em linhas gerais o seu texto quis dizer, penso eu. Um grande abraço meu caro.

    ResponderExcluir
  10. ANDRÉ, ANDRÉ MANSIM: Aplausos! Parabéns!!! Que texto fascinante!!! Penso e estou tentando praticar os ensinamentos!São sábios! Em cada um, tem o segredo:A felicidade habita em cada ítem que vc descreve!! As simplicidades da vida é o bem viver! O saber agradecer pelas pequenas coisas já é uma dádiva. O finalzinho que vc descreve:Perfeito! E acho que nunca devemos esperar nada de ninguém, porém, saber agradecer o pouco que as pessoas fazem por a gente.Amigo, quanta sabedoria em cada palavrinha do seu escrito!Olha, desejo-lhe uma semana de luz e realizações.Beijos e até mais.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!