sábado, 8 de fevereiro de 2014

Romance policial




A literatura policial aqui no Brasil tem muitos simpatizantes e leitores, mas infelizmente tem poucos autores. Na verdade, a gente não tem muita tradição nessa área, e eu não sei por que.
Andei pesquisando e percebi que pouca gente escreve sobre crimes, investigações, e tramas elaboradas; mas andando na contramão disso, as prateleiras das livrarias estão lotadas de autores estrangeiros que escrevem nesse tema.
Atualmente Harlan Coben é o campeão, depois vem James Paterson e James Thompson, esse autores vendem assustadoramente bem e a cada dia aparecem mais e mais livros deles em nossas livrarias, até parece que eles se reproduzem sozinhos!
Os clássicos Aghata Cristie, Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle ainda vendem bem, e tem um publico cativo que só aumenta, com o passar do tempo.
Curiosamente entre os brasileiros, apenas o Jô Soares e talvez o Toni Belloto, ou quem sabe o Mario Prata, tenham feito algum sucesso nas vendas de seus romances policiais... Aí eu fico pensando: Por que isso acontece? Será que o brasileiro não acredita em seus escritores, que escrevem nesse gênero?
Eu gosto de ler um bom livro policial, e parece que só sei escrever livros policiais. Toda história que penso é policial, e toda ideia que tenho, vem tramada em suspense e ação, misturada com emoção e investigação... Será que estou dando murro em ponta de faca? Não sei! Mas o que sei é que vou continuar escrevendo e tentando divertir as pessoas com minha escrita. Eu sei não escrevo pra mim, sei que escrevo para que as pessoas leiam, sei que talvez eu seja teimoso acreditando num estilo de escrita que não tem tradição no meu país... Mas realmente acredito nisso e essas facas que se cuidem, pois vou continuar a esmurrá-las! 

10 comentários:

  1. Podes continuar a escrever.Vais ver! Sucesso sempre! abração,chica

    ResponderExcluir

  2. Eu gosto muito das construções de textos policiais e tambem de ficção, sempre aguçam a curiosidade.
    Sucesso,

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ANDRÉ:Continue a esmurrar as facas...rssss, vc está no caminho certo! Seu romance policial mexe com tudo:trama, suspense, mistério....e como tem "mistério", hein??RSS e amor...! Pena é que os brasileiros parecem torcer mais pelos autores estrangeiros, esquecendo que no Brasil há escritores talentosos e que sabem tb escrever, como o meu amigo "André Mansim". Acredite, torça, pois este ano de 2014 vc venderá muitos e muitos dos seus livros.Será presenteado com grandes dádivas nessa sua carreira de escritor.Bjs e um ótimo domingo!!

    ResponderExcluir
  4. André!
    Então...eu acho que hoje em dia as editoras nacionais estão totalmente alienadas sobre o que é rentável ou não. As internacionais são mais diversificadas mas mesmo assim rola muito preconceito. Já ouvi muito falarem que "sua obra fala de um tema que não via atrair tanto público, mimimi e mais um monte de asneiras). No fim as grandes editoras só ficam dando créditos para livros "de fora" que seguem linha parecida com algum beste-seller (tipo a linha nojente e sem graça de 50 Tons de Cinza e variantes).
    Eu acho que o autor que faz uma obra longe desse "padrão de merda" que as editoras acham rentável tem que perseverar, como você. Tem talento, escreve bem, tem boas idéias....o lance é tentar por editora independente mesmo.
    Conheço história de 2 autores cujas editoras não davam nada para eles.
    O primeiro foi André Vianco que numa palestra disse que, ao mostrar seu livro para uma editora, esta disse "não vamos publicar porque não seria rentável". E hoje em dia Vianco é um dos autores nacionais que mais vendem.
    Outra caso se me lembro bem foi com a J.K Rowling..ela terminou o primeiro Harry Potter e levou á uma editora...sabe o que a editora respondeu? Um livro juvenil sobre um bruxo e uma escola de magia? Isso nunca vai vender.
    E olha só o que Harry Potter se tornou.
    Chego á conclusão que as editoras raramente sabem identificar as boas obras ou mesmo que veja uma boa obra de um autor nacional, prefere que ele arque com todos os custos para só então depois ela ganhar proveito.

    HAHAHA sim eu fiz o sorteio na minha lojinha do face...e agora dê uma olhada na lojinha de novo (www.facebook.com/empadinhafritastore) estou fazendo outro sorteio! Vou tentar sortear um produtinho á cada mês, será que vira? hehehehe
    E como tá sua nova história? Faz tempo que não nos falamos!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Persistência, essa é a palavra, Dezinho!!!!

    Não deixe de dar os murros... não mesmo!

    Abração

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  6. Andre,vou te falar um negócio que talvez vc não saiba: vc escreve bem,meu amigo! Seu livro é otimo de verdade,sem fazer média. Sei bem o que vc diz porque eu tb gosto de escrever nesse gênero de crimes. Meu unico romance adulto publicado era pra ser um romance de amor bem água com açucar e ficou água com açucar,mas teve uns crimes no meio...rss...Continue escrevendo esse gênero que vc tem talento e boto fé que vai dar certo pra vc! Porque vc merece! bjs,

    ResponderExcluir
  7. Meu caro André, um abraço fraterno para você e família. Você tem razão na sua abordagem. Realmente esse universo da literatura policial não é bem representativo no Brasil. Mas esse fato meu caro talvez seja algo que jogue a favor de você e de outros que gostam de escrever sobre esse universo policial. Com pouca gente em destaque nesse cenário, é bem possível que a chance para autores que estejam começando se destacarem possa ser bem maior. Eu consigo enxergar essa sua observação como algo que pode ser bem positivo até.

    ResponderExcluir
  8. Olá André,

    Gosto de romances policiais regados a suspense. O suspense me mantém ligada à leitura. Achei seu estilo excelente e gostei demais da história do seu romance. A narrativa foi muito boa e leva o leitor para dentro do romance e das cenas. Pode continuar com este gênero de escrita, pois você tem talento e criatividade para brilhar nesta área.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. O que importa é escrever com o coração, seu livro está na minha lista. é o próximo!

    Sinto falta de você pelo meu blog, sr. escritor, to pensando em editar um livro de poesias, que acha de me dar a honra de suas opiniões?

    Gratidão, querido!

    Beijo na família!

    ResponderExcluir
  10. Oi, André!
    Estou meio sumida... Na correria de sempre! Estou devendo uma visita aos meus amigo blogueiros!
    Obrigada pelo seu comentário sobre a entrevista. Me deixou muito feliz!
    Sua opinião é muito importante pra mim!
    Quanto ao seu post, vc sabe que eu decidi escrever meu livro, dps que li na Veja à respeito do sucesso dos "Cinquenta tons de cinza"? :-)
    Eu pensei: se ela pode escrever um livro desses (que pra mim é um lixo) e fazer sucesso, por que não posso tentar, se tenho tantas coisas pra dizer?
    Sua trama é ótima, prende do começo ao fim! Vc vai ter muitos leitores!
    E eu adoro um CSI, um Ciminal Minds, Law & Order...
    Um grande beijo, que Deus o abençoe!
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!