domingo, 2 de fevereiro de 2014

O que há de real num reality show?




Eu fiquei vendo aquele Big Brother ontem e me indignei... O que tem de real em programas daquele tipo? O que tem de real na Fazenda da Record? Será que a gente é bobinho ou é a mídia que quer fabricar um país de faz de conta? Que realidade é essa?
Bom, pode até ser que para 1% dos brasileiros que ficam o dia inteiro à beira da piscina, malhando em academia particular, dançando, bebendo, comendo do bom e do melhor, fazendo festas todos os sábados, e transando debaixo dos edredons (é assim que se escreve isso?) até pode ser real. Mas para o cidadão comum isso é real? Aquele cidadão que acorda cedo, pega três "buzão", uma van e ainda anda 20 quarteirões pra chegar no "trampo". O cidadão que na hora do almoço esquenta o marmitão com ovo, salsicha e tomate em cima de dois tijolinhos na obra usando como fogareiro uma latinha com álcool. O cidadão que na hora de ir embora sai 7 horas do serviço pra chegar em casa 10 da noite. Que quando chega encontra esposa irritada com os filhos pequenos que chegaram com piolho da creche e estão dando trabalho pra raspar a cabeça. Ela cuida dos meninos e por isso deixa a janta queimar no fogão porque tem que fazer tudo ao mesmo tempo, e por isso ela nem nota que está engordando, ficando com varizes, cabelo descuidado, esmalte lascado, olheiras enormes. Suas roupas não são de marca, nem as do marido, nem as dos filhos, isso tudo junto ao ver o mundo da fantasia dos reallitys cai como mensagens subliminares na cabeça dela dizendo: - Veja boba como você é pobre e feia. Seu marido nem liga pra você!
Mas como o cara vai ligar pra ela se ele chegou um bagaço do serviço e não vê a hora de jantar e cair na cama?
Mas como o cara vai ligar pra ela se ele chegou e ela ainda está sem tomar banho, com a casa ainda desarrumada, com feijão queimado, com as crianças gritando... O cachorro fez cocô bem na porta de casa e ela não teve tempo pra limpar porque além de tudo isso que ela está fazendo agora ela ainda é diarista em 3 casas, lava roupa para 5 famílias, passa roupa para mais 4 famílias, tudo para ajudar o marido que ainda se vê no direito de chegar cansado!
E enquanto isso na Fazenda o povo está deitado em volta da piscina tomando refrigerante diet junto com o Max. Um cachorro que nunca faz cocô na porta da casa. E se você mudar para a Globo o povo do BBB está escutando as baboseiras do deus Bial. Que na sua arrogância de pseudo-intelectual, chama os brothers de heróis e viajantes da nave! Até parece que eles vão resolver os problemas das enchentes no Rio, que vão resolver o problema da falta de hospitais, de escolas, de honestidade política, porque segundo o deus Bial, eles são "os aventureiros da casa mágica". Aventureiros esses que na verdade passam o dia tomando o refrigerante diet da marca concorrente do da Fazenda, comendo brioches e tomando shakes proteicos, ou malhando na academia da casa enquanto conversam como a vida é muito dura ali dentro! Uma pressão terrível
E o povão assiste. Assiste e se frustra.
Assiste, se frustra e vai dormir depois que as crianças já mamaram ou comeram seu arrozinho com feijão para cair de sono no sofá. O pai e a mãe os levam para a cama que muitas vezes é ao lado das suas.
Enquanto a mãe vai dar um trato no banheiro arrumando o cabelinho maltratado, escovando os dentes e pensando: - Será que hoje tem? O pai já está no terceiro sono. Deitado pelado ou com aquela cueca bege, peidando e roncando feito um porco...
Mas amanhã o reallity vai continuar e a vida que ninguém quer mostrar na televisão também. Toda a rotina do povão e toda a dureza da realidade real.
Ah ... Mas se você perguntar ao povão sofrido se o marido e sua esposa são felizes, eles vão dizer que sim e que amam um ao outro. Porque a vida é assim mesmo e que um tem que dar força para o outro viver e continuar lutando.
Mas se você perguntar ao povo da realidade virtual dos reallitys se eles são felizes, eles vão dizer que não! Afinal de contas...  

Tudo não passa de um jogo !!!

8 comentários:

  1. Tudo não passa de um jogo mesmo e é por isso que nem olho, não me deixo levar pela mídia e nem por esses BBBs todos que nunca terminam...Até quando o povo vai dar IBOPE pra essas besteiradas? Lindo teu texto! Divertido e real! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Por cá há um canal que vive quase o ano inteiro desses programas. Vi alguns episódios(?) do prmeiro BB em 2000 e nunca mais vi nenhum. Depois desse vieram mais uns com esse nome outros com o nome de Casa dos Segredos, e e ainda outros que eram numa fazenda. Isto por aquilo que vi em alguns jornais, porque eu nunca vi nenhum. Á tempos uma amiga disse-me que tinha lido numa revista que um desses programas era lider de audiências à 12 semanas consecutivas e teve curiosidade de ir ver o programa. E ficou escandalizada, disse-me que se aquilo era a mostra do que eram os portugueses era compreensível que o país estivesse como está.
    Faz confusão como é que pessoas que têm dois dedos de testa percam tempo a ver semelhantes programas.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. O pior é que o pessoal ainda assiste porque senão a Globo não estaria na versão 14! É mesmo de doer essas coisas em nosso país! Tanto a investir em educação e a televisão poderia ajudar tanto,mas a cada dia fica pior a programação. Excelente e verdadeira sua cronica! bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá André,

    Apesar de trágico, tive que rir de sua crônica. Fiquei pensando se aquela mulher citada é de ferro?-rsrs
    A verdade é que o povo gosta de 'espiar' a vida dos outros. De real, esses realitys shows nada tem. Soube que os participantes recebem script para cumprir diariamente. Será?
    E que cultura este tipo de programa traz para os telespectadores?

    Muito bom!

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá André,

    Ainda bem que tenho outros canais, pois odeio o BBB, nao vejo a hora que isso termine...

    Abçs

    ResponderExcluir
  6. André...vc falou bonito e foi bem fundo, hein???Não curto esse tipo de programa.Acho uma grande perda de tempo!Uma baboseira só!
    Ainda não tinha pensado no Bial como "deus Bial"rsss....!Realmente! Amigo, desculpa-me a ausência, mas devido estar tão fraca, sem inspiração, estou retornando aos poucos a este mundinho onde divulgamos nossos pensamentos, pondo pra fora o que achamos!Parabéns por mais um belo e cultural post.Bjs e uma semana cheia de muitos livros vendidos.Te gosto muito.

    ResponderExcluir
  7. Grande Mansim, olha, sempre digo que pra tudo há um público específico, e o público desse tipo de entretenimento, tenho minhas dúvidas se tais pessoas estão no mundo da lua, pois com certeza estão desconectados da realidade, onde num programa vazio deste, onde playboys são escolhidos à dedo para brigarem e falarem besteira ao vivo para a nação toda, tinha prometido à muito que não iria mais tecer comentários sobre esses realitys, mas no teu blog aqui abri uma exceção.

    Abração pra ti escritor.

    ResponderExcluir
  8. Nada a acrescentar André, pois vc falou tudo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!