sexta-feira, 25 de março de 2011

Trabalhar até espanar?

Outro dia eu estava conversando com seu Homero, um septagenário amigo meu que do alto dos seu setenta e poucos anos fez um comentário sobre um parafuso e uma porca que eu estava tentando apertar na minha moto. Eu fui na casa dele pegar uma chave de fenda emprestada porque o parafuso não estava dando aperto e perguntei se ele não tinha uma porca pra eu tentar prendê-lo melhor.
Seu Homero, trabalhador exemplar, que sempre vestira a camisa da empresa onde passou mais de dois terços da sua vida, mas que agora estava afastado por um probleminha de saúde só que com tudo controladinho, sua vida, suas finanças, seus afazeres e vontades, de tanto que gosta de ser útil e indispensável ele tinha sua oficininha de badulaques no fundo de sua casa, como ele é meu amigão ele sempre estava a qualquer momento pronto a ajudar e dar conselhos indispensáveis. Então ele pegou o parafuso olhou a rosca e me falou: - André seu cabeçudo você não vê que esse parafuso já trabalhou demais até espanar?
Ele usou umas palavras sobre o parafuso que eu nunca mais esqueci, na verdade essas palavras são sobre tudo, sobre bens materiais, sobre relacionamentos e até sobre a gente.
Outro dia eu estava com uns sintomas estranhos, tipo cansaço, fadiga, umas tonturinhas, um mal humor... Então fui a um médico amigo meu fazer uns exames de rotina, ele pediu todos os exames possíveis para detectar alguma coisa. Quando os resultados sairam o doutor Carlos Alberto olhou os exames e falou: - André meu amigo vou passar uma receita aqui com um medicamento que é muito sério e que você não pode deixar de usar nunca mais na sua vida!
Puxa vida, pensei eu, será que eu estou doente? Será que é sério? Tô ferrado!
Então ele me deu a receita e quando a li estava escrito bem grande naquela folha: FÉRIAS!
Naquele instante as sábias palavras de seu Homero vieram em minha mente: - André seu cabeçudo, você não vê que esse parafuso já trabalhou demais até espanar?
Neste dia percebi que ninguém é de ferro e mesmo que fosse de ferro um dia espanaria... Ainda não tirei as férias que o Carlos Alberto mandou, porque os dias e as situações estão impedindo, mas pelo menos comecei a dar mais valor a momentos de lazer com minha esposa e com meus amigos e resolvi não espanar! Não ficar tão nervoso com problemas do serviço e não levar esse serviço comigo após as dezoito horas. Lógo que puder vou tirar uns dias pra descançar e recuperar as baterias porque senão a gente espana, e isso não deve ser legal, pensei no parafuso, coitado... Tive que jogar ele no lixo!

28 comentários:

  1. Verdade Andre, ás vezes precisamos dar um tempo nas coisas, carregar as energias!
    Aqui dona toinha usa a linda e bela frase:
    "Tou só o pito da bicicleta" U.U
    Coitada! hsausauhhsauuahs

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, sei mt bem como é isso! mal acabei de sair de férias e já estou doido pra voltar pra elas. Parece q td ta acontecendo ao mesmo tempo: trabalho, estágio, faculdade, igreja sem falar da vida pessoal e a virtual q depois q fiquei sem net em casa parece ter complicado mais ainda. Falando nisso, vc sabia q James Camerom e Arnold Schwarzenegger estão aqui em Manaus? fazendo o quê vc confere no cinemeirosnews. Vou tentar pegar um autográfo deles pra ti e qndo tirar umas férias levo a´t vc aí em Barretos ok

    ResponderExcluir
  3. MAS É ISSO MESMO ANDRÉ
    SE A GENTE NAO SE CUIDA UM POUQUINHO VAI PRO LIXO TMB
    SAUDE NAO É BRINCADEIRA E FALTA DE DESCANSO TMB CAUSA MUITOS PROBLEMAS GRAVES
    BJS E BOM FIM DE SEMANA PRA VC ;D

    ResponderExcluir
  4. Iae mano verdade '-'
    Blog irado (: faz nos refletir muito (:

    http://videoaulaspikevini1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ninguém é de ferro,né? Precisamos mesmo delas!!!E depois delas, mais um pouco pra descansar delas,rsrs abraços,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. concordo plenamente andré, não somente de afazeres se faz a vida, cuidar-se é preciso e faz bem, tem que reservar um tempo para si, dedicar-se ao ego...de que adianta dinheiro e outras coisas do tipo se seu semblante ñ te traz alegria, ñ te faz bem ??

    Abrç andre´
    http://essenciaego.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O descanso é necessário, essa é uma grande verdade que muitas vezes não valorizamos. Levamos uma vida tão corrida que é como se pedíssemos para desenvolver estresse!
    Ninguém é de ferro, e até o parafuso 'cansou'...
    Beijo, André"

    ResponderExcluir
  8. Pior que com trabalho em blog é a mesma coisa. Se não descansarmos as vezes, piramos!

    ResponderExcluir
  9. É só usar o torquímetro e verificar a fadiga do material.
    Rosca espana tanto a do parafuso como a da porca.
    Afffffff... e como espana!
    Rsrsrsrsrrsrs.

    ResponderExcluir
  10. Sensacional.
    André, tu juntou as duas histórias e simplesmente ficou perfeita.
    É a mais pura verdade. Minha coluna está ferrada hoje em dia, veja bem o que escrevi, FERRADA, literalmente (pinos, parafusos,placas..etc) por causa das curtas férias de sempre.
    Trabalhar é bom, mas descansar também é e preserva a saúde.
    Grande abraço e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Pô, me fala em descanso não, minhas férias acabaram a pouco, só para o ano agora, muito legal teu post.

    Mandei via e-mail as perguntas para a entrevista, se vc não recebeu me avisa que mando de novo.

    Ótimo fim de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  12. "Neste dia percebi que ninguém é de ferro e mesmo que fosse de ferro um dia espanaria."
    Precisava ler isso hoje!
    Brigaaaaaaaaaaaadu :)
    e vê se descansa,hein?!

    ResponderExcluir
  13. falei sobre algo mais ou menos parecido no meu blog, sobre como as pessoas estao sempre correndo e se matando pra cumprir metas e horarios e trabalhos e se esquecem de q td isso nao vale a pena, qdo nao lhes faz bem.

    ResponderExcluir
  14. Oi. Interessante sua reflexão. Gostei! Tambem adoro conversar com pessoas idosas. Elas tem sempre uma boa experiência para contar.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo27.3.11

    Bom dia! Primeiro quero dar os parabéns pelo seu blog, cara show de bola, organização em suas postagens, o seu template esta bom ele facilita a leitura dos visitantes, suas postagens estão boas, continue assim a partir de hoje sempre estarei em seu blog.Tenha um otimo domingo e uma otima semana.

    ResponderExcluir
  16. Ninguém é de ferro, nem o parafuso, em um sentido, hehe.
    Sem o ócio até o trabalho se compromete, não é?
    Isso aí, trabaljho e saúde.

    abç amigo
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  17. POis é, viu só...todo mundo precisa de um tempo de descanso para repor as energias. Nossa cabeça en o nosso corpo têm um limite e n podemos abusar disso. Pense em si mesmo e em seu bem estar, meu amigo.

    Adorei o post
    Tenha uma semana abençoada ;)

    Te espero lá no blog.

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente foi o texto que mais identifiquei de todos!!!
    PRECISO DE UMAS FÉRIAS URGENTE!!!!!!!
    Meus parafusos estão espanados.
    Como sou trabalhadora autônoma, nem sempre tiro férias, vou tentar uma semaninha e só!
    É super importante o descanço, se é que é possível com filha ainda criança. Tomar novos ares, o ser humano precisa.

    Dedé, não tenho feito comentários nos fins de semana, pois estou com problema na minha internet em casa. Só para você saber, tá bom?

    Abraçãooo amigo!!!
    http://anaceciliaromeu.blogpost.com

    ResponderExcluir
  19. Há um tempo atrás eu não dava muita importância pra férias... achava que descansar só aos finais de semana... ou até trabalhar nos finais de semana... rssss... e não ter feriados, eram contingências de quem quer "subir na vida".

    O que consegui, além de alguns bens materiais, claro, foi adquirir uma hipertensão e glicose alterada.

    Enfim, quase espanei...

    Desde esse momento (há 3 anos + ou -), minhas férias e viagem pra bem longe das responsabilidades, passaram a ser sagradas e fazerem parte do meu calendário, pelo menos, uma vez por ano... também procuro não levar trabalho para os finais de semana!

    Essa história de "workaholic" é pura bobagem e pé na cova de véspera! rsssss

    ResponderExcluir
  20. Pois é, este post me ensinou que eu tirar umas férias.

    ResponderExcluir
  21. por isso falo trabalhar muito cansa hahaha....tem que ficar de boa as vezes rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Ninguem trabalha tanto assim... só estagiário!!!


    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Realmente ninguém é de ferro, e por mais que o momento ou a situação muitas vezes impeça um descanso mais prolongado, temos de dar atenção a esses sinais que o corpo nos dá, afinal, depois que espanar fica tudo mais difícil. Abraço e boas férias quando tirá-las, André.

    ResponderExcluir
  24. É amigo quem vive correndo atrás e não para para apreciar a paisagem, "espana" legal.
    Você é jovem, arranje um jeito de continuar a fazer o que vem tentando: desliga depois das 18h e se liga nas coisas que vê pelo caminho, na sua bela esposa,nos amigos legais, enfim no que gosta de fazer, mesmo que seja ficar olhando para a parede... Muito legal seu post, com seu jeitinho galhofeiro dá uns recardos bem espertos, viu menino?... Repetindo, gosto muito de vir por aqui.

    ResponderExcluir
  25. Voltei pra te agradecer o carinho!!!abração,chica e tuuuuuuuudo de bom!

    ResponderExcluir
  26. O trabalho é um vício que contagia muita gente André. Claro que descansar um pouco, cuidar da saúde e dar atenção à família é importantíssimo, mas você fazer o que gosta e se sentir útil dá prazer. Eu me aposentei aos 45 anos e aí comecei a estudar e trabalhar de verdade. Descobri que adoro trabalhar e me sentir útil fazendo o que faço. Meu amigo te cuida direitinho e continue sendo esse escritor maravilhoso que me presenteia com assuntos, que às vezes não comento, mas que me tocam profundamente. Saúde, luz e paz pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  27. Broder, o ensinamento do seu amigo é fantástico! Tudo tem que ter um equilíbrio, se não ferra de vez (eu pensei em usar uma palavra mais apropriada, mas não falo palavrão nem "funhanhando" hehe).

    Bom, eu, mais sortudo que o amigo, tiro férias a partir do dia 5 de abril (morram de inveja...)
    ... Espere, não morram de inveja não, vou ficar de babá da minha filha por 15 dias enquanto minha esposa faz um curso numa cidade da região e vai ficar alojada por lá.

    É como eu sempre digo: pobre enquanto descança, carrega pedras!

    Abraços meu amigo e escute os conselhos do seu médico!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo2.4.11

    Vidas em parafuso?

    Sem fuso.

    Com fuso.

    Confuso.

    Vamos espanar a poeira.

    Gastar a vida.

    Até espanar.

    Até.

    F.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!