terça-feira, 30 de julho de 2013

Cuidado!

É triste... Mas é engraçado!






sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como ser uma pessoa melhor




O mundo só vai melhorar o dia em que as pessoas derem valor á cultura!
Musica, dança, interpretação, pintura, artesanato e principalmente literatura, são a saída para uma sociedade mais justa e feliz.
A pessoa que se liga em cultura não tem tempo e nem disposição pra ficar inventando formas de passar o próximo pra trás! Não tem tempo de pensar em roubar, em matar, em dar golpes por aí! 
Sabem porque?
Porque a alma da pessoa ligada á arte, é lapidada e se transforma em uma alma mais sensível; que enxerga além do momento, que enxerga o outro, como um ser que necessita de carinho, amizade, contemplação e felicidade.
As pessoas tem que aprender a ler, tem que aprender a ouvir musica boa, tem que aprender a escutar uma palestra, a discutir idéias e enxergar outros tipos de ideais! As pessoas tem que ser mais inteligentes. Tem que perceber que o mundo é multi-cultural, e que as vezes, na maioria delas, é muito melhor ser feliz do que estar certo!
Estar certo é uma coisa relativa, eu posso estar certo para o meu ego, mas posso estar errado para as outras pessoas... O que ganho com isso?
Pessoas que pensam, que sonham, que admiram, e que produzem arte, não estão preocupadas e empurrar goela abaixo do outro as suas criações. Não! O mundo está aí... E o que seria do laranja se todo mundo gostasse do azul? 
O mundo é democrático, as culturas são democráticas, as pessoas tem bagagens pessoais e intransferíveis, que as tornam únicas! Por isso, quando a pessoa se liga na verdade absoluta, que é, agradar e fazer o bem, não importando a quem; essas bagagens únicas e intransferíveis, começam a se entrelaçar e formar alianças culturais, espirituais, e sociais... 
E esse entrelaçamento só é possível, quando a pessoa se liga em cultura. Não tem como aproximar povos, sem conhecer e aceitar as suas culturas. A cultura de um povo é o seu DNA, e só aceitando isso, é que vamos fazer um mundo melhor, com pessoas melhores, com sociedades mais iguais e pessoas do bem! 


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Montanha-russices da vida




A vida da gente é um barato, as vezes esperamos muito dela e ela nos responde com nada... As vezes já estamos desiludidos e ela nos responde com muito. 
Muita gente não acredita em Deus, e acha que tudo no mundo acontece meramente porque tem que acontecer, e porque o tempo é senhor do mundo e resolvedor de todos os males.
Eu acredito em Deus! Sei que as coisas na minha vida acontecem sempre aos poucos e vagarosamente; mas acontecem!
O que a gente não pode nunca, é deixar de acreditar que tudo vai melhorar!
Seguindo por essa linha de pensamento, eu tenho que dizer a você, que nada é tão ruim que não possa piorar, mas com certeza, um dia vai melhorar! Uai... Pra gente que é teimoso, que tenta, e que luta com a vida, um dia as coisas mudam de rumo, e o pão para de cair com a manteiga pro lado do chão!
Mas como eu falei, isso vale pra gente que é teimoso, pois o acomodado e lerdo, quando entra numa crise, não consegue se levantar; nem a pau Juvenal!
Mas como eu falei: Nada é tão ruim que não possa piorar; mas depois dessa piora, devem vir os dias bons. Então eu vou vivendo e esperando os dias bons, mas não vou vivendo molengamente, vou sim, lutando sempre pra melhorar, e tenho certeza que aos poucos as coisas vão se encaixando e ajeitando!
Por isso sou feliz... Porque entendo a vida e as suas montanha-russices, e sei que ela é doida e que quer testar a gente. Mas a gente é teimoso e vai testando ela também.
Uma vez li uma frase legal que dizia: Quando você descobrir todas as respostas, a vida vai trocar todas as perguntas. 
Então meu amigo, o negócio e ser feliz e não desistir de ser feliz, mesmo que estiver numa piscina de merda, fique feliz se ela não estiver na altura da sua boca, mas se o nível estiver subindo, se mexa... Senão a coisa vai feder...



  

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Porque existem os blogueiros?

A gente que é blogueiro é meio maluco. Não sei se a gente é carente, se é narcisista, se é hiperativo, sentimental, débil-mental, ou sei lá o que.
A gente escreve, desenha, pensa, canta, dança e coloca tudo numa pagina de um blog, se sujeitando a críticas e julgamentos, e tudo... Sem ganhar nada!
Mas esse negócio de blogar entra na vida da gente e acaba se tornando um vício maluco, a gente cuida do blogue, e dos seguidores, e dos amigos blogueiros, como se isso fosse essencial e de suma importância para nossa vida.
De suma importância não é né? Mas é bom... Uma das coisas boas de ser blogueiro, são os amigos que fazemos. Mesmo que virtuais, esses bons amigos estimulam a gente a aprender a escrever, aprender a pensar, aprender a doar um pouco de simpatia para as outras pessoas, e principalmente, aprender a compartilhar.
Porque não adianta nada a pessoa ter um dom de escrever, ou de desenhar, ou qualquer outro dom, e se esconder dentro de uma concha nas profundezas do mar, sem mostrar nada desse dom pra ninguém.
 Eu já me cansei uma vez de blogar e resolvi tirar umas férias. Consegui ficar 40 dias longe da blogosfera e desisti de descansar!
Senti falta de escrever e de mostrar para meus amigos, que vem aqui, de livre e espontânea vontade, ler minhas bobagens e ainda comentar!
Bom... Não sei se eles estão pagando alguma promessa do tipo: "Olha Deus, se o senhor me der um carro novo, eu juro que comento em sete postagens seguidas daquele chatão do André Mansim..."
Pode até ser né? Mas só de se lembrarem de mim, mesmo que seja pra uma promessa; já ta valendo!
Então amigos... O que eu quero dizer mesmo, é que nós blogueiros somos mesmo maluquinhos, porque temos muitas idéias, e temos que contar isso pra alguém, temos que desabafar, comunicar, fofocar!
Por isso eu agradeço a todos por sempre estarem por aqui, e deixo um presentinho legal aqui embaixo: Um videozinho que fala pra gente, de onde vem as boas idéias. 
Um abraço pros amigos e um beijinho pras amigas, mas é um beijinho só no rosto! Porque como diz ali em cima no meu perfil: Eu sou lindo; mas sou casado.









domingo, 14 de julho de 2013

Resultado do sorteio e um textinho

Oi amigos, fiz o sorteio dos dois livros hoje! 

Aqui estão os papeizinhos com o nome de todos os participantes.



Aqui o Samuquinha tirando um dos papéis.


E aqui ele com o outo papel na mão.


Bom... Pelo que eu saiba, ele não aceitou nenhum chocolate, ou brinquedinho de suborno... Pelo menos não ví ele com nenhuma atitude suspeita durante o sorteio!
Os sorteados foram: Tcham tcham tcham!
Adelisa e Murilo. Vou entrar em contato com vocês por seus e-mails e pegar seus endereços pra mandar os livros.
Obrigado por participarem e por visitarem meu blog.

Agora pra continuar com as atividades bloguitivicas tem esse textinho que é uma republicação, mas que eu julgo, um dos melhores textos que já escrevi. Um abraço e tomara que gostem.


Lucio voltou da caminhada diária, fez um carinho na cabeça de bóris seu cachorro de estimação, entrou em casa e foi direto tomar um banho. No banho ele começou a pensar que de 3 anos pra cá desde a morte de sua esposa Carmem como sua vida estava mudada. Ele nunca havia imaginado que ao completar 70 anos estaria morando sózinho, pois os filhos estavam todos casados e cada um trabalhando num canto do país.
Lógo ele, que sempre zelou tanto pela unidade da família, pela alegria e união dos filhos com os pais... Mas é assim mesmo, os filhos crescem e querem voar por conta própria. Eles tem de enfrentar o mundo e a vida que tem pela frente, a parte dos pais é apenas prepará-los para isso...
Lucio tomou banho, enrolou a toalha na cintura, foi até a cozinha, pegou um copo de leite, umas torradas, e foi até o escritório abrir seus e-mails.
Enquanto o computador abria ele matou sua torradinha com geléia de morango e seu copo de leite gelado.
Lucio era um idoso pra frente, tinha facebook, blogue e se comunicava por MNS e Skipe com todos os netos e sobrinhos, e filhos, ele se orgulhava disso, pois era um velho conectado no novo mundo. Quando seu e-mail carregou ele foi lendo, e-mail de propaganda de lojas virtuais, e-mail de sacanagem que seu neto João sempre mandava, e-mail com vírus que teimavam em mandar falando que era do banco, da receita federal, do SPC e um e-mail do seu amigão Marcel. O e-mail do Marcel falava assim: "Bem vindo a minha festa, se você abrir esse e-mail, não poderá fechá-lo mais". 
Lucio abriu, e logo percebeu que era mais uma daquelas correntes. Esta, dizia que a partir da hora que você lê-se o e-mail, quatro coisas iriam acontecer com você:
1- Uma ligação telefônica inesperada.
2- Alguém iria lhe dar uma notícia boa.
3- Você faria uma viajem.
4- Encontraria a pessoa que você ama.
Mas como sempre, era preciso enviar a mensagem para toda sua lista de contatos. Lucio não acreditava nessas coisas, mas resolveu enviar, só pra participar da brincadeira. Depois disso ele leu mais alguns e-mails, navegou um pouquinho pela internet até que o telefone tocou.
- Alô!
- Paaaaaaiiiiiii, me sequestraram paiiiiiiiiiiiii, socorro!
- Quem, sequestraram quem? Jonas? É você?
- Sou eu pai, é o Jonas, me sequestraram, eles querem um resgate! Pai socooooorrroooo!
- C.. co... como is.. isso f... filho... - O coração velho de seu Lúcio não aguentou o baque, ele sentiu uma enorme dor no peito e cambaleando foi até a calçada onde caiu no chão.
A vizinha chamou a ambulância que o levou até o hospital, chegando lá foi direto para a UTI. Algumas horas mais tarde seu filho Manoel que morava mais perto chegou ao hospital. O médico liberou para que Manoel visse o pai... Manoel chegou perto do pai e foi logo acariciando sua cabecinha e falando ao velho.
- Puxa papai... Como é que isso foi acontecer? Eu amo o senhor e a correria da vida fez a gente ficar sem contato diário... Ainda agora eu estava falando isso pro Jonas... Eu já liguei pra ele e ele vem vindo... Vê se aquenta aí...
A mente de seu Lucio estava trabalhando bem e ele ouviu a notícia boa de que seu filho Jonas estava bem, deve ter sido um trote daqueles de presidiários, pensou ele, mas sem forças pra acordar e se levantar do coma ele viu uma espécie de pessoa muito bonita com cabelos loiros e uma roupa branca bem brilhante e iluminada que chegou perto dele, pegou-o pela mão e falou: - Olá senhor Lúcio, tudo bem?
- Tudo bem quem é você?
- Eu sou um anjo!
- Um anjo?
- É... Eu vim buscar o senhor pro senhor fazer uma pequena viajem...
- Pra onde?
- Por enquanto não posso falar, mas vai ser muito bom, e sabe quem está te esperando lá?
- A Carmem?
- Como sabe disso?
- Esses e-mails... - Pensou Lúcio. - E eu que pensava que eram tudo besteira...

terça-feira, 9 de julho de 2013

Primeiro sorteio no meu blog!

Olá amigos, tudo bem ai?
Saiu o livro Mosaicos - Antologia de outono 2013 da editora Big Time, e nele tem 6 textos meus.


Legal né? 

Eu resolvi, em agradecimento a vocês que sempre passam por aqui, comentam ou não, mas que seguem meu humilde bloguinho, sortear dois livros. Então... Mais eu sou burrão e não sei fazer sorteios por sites e coisas assim... Então eu prometo aqui, (de pé junto e sem cruzar os dedos),  que quem comentar nessa postagem, terá seu nome escritinho num papelzinho, dobradinho e colocado dentro de uma sacolinha, onde o Samuel, meu filhinho de um ano e cinco meses, vai retirar um desses papeizinhos que será o ganhador desse livro! 


Olha aqui a cara do juiz!
Então comente e coloque também o seu e-mail para contato. Vai que você ganha...

Minha amiga, a blogueira e excelente escritora, Lu Cavichioli, me indicou pra participar em seu blog http://escritosnamemoria.blogspot.com.br/ de uma blogagem onde eu teria que indicar 12 livros para serem lidos em 12 meses, e depois que eu indicasse mais 12 amigos pra fazer isso também. Mas como o pessoal que comenta por aqui é muito culto, gostam muito de ler e indicar livros, então eu vou deixar em aberto, e quem quiser indicar seus doze livros em seus blogs, fiquem á vontade.

Minha lista:
1- Confie em mim - Harlan Coben
2- Cilada - Harlan Coben
3- Não conte a ninguém - Harlan Coben
4- O enterro da cafetina - Marcos Rey
5- A ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson
6- Daytripper - Fabio Moon e Gabriel Bá
7- O mistério do salão verde - Marcos Losekan
8- Entre a cruz e a suástica - Marcos Losekan
9- D. João Carioca - Spacca e Lilia Mortiz Schwarcz
10- Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas
11- Ratos e Homens - John Steinbeck
12- Três sombras - Ciryl Pedrosa

Esses livros não estão em ordem de melhor ou pior, são apenas um conjunto de livros que julgo essenciais para se ler em um ano.

Então é isso amigos, participem do sorteio comentando e mandando seus e-mails, que depois se vocês ganharem eu mando o livro pelo correio.


domingo, 7 de julho de 2013

Olhar de cinquenta anos




Sabrina, Jonas, Augusto Cesar e Priscila entraram pelo salão de festas trazendo o bolo de bodas de ouro do vovô Valter e da vovó Soraia. Os velhos esperavam o bolo chegar, rodeados pelos filhos e amigos, que cantavam “parabéns pra você”.
Uma lágrima escorreu pelo rosto da “vovó Sosô” e do “vovô Vartinho”. A cinquenta anos atrás eles nunca imaginariam que um dia chegariam a um momento desses.
Em 4 de agosto de 1952, Soraia era uma linda jovenzinha que trabalhava no mercadinho de seu “Manoel português”, um homem bom como patrão, mas muitíssimo exigente com seus funcionários. Soraia estava pesando um quilo de feijão para uma cliente, quando Valter entrou pelo mercadinho apressado para comprar batatas.
- Seu Manoel! – Falou Valter num só fôlego. – Me dê um quilo de batatas meio rápido, porque já está quase na hora de eu ir pra escola e minha mãe ainda não fez o almoço.
- Olhe garoto, vais ter quê ispêrar a sua veixz! Purquê tem umas pssoas qui chigaram em vossa friente!
Soraia olhou para Valter com cara de poucos amigos... Ela detestava esses apressadinhos que vinham tumultuar o seu serviço.
Em 3 de setembro de 1953, Soraia esperava o ônibus para ir ao cinema encontrar seu namoradinho novo, um rapaz loiro que tinha os olhos mais azuis de todo o mundo! Perdida em pensamentos ela nem notou quando Valter sentou-se ao seu lado no banco do ponto de ônibus e começou a folhear um gibi do “Cavaleiro Solitário”. Os dois entraram no mesmo ônibus e mais uma vez sentaram-se lado a lado, até chegarem à porta do cinema. Soraia logo encontrou o rapaz loiro e Valter logo encontrou seus amigos que foram até ali pra trocar gibis e dar uma paquerada nas meninas.
Em 23 de maio de 1954, Soraia passeava com sua amiga Gorete pela praça da catedral, quando Valter passou em sua bicicleta olhando para Gorete, que era a menina mais linda da cidade.
Valter descuidou-se com os olhares e nem viu o banco da praça! Foi um capote só! Sorte que Valter caiu dentro do chafariz e apesar de ter se molhado todo, não se machucou além de uns arranhões.
Em 17 de janeiro de 1957 Valter discutia com sua namorada Ermínia sentado num banco da praça do coreto, enquanto Soraia namorava Arlindo num banco ao lado. A discussão de Valter se elevou tanto que Ermínia deu-lhe um tapa no rosto. O estalo foi tão alto que no banco ao lado Soraia e Arlindo até se assustaram! Quando olhou para ver quem tinha apanhado, Soraia só viu um rapaz indo embora com sua bicicleta por entre o jardim.
Em 22 de dezembro de 1959 Soraia estava junto com as meninas da igreja, passando de casa em casa fazendo uma coleta para montar cestas de natal para pessoas carentes. Ela bateu numa casa e a dona saiu muito brava, falando que não tinha nada para ajudar e que já estava cansada de pessoas enchendo o saco em seu portão. Valter passava pela rua e vendo o destempero da mulher, parou sua bicicleta e entrou no assunto defendendo a “menina da igreja”.
- Dona Rute! – Falou Valter em alto e bom som. – Isso que a senhora está fazendo não é legal! As meninas da igreja estão tentando fazer uma boa ação! Se a senhora não quer ajudar é só falar que não e fechar a porta, não precisa falar besteiras pra menina.
Foi a primeira vez que Soraia encarou os olhos de Valter. Ele era um desconhecido pra ela e ela era uma desconhecida pra ele.
Hoje, mais de cinqüenta anos mais tarde, os dois velhinhos se abaixaram para apagar as velinhas de cinqüenta anos de união. Ela encarou os olhos de seu velho e se lembrou desse dia em que ele a defendeu. Os olhos eram os mesmos, e a pessoa por trás deles também.
Novamente ela se encantou por aqueles olhos...
Jovens olhos.
Olhos de cinquenta anos...
Do amor de sua vida!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mistérios


Tem umas coisas na vida da gente que são misteriosas e por mais que a gente bote nossa cabeçona pra pensar sobre elas, a gente não consegue chegar em nenhuma explicação.
Um desses mistérios que eu nunca vou entender, é porque o chocolate suíço é o melhor do mundo, se na Suíça não tem cacau e nem mar pra falar que os colonizadores suíços aportaram suas caravelas no Brasil e conheceram esse maravilhoso fruto tropical.
Como será que os suíços chegaram a esse patamar chocolateiro né?
Outra coisa maluca que tem me deixado "cafuso", é porque tem dias que um cadarço do meu tênis desamarra umas 20 vezes por dia! E é de um pé só! O outro tênis, nesse dia, não desamarra nenhuma vez, mas tem dias, que o que desamarra hoje, não desamarra, e o outro começa a desamarrar... Será alguma energia cósmica desamarrável que se conecta no pé da gente?
Outro mistério é: Porque as pessoas votam no Sarney até hoje??? O cara é um câncer para o Brasil e é reeleito a cada eleição, e com muitos votos na frente do segundo colocado. Além disso, outro mistério mais complicado ainda, é: Porque o Sarney não morre? Caramba! Ele já tá mais múmia que o Mun-ha dos Tundercats e não morre nunca!
São uns mistérios malucos que a gente não consegue entender... E todo dia se você perceber aparece um mistério novo, tipo: Meninas falando que o Ronaldinho Gaúcho é lindo, pessoas chamando o Lula de estadista e líder da nação, Roberto Carlos rei dos cantores brasileiros, o pneu ou o motor do carro do Felipe Massa, brasileiro contando piada de português, minha cachorra Frida que vem lá do fundo do quintal fazer cocô no alpendre toda vez que está chovendo, as pirâmides do mundo, o Flamengo contratando jogadores caros, a Gisele Bundchen ser chamada de gostosa, o pão cair sempre com a manteiga virada pra baixo, o Samuel meu nenê de um ano e cinco meses peidar que nem gente grande...
Sabe, eu parei de pensar nessas coisas, acho que entre o céu e a terra existem mesmo mais mistérios do que nossa vã filosofia possa explicar.
Se conseguir responder algum desses aí... Por favor, faça isso nos comentários!